771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Governo

E o vencedor é...

Acordo entre PSD e Chega dá razão à esquerda?

A balbúrdia eleitoral continua, desta vez com a velha questão do elevado número de votos nulos da emigração. Caso o PSD não aceite o Chega está a aliar-se à esquerda e o Governo tem os dias contados?
Noticiário

7h. Livre. Isabel Mendes Lopes líder parlamentar

Deputada eleita nestas legislativas é vista como a "escolha natural" para o cargo. Ainda o manifesto de militantes do PSD que pedem um acordo com o Chega e os avisos de Charles Michel sobre a guerra.
Noticiário

00h. Militantes do PSD exigem acordo com Ventura

Exigem um acordo para quatro anos de forma a garantir um "governo estável" que coloque "os interesses de Portugal em primeiro lugar". E os subscritores do manifesto está Rui Gomes da Silva.
Noticiário

21h. Marcelo recusa comentar palavras de Ventura 

Marcelo Rebelo de Sousa recusa comentar palavras de André Ventura sobre possibilidade do Chega chegar ao governo. Ainda, contagem dos votos dos emigrantes termina ainda hoje.
Segurança Social

Pensões. Relatório entregue antes do novo governo

Peritos querem apresentar conclusões à atual ministra da Segurança Social, antes da tomada de posse do novo Governo que deverá acontecer no final do mês. Relatório final ainda está a ser finalizado.
Serviço Nacional de Saúde

SNS tratou em casa mais de 10 mil doentes em 2023

A hospitalização domiciliária aumentou 12,3%, face a 2022, e tem sido uma aposta do Serviço Nacional de Saúde "com resultados positivos para os doentes e para as instituições".
E o vencedor é...

O PS vai atirar-se para o chão. É penalty?

BE e PCP pedem cartão vermelho à direita, mas deviam "meter o dedo na ferida" e analisar resultados. Augusto Santos Silva diz que Montenegro vai fingir penaltis, mas não será esse o caminho do PS?
E o vencedor é...

Montenegro vai ouvir as profecias "NostraCavaco"?

Cavaco Silva deixa "vários recados" na autobiografia e silêncio de Montenegro "está a deixar o Chega nervoso". Ainda a pergunta: "Será o Ministério Público o "padrinho" dos 18% do partido de Ventura"?
Ministério Da Justiça

Madeira. Governo adquire equipamento para registos

Face aos constrangimentos sentidos na prestação de serviços na região, Ministério da Justiça assegura que está a "tratar da aquisição urgente de equipamentos informáticos para solucionar problema".
Noticiário

13h.Próximo Orçamento com medidas sem retificativo

O orçamento em vigor, feito pelo Governo do PS, tem margem para acomodar os planos do novo Governo da AD para 2024. Ainda, empresários e trabalhadores partilham preocupações por causa das eleições.
E o vencedor é...

Demagogia de Ventura e o irrealismo de Rui Tavares

"Ventura é eficaz, mas não quer dizer que seja bom". Ainda a "narrativa irresponsável" de Rui Tavares, a "boa gestão" pós-eleições de Montenegro e o PS, que "tem muita reflexão para fazer".
Noticiário

7h. IL aberto a Governo, BE rejeitar viabilizar

Rui Rocha admite avaliar a participação num futuro executivo, caso o PSD tenha diferente leitura. Bloco de Esquerda promete ser “oposição determinante”. E, ONU alerta para situação crítica em Gaza.
Noticiário

6h. PR vai dar posse à AD este mês

Líder da Aliança Democrática deve tomar posse no dia 27 deste mês. São informações apuradas pelo Observador. Luís Montenegro e o atual primeiro-ministro encontraram-se para passar a pasta.
Saúde

Passos largos na humanização dos cuidados de saúde

A comunicação entre as entidades de saúde e os doentes também pode e deve ser melhorada. A desinformação e a falta de clareza continuam a prejudicar a boa implementação de novas medidas de saúde.
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Comentário

Rui Ramos. "O regime de exclusão é estúpido"

Rui Ramos diz que não é preciso gostar do Chega para entender a sua importância no regime. Uma cenário, explica o colunista, que já não é possível "emendar". Pelo menos, diga-se, "sem danos".
Resposta Pronta

GNR. Promoções "sem ganhos remuneratórios"

Apesar de o Governo prometer promoções com os "devidos efeitos remuneratórios", o presidente da Associação Profissional da Guarda, César Nogueira, refere que os aumentos não têm chegado a todos.
Fenprof

Fenprof mantém greve e ameaça "forte oposição"

O secretário-geral da Fenprof disse que "serão mantidas as greves às horas extraordinárias, ao sobretrabalho e a todas as atividades integradas na componente não letiva de estabelecimento".
Farmácias

Farmácias remuneradas para dar medicação a utentes

A medida vai beneficiar cerca de 150 mil utentes. O Ministério da Saúde fala num "trabalho longo de preparação técnica e jurídica" e numa medida que diminui as desigualdades e assimetrias regionais.
Explicador

Impasse no Governo é um problema para a economia?

Peter Villax apela a um "Governo rápido" formado pela direita. O Presidente da Associação das Empresas Familiares explica que é preciso "responsabilidade política" para o país andar para a frente.
Resposta Pronta

"IL perde força negocial para acordos com o PSD"

O ex-candidato presidencial diz que "é uma evidencia" que a IL deve fazer parte de negociações. No entanto, entende que o "número de deputados é insuficiente" para aplicar as principais medidas da IL.
Noticiário

9h. CNE prevê recorde nos votos dos emigrantes

AD e PS estão separados por cerca de 51 mil votos. Desta forma, os 400 mil votos esperados pela CNE podem ser decisivos. Ainda neste jornal, urnas já abriram nas eleições presidenciais russas.
E o vencedor é...

Montenegro diz "não" e a IL borra a pintura

Montenegro não quer a IL, mas Rui Rocha parece querer "manchar" o trabalho destas eleições e forçar uma entrada no Governo. Ainda os apelos da JS para o "combate de trincheiras" dos próximos meses.
Noticiário

7h. Emigrantes. CNE prevê recorde de votos

Tendo em conta os resultados de domingos, estes votos podem mesmo ser decisivos. Já Rui Rocha defende que deve entrar no próximo Governo. Ainda o início das eleições russas.
Governo

Dois grandes desafios do próximo governo

Seria fundamental que os dois principais partidos se deixassem de tabus e chegassem a compromissos, ao menos em questões vitais.
Governo

O Xadrez de Pirro

É a AD que enfrenta os maiores desafios, estando mais dependente do sucesso da sua estratégia de Governo minoritário.
E o vencedor é...

Montenegro em silêncio, a esquerda ainda em choque

O silêncio inteligente de Montenegro "a arrumar a casa", Marcelo a lançar a confusão e a provável união à esquerda. A IL dá um passo para não se tornar irrelevante, não se vai juntar ao Governo da AD.
Governo

Países Baixos: Governar com a direita radical

O exemplo holandês mostra que um governo AD, IL e Chega, mesmo em forma de geringonça, pode não durar muito devido ao risco de conflito interno no Chega ou as divergências com os partidos tradicionais
Noticiário

23h. BE quer conhecer texto PCP para "posição"

Mariana Mortágua remete uma posição para quando conhecer o texto. Líder do BE deixa garantia de que à partida não se pode contar com Bloco de Esquerda para viabilizar um governo de direita.
Noticiário

12h. PCP vai apresentar moção de rejeição

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esclarece que vai participar na reunião proposta pelo BE. Ainda neste jornal, presidente da SONAE vê resultados eleitorais como "grito de mudança".
E o vencedor é...

BE soa os alarmes, o impasse continua

O Bloco de Esquerda quer um bloco estável à esquerda, o Chega quer interferir no Governo e a IL "mete-se em bicos de pés" e pisca o olho a uma "ADIL". Ou alguém cede ou vamos todos votar (outra vez).
Aeroporto de Lisboa

Coordenadora da CTI pede consenso a PS e PSD

Rosário Partidário, coordenadora da CTI, defende ser necessário um acordo sobre a localização do novo aeroporto e alerta que desperdiçar estudo é desperdiçar dinheiro dos contribuintes.
E o vencedor é...

AD "encurralada" com exigências de Ventura

Ventura quer "meter o nariz" na escolha de ministros da AD, criar instabilidade e pensar já no ciclo seguinte. Ainda a nota positiva para a CTI do novo aeroporto: "É raro quando as coisas correm bem".
Resposta Pronta

"Novo aeroporto não pode esperar por estabilidade"

A coordenadora da CTI, que elaborou o relatório sobre o novo aeroporto, diz que a decisão não pode esperar por "estabilidade governamental". Rosário Partidário considera "urgente" resolver o tema.
Governo

A questão democrática. Porque discordo do PR

O Presidente da República deve nomear, e só deve nomear, quem se lhe apresentar com o apoio de mais de 50% dos deputados da AR.
E o vencedor é...

Chega tentou falácia para encostar AD à parede

AD é “um vencedor inquestionável”, mas vai precisar de "dialogar com todos os partidos". Já o Chega deve decidir se quer “continuar a ser um partido de protesto ou influenciar o próximo governo”.
Direto ao Assunto

Chega? "Votar ao lado não significa coligação"

Nuno Melo repete o "não é não" de Montenegro a Governo com Chega. Quanto a diálogo parlamentar, dá a entender que é diferente. Não descarta ida para o Governo e sobre IL: "ninguém tira brilho ao CDS".
Resposta Pronta

"Partidos do poder têm batata quente na mão"

Riccardo Marchi, investigador do ISCTE, afirma que AD ou PS vão ter de incluir o Chega num cenário governativo caso não consigam responder às necessidades dos portugueses.
E o vencedor é...

Os votos no ADN foram mesmo um engano?

Rui Tavares ganha amigos na AR e a AD mostra "amadorismo" ao deixar para o último dia a confusão entre AD e ADN. Ventura dispara contra "sondagens erradas" e os comentadores que "maltrataram" o Chega.
PAN

Inês Sousa Real rejeita derrota e critica Marcelo

A porta-voz do PAN diz que eleição no Porto falhou por "800 votos", mas mantém-se optimista para nova legislatura, responsabiliza Marcelo e não exclui acordos com Montenegro.
Reportagem Observador

"Exijo sentido de responsabilidade aos partidos"

No discurso de vitória, Luís Montenegro destaca a vitória da AD e a queda do PS. A Marcelo, Montenegro mostra-se disponivel para formar governo e espera "que PS e Chega não formem coligação negativa".
Emissão Especial

Montenegro: “É minha expectativa formar governo”

Luís Montenegro destaca que a vitória da Aliança Democrática é “incontornável”. O líder do PSD sublinha que ““a AD ganhou as eleições e o PS perdeu”. 
Política

Como se ganha legitimidade política. E se perde.

A legitimidade política é um conceito dinâmico que requer não apenas a conquista inicial do poder através de eleições mas também a manutenção do apoio  público e a adesão aos princípios democráticos.
Emissão Especial

PAN. "Temos mais 30% de votos do que em 2022"

A primeira reação oficial do PAN à eleição de Inês Sousa Real. Paulo Vieira de Castro, candidato pelo círculo da Europa, acredita que o partido ainda vai eleger mais mandatos e influenciar Governo. 
Democracia

Os fantasmas da esquerda portuguesa 

O terreno em que se vai colocar o futuro combate político é novo para a esquerda portuguesa. Não está preparada para ele e, vai daí, brada contra a única coisa que conhece: o «fascismo».

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos