790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Governo

Nuno Melo

Nuno Melo não defende serviço militar obrigatório

O ministro da Defesa abordou outras opções e que se tem "de criar condições para que os jovens possam ter esta opção que tem de ser atrativa". Falou do papel da NATO na paz global e das europeias.
PGR

MP alerta que PGR não pode abordar casos concretos

Paulo Lona, entende que não faz sentido a PGR ir ao parlamento falar de processos mediáticos que estão na mira dos deputados, pois seria uma "violação da separação de poderes".
Governo

Pinto Luz realça o papel da AD contra o populismo

O ministro falava sobre os vários desafios que se colocam à União Europeia onde incluiu o populismo, afirmando que a forma de "combater o populismo: é implementar políticas públicas de qualidade".
Noticiário

21h.Enfermeiros rejeitam greve durante negociações

Álvara Silva, vice-presidente da ASPE, considera a greve “um elemento de luta demasiado importante" para ser convocada nesta fase. Ainda, Presidente da República pede que não se desista da democracia.
Fora do Baralho

Marcelo “patético” e o “diácono remédios” da roupa

Presidente da República passou das marcas quando falou de Montenegro, Costa e as ex-colónias. E sacrificou o filho para salvar a pele. Também há calções demasiado curtos e discursos do 25 de abril
Justiça

PGR pode ser chamada? E tem de falar? 7 respostas

Presidente da Assembleia da República defende que PGR deve ir ao Parlamento para prestar esclarecimentos sobre casos com consequências políticas. Mas isso é possível? E já aconteceu no passado?
Ministério da Saúde

Médicos saúdam abertura. Enfermeiros mantêm greve

Médicos esperam para ver e FNAM sublinha que nova equipa ministerial tem "postura mais séria" que a anterior. Já o Sindicato dos Enfermeiros não quer esperar mais e decidiu manter greve de dia 10.
Noticiário

20h. Ministros aprovam orgânica do Governo

O executivo de Luís Montenegro tem agora todos os instrumentos para poder governar. Ainda neste jornal, Manuel Pizarro concorda que a Procuradora-Geral da República seja chamada ao Parlamento.
Greve

Enfermeiros mantém greve após reunião com ministra

 "Os problemas são tão conhecidos e tão graves, há tantas injustiças e tanta discriminação, que os enfermeiros querem respostas muito mais cedo", declarou o sindicato. A greve irá realizar-se dia 10.
Educação

Escolas fechadas em agosto não mudam férias

Em agosto, as escolas vão fechar portas durante os dias 12 e 23, sendo de acordo com o Ministério uma maneira de "compensar a intensidade e a exigência das tarefas" na reta final do ano letivo.
Médicos

Médicos. Maioria já fez 150 horas extraordinárias

A presidente da FNAM alerta para a necessidade de respostas rápidas para evitar situações "caóticas" nas urgências este verão. Joana Bordalo e Sá elogia postura negocial "mais séria" da nova ministra.
O sofá do parlamento

"Bugalho vai trazer energia nova para a AD"

O presidente da comissão de Assuntos Europeus e deputado do PSD, Telmo Faria, defende a escolha de Sebastião Bugalho para cabeça de lista e aposta numa candidatura "com novo dinamismo". 
Noticiário

10h. Marcelo foi "longe demais", dizem PS e IL

Neste jornal, o debate entre Carlos Pereira e Mário Amorim Lopes sobre a reparação colonial. Ainda nesta edição, a reunião entre sindicatos médicos e ministra da Saúde e o conflito em Israel.
Noticiário

9h. Crime. PJ detém suspeito de branquear fortunas

A detenção foi feita em coordenação com as autoridades norte-americanas ao abrigo da Operação Samurai. Ainda, a Federação Nacional dos Médicos garante que está disponível para diálogo com o governo.
E o vencedor é...

25 de Abril? Ventura fez da AR um comício

A aula de história de Marcelo e a marca positiva de Aguiar Branco que se mostra como o “presidente de todos”. André Ventura continua a gritar e Pedro Nuno ainda não percebeu que a campanha já acabou.
Resposta Pronta

"Queremos um protocolo melhor que o anterior"

Em dia de reunião com a ministra da saúde, Joana Bordalo e Sá garante que não vai aceitar que os médicos percam direitos. A presidente da FNAM pede mais salários e melhor progressão nas carreiras.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde inicia reuniões com sindicatos

Aumentos salariais, melhores condições de trabalho e progressão na carreira são algumas das exigências que os sindicatos já vinham reivindicando, e que serão debatidas novamente com o novo Governo.
Presidência da República

O discurso de Marcelo nas entrelinhas

Presidente recordou o caminho que o país percorreu desde o estertor do Estado Novo até hoje. Reconheceu frustrações, mas tentou contextualizá-las. E deixou um aviso: a democracia tem de ser defendida.
Noticiário

8h. Israel matou "dois terroristas" em Gaza

São informações divulgadas pelas tropas israelitas. Entretanto, há relatos de um ataque de Israel no Líbano. Ainda neste jornal, as comemorações do 25 de Abril e a saída de Fernando Araújo da DE-SNS.
Noticiário

7h. Governo acha sugestão de Marcelo "tóxica"

O Presidente da República sugeriu "pagar custos" de crimes coloniais. Governo foi apanhado de surpresa, diz o Expresso. Ainda neste jornal, o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
País

Montenegro quer mais cooperação com Timor-Leste 

O primeiro-ministro declarou que "Timor-Leste é um povo irmão" e que tem uma "localização geoestratégica que pode potenciar, do ponto de vista da economia portuguesa, muitas oportunidades".
Política

Aliança PS e Chega impõe primeira derrota ao PSD

Pedro Nuno Santos e André Ventura cruzaram votos e fizeram aprovar uma série de propostas que mudam drasticamente a estratégia do Governo para o IRS. Medidas vão ser votadas agora na especialidade.
Enriquecimento Ilícito

Partidos querem, penalistas duvidam e TC chumbou

Enriquecimento ilícito é uma das bandeiras de combate à corrupção, mas caminho de criminalização será difícil, admitem advogados. Apesar dos chumbos do Tribunal Constitucional, partidos têm propostas.
Saúde

Prestação de contas foi 'gota de água' para Araújo

Fontes próximas de Fernando Araújo revelam que a forma como foi tornado público o pedido de prestação de contas à DE-SNS precipitou a demissão. Previsível retirada de competências também contribuiu.
Açores

Açores defendem "compromisso reforçado" da UE

Artur Lima afirmou que o objetivo é continuar a assegurar um progresso harmonioso e recordou os constrangimentos da insularidade para os Açores e para as regiões ultraperiféricas da UE.
Política

Jogo de nervos na AR. Descida do IRS em suspenso

Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer quando for votada a redução do IRS proposta pelo Governo. Há um consenso generalizado para seja discutida na especialidade, mas todos desconfiam de todos.
Saúde

Ministra não soube de demissão de Araújo antes

Diretor-executivo do SNS enviou pedido de demissão ao Ministério ao mesmo tempo que divulgava publicamente a demissão. Ministra da Saúde foi apanhada de surpresa em Bruxelas.
Resposta Pronta

"Nem a direção-executiva nem o SNS estão em causa"

Adalberto Campos Fernandes, antigo ministro da Saúde, diz que a demissão de Fernando Araújo teve "dignidade". Alerta também que a ministra não deve perder poder: "Não pode ser a Rainha de Inglaterra".
Transparência

Código de conduta. Canal de denúncias e prendas

Código será aplicado aos membros do Governo, membros dos respetivos gabinetes, a todos os dirigentes superiores da Administração Pública e aos dirigentes e gestores de institutos e empresas públicas.
Noticiário

10h. SNS. Larcerda Sales pede "continuidade"

Depois da demissão do CEO do SNS, Larcerda Sales pede que a Direção Executiva seja para continuar. PS acusa Governo de provocar a demissão por entrar em "confronto". E ainda, o debate do IRS.
Explicador

Direção Executiva do SNS: manter ou extinguir?

João Paulo Correia refere que saída de Fernando Araújo resulta de um conflito procurado pelo Governo. Miguel Guimarães diz que a DE-SNS tinha de prestar contas para a ministra da saúde tomar decisões.
Resposta Pronta

"É importante manter a Direção Executiva do SNS"

Lacerda Sales fala da importância da função que deve separar o papel técnico da política. O ex-secretário de Estado espera que o sucessor tenha conhecimento de terreno e capacidade de tomar decisões.
E o vencedor é...

O RAP que se prepare, vem aí António Costa

A inevitável demissão de Fernando Araújo e a vassourada de Pedro Nuno na delegação do PS no Parlamento Europeu. António Costa comentador? Ricardo Araújo Pereira vai ter de olhar para a concorrência.
Noticiário

9h. Amnistia alerta para violência em Portugal

É o que indica o relatório anual sobre o estado dos direitos humanos. Há também alertas sobre a falta de habitação adequada. Ainda, Parlamento discute hoje propostas do governo sobre descida do IRS.
Serviço Nacional de Saúde

As reações à saída de Fernando Araújo

Carlos Cortes já esperava saída de Fernando Araújo pelas divergências "de visões com a ministra da Saúde". Já presidente do Sindicato dos Enfermeiros considera que demissão "dá um péssimo sinal".
Resposta Pronta

Carlos Cortes: "Demissão era expectável"

O bastonário da Ordem dos Médicos diz que a direção-executiva do SNS e a ministra da Saúde têm visões diferentes sobre o setor. Carlos Cortes afirma que Fernando Araújo defendeu o SNS.
Cultura

Montenegro assume risco em plano para cultura

Sublinhando que a aposta do Estado na área da cultura "é insuficiente", Luís Montenegro assumiu o compromisso de investir mais 50% do que o anterior governo na área da cultura.
Noticiário

20h. Direção-executiva do SNS demite-se

O ainda diretor executivo do SNS diz não quer ser um obstáculo e que a decisão vai permitir à tutela executar as políticas que ache necessárias. E ainda, a reação da Federação Nacional dos Médicos.
Ensino Superior

Ensino superior: estudantes recusam privatização

Contra o que dizem ser um "caminho de aprofundamento da privatização" do ensino superior, os estudantes destacaram que "o caminho deste Governo não é o caminho que os estudantes querem".
Ministério Administração Interna

Promoção das carreiras nas polícias é prioridade

A ministra da Administração Interna reafirmou o "caráter prioritário" das promoções das carreiras nas polícias, e admitiu a "intenção do Governo" de aumentar a atratividade dessas carreiras.
IRS

PS propõe "alivio maior" mas com a mesma margem

Valor de redução no IRS é o mesmo que a AD propõe, com PS a falar de "responsabildade" ao mesmo tempo que acusa Governo de "defraudar expectativas". Viabilização depende de abertura para negociar.
E o vencedor é...

Bugalho está pronto para a piscina dos grandes?

Montenegro quer fazer uma experiência sociológica com Bugalho e provocar um abanão. Mas onde fica a experiência e as ideias sobre a Europa? Ainda a possível mudança de dress code no Liceu Pedro Nunes.
Fora do Baralho

Sebastião Bugalho? Pelo mediatismo vale tudo

A AD entrou na porta giratória da política e comentário e de lá saiu Sebastião Bugalho. A escolha comprova a falência dos partidos? Marta Temido e a oportunidade de "higienizar a imagem" na Europa.
IRS

Montenegro diz que IRS do PS dava "sinal errado"

Montenegro diz que até agradece que "se tenha perdido tanto tempo a discutir a lógica da baixa do IRS", afirmando que os portugueses vão perceber "que valeu a pena mudar de Governo".
Vacinas

Peritos querem Programa de Vacinação para adultos

Francisco George refere que uma parte significativa das causas que antecipam o final da vida devem-se a doenças infecciosas, que são evitáveis pela vacinação.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora