Islamismo

Islamismo

Islamitas reforçam protesto em Islamabad

Milhares de islamitas paquistaneses reforçaram a presença num comício em Islamabad, apesar das dispersões policiais que causaram pelo menos seis mortos e dezenas de feridos.
Estados Unidos da América

Condenado homem que quis matar blogger anti-islão

O homem, que tem ligações ao Estado Islâmico, planeou decapitar Pamela Geller por ter organizado um evento para desenhar Maomé, algo considerado ofensivo por muitos muçulmanos.
Moçambique

Moçambique. Distrito regista população após ataque

O distrito de Mocímboa da Praia, norte de Moçambique, vai realizar um registo da população, depois dos ataques às autoridades levados a cabo por um grupo armado de inspiração islâmica radical.
Suíça

Suíça vai marcar referendo para o uso de burcas

569
O Governo suíço anunciou que os eleitores vão decidir, através de referendo, sobre a proibição de roupas que cubram a cara, como máscaras ou burcas muçulmanas.
Moçambique

Moçambique alvo de radicais islâmicos insurgentes

Comunidades no norte de Moçambique estão a ser mobilizadas para se insurgirem contra o Estado e instituírem uma visão radical do Islão, descreve à Lusa um dos líderes muçulmanos da região.
Islamismo

O Ocidente e o mundo muçulmano

365
…hopes expire of a low dishonest decade… (A. H. Auden)
Terrorismo

O terrorismo islâmico nunca existiu

3.085
Se tudo ficar secreto e os deixarmos à vontade com os seus alvos, os terroristas acabam por desistir. Isto se antes não acabarem os alvos, e desistirmos nós. Em qualquer dos casos, é assunto arrumado.
Islamismo

Rotina

2.408
Os gritos “porcos judeus” ouviram-se em Paris esta semana. Uma mulher judia foi assassinada. Por um vizinho louco dizem as autoridades. Por um muçulmano radicalizado dizem os vizinhos.
União Europeia

Empresas podem proibir uso de véu islâmico

734
O Tribunal de Justiça da União Europeia determinou que o uso de véu islâmico pode ser proibido no local de trabalho. Proibição deve ser baseada nas regras internas das próprias empresas.
Marine Le Pen

Beirute. Marine Le Pen recusou o véu islâmico

Marine Le Pen, candidata da extrema-direita às presidenciais francesas recusou-se esta terça-feira a usar o véu imposto às mulheres no encontro com o mufti de Beirute.
Islamismo

Especial/ "Sou a mulher com mais proteção em França"

678
Escapou ao atentado contra o Charlie Hebdo e é das mulheres mais protegidas de França. Zineb El Rhazoui falou ao Observador da sua luta contra o que chama de "fascismo islâmico".
Islamismo

Universidade Islâmica dá curso contra extremismo

O reitor da maior universidade islâmica do mundo apela, em entrevista à Lusa, aos imãs portugueses para frequentarem um curso de formação que desmonte ideias radicais ou extremistas.
França

Ministro. Lei anti-burquíni seria inconstitucional

Ministro do Interior francês assegura que o governo se recusa a legislar sobre o burquíni porque uma lei contra o uso deste fato de banho para mulheres muçulmanas seria "inconstitucional e ineficaz".
Islamismo

Que fazer com o Islão?

1.705
Não é por se sentirem humilhados e ofendidos que os islamitas se radicalizam e matam, cómoda ideia que evita o essencial: o factor religião é autónomo e determinante, só ele pode explicar o fanatismo.
Terrorismo

A jihad, uma ameaça para a Europa

1.639
A Europa não pode ignorar uma verdade bem evidente: se, em tempos passados, teve de fazer frente a um terrorismo essencialmente político, agora é ameaçada pelo terrorismo que se autoproclama islâmico.
Atentado em Nice

O islamismo e o pecado da esquerda

207
A esquerda tem uma bem longa história de convívio com a negação, mas é mesmo o islamismo – a doutrina e a prática do atraso mental convertido em ideologia criminosa – que é responsável pelo massacre.
Estado Islâmico

Especial/ E se o Estado Islâmico estiver a desaparecer?

O EI está a perder território, mas há quem ache que é cedo para cantar vitória. "A ideologia não se mata à bomba." Peritos admitem que EI pode fazer novo atentado na Europa para reverter queda.
Moda

Niqab de alta costura

311
Marcas como a Dolce&Gabbana ou a DKNY, que tentam dar glamour a indumentárias que são símbolo de opressão, merecem agravos. As mulheres podem exercer a sua liberdade e comprar noutro lado.
Atentados de Bruxelas

Je suis já nem sei o quê

2.180
Enquanto diligentemente não afirmarmos com contundência que os valores europeus são incompatíveis com o estatuto das mulheres no islão, estaremos a apimentar o caldo onde se desenvolve o terrorismo.
Rússia

Detida mulher que passeava com cabeça decapitada

274
Uma mulher foi detida em Moscovo após ter exibido a cabeça decapitada de uma criança, frente a uma estação de metro. A mulher envolta numa burca gritava "Alá é grande" enquanto mostrava a cabeça.
Estreia da Semana

“Mustang”: as cinco irmãs turcas

A franco-turca Deniz Gamze Ergüven filmou uma história cheia de graciosidade e rebeldia sobre cinco jovens revoltadas contra os constrangimentos islâmicos. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas
Islamismo

A tragédia que as novas cruzadas facilitaram

As novas cruzadas do Ocidente, encorajando, suscitando ou mesmo armando Primaveras «Árabes» precoces, reabriram o caminho do poder ao islamismo, originando a destruição e o sofrimento que se vêem.
Islamismo

Ler a Bíblia... como se fosse o Corão. Reações?

448
Dois jovens puseram uma capa do Al Corão na Bíblia e leram passagens a várias pessoas na rua. Resultado: fortes críticas ao Islão. Quando mostraram qual era afinal o livro, a surpresa foi geral.
Atentados de Paris

Vamos ter de viver muitos anos com este terrorismo

136
Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto discutem como podemos melhorar a prevenção e a falta de esperança de uma melhor integração dos imigrantes ajudar a circunscrever o terrorismo. Oiça também em podcast.
Atentados de Paris

Glossário: um muçulmano é um árabe? Não

3.024
Um árabe não é um muçulmano, islâmico não é o mesmo que um islamita, nem um jihadista. Entenda onde é que estes termos se afastam e aproximam.
Atentados de Paris

Esta guerra, o islamismo e a nossa cobardia moral

5.735
Não tenho certezas, tenho dúvidas. E estou assustado por perceber que a guerra já começou e não discutimos as questões centrais e incómodas. Deixo aqui cinco delas. Para desafiar toda a cobardia moral
Quénia

Cynthia tapou-se com roupas e esperou pelo fim

226
Cynthia Cheroitich começou por esconder-se debaixo da cama, mas depois achou que o roupeiro que tinha no dormitório seria mais seguro. Teve razão. Quando lhe disseram que estava segura não acreditou.
Quénia

O que é o al-Shabab e porque é que ataca o Quénia?

303
O massacre que matou 148 pessoas numa universidade no Quénia foi o mais mortífero da al-Shabab naquele país. O grupo está em franca expansão: em 2006 eram 400 combatentes e hoje podem ser 9 mil.
Austrália

Confrontos entre manifestantes anti-islamismo

Australianos anti-islamismo manifestaram-se "em defesa da identidade australiana" e entraram em confronto com as contramanifestações de ativistas antirracistas.
Dia da Mulher

Sheikh manda calar jornalista libanesa. E ela?

9.016
Um líder islâmico mandou calar uma jornalista libanesa quando esta o entrevistava. Ela tirou-o do ar. O vídeo está a tornar-se viral.
Islamismo

A liberdade depois de Charlie Hebdo

112
Quando somos incapazes de nomear o Estado Islâmico e quando abolimos os nossos valores para não ferir os das comunidades muçulmanas, temos mesmo razões para nos sentirmos livres?
Dinamarca

Tiroteio em debate de homenagem ao Charlie Hebdo

Dezenas de tiros soaram hoje no exterior de um edifício em Copenhaga, onde decorria um debate sobre o islamismo e a liberdade de expressão, com a participação do embaixador de França.
Terrorismo

Boko Haram sequestra 80 pessoas nos Camarões

106
Combatentes do grupo fundamentalista islâmico ainda trocaram fogo com a Polícia. Entre as vítimas estão 50 crianças entre os 10 e os 15 anos.
Nigéria

Satélite mostra como o Boko Haram destruiu Baga

838
Os ataques já destruíram 3.700 edifícios, há dois mil desaparecidos e centenas de cadáveres pelas ruas. As imagens de satélite mostram como o grupo fundamentalista deixou o nordeste da Nigéria.
Atentados de Paris

Especial/ Ser muçulmano antes e depois dos ataques

288
Um marroquino, um argelino e um tunisino, contam como é ser um dos cinco milhões de muçulmanos que vivem em França. E lembram: não há uma palavra no Corão que incite à violência.
Atentados de Paris

Morrer de pé em Paris

371
A ideia de que o mal está destinado a perder é uma ideia religiosa que o progressismo secularizou e adoptou. O facto, porém, é que o terror faz sentido e é eficaz.
Atentados de Paris

O retorno dos canibais islamistas

204
Esta quarta-feira lembrei-me de Fernando Gil, que sempre teve uma percepção muito aguda do que estava em jogo e não estava disposto a transigir com a atitude de difusa complacência com o islamismo
Alemanha

Alemanha dividida: O que está em causa

101
São os “Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente” e manifestam-se todas as segundas-feiras. O que significa este movimento num país visto como próspero e numa sociedade aberta?
Estado Islâmico

Mistérios da fé II: os jovens jihadistas

624
Em boa verdade é tão só o velho Marx o que falta aos membros do califado para que os passemos a compreender, verbo que no ocidente cada vez significa menos estudar e conhecer, mas sim aceitar.
Mundo

O Ramadão em imagens

O Ramadão termina esta segunda-feira, dia 28 de julho, depois de um mês de jejum e devoção para todos os praticante da religião Islâmica.
Religião

Maior mesquita da Europa poderá ser em Barcelona

Antiga praça de touros Monumental está a ser negociada com o emir do Qatar para se transformar num recinto religioso com capacidade para 40 mil fiéis. Só na Catalunha há 400 mil muçulmanos.
Terrorismo

Há membros da Al-Qaeda e Boko Haram em Cabo Verde

O Governo cabo-verdiano considera que o crescimento da comunidade islâmica é um "fator de preocupação".
Iraque

Líder xiita faz apelo às armas para defender país

Líder religioso xiita apela a todos os iraquianos que defendam o seu país. As milícias islamitas aproximam-se da capital, Bagdad,

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site