Trabalho

Subsídio de Desemprego

3 mil recebem subsídio e procuram trabalho lá fora

Quase 3.000 desempregados em Portugal foram autorizados nos últimos dois anos a deslocarem-se para outros países da União Europeia, Islândia, Noruega, Liechtenstein ou Suíça à procura de emprego.
Orçamento do Estado

3,6 milhões de pensões aumentadas em janeiro

Cerca de 3,6 milhões de pensões serão atualizadas em janeiro com aumentos entre 0,95% e 1,7%, segundo anunciou o Ministério do Trabalho.
Trabalhadores

Portugal tem 22,3% de trabalhadores temporários

Portugal tem a terceira taxa mais elevada de trabalhadores temporários na UE, numa lista liderada por Espanha, seguida de perto pela Polónia. A Roménia é o país com menos contratos temporários.
Orçamento do Estado

O que muda para os recibos verdes?

1.260
Mudanças polémicas ao regime simplificado, alterações às isenções no IVA que não avançam, mínimo de existência alargado para os recibos verdes e regras mais apertadas nos processos de penhora.
Orçamento do Estado

Recibos verdes. Isenção de IVA mantém-se em 10 mil

243
Governo chegou a estudar a hipótese de duplicar o limite de isenção de IVA para recibos verdes para 20 mil euros. No entanto, a medida acabou por cair e não constará na versão final do Orçamento.
Furacão

EUA. Furacões roubam 33 mil empregos

Os furacões Harvey e Irma destruíram 33 mil postos de trabalho. Ainda assim, a taxa de desemprego recuou e atingiu o nível mais baixo desde 2001.
Luanda

Trabalhadores denunciam despedimentos injustos

O Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços Domésticos de Luanda denunciou que empregadores estão a despedir funcionários "sem justa causa" e furtam-se a pagar as contribuições para a Segurança Social.
Desemprego

Desemprego recua na zona euro e na UE

A taxa de desemprego caiu em todos os Estados-membros da União Europeia, à exceção da Finlândia, e atingiu o número mais baixo desde 2008. Espanha e Grécia mantêm os valores mais altos.
Trabalho

Ministros do G7 querem trabalho mais inclusivo

Os ministros do Trabalho dos sete países mais industrializados do mundo (G7) acordaram "uma abordagem inclusiva no mercado de trabalho, com atenção aos mais fracos da sociedade".
Trabalho

Sindicato pede demissão de Pedro Pimenta Braz

Sindicato dos Inspetores do Trabalho pediu a demissão do inspetor-geral Pedro Pimenta Braz por por ter divulgado informações pessoais de uma funcionária. É "inaceitável" e "assédio moral".
Trabalho

Processo disciplinar ao Inspetor Geral do Trabalho

Pedro Pimenta Braz terá divulgado dados pessoais de uma inspetora que lhe fez um pedido de transferência para uma unidade de trabalho mais perto de casa. Em causa estavam motivos de saúde e pessoais.
Economia

Salários crescem abaixo dos níveis pré-crise

O crescimento dos salários continua abaixo dos níveis pré-crise de 2008 na maioria das economias desenvolvidas e pode manter-se assim até que o emprego involuntário a tempo parcial diminua.
PT

Trabalhadores da PT reúnem com Segurança Social

As estruturas representativas dos funcionários da PT/Meo reúnem-se esta quarta-feira com a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no Ministério do Trabalho, em Lisboa.
Função Pública

CGTP reclama medida para integrar precários

A CGTP reclamou como sua a medida para os precários em funções no Estado a tempo parcial poderem participar no Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública.
Global Shapers

O futuro do trabalho

498
Já há bots a resolver multas de trânsito, algoritmos a escolher tratamentos para cancro ou a selecionar profissionais. Próximas décadas serão desafiantes, mas há dois vetores a precisar de trabalho.
Trabalho

Jerónimo de Sousa pede maior proteção às mulheres

O secretário-geral do PCP defendeu mais poderes para a Autoridade para as Condições do Trabalho, a fim de um mais firme combate à precariedade, dando especial atenção às mulheres.
Trabalho

Trabalhadores do Pingo Doce protestam 

131
Trabalhadores e dirigentes sindicais da loja de Espinho do Pingo Doce concentram-se na manhã desta segunda-feira. Protestam contra a discriminação salarial e as várias tabelas de pagamento.
Trabalho

Migrantes qualificados atenuam pressões no mercado

O crescente número de migrantes qualificados em vários países, desde 2016, contribuiu para reduzir ligeiramente as pressões sobre o mercado de trabalho a nível global.
Trabalho

PCP quer repor indemnizações por despedimento

Jerónimo de Sousa anunciou que o partido vai apresentar no parlamento um projeto-lei para a reposição dos valores das indemnizações devidas aos trabalhadores vítimas de despedimento sem justa causa.
Trabalho

Paris. Protestos contra revisão do Código Trabalho

Milhares de pessoas na rua em protesto contra as reformas que Emmanuel Macron. "Contra o golpe no Estado social" e "Queremos viver, não sobreviver" são algumas das palavras de ordem.
Autoridade Para As Condições Do Trabalho

Comunicação social com 330 falsos recibos verdes

A Autoridade para as Condições de Trabalho detetou 330 falsos prestadores de serviços na comunicação social, em inspeções realizadas desde janeiro.
Mercado de Trabalho

Mais de 40% da população ativa tem mais de 55 anos

Cerca de 3,6 milhões de pessoas com 55 e mais anos integravam o mercado de trabalho no segundo trimestre. O valor representa 40,2% da população em idade ativa.
Mercado de Trabalho

40% das empresas vão contratar mais em 2018

Em linha com o corrente ano, 40% das empresas inquiridas pela Mercer prevêem aumentar o número de trabalhadores em 2018. Também numa lógica de continuidade, os salários devem subir 2%.
Lisboa

Alojamento Local vale 1.660 milhões em Lisboa

O Alojamento Local tem um impacto de 1.660 milhões de euros na economia lisboeta. Vale 1% do PIB e criou 5.706 postos de trabalho em 2016.
Romance

Portugal é o 2.º melhor país do mundo para namorar

201
Portugal é o melhor país da Europa para os expatriados, segundo um estudo da Internations. Na categoria romance é o 2º a nível mundial. E na “qualidade de vida” é o melhor do mundo
País

Portugal. O melhor país da Europa para expatriados

7.741
Portugal saltou do 28º para o 5º lugar de uma lista dos melhores países para quem trabalha emigrado. É o país europeu mais bem posicionado no ranking e oferece a melhor qualidade de vida do mundo.
Emprego

Emprego criado tem uma baixa produtividade

156
Forum para a Competitividade considera que o crescimento da economia não é sustentável. A atividade vai abrandar durante o segundo semestre de 2017.
Trabalho

Viver dentro da bolha na Autoeuropa

2.356
Uma das razões para o descrédito dos sindicatos está à vista na Autoeuropa. Ali, onde se vive na bolha do passado, ainda é possível assistir a guerras partidárias mascaradas de defesa de trabalhadores
PT

Caso PT: socialistas admitem mudar lei

Reforçar os direitos dos trabalhadores, na sequência dos recentes protestos e denúncias no caso PT, é um dos objetivos do PS que admite propor uma mudança no Código do Trabalho.
Cabo Verde

Cabo Verde vai aprovar lei dos direitos de autor

O Governo cabo-verdiano vai aprovar, ainda este ano, a lei que regula os direitos autorais e intelectual, para que todos os criadores tenham acesso à cobrança.
Acidentes e Desastres

Acidentes vão ser reportados por via informática

521
A partir de dezembro, os empregadores vão ter de participar informaticamente os acidentes de trabalho suportados por seguradoras, sob pena de coimas entre os 192 e os 1.530 euros.
PT

PT/Meo. Reunião para analisar violações laborais

Os sindicatos que representam os trabalhadores da PT/MEO e a Comissão de Trabalhadores reúnem-se para analisar o relatório da Autoridade para as Condições de Trabalho.
Pensões

Reforma antecipada sem cortes na função pública

686
Trabalhadores do público e do privado com carreiras contributivas muito longas ou iniciadas muito cedo vão ficar isentos de cortes nas reformas antecipadas. Novas regras entram em vigor em outubro.
PT

PT. Trabalhadores em defesa dos postos de trabalho

Os órgãos representativos dos trabalhadores da PT/MEO realizam esta quinta-feira uma concentração no Porto, “pela defesa dos postos de trabalho e da estabilidade social e laboral".
Desemprego

BE e PCP exigem fim do corte no subsídio

Bloco e comunistas querem acabar com corte de 10% no subsídio de desemprego ao fim de seis e incluir a medida já no Orçamento para 2018. PS alega que é preciso avaliar impacto financeiro.
Mercado de Trabalho

'Desemprego real' é quase o dobro do conhecido

6.600
O INE juntou pela primeira vez as pessoas que contam para a taxa de desemprego e as que ficam de fora, por inatividade ou subemprego. A conclusão? São mais de 900 mil, quase o dobro da taxa oficial.
Terceira Idade

Especial/ Como eles tomam conta de idosos 24h por dia

1.730
Não é um trabalho de assistente social, nem de fisioterapeuta nem de enfermeiro. É tudo isto em um. Estas são as histórias de quatro portugueses que cuidam de idosos 24h por dia, num país estrangeiro.
Trabalho

Autoridade conta mais de 200 acidentes de trabalho

Já foram contabilizados mais de 200 acidentes de trabalho mortais ou graves só este ano. É metade do valor registado no total do ano passado, segundo dados da Autoridade para as Condições no Trabalho.
Protestos

Trabalhadores contestam dispensa de precários

Cerca de duas dezenas de trabalhadores e sindicalistas da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário estão em protesto contra a dispensa de funcionários com vínculos precários.
Função Pública

Subsídio de refeição sobe 25 cêntimos

1.645
O subsídio de refeição na Função Pública volta a aumentar 25 cêntimos em agosto, para 4,77 euros, depois da subida de igual montante em janeiro, mas este valor vai ser tributado.
Função Pública

Termina prazo para regime de requalificação

Os funcionários públicos em regime de requalificação têm até esta terça-feira para escolher se querem manter-se nessa situação ou se querem voltar a ocupar um posto de trabalho.
Desemprego

Quatro bancos perderam cerca de 800 trabalhadores

Cerca de 800 trabalhadores saíram este ano de quatro dos principais bancos que operam em Portugal. O maior número de saídas, no primeiro semestre, aconteceu no Novo Banco.
Mercado de Trabalho

Fenprof insiste em Bruxelas para rever contratos 

Fenprof quer que a Comissão Europeia reveja, com urgência, a decisão de encerrar o processo aberto contra o Estado por incumprimento da diretiva comunitária relativa ao abuso dos contratos a termo.
Crónica

Quem viaja muito a trabalho tem sorte?

661
Viajar toda hora só é uma sorte quando tais viagens são por turismo voluntário ou por outra razão mais nobre. Viajar por necessidade ou por imposição não tem lá muita graça.
Autoeuropa

Horários. Autoeuropa paga mais do que manda a lei

199
A administração da Autoeuropa garantiu que as alterações propostas aos horários de trabalho na fábrica de Palmela têm enquadramento legal e serão pagas acima do que está previsto na lei.
Mercado de Trabalho

Especial/ Redes sociais. O que publicar para ter emprego

730
Cuidado com os erros ortográficos, evite fotografias com álcool e não seja ingénuo: sim, o seu próximo patrão vai espreitar do outro lado do ecrã. Como utilizar as redes sociais para arranjar emprego.
Empresas

Inspeção do Trabalho vai avaliar caso PT

O secretário de Estado do Emprego disse que "está já em curso uma ação inspetiva" desencadeada pela Autoridade das Condições de Trabalho sobre o processo de transferência de trabalhadores da PT.
Acesso ao Ensino Superior

Especial/ Quais vão ser as 8 profissões procuradas em 2020?

1.729
Toda a gente saberá programar, mas haverá procura de trabalhos tradicionais. Saiba que 8 profissões estarão a dar, ponha todas as actividades extracurriculares no currículo e desenvolva soft skills.
Catalunha

Catalunha quer ter hora de Portugal

144
Cerca de 100 empresas, sindicatos e ativistas espanhóis subscreveram um abaixo-assinado que pretende reformar o horário de trabalho na Catalunha. Pode ser o fim da "siesta" espanhola.
Doenças

Trabalha demasiado? Cuidado com o coração

Se trabalhar mais de 55 horas semanais, vai aumentar as probabilidades de desenvolver arritmias ou outras doenças cardíacas, de acordo um estudo divulgado nesta quinta-feira.
Seguros

Acidentes de trabalho. Seguros têm de aumentar

447
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros disse que persistem desequilíbrios técnicos nas companhias que fazem seguros para acidentes de trabalho e que os prémios pagos têm que aumentar.
BCP

BCP termina com cortes salariais este mês

O BCP vai voltar a pagar a totalidade dos salários este mês. Estes duraram três anos permitiram salvar 400 postos de trabalho.
Global Shapers

Humanidade Aumentada - H.Á. esperança no futuro

A quarta revolução industrial será marcada não só pela velocidade, como também pela sua escala e profundidade (mudanças radicais e globais), resultando na total transformação dos sistemas.
Autoridade Para As Condições Do Trabalho

Mais de 50 acidentes de trabalho mortais

118
A Autoridade para as Condições no Trabalho registou nos primeiros seis meses do ano 54 acidentes de trabalho mortais. A maioria dos acidentes com vítimas mortais ocorridos foi na construção.
PT

PT. Ações de protesto e greve geral a 21 de julho

Sindicatos da operadora que detém as marcas Meo e Sapo convocaram greve para 21 de julho e exigem intervenção do Governo e da Presidência da República. Há dez anos que a empresa não tinha uma greve.
Presidente da República

Marcelo promulga diploma contra precariedade

O Presidente da República promulgou um diploma do parlamento que resultou de um acordo entre PS e Bloco de Esquerda para combate à precariedade laboral.
Sindicatos

Precários. Uns sindicatos satisfeitos, outro 'nim'

Dois dos maiores sindicatos da função pública - a FESAP e o STE - estão satisfeitos com a proposta do Governo para a regularização dos precários do Estado, mas a Frente Comum "tem muitas dúvidas".
Trabalho

Um dia e 8 respostas para evitar a precariedade

O ministro do Trabalho deu esta quinta-feira mais pistas sobre a forma como está (e irá) decorrer o processo de integração de precários no Estado. A fase de candidatura termina esta sexta-feira.
Greve

Trabalhadores das telecomunicações em greve dia 30

Os trabalhadores dos 'call centers', 'backoffice', lojas e empresas de trabalho temporário e 'outsourcing' do setor das telecomunicações cumprem no dia 30 uma greve de 24 horas contra a precariedade.
Global Shapers

E vivemos desempregados para sempre

750
Com mais tempo livre, a forma como o ocupamos será uma das nossas maiores preocupações e uma que poderíamos ter já. Estamos entre os maiores workaholics da Europa e tiramos disso poucos benefícios.
Trabalho

Governo quer regularizar precários do Estado

O Governo deverá entregar esta segunda-feira aos sindicatos uma proposta do diploma que enquadrará a regularização dos precários que trabalham no Estado.
Governo

Governo prevê aumento dos pedidos de nacionalidade

O Governo espera "um acréscimo de trabalho" nos postos consulares, com o aumento da procura de netos de emigrantes portugueses e poderá "mobilizar recursos ou reorganizar os serviços".
Angola

Angola. Empresas acusadas de trabalho infantil

O secretário-geral da Central Geral de Sindicatos Livres e Independentes de Angola denunciou que Angola continua a registar a prática do trabalho infantil, sobretudo em empresas estrangeiras.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site