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Conheci Xavier Martinet em 2013, quando chegou ao nosso país para liderar a Renault Portugal. Desde então, o promissor francês nunca mais parou de evoluir e de ganhar peso dentro do Grupo Renault. Passou a liderar um dos maiores mercados europeus, o italiano, período durante o qual lhe coube entregar um Dacia único (e 4×4) ao Papa Francisco. |
Agora é vice-presidente da Dacia, a “cash cow” do Grupo Renault – ou seja, a galinha dos ovos de ouro do grupo francês – e, num regresso relâmpago a Portugal, revelou-nos os planos da Dacia, os segredos para um crescimento surpreendente e os trunfos com que pretende continuar a crescer. Em entrevista exclusiva ao Observador, o gestor francês afirmou-se orgulhoso do que a Dacia conseguiu num tão curto espaço de tempo, em que evoluiu de marca barata para uma escolha racional. Falou-nos ainda do que o construtor romeno reserva para o futuro, em termos de modelos, de estratégia e de tipo de distribuição, analisando a troca de concessionários por agentes e assumindo claramente a posição da marca a esse respeito. |
O reencontro com Xavier Martinet não poderia ter ocorrido em momento mais oportuno, pois a Dacia voltou a dar sinais de que está atenta ao mercado e disposta a fazer mudanças para “puxar para cima” a sua imagem e, simultaneamente, manter e atrair novos clientes. De uma assentada, a marca romena mostrou toda a gama actualizada com a sua nova identidade, desde os “bestsellers” Duster e Sandero Stepway ao Dacia Spring, o eléctrico do segmento A mais barato do mercado. |
Nos antípodas, uma espera dada por encerrada: o primeiro Bugatti Centodieci saiu de Molsheim. E não é todos os dias que sai do “atelier” francês um supercarro que, antes da personalização, dos extras e dos impostos implica um cheque de 8 milhões… Ponto final para uma outra espera (que já quase levava ao desespero): o Mercedes-AMG One está finalmente pronto. Depois de uma enorme derrapagem nos prazos, será que o melhor Mercedes de sempre é melhor que o seu rival da Aston Martin? |
Já a Peugeot não quis esperar mais e mostrou o “inesperado” 408 para fazer frente a modelos como o Renault Arkana e o Cupra Formentor. O novo crossover coupé, que a marca prefere descrever como fastback, vem disputar o topo do segmento C e chega já no início de 2023. Ainda para os lados da Stellantis, destaque para o investimento de 33 milhões de euros em centros de testes, para os 18 minutos em que o My Ami Buggy esgotou e para os 40 anos do Opel Corsa celebrados com uma edição especial (e meias a condizer). |
A “primeira liga” também mexeu. A Lamborghini celebrou o sucesso do Urus, pois nenhum outro modelo da casa vendeu tanto em tão pouco tempo, e a Ferrari anunciou que vai lançar 15 novos modelos até 2026. Um deles será o Purosangue, que chega já em Setembro, mas a marca do Cavallino Rampante é muito mais comedida em relação ao limite do volume de vendas do seu SUV. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Peugeot
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A marca do leão acaba de divulgar as primeiras fotografias e dados do seu novo modelo para disputar o segmento C. Com uma silhueta fastback, eis o novo 408 que vai chegar ao mercado no início de 2023.
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Bugatti
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Eis o primeiro dos 10 Centodieci que a Bugatti vai produzir, cada um a valer mais de 8 milhões de euros. Só o interior exige 16 semanas de trabalho, pelo que vale a pena ver esta “obra de arte”.
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Ferrari
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A Ferrari anunciou que o seu primeiro SUV, o Purosangue, vai ser apresentado em Setembro. O primeiro modelo da marca com quatro portas e quatro lugares surgirá acompanhado do poderoso V12.
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Mercedes-Benz
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A Mercedes conseguiu finalmente homologar e iniciar as entregas a clientes do AMG One, o seu hiperdesportivo com mecânica de F1. Mas será capaz de bater o Valkyrie, o rival da Aston Martin?
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Em modo eléctrico
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Citroën
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A série limitada do Ami que dota o quadriciclo com um ar mais radical, encarnando o estilo buggy, não chegou para as encomendas. Bastaram 17 minutos e 28 segundos para as 50 unidades serem vendidas.
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Volkswagen
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A ofensiva eléctrica da VW prossegue a bom ritmo. Antes do que era esperado, a marca vai alargar a família ID com um modelo da bitola do Passat, mas mais espaçoso, destinado a fazer frente ao Model 3.
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Honda
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As duas companhias japonesas assumiram, em Março, que pretendiam fundar uma empresa conjunta para desenvolver e produzir veículos eléctricos. Agora avançam com a criação da Sony Honda Mobility.
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Dacia
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O Dacia Spring é o único automóvel eléctrico abaixo dos 20.000€. Agora que a concorrência se aproxima, a Dacia decidiu actualizá-lo e torná-lo mais atraente, com a nova identidade da marca.
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BMW
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O motor de um em cada dois modelos do Grupo BMW sai da fábrica austríaca de Steyr, onde o consórcio alemão vai investir mais de 1000 milhões de euros para produzir 600.000 motores eléctricos por ano.
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Muito à frente
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Vendas
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O “ranking” dos modelos mais vendidos em todo o mundo, durante os 12 meses de 2021, teve um claro vencedor. E, curiosamente, o primeiro veículo 100% eléctrico surge entre os 10 primeiros.
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Lamborghini
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O Urus confirma (em números) que foi uma aposta certeira. Com a 20.000ª unidade a caminho do Azerbaijão, já se pode gabar de ser o Lamborghini mais vendido no mais curto espaço de tempo de sempre.
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Audi
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Todos os novos modelos da Audi, a partir de 2026, serão eléctricos. Mas o compromisso da marca dos quatro anéis com o ambiente não fica por aqui, uma vez que também se envolveu nos tuk-tuks a bateria.
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Ponha os olhos nisto
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Ambiente
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A crise está instalada. Depois do fim da venda dos carros com motores de combustão ter sido anunciado para 2035, pelo Parlamento Europeu, o ministro das Finanças alemão diz que afinal não vão acabar.
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Ford
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Habitualmente, as pick-ups são veículos puros e duros, associados a homens de “barba rija”. A nova Ranger Raptor é tudo isso, mas também pode ter um lado mais “colorido” para combater a discriminação.
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Opel
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Foi em 1982 que o Opel Corsa surgiu, tendo vendido 14 milhões de unidades ao longo de seis gerações. Para assinalar os 40 anos do popular utilitário alemão, sai uma edição numerada do 0001 ao 1982.
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Tesla
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A Tesla chegou ao mercado com oficinas próprias, poucas e à medida do volume de vendas. Mas os números têm aumentado e os clientes estão mais exigentes, pelo que as oficinas vão ser reforçadas.
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Porsche
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A Porsche vai pagar 80 milhões de dólares para resolver uma acção colectiva em que os proprietários de 500.000 modelos da marca a acusaram de manipular os consumos e emissões dos seus veículos.
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alerta sonoro
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