|
|
|
|
Depois de várias pressões por parte de organismos em defesa do ambiente, Transport & Environment incluída, a União Europeia avançou, por fim, com um prazo de validade para os motores de combustão. De 2035 não passarão, ao que tudo indica, pois a proposta que está neste momento em cima da mesa visa banir, a partir dessa data, a venda de carros novos equipados com motor a gasolina ou gasóleo, mesmo tratando-se de veículos que possuam alguma componente de electrificação. Por outras palavras, híbridos ligeiros, híbridos convencionais e até os híbridos plug-in (PHEV) – que têm sido a tábua de salvação para muitos fabricantes de automóveis respeitarem os limites de emissões, sem incorrerem em multas – também estão sentenciados de morte. |
Porém, a agonia começará cinco anos antes, pois é suposto que os híbridos recarregáveis, a partir de 2030, deixem de ser considerados veículos de baixas emissões, o que necessariamente implicará o fim das ajudas e dos benefícios de que os PHEV têm vindo a usufruir. A ser assim, este tipo de solução deixará de interessar a construtores e consumidores. Aqui traçamos-lhe um quadro geral das novas orientações, para perceber o tipo de veículos que estarão à venda dentro de nove anos. |
Além desta novidade anunciada pela União Europeia, esta semana foi rica em novos modelos, a começar pelo 9X8 da Peugeot, o híbrido com que a marca pretende regressar às provas de resistência. A Tesla anunciou igualmente a chegada ao mercado europeu (e português) do Model Y, enquanto a Audi levantou a ponta do véu que cobre o Grand Sphere, o A7 Sportback eléctrico que vai mostrar em Setembro, e a Rivian fez saber que a sua pick-up eléctrica atravessará o Atlântico no início de 2022, rumo aos condutores europeus. Em matéria de novidades a Opel fez o pleno, pois não só apresentou o novo Astra, com dois motores PHEV, como confirmou o Manta-e, que mantém a denominação do velho coupé, mas que se assume como uma dinâmica berlina de quatro portas. |
Mas nem todas as notícias da semana foram positivas. Paris decidiu que, a partir de Agosto, ninguém vai ultrapassar os 30 km/h nas ruas da cidade (isto nas ruas em que os automóveis ainda podem circular), enquanto a Mazda informou que o motor rotativo, em que deposita muitas esperanças há tantos anos, foi adiado sine dia. |
A Audi, pelo seu lado, assumiu o óbvio. Segundo o construtor germânico, os veículos eléctricos começarão a dar lucros compatíveis com os gerados pelos actuais modelos com motor de combustão dentro de três anos. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Opel
|
|
A Opel revelou a 6ª geração do seu compacto. Com uma nova plataforma, o Astra chega com uma imagem radicalmente distinta, introduz duas versões híbridas plug-in e dá um salto tecnológico no interior.
|
|
|
|
Porsche
|
|
Oliver Blume, CEO da Porsche, anunciou que a sua marca está a preparar-se para lançar em breve uma versão híbrida plug-in do 911 Turbo. De uma assentada, ganhará potência e reduzirá os consumos.
|
|
|
|
|
Lotus
|
|
A Lotus figura entre os construtores que já anunciaram pretender acabar com os motores de combustão e dedicar-se exclusivamente a eléctricos. A sua última criação a gasolina é este Emira.
|
|
|
|
Peugeot
|
|
A nova arma da Peugeot para as corridas de resistência é o 9X8. É potente e híbrido, conciliando um motor de combustão com outros eléctricos. E promete voar baixinho, apesar de não ter asa.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Audi
|
|
No próximo Salão de Munique, em Setembro, a Audi vai revelar o futuro A7 Sportback 100% eléctrico, o primeiro do trio de veículos topo de gama da família Sphere, com muito em comum.
|
|
|
|
Opel
|
|
A marca alemã fez três importantes revelações em relação ao seu futuro. Vai abandonar os motores de combustão até 2028, ano em que se tornará 100% eléctrica, entra na China e fará regressar o Manta.
|
|
|
|
Tesla
|
|
A Tesla vai iniciar as entregas aos clientes portugueses do Model Y, o SUV concebido sobre a mesma plataforma do Model 3. A primeira versão a chegar ao nosso mercado, já em Agosto, será a Long Range.
|
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A Mercedes arrancou para a aventura da mobilidade eléctrica sem se querer comprometer, o que a levou a não conceber plataformas específicas, nem a fabricar células de baterias. Mas isso vai acabar.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A Rivian, que inicia este mês as vendas aos norte-americanos, prepara-se para começar a vender a pick-up eléctrica aos europeus no começo de 2022, modelo que possui até 180 kWh de bateria e 764 cv.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Tesla
|
|
A Tesla lançou a versão beta V9 do seu sistema Full Self-Driving. Ainda é experimental, mas já permite analisar a evolução do sistema, que entretanto trocou os radares pelas câmaras da Tesla Vision.
|
|
|
|
Mobilidade urbana
|
|
O tamanho importa, sobretudo para quem se desloca maioritariamente em cidade. Aí dá jeito ter um carro pequeno. Mas por que não um que possa crescer, extensível? É isso o que propõe a E-Miles Company.
|
|
|
|
Mobilidade urbana
|
|
Paris vai passar a deslocar-se à velocidade de caracol. A presidente da câmara determinou que, a partir de 30 de Agosto, o limite passa a ser de 30 km/h, para reduzir acidentes, poluição e ruído.
|
|
|
|
|
BMW
|
|
A BMW revelou a sua nova scooter eléctrica. Denominada CE 04, monta um motor alimentado por bateria que lhe assegura uma autonomia e uma velocidade máxima interessantes, com até 42 cv de potência.
|
|
|
|
BMW
|
|
A Mercedes é, tradicionalmente, quem mais vende no segmento de luxo, na Europa mas também do outro lado do Atlântico. Contudo, no segundo trimestre de 2021, a BMW bateu a Mercedes nos EUA e não só.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Land Rover
|
|
A electrificação de carros antigos, originalmente com motores de combustão, é cada vez mais popular. Eis dois Land Rover Defender, com 11 e 25 anos, que agora receberem motores e baterias da Tesla.
|
|
|
|
Atualidade
|
|
Com as férias à porta, algo que nos anime o Verão só fará maravilhas para nos ajudar a esquecer os períodos de confinamento, total ou parcial. E o novo Seabreacher Z é o brinquedo ideal.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Para os amantes das férias na natureza, é por vezes difícil decidir se é preferível adquirir um barco para viver com a família, ou uma confortável motorhome. A Terra Wind resolve esse dilema.
|
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A Mercedes descobriu um defeito de fabrico no "pack" de baterias que monta no SUV eléctrico EQC, que o expõe a risco de incêndio. Vão ser chamadas à oficina 1463 unidades.
|
|
|
|
Renault
|
|
Luca de Meo, CEO da Renault, parece estar menos optimista do que os seus colegas quanto à crise dos chips. Se há quem admita a escassez até ao fim de 2021, de Meo vê a crise atravessar 2022.
|
|
|
|
|
|
|
|