886kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paulo Trigo Pereira

Colunista

Sou professor catedrático do ISEG (Universidade de Lisboa) e presidente do conselho científico do Institute of Public Policy TJ-CS. De 1982 a 2015 dediquei-me ao ensino e investigação nas áreas de finanças públicas, economia das Instituições e sistema político. Dos cinco livros que escrevi Portugal: Dívida Pública e Défice Democrático, premiado, foi o mais pequeno, o mais difícil, mas o que me deu maior prazer. Coordenei vários projetos da sociedade civil sobre transparência orçamental em Portugal e escrevi regularmente no jornal Público (2011-15). Na XIII legislatura (2015-2019), exerci a função de deputado à Assembleia da República. Eleito como independente nas listas do Partido Socialista, acabei exercendo o mandato como deputado formalmente independente (não inscrito). Regressei depois à vida académica (ISEG)

Artigos publicados

Ciências Sociais

André Freire (1961-2024): um rebelde com causas

No meio universitário, onde nem todos são promovidos pelo mérito e muitos gostam de agradar a quem manda, terá tido anticorpos, mas a academia, o debate público e a sociedade civil ficaram mais pobres
Orçamento do Estado

OE2025: a estratégia e a armadilha de Montenegro

Para além de saber se este OE é, como alega o ChatGPT, de esquerda, há duas questões essencial. Contribui para o crescimento potencial da economia? Existe sustentabilidade orçamental nesta estratégia?
Benjamin Netanyahu

Netanyahu, Persona non grata

Há sempre uma narrativa por detrás de uma guerra, sobretudo quando se trata de invadir outro país. Há sempre uma justificação. Putin e Netanyahu têm a sua.
Inteligência Artificial

Ensaios escritos pelo ChatGPT?

Nesta época de inteligência artificial generativa, parece-me impensável avaliar alunos sem algum tipo de interação pessoal.
Orçamento do Estado

Orçamento: fake news e uma nova crise política?

O PS deve viabilizar o orçamento na generalidade, caso o governo faça uma modulação razoável das suas propostas, desta forma evitando uma eventual crise política.
Orçamento do Estado

E se dispensássemos os deputados no OE?

Passámos dos cavaleiros orçamentais, normas que nada têm a ver com o OE mas estão lá, para as toupeiras orçamentais, normas fiscais que deviam estar lá mas não estão.
Lei Eleitoral

O sistema eleitoral, a guerra Israel-Hamas e nós

Porque tem consequências, deveríamos dar muito mais atenção à reforma do sistema eleitoral. Não foquemos a atenção nos assuntos urgentes. Demos relevância aos importantes mesmo que pouco salientes.  
Eleições Europeias

Ilações das Eleições Europeias

Nada de essencial mudou em relação às condições de governabilidade do país: a AD não tem maioria absoluta nem a esquerda tem condições de governar.
Administração Pública

Boys e Girls, nem 8 nem 80!

O que defendi e mantenho é acabar com a discricionariedade na nomeação dos dirigentes, premiar e dar estabilidade aos cargos de perfil mais técnico, e enquadrar temporalmente os cargos mais políticos
Redes Sociais

Tik-Tok, X e a política nacional

Os partidos democráticos não populistas têm de perceber que o grande desafio desta década, e das democracias atuais, é o de diminuírem a grande desvantagem que têm no uso das redes sociais .
Assembleia Da República

A ingovernabilidade do país e a folia orçamental

Já tivemos um descalabro orçamental que acabou numa ditadura que durou 48 anos e outro que acabou em forte austeridade. Será que conseguimos aprender alguma coisa entretanto?
25 de Abril

Abril é sempre primavera

Celebrar o 25 de Abril deve ser transmitir aos mais novos a memória do passado, de tudo o que oprimia os portugueses e que fez com que houvesse uma explosão de alegria e a imediata adesão à liberdade.
Novo Governo

Há quem acredite em milagres

Há muito boa gente que acredita em milagres. Achar que existem na governação do país, e em particular em matéria orçamental, só pode levar ao desastre.
Novo Governo

Assembleia e Governo: O que nos espera?

À semelhança dos Açores, o PS quer empurrar o PSD para os braços do Chega, levá-lo a tomar medidas mais à direita com a expectativa de sair reforçado em novas eleições. Esta estratégia é arriscada.
Legislativas 2024

É preciso parar!

Sem mais dinheiro no bolso, com problemas em várias áreas de serviços públicos, uma crise na habitação, e ainda problemas de corrupção, não são totalmente surpreendentes estes resultados eleitorais.
Legislativas 2024

O voto (in)útil e a mudança necessária

Qualquer que seja o resultado das eleições, duas conclusões podem já antecipar-se. A situação política do país ficará muito mais complexa. Não haverá a mudança  institucional que o país necessita.
Eleições

Carta Aberta a Pedro Nuno e Luís Montenegro

Uma oposição responsável é também aquela que percebe que há acordos de regime que são necessários, diria mesmo urgentes, entre o governo e o principal partido de oposição, pelo menos.
Eleições

O “Expresso” e a difícil neutralidade editorial

O tratamento jornalístico (incluindo a imagética) da sondagem do Expresso não me parece ter assegurado a desejada neutralidade editorial.
Eleições

Instabilidade, sal da degenerescência democrática

Parte do fracasso de realizar reformas em Portugal, e que explica o crescimento de partidos populistas, deriva da incapacidade de compromissos nomeadamente entre PS e PSD.
Parlamento

Democracia: os CTT e as negociações políticas

Tratou-se de uma operação financeira do Estado estritamente legal e economicamente justificada. Ou seja, ao investir nos CTT o Estado não está a queimar dinheiro dos contribuintes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.