758kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paulo Trigo Pereira

Colunista

Sou professor catedrático do ISEG (Universidade de Lisboa) e presidente do conselho científico do Institute of Public Policy TJ-CS. De 1982 a 2015 dediquei-me ao ensino e investigação nas áreas de finanças públicas, economia das Instituições e sistema político. Dos cinco livros que escrevi Portugal: Dívida Pública e Défice Democrático, premiado, foi o mais pequeno, o mais difícil, mas o que me deu maior prazer. Coordenei vários projetos da sociedade civil sobre transparência orçamental em Portugal e escrevi regularmente no jornal Público (2011-15). Na XIII legislatura (2015-2019), exerci a função de deputado à Assembleia da República. Eleito como independente nas listas do Partido Socialista, acabei exercendo o mandato como deputado formalmente independente (não inscrito). Regressei depois à vida académica (ISEG)

Artigos publicados

Eleições

Carta Aberta a Pedro Nuno e Luís Montenegro

Uma oposição responsável é também aquela que percebe que há acordos de regime que são necessários, diria mesmo urgentes, entre o governo e o principal partido de oposição, pelo menos.
Eleições

O “Expresso” e a difícil neutralidade editorial

O tratamento jornalístico (incluindo a imagética) da sondagem do Expresso não me parece ter assegurado a desejada neutralidade editorial.
Eleições

Instabilidade, sal da degenerescência democrática

Parte do fracasso de realizar reformas em Portugal, e que explica o crescimento de partidos populistas, deriva da incapacidade de compromissos nomeadamente entre PS e PSD.
Parlamento

Democracia: os CTT e as negociações políticas

Tratou-se de uma operação financeira do Estado estritamente legal e economicamente justificada. Ou seja, ao investir nos CTT o Estado não está a queimar dinheiro dos contribuintes.
Eleições Legislativas

Voto: um cheque em branco?

Não teremos respostas nos programas eleitorais a todas as perguntas que aqui formulo, mas era bom que tivéssemos de algumas para que não sejamos tratados como os eleitores que passam cheques em branco
Ministério Público

O Golpe de Estado Constitucional sem dolo (I)

Da maior crise institucional da nossa história contemporânea devemos tirar ilações a dois níveis: o funcionamento do Ministério Público e o modo como se processa o investimento estrangeiro em Portugal
Orçamento do Estado

OE: as contas incertas e o leilão orçamental

A posição do futuro PS depende de quem for o líder. Com José Luís  Carneiro continuará a defender a sustentablidade financeira do país. Com Pedro Nuno corre o sério risco de voltar às contas incertas.
Crise Política

Portugal atordoado: e agora?

Está na altura dos partidos que afirmam (todos) estarem preparados mostrarem o que farão de diferente em relação ao PS, em fase de apreciação na especialidade do Orçamento de Estado 2024.
Orçamento do Estado

IUC: vão os deputados ouvir 385.000 cidadãos?

Algo está a mudar em Portugal quando mais de 385.000 cidadãos assinam uma petição contra uma norma do Orçamento de Estado e dezenas de milhar não apenas assinam, mas escrevem comentários sobre o tema.
Orçamento do Estado

O OE2024 e 5 desafios essenciais para o país

O OE2024 é genericamente bom, mas não devemos discutir o OE olhando para as pequenas medidas sem pensar nos desafios de longo prazo do país e na estratégia orçamental para lhes responder.
Democracia

Democracia: 4 lições da Madeira, Espanha, Portugal

A quarta lição da democracia, é que cada vez mais os cidadãos, que em geral vivem vidas difíceis, são sensíveis a temas como corrupção, mau uso de dinheiros públicos, peculato e nepotismo.
Impostos

Injustiças fiscais em Portugal

Qual a racionalidade e com que argumentos se justifica que as dormidas em hotéis, frequentadas sobretudo por turistas, sejam tributadas à taxa mínima de IVA, a mesma que para bens essenciais?
Professores

Professores: temos Marcelo a mais e Costa a menos

É possível ir mais longe? Claro que é. Talvez o mais importante agora seja avançar na desburocratização e na simplificação das tarefas administrativas ao nível das escolas.
Financiamento dos Partidos

Dinheiro do grupo parlamentar deve ser do partido?

Há apenas um caso em que considero que os recursos humanos dos deputados e do partido devem ser partilhados pois não é possível uma distinção funcional. Trata-se dos assessores de comunicação.
TAP

CPI TAP: A montanha pariu um rato

O que é obsceno não é o valor acordado, mas sim ser pensado para uma interrupção de um mandato, como compensação, quando pouco depois a mesma pessoa é nomeada para o conselho de administração da NAV.
Orçamento do Estado

OE2024: Austeridade ou Consolidação Orçamental?

Discordo da redução da dívida pública de forma tão acelerada por criar um ónus significativo nas gerações atuais já fustigadas por três crises consecutivas.
Orçamento do Estado

Brilharetes orçamentais fazem mal à saúde do país

Estes brilharetes oneram as gerações presentes, aumentam a conflitualidade social e impedem ou dificultam quer o alívio fiscal, quer a melhoria dos serviços públicos. Contas certas sim, mas non troppo
Obituário

O Zé Pinho é um Mar

O Zé não foi. O Zé é isto tudo e muito mais. Partiu cedo demais, mas deixou muitas sementes que estão a germinar e continuarão a crescer. Adeus, meu amigo. Já nos fazes muito falta. Até sempre.
PSD

A qualidade da alternativa deste PSD

Quer pelos protagonistas quer pelo programa o PSD não é ainda uma alternativa credível. E é pena pois a democracia necessita que existam verdadeiras e credíveis alternativas.
Tecnologia

Inteligência Artificial vai revolucionar educação

Muito deverá ser repensado. Talvez até o epíteto “avaliação de conhecimentos” deva ser alterado. É mais uma revolução que vem aí. Saibamos aproveitar as potencialidades da IA e combater os seus riscos

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.