266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Paulo Trigo Pereira

Colunista

Sou professor catedrático do ISEG (Universidade de Lisboa) e presidente do conselho científico do Institute of Public Policy TJ-CS. De 1982 a 2015 dediquei-me ao ensino e investigação nas áreas de finanças públicas, economia das Instituições e sistema político. Dos cinco livros que escrevi Portugal: Dívida Pública e Défice Democrático, premiado, foi o mais pequeno, o mais difícil, mas o que me deu maior prazer. Coordenei vários projetos da sociedade civil sobre transparência orçamental em Portugal e escrevi regularmente no jornal Público (2011-15). Na XIII legislatura (2015-2019), exerci a função de deputado à Assembleia da República. Eleito como independente nas listas do Partido Socialista, acabei exercendo o mandato como deputado formalmente independente (não inscrito). Regressei depois à vida académica (ISEG)

Artigos publicados

Economia

G7: o capitalismo está a mudar? /premium

É cedo para perceber se o acordo alcançado no G7 foi um marco histórico numa nova fase do capitalismo mundial. Um pouco mais justo na concorrência, e menos desigual na tributação de trabalho e capital
Política

O SEF e Pedrogão: é a responsabilidade estúpido! /premium

Em Pedrogão ou no SEF a questão é a mesma. O problema essencial não resulta de más leis, ainda que possam ser melhoradas, mas da forma como cada um assume, ou não, as suas responsabilidades.   
Educação

“Os Castores” (54-68):é preciso continuar a sonhar /premium

A história de “Os Castores” merece ser feita não apenas para registar algo marcante para uma certa elite de classe média lisboeta, mas sobretudo para perspetivar o futuro da educação pública e privada
Tribunal Constitucional

Transparência à espera do presidente do TC /premium

Não é só de mais leis que necessitamos para promover a transparência e combater a corrupção. É de aplicar as que existem. No caso da transparência ela depende sobretudo do presidente do Constitucional
Operação Marquês

Corrupção: Sócrates e a ineficiência da Justiça /premium

110
Penso que ninguém acredita, nem o próprio Sócrates, na narrativa sobre a sua relação com Santos Silva e sobre o alegado empréstimo em que o dinheiro era transportado em malas e não se sabe o seu valor
Assembleia Da República

A Constituição a banhos e o risco do pântano /premium

A aprovação destes decretos pela Assembleia da República e a sua promulgação pelo Presidente são um importante passo em direção ao pântano político, ao qual se poderá seguir uma crise política.
Trabalho

E se trabalhássemos 4 dias por semana? /premium

150
Já há empresas em vários países (Alemanha, Japão, Espanha, NZ) que ou dão a sexta-feira à tarde ou têm a semana dos quatro dias, mas ainda não há evidência empírica sobre o efeito económico da medida.
Crescimento Económico

O início  da “Bazuca”, o PRR e o amanhã /premium

A atitude responsável parece-me ser a de não depender da boa vontade dos outros e de dar mais relevância ao crescimento económico, e isso não vejo grandemente nem nas diretrizes europeias nem no PRR.
Legislação

A Bastonária, Ordens Profissionais, o PS e o País /premium

156
Hoje temos um total de 20 ordens se não me falha nenhuma. É algo inédito e incomparável em países desenvolvidos da União Europeia. Só sucede em países como Portugal, Espanha e alguns da América Latina
Governo

Que cenário para a saída desta crise? /premium

A semi-alternância democrática maioritária que temos sobre a mesa nesta legislatura, é entre PS com BE (ou PCP) ou PS com o PSD, moderado de Rui Rio. Não existem outras.
Estados Unidos da América

As regras que decidem o futuro dos EUA /premium

O medo que altas figuras do partido Republicano têm de Trump reside na sua grande popularidade que poderia ser capitalizada para a criação de um novo partido que fraturaria os republicanos.
Presidenciais 2021

A utilidade do voto nestas presidenciais /premium

A relevância desta eleição não está na escolha do novo Presidente que se sabe já quem será. Está nas implicações que poderá ter na reconfiguração do espaço político futuro. 
Alterações Climáticas

2021: começar a mudar de vida /premium

Por regra esquecemos que as variáveis macro resultam de comportamentos individuais. “Sê a mudança que queres ver no  mundo” é o lema que deve nortear a nossa vida no que toca às alterações climáticas.
Corrupção

Corrupção: Parlamento, Tribunais e Governo /premium

Precisamos de instituições fortes, estratégias claras, recursos e responsáveis identificados. Necessitamos das pessoas certas e com a autonomia, a independência e os meios para combater a corrupção.
Política

O PCP tem a chave desta legislatura /premium

Doravante os OE só poderão ser aprovados com a abstenção do PCP e as suas propostas serão cada vez mais prejudiciais no futuro por serem um travão ao relançar do emprego, da inovação e do crescimento.
Partido Chega

O problema está no Chega, ou no PSD e no PS? /premium

306
O que deve ser feito pelos partidos nacionais para evitar que um partido populista e iliberal como o Chega cresça em demasia? A resposta é simples: ter a coragem de fazer reformas no sistema político.
Serviço Nacional de Saúde

E se conversássemos a sério sobre a saúde? /premium

Uma conversa séria e compromissos políticos em torno do SNS não pode ficar pela análise da despesa, nem dos recursos humanos, tem de analisar os fatores que influem na procura de serviços de saúde.
Orçamento do Estado

Orçamento do Estado 2021: este país é governável? /premium

Basta ver o Orçamento de Estado para se perceber que o governo evoluiu a sua posição para acomodar parcialmente as exigências do BE. Parece-me que o Bloco está a ver mal a situação atual.
Divórcio

A Justiça e responsabilidade partilhada dos filhos /premium

109
Não deve caber aos juízes serem instrumentos da política redistributiva do Estado. Teria sido necessário pois densificar minimamente a questão da pensão de alimentos no Código Civil.
Football Leaks

Rui Pinto, Estado de Direito e corrupção /premium

103
O tribunal deve julgar as provas dos atos, mas não deve esquecer as motivações. Faça-se justiça em relação a Rui Pinto, e também a todos os que são hoje acusados pelo MP ajudado pelas suas revelações.
A página está a demorar muito tempo.