681kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paulo Trigo Pereira

Colunista

Sou professor catedrático do ISEG (Universidade de Lisboa) e presidente do conselho científico do Institute of Public Policy TJ-CS. De 1982 a 2015 dediquei-me ao ensino e investigação nas áreas de finanças públicas, economia das Instituições e sistema político. Dos cinco livros que escrevi Portugal: Dívida Pública e Défice Democrático, premiado, foi o mais pequeno, o mais difícil, mas o que me deu maior prazer. Coordenei vários projetos da sociedade civil sobre transparência orçamental em Portugal e escrevi regularmente no jornal Público (2011-15). Na XIII legislatura (2015-2019), exerci a função de deputado à Assembleia da República. Eleito como independente nas listas do Partido Socialista, acabei exercendo o mandato como deputado formalmente independente (não inscrito). Regressei depois à vida académica (ISEG)

Artigos publicados

Professores

Professores: temos Marcelo a mais e Costa a menos

É possível ir mais longe? Claro que é. Talvez o mais importante agora seja avançar na desburocratização e na simplificação das tarefas administrativas ao nível das escolas.
Financiamento dos Partidos

Dinheiro do grupo parlamentar deve ser do partido?

Há apenas um caso em que considero que os recursos humanos dos deputados e do partido devem ser partilhados pois não é possível uma distinção funcional. Trata-se dos assessores de comunicação.
TAP

CPI TAP: A montanha pariu um rato

O que é obsceno não é o valor acordado, mas sim ser pensado para uma interrupção de um mandato, como compensação, quando pouco depois a mesma pessoa é nomeada para o conselho de administração da NAV.
Orçamento do Estado

OE2024: Austeridade ou Consolidação Orçamental?

Discordo da redução da dívida pública de forma tão acelerada por criar um ónus significativo nas gerações atuais já fustigadas por três crises consecutivas.
Orçamento do Estado

Brilharetes orçamentais fazem mal à saúde do país

Estes brilharetes oneram as gerações presentes, aumentam a conflitualidade social e impedem ou dificultam quer o alívio fiscal, quer a melhoria dos serviços públicos. Contas certas sim, mas non troppo
Obituário

O Zé Pinho é um Mar

O Zé não foi. O Zé é isto tudo e muito mais. Partiu cedo demais, mas deixou muitas sementes que estão a germinar e continuarão a crescer. Adeus, meu amigo. Já nos fazes muito falta. Até sempre.
PSD

A qualidade da alternativa deste PSD

Quer pelos protagonistas quer pelo programa o PSD não é ainda uma alternativa credível. E é pena pois a democracia necessita que existam verdadeiras e credíveis alternativas.
Tecnologia

Inteligência Artificial vai revolucionar educação

Muito deverá ser repensado. Talvez até o epíteto “avaliação de conhecimentos” deva ser alterado. É mais uma revolução que vem aí. Saibamos aproveitar as potencialidades da IA e combater os seus riscos
Assembleia Da República

Quem tem medo da vitimização do Chega?

A Assembleia não é, nem pode tornar-se a rua. As manifestações de rua fazem-se na rua. Uma democracia que não faz respeitar os seus valores e instituições é uma democracia fraca e só pode acabar mal.
PS

A TAP, a fraqueza do PS e as alternativas

Tendo António Costa construído um gabinete com a prata da casa, com algumas honrosas exceções, está inevitavelmente a dar sinais políticos internos ao PS a cada afirmação que faz.
Habitação e Urbanismo

Habitação: nova fiscalidade coerente e duradoura?

As propostas que estão a ser apresentadas, e que qualitativamente vão no sentido certo, não podem estar a ser alteradas a cada Orçamento do Estado ou a cada novo ciclo político.
Democracia

Democracia 3.0: publicidade e targeting político

O desafio da União Europeia é equilibrar o essencial combate à manipulação das preferências políticas dos cidadãos com assegurar o exercício da liberdade de expressão e a pluralidade do espaço público
CP

Greve: os sindicatos, os utentes e a C.P.

Aumentos salariais numa empresa deficitária e com este passivo só podem ser financiados ou por ganhos de produtividade, em que não acredito, ou por mais dívida pública, a pagar por impostos futuros.
Habitação e Urbanismo

Habitação: evitar uma bomba-relógio

A mobilização pelo Estado do património devoluto, parece-me que não passará o teste da constitucionalidade, caso seja aprovada. A via fiscal, nomeadamente em sede de IMI, parece-me a mais adequada.
Política

Da Firmeza e da Razão na Política

António Costa disse que João Costa negoceia em nome do governo. Assim será. Mas a única forma de no momento certo e se pôr fim à contestação é António Costa vir a terreno com o seu maior peso político
Sindicatos de Professores

Professores: o bebé e a água do banho

A radicalização a durabilidade das greves e a intransigência negocial dos sindicatos, a ser vitoriosos, levariam a que pela janela fosse o bebé com a água do banho. Acredito que tal não acontecerá.
Presidente Marcelo

Marcelo e o regresso do presidencialismo?

Discordo absolutamente das declarações do PR, amplificada pelos media, de que o Presidente dá um ano a António Costa e ao seu governo para mostrar o que quer fazer e que daí extrairá consequências.
Governo

2023: o que vai ser mais difícil?

Por mais apelativo que seja não é a semana de trabalho de quatro dias que nos deve ocupar. A acessibilidade à habitação é certamente um dos mais graves em que nos devemos focar nos próximos anos.
Eutanásia

A Lei da Eutanásia: os democratas e os que não são

Uma decisão sobre a vida ou a morte deve assentar no princípio da liberdade individual, da autonomia e da autodeterminação, em situações muito particulares de elevado sofrimento pessoal.
Mundial 2022

FIFA, corrupção e globalização

A pouco e pouco o futebol foi-se tornando um grande negócio e a movimentar milhões. E com os milhões veio a corrupção de dirigentes desportivos e de “empresários” e o desbaratar de verbas públicas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.