Sebastião Bugalho

Convidado

Artigos publicados

Presidente Trump

Um europeísta na administração Trump /premium

Mais cedo ou mais tarde, a Europa terá de escolher entre os Estados Unidos e a China. Para Portugal, o destino do porto de Sines e o futuro da rede 5G serão passos irreversíveis dessa decisão.
Reino Unido

O Canal Manchado /premium

Preocupa-me o Reino Unido que a minha geração herdará. De onde beberá princípios-chave como a separação de poderes, o primado da lei, a propriedade e a privacidade do cidadão, a liberdade de imprensa?
Legislativas 2019

E se ficar tudo na mesma? /premium

A vantagem estratégica do PS está aqui: a direita não tem a menor ideia do que António Costa fará amanhã, mas toda a gente sabe o que a direita gostaria de fazer depois de amanhã.
Política Externa

A tempestade silenciosa /premium

O PS, apesar de não o expor no seu programa eleitoral ou na sua retrospetiva da legislatura, aproximou-se convictamente de Pequim e distanciou-se cautelosamente do tradicional eixo transatlântico.
China

O silêncio português sobre Hong Kong /premium

Portugal, um país onde a ecologia é praticamente unânime do ponto de vista político, assinou este ano um memorando que coloca em causa o maior compromisso ambiental do século. Não se ouviu uma palavra
Financial Times

Como ler o editorial do FT (guia para socialistas) /premium

326
Ignore, por favor, a referência a “ainda haver muito por fazer”. António Costa não tem de fazer nada. As coisas, como estes quatro anos provaram, acontecem sozinhas.
António Costa

O favor que Costa fez à direita /premium

437
Nestes quatro anos, Costa normalizou tudo aquilo que a direita se esforçou por conquistar, o que levanta uma questão simples: o que poderá dizer o PS contra um futuro governo do centro-direita?
Brexit

Gallipoli, senhor Johnson, Gallipoli /premium

O senhor Johnson, que aprecio por ter juntado os ofícios parlamentar e jornalístico, seria sábio em não repetir Gallipoli enquanto almeja Dunquerque. Nem que seja pelo pobre do cavalo, e pelo seu país
Incêndios

O desrespeito do PS pelas vidas dos portugueses /premium

1383
Fomos de ‘habituem-se a morrer’ para ‘bora lá lucrar com isto’; de nepotismo no conselho de ministros para endogamia até na ANPC; do ato de contrição nacional para o festejo da adjudicação partidária.
Política

A República vai precisar de conservadores /premium

É muito irónico que a conversa sobre o fim da III República venha, essencialmente, da direita. O dr. Rio pode apregoar um “novo 25 de Abril” à vontade, que não se fazem revoluções com 22% em urna.
PS

Não subestimem Pedro Nuno Santos /premium

A ideia de que o pedronunismo se resume a um fenómeno ativista é profundamente desinformada: eles andam aí, nas agências de publicidade, nos escritórios de advogados, nas vilas de Aveiro, nas redações
Política

A alegada universalização do passismo /premium

417
O problema de admitir que a falta de dinheiro não mudou com a ideologia é que toda a porcaria que foi escrita contra Passos (o "ajoelhar" a Merkel...) era, no fim do dia, apenas lidar com a realidade.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Do regresso da estratégia às faces de Jano /premium

Santos Silva insiste recorrentemente no pitch: somos europeístas e atlantistas, mas “autónomos” nas relações com a China. O problema é que os nossos aliados não parecem nada convencidos pelo argumento
Corrupção

E da crise do PS? Não se fala? /premium

596
O PS tem de decidir se quer ser um partido verdadeiramente ativo contra a corrupção ou um partido cujo silêncio não significará mais do que complacência perante a sua própria identidade.
PAN

A política sem política /premium

Há uma política que vive sem a política – sem ter de falar sobre os grandes temas, sem ter de falar sobre as grandes desilusões. A Europa, a banca, a segurança social, a Justiça, o sistema político.
PS

Mitos sobre a crise que não existiu   /premium

Pela primeira vez desde a crise dos incêndios e desde o ciclo de remodelações, o primeiro-ministro vislumbrou a possibilidade de uma maioria só sua. Tudo o resto, naturalmente, deixou de interessar.
Política

Uma alternância entre tecnocratas /premium

Não surpreende que os populistas gozem de sucesso eleitoral. Quando os partidos de poder somente se distinguem pelo exercício do poder, é natural que os eleitores busquem quem não tema a diferença.
CDS-PP

Reconstrução /premium

298
Hoje, em Portugal, há um Estado que falha a quem deveria servir e que cumpre com quem se serve dele. E é preciso reconstruir esse Estado. Devolver-lhe dignidade, restituir-lhe confiança.
Relações Internacionais

A biblioteca do Congresso e os bonés vermelhos /premium

A América e a China propõem hoje ao mundo dois sistemas distintos de governação e interação global, uma escolha que exige mais diálogo e mais consciência histórica por parte do governo português.
China

Vamos mesmo ignorar isto? /premium

251
A Europa assumiu pela primeira vez que o expansionismo da China representa uma ameaça para o continente e os jornais portugueses, que tão competentemente cobriram a visita de Xi, não fazem perguntas?
A página está a demorar muito tempo.