501kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sebastião Bugalho

Convidado

Artigos publicados

Estados Unidos da América

O admirável senhor Burns

Em 2006, como embaixador dos EUA em Moscovo, Bill Burns assinou um telegrama que se tornaria célebre. Ele será o primeiro diplomata de carreira a chegar a diretor da Central Intelligence Agency.
Estados Unidos da América

As palavras da insurreição 

Nós, a um oceano de distância dos EUA e com vários tweets de proximidade, talvez devêssemos refletir sobre aquilo que deixamos passar em branco por parte das nossas lideranças.
Partido Chega

A razão de Ventura

Ironicamente, os partidos que tornaram Ventura o centro da vida política nacional são os mesmos que falharam em fornecer vitalidade e respeito à República.
Pedro Passos Coelho

O primeiro entre iguais

A palestra que Passos Coelho proferiu este mês mostrava o que, para quem o segue e escuta, não pode contar como novidade: sabe o país que quer de Portugal e sabe que lugar quer para esse país no mundo
Morte no SEF

O que se passa em nosso nome

Quando o próprio SEF que termina dizendo que não constam queixas no nosso livro de reclamações, mostrando que em Portugal o Estado falha, mata e ainda se ri de si mesmo, é de nós que ele se ri também.
Eleições Presidenciais

O Presidente-estátua

Nas presidenciais, por força da sua circunstância, dos seus aliados e dos seus adversários, Marcelo simbolizará o atual regime contra todos os críticos desse regime.
Política

Pinóquio, o grilo e a Europa

Originalmente, Pinóquio mata o grilo à martelada. Costa e Santos Silva mantêm uma maior suavidade na sua coexistência: nem o nariz do primeiro cresce, nem a casaca do segundo desce.
Assembleia Da República

A crise de representação

Cá fora, face a tal espetáculo de incoerências e sonsices, penso que já ninguém dá real importância. É isto o regime. Tudo e o seu contrário. Nenhum posicionamento e, por isso, qualquer posicionamento
Política

Cuidado com o que desejam 

Parece-me equívoco, encarar a possibilidade de uma governação chefiada por Rui Rio como um “regresso da direita ao poder”.
Política

A chamada às armas

Assinei essa carta, porque as suas 287 palavras me pareceram evidentes, mas essenciais; breves, mas certeiras; com urgência de consequência, mas de princípios firmados.
Cultura

O silêncio de deus

Fez-se um silêncio, como que reconhecendo a invulgaridade do minuto em que haviam coincidido além do jantar. “Viram que o Keith Jarrett já não pode tocar piano?”. E claro que viram.
Política

A fabulosa história de Adroaldo Mendonça 

Um açoriano que foi tesoureiro do PSD, presidente de Junta do PS e cabeça-de-lista do Chega está-se nas tintas para a austeridade, para o racismo, para a IV República e para quaisquer outros chavões.
PSD

O desaparecimento de um político

Se há tempo em que o país precisava de alguém com coragem de enfrentar poderes instalados, sem receios de solidão, elites e unanimidades, era este. Mas Rio não tem sido, nem querido ser, esse alguém.
Política

O rei e o sapador

Da crise sanitária ao colapso hospitalar, da instabilidade política à insanidade partidária, da liderança inerte à bizarria institucional, o país caminha, passo a passo, para um buraco.
Governo

Não há combate ao populismo sem instituições

Em meia década, o PS liderado por Costa procedeu a um assalto institucional que não se pode exatamente classificar como sem precedentes – Sócrates, afinal, era primeiro--ministro há menos de dez anos.
Política

O anti-americanismo primário e a China

O embaixador americano limitou-se a dizer o que vem dizendo desde que chegou a Lisboa: há uma escolha a ser feita entre os aliados ocidentais e os parceiros económicos do Partido Comunista Chinês.
Sociedade

Havemos de acender essa vela

Os americanos podem fazer o seu luto por Ruth Bader Ginsburg. Foi uma figura histórica que perderam esta semana. Nós, mais tarde, com outra gente, talvez consigamos a felicidade de acender essa vela.
China

Forte apelo, fraca aplicação

Xi Jinping esquece-se que dificilmente as gerações europeias que convivem há 75 anos com a memória do Holocausto permitirão que um regime que busca purezas raciais seja tratado com indiferença.
Escolas

O país que se espanta com a Liberdade

É com ironia que vejo os grandes paxás do progressismo internauta ensaiarem uma purga a Sérgio Sousa Pinto, um homem que já foi escoltado pela polícia em nome das suas crenças
Democracia

O suicídio ocidental

Talvez o coma da Liberdade se deva a um sintoma mais singelo e não menos mortal: a crise das democracias é, antes de mais, uma crise dos democratas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.