460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Tiago Dores

Colunista

Nasci a 1 de Maio de 1975 em Lisboa. Licenciei-me em Economia na Nova SBE. O que ainda assim não afectou o prestígio da instituição. Trabalhei em publicidade e tentei a minha sorte como guionista no ano 2000. Escrevi para imprensa, rádio e televisão. Fui co-criador do Gato Fedorento, em 2003, e nos anos seguintes co-autor de todos os projetos do Gato Fedorento. Colaborei com a Rádio Observador, na qual fiz uma rubrica diária chamada “De Maneira Que No Fundo É Muito Isto”. Actualmente, escrevo esta coluna semanal e faço parte da equipa do podcast Comité Central.

Artigos publicados

Pedro Nuno Santos

Ter o Garoto de Copacabana como Presidente

Não faria sentido Pedro Nuno Santos ter informado Marcelo dos dois novos aeroportos em Lisboa. Por estes dias a única informação que interessava ao Presidente era a temperatura da água em Copacabana.
Aborto

Há urgência climática e oceânica. E a obstétrica?

Guterres abriu a Conferência dos Oceanos garantindo que há “uma urgência oceânica” equivalente à do clima. É preciso azar. Temos tudo o que é urgências menos as obstétricas, que davam tanto jeito.
António Costa

Estou céptico que a nossa doença seja o cepticismo

É possível que António Costa tenha razão quanto a sofreremos todos de cepticismo. Afinal, a única ocasião em que consta ter sido aldrabado foi por José Sócrates, não foi por sintomas de doenças.
Serviço Nacional de Saúde

Mind the gap salarial entre Portugal e Inglaterra

Os ingleses ganham para aí duas vezes e meia mais que nós porque Boris Johnson exigiu às empresas um aumento do salário médio de 50%. Não se limitou a apelar a um aumento de 20%, como António Costa.
António Costa

Cavaco Silva é a estrela em “Leva, Dá & Leva”

O PS agora é tipo agente provocador: Costa provoca Cavaco na tomada de posse do Governo; Cavaco responde a Costa; e, tumba!, Cavaco leva forte e feio de tudo o que é correligionário socialista.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Dos melhores do mundo a ser os piores do mundo

A confusão no aeroporto de Lisboa foi benéfica para a DGS. Se havia dúvidas como é que a varíola dos macacos chegou tão depressa a Portugal, já sabemos que de avião, via Portela, não foi de certeza.
Identidade de Género

Varíola de símio para curar Síndrome de Estocolmo

Se há uma Lei de Proteção em Emergência de Saúde Pública é para usar. É feio desperdiçar leis quando há meninos em África cheios de vontade de cumprir leis e que não têm sequer uma lei para cumprir.
NATO

Beneficiários líquidos de um Presidente gelatinoso

Marcelo diz sermos um “beneficiário líquido” da guerra. Vindo do Presidente dos afectos não esperava sequer um toquezinho de realpolitik, quanto mais este bofetão à Will Smith de brutalpolitik.
Vladimir Putin

A retórica do receado rei da Rússia pariu um rato

Faleceu o oitavo oligarca russo desde o início da guerra. É capaz de ser uma coisa tipo COVID que, em vez de ser perigosa para os imunocomprometidos, só afecta quem pode comprometer o ditador russo.
PCP

Putin quer um império de Vladivostok a Setúbal

Após a polémica na CML, agora é a Câmara de Setúbal. A grande Lisboa parece garantida para o Putin. Para completar o sonho do ditador falta só aquela porção de terra da Polónia a Montemor-o-Novo.
António Guterres

Anita vai às compras e Guterres vai a Moscovo

Guterres veio da Rússia como a Anita veio das compras: sem nada de palpável. Guterres por não ter poder, a Anita porque o líder do PS no poder aldrabou quanto ao virar da página da austeridade.
João Leão

A Estrela do Leão

N’O Leão da Estrela um adepto sportinguista arranja uma boleia para a bola. No filme A Estrela do Leão um adepto socialista arranja um trabalho como o Boss AC preconiza na canção “bom” e “já”
Programa de Governo

A última palavra dos Lusíadas devia ser impostos

O programa de Governo é uma espécie de TED Talk em que a conversa desemboca, sempre, em pagarmos mais impostos. No fundo é uma TAX Talk. Muito paleio de chacha e ainda mais carga fiscal.
Novo Governo

Marcelo e Costa na mesma sala dará Will Smithada

Nos próximos tempos, é melhor não juntar Costa e Marcelo em, por exemplo, cerimónias de entrega de prémios de cinema. Não vá haver sessão de bofetões entre titulares de órgãos de soberania.
Novo Governo

Governo toma posse no país com ainda menos posses

O Governo toma posse uma semana após sermos ultrapassados por Polónia e Hungria no PIB. Ou seja, toma posse quando temos cada vez menos posses. Ainda bem, senão haveria ainda maior míngua de posses.
Presidente Marcelo

Elefante Eli, girafa Rafa e Presidente Incidente

O PR faz figas para que o Putin chegue a Badajoz e toda a Europa tenha de vir passar a Páscoa e o verão a Portugal. É verdade que viriam numas férias forçadas. Mas tecnicamente, são férias.
António Costa

O Bloco de Esquerda despede a torto e a direito

A justificação que o BE podia dar aos funcionários despedidos era a seguinte: Não é defensável despedir-vos por justa causa, e por isso despedimo-vos por defenderem causas parvas. Boa?
Guerra na Ucrânia

Com Medina nas Finanças acaba a guerra na Ucrânia

Como hábitos antigos são difíceis de perder, Medina manda o OE para Putin. Que habituado à boa informação enviada de Lisboa aplica o nosso OE. Antes do verão a Rússia vai à falência e acaba a guerra.
Guerra na Ucrânia

Assim se vê a trapaça do PC e a má-fé do BE  

A guerra na Ucrânia confirmou a essência de PCP e BE. E acabou com a histeria da COVID. O combate à COVID nunca foi uma “guerra”. Quando há mesmo guerra deixa de ser giro brincar às guerras, não é?
Vladimir Putin

Mas a 3ª Guerra Mundial não ia ser obra do Trump?

Rui Rio não sai e pronto. Enquanto o Chicão deixou de querer liderar o CDS quando o partido acabou, Rui Rio não quer deixar de liderar o PSD até o partido acabar.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.