Armamento Nuclear
Rússia

Novo sistema de armas russo é único no mundo

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, garante que o novo sistema de armamento do país é único no mundo, pois não há equivalente no estrangeiro, mas insiste que não será usado para ameaçar ninguém.
Acordo Nuclear

Irão disponível para renegociar acordo nuclear

O Presidente iraniano disse estar disponível para renegociar o acordo nuclear, desde que não contribua para a campanha presidencial de Donald Trump.
Brasil

Brasil volta a explorar urânio e amplia nuclear

Há cinco anos que o Brasil não extrai urânio, devido a questões ambientais. Agora, o Governo espera iniciar os trabalhos numa mina da Bahia até ao final do ano, para ampliar o programa nuclear.
Coreia do Norte

Coreia do Norte confirma lançamento de novo míssil

Míssil foi disparado na quarta a partir de um submarino e caiu no mar do Japão. Regime fala em "sucesso" e diz que nova arma vai aumentar defesa. Teste surgiu antes do regresso às negociações com EUA.
Coreia do Norte

EUA e Coreia do Norte retomam diálogo sexta-feira

EUA e Coreia do Norte “concordaram em manter um contacto preliminar a 4 de outubro e manter uma reunião de trabalho a 5 de outubro”, segundo comunicado norte-coreano.
Estados Unidos da América

EUA encobriram teste nuclear israelita em 1979?

Em 1979, um satélite detetou um flash de luz nas ilhas Príncipe Eduardo. Agora, 40 anos depois, Foreign Policy reúne documentos que apontam na direção de Israel e do encobrimento do governo americano.
Guerra

Como seria uma guerra nuclear entre EUA e Rússia?

542
Simulação científica de Princeton mostra que conflito "convencional" escalaria para guerra nuclear e causaria mais de 90 milhões de vítimas em horas. Rússia seria primeira a avançar, com ogivas.
Armamento Nuclear

Coreia do Norte lança dois novos projéteis 

Os projéteis foram lançados em direção ao mar do Japão esta terça-feira, horas depois de Pyongyang se mostrar disponível para retomar as negociações, com os EUA, para a desnuclearização.
Armamento Nuclear

Irão acusado de ocultar testes com armas nucleares

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu revelou hoje imagens de satélite da pequena cidade de Abadeh para provar que o Irão destruiu uma instalação militar onde realizava testes nucleares.
Coreia do Norte

Coreia do Norte pronta a negociar desnuclearização

Compromisso de abandono dos planos nucleares de Pyongyang pode estar em risco se os Estados Unidos não fizerem propostas concretas que satisfaçam os interesses do líder norte-coreano.
Relações Internacionais

EUA. China rejeita acordo sobre mísseis nucleares

"Pedimos aos EUA que abandonem a sua mentalidade da Guerra Fria, moderem o desenvolvimento de armamento e façam mais pela estabilidade no mundo", disse o porta-voz do ministério chinês da Defesa.
Armamento Nuclear

Explodiu um míssil nuclear. Devemos preocupar-nos?

564
Um teste falhado com um míssil provocou uma explosão na Rússia. Tudo indica que o míssil seja nuclear. Aldeia próxima irá ser evacuada, mas Moscovo diz que as duas coisas não estão relacionadas.
Mísseis

Trump diz que Kim Jong-un quer voltar a negociar

Presidente norte-americano disse que o seu homólogo norte-coreano quer voltar às negociações e que lhe pediu desculpas pelos recentes testes com mísseis de curto alcance na península coreana.
Hiroshima

Hiroshima quer fim das armas nucleares

138
No dia em que se assinala o 74º aniversário do bombardeamento de Hiroshima, o prefeito da cidade mostra-se preocupado com a "política egocêntrica no mundo". Matsui quer Japão a assinar tratado da ONU.
NATO

NATO culpa Rússia por fim de tratado nuclear

Organização do Tratado do Atlântico Norte afirmou que a "Rússia é a única responsável" pelo fim do acordo nuclear entre o país e os EUA e prometeu resposta aos mísseis russos.
Óbito

AIEA. Reações de pesar à morte do diretor-geral

O Japão, Estados Unidos, Irão e União Europeia lamentaram a morte do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Yukiya Amano, de 72 anos.
Armamento Nuclear

Ilhas Marshall são mais radioativas que Chernobyl

Ilhas foram palco de testes nucleares durante a Guerra Fria. Em alguns locais, o nível de radiação é 10 vezes superior ao registado em Chernobyl. E entre 10 e 1000 vezes maior face a Fukushima.
NATO

Relatório revela armas nucleares dos EUA na Europa

Um deslize num relatório associado à NATO e divulgado em abril revelou a localização de armas nucleares norte-americanas em bases aéreas na Europa. Informação foi, entretanto, eliminada.
Irão

EUA ameaçam Irão com mais sanções

Mike Pompeo disse ao Irão para esperar novas sanções caso continue a expandir o programa nuclear. Israel já tinha pedido castigos para o país, que desobedece assim a um acordo assinado em 2015.
Armamento Nuclear

Coreia do Norte não quer Seul a mediar com EUA

Matérias sobre as relações com os Estados Unidos não devem passar pela Coreia do Sul, diz o departamento de assuntos norte-americanos do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte.
Armamento Nuclear

Putin ameaça cessar acordo sobre armas nucleares

Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que a Rússia está "prestes a não prolongar o tratado nuclear START com os Estados Unidos". A data de aplicação do acordo termina em 2021.
Irão

Presidente do Irão quer referendo sobre nuclear 

Presidente do Irão, Hassan Rouhani, defende que o país pode realizar um referendo sobre o programa nuclear. Proposta surge num contexto de guerras de palavras e agravamento das tensões com os EUA.
Bomba Atómica

Nazis estiveram perto de construir bomba atómica?

330
Nova investigação sugere que, no final da II Guerra, Hitler estava a meio caminho de construir um arsenal nuclear. Uma nova investigação desvenda as experiências nazis com urânio durante o conflito.
Armamento Nuclear

Kim e Putin juntos para resolver problema nuclear

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu ao Presidente russo, Vladimir Putin, para trabalharem em conjunto de forma a resolverem o problema da desnuclearização da península coreana.
Mundo

Países preocupados com atividade balística do Irão

Os três países enviaram uma carta ao secretário-geral da ONU, onde defendem que o recente fabrico e lançamento de mísseis balísticos no Irão está a agravar as tensões existentes no Médio Oriente.
Coreia do Norte

Coreia do Norte está a preparar lançamento

Novas imagens de satélite mostram movimentações à volta das instalações nucleares a sul de Pyongyang. Especialistas acreditam que regime de Kim Jong Un se prepara para lançar satélite.
Coreia do Norte

Kim Jong-un reforça construções em base nuclear

A reconstrução de uma base de testes nucleares na Coreia do Norte estava suspensa. Depois do encontro entre Kim Jong-un e Donald Trump, as obras recomeçaram.
Armamento Nuclear

"Cimeira com Kim Jong Un foi um sucesso"

Cimeira sobre o nuclear entre Donald Trump e Kim Jong Un acabou mais cedo do que o previsto e sem declaração conjunta. Ainda assim, John Bolton diz que "foi um sucesso".
Armamento Nuclear

Yongbyon, o "coração nuclear" da Coreia do Norte

O complexo tem capacidade para produzir material para sete a dez bombas nucleares e o líder do regime estava apto a destruí-lo. Mas o seu fim não seria o fim do programa nuclear e Trump não aceitou.
Armamento Nuclear

Televisão russa ficciona ataque nuclear aos EUA

138
O Pentágono e a base militar que serve de retiro ao presidente dos EUA seriam alguns dos alvos, segundo a peça ameaçadora. O Kremlin diz que "não interfere" na política editorial da televisão.
Nações Unidas

Guterres alerta para controlo de armamento

O secretário-geral da ONU lamentou que os Estados estejam a procurar "segurança" através do desenvolvimento de novas armas e apelou à manutenção de tratados internacionais.
Armamento Nuclear

Teerão condena pedido "arrogante" dos EUA à Europa

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão classificou como odioso e arrogante o discurso do vice-presidente norte-americano que instou a Europa a abandonar o acordo nuclear com Teerão.
NATO

Portugal defende alternativas a tratado nuclear 

De modo a evitar o fim do tratado das armas nucleares de médio alcance, o Governo defende que se deve "encontrar um regime que permita evitar essa corrida aos armamentos", entre outros mecanismos.
Rússia

Desarmamento nuclear. Rússia abandona tratado

Anúncio foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin. A decisão de suspender a participação no tratado de desarmamento nuclear surge em resposta à medida similar já adotada pelos EUA.
Armamento Nuclear

Mísseis. EUA retiram-se por violação da Rússia

Decisão dos EUA era aguardada desde outubro de 2018, quando Trump ameaçou romper o tratado de controlo de mísseis de médio alcance, se a Rússia não destruísse o míssil Novator.
Rússia

Alemanha: Rússia pode salvar o tratado nuclear

O presidente Donald Trump já anunciou a saída dos EUA do tratado nuclear com Rússia. O ministro dos negócios estrangeiros da Alemanha acredita "que a Rússia pode ainda salvar o tratado".
Rússia

Rússia quer salvar o tratado de armas nucleares

"Espero que os países europeus tentem pressionar Washington a ter uma posição mais responsável", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.
Armamento Nuclear

Coreia do Sul quer ajudar a levantar sanções

O Presidente da Coreia do Sul defende que sejam tomadas medidas para facilitar a desnuclearização da Coreia do Norte, citando a aceitação dos EUA de um "regime de paz".
Rússia

O presente de Putin voa como uma bola de fogo

124
O novo sistema de mísseis da Rússia foi testado em público. Voa a uma velocidade 20 vezes superior à do som. Putin diz que é "invencível" e descreveu-o como um "excelente" presente de ano novo.
Vladimir Putin

Guerra nuclear: Putin alerta para risco crescente

Putin criticou os EUA por provocarem nova corrida às armas ao abandonarem os acordos de desnuclearização. Se os EUA colocarem mísseis de médio alcance na Europa, a Rússia será forçada a tomar medidas.
Armamento Nuclear

Pyongyang pode recusar desnuclearização

A Coreia do Norte recusa avançar na desnuclearização se os EUA não removerem primeiro todas as fontes de ameaça nuclear, não só do Sul e do Norte, mas também das áreas vizinhas à Península.
Diplomacia

Kim Jong-un não deve visitar Seul este ano

A falta de progressos no diálogo entre Pyongyang e Washington parecem ser um entrave à realização de uma nova cimeira inter-coreana, que seria a quarta desde abril.
NATO

NATO pede à Rússia para cumprir tratado

Os aliados reconheceram expressamente que Moscovo "desenvolveu e utilizou" o sistema de mísseis 9M729, que "viola o tratado INF e representa um risco significativo para a segurança euro-atlântica".
Iémen

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Armamento Nuclear

Acordo nuclear. NATO acusa Rússia da saída dos EUA

O secretário-geral da NATO sustentou a acusação dizendo que um tratado não funciona quando só uma das partes o respeita.
Armamento Nuclear

Rússia acusa EUA de reforço das armas nucleares

Segundo o diretor do departamento de Controlo de Armas russo, os EUA estão a desenvolver uma defesa global contra mísseis balísticos, o que provocará um desequilíbrio das armas convencionais no mundo.
China

China: saída dos EUA do acordo nuclear é um erro

A China considerou esta segunda-feira um erro a retirada unilateral dos Estados Unidos do tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (INF) que Washington assinou com Moscovo em 1987.
Armamento Nuclear

Gorbachev critica "falta de sabedoria" de Trump

138
O último dirigente soviético criticou a "falta de sabedoria" de Donald Trump, por ter decidido a retirada dos Estados Unidos do tratado nuclear, assinado com a Rússia, em 1987.
Rússia

Saída dos EUA do acordo de armas é "perigosa"

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia classificou como "um passo perigoso" a retirada dos EUA do tratado sobre armas nucleares, anunciada no sábado pelo Presidente norte-americano.
Armamento Nuclear

Mísseis. Trump anuncia fim de acordo com a Rússia

379
Donald Trump anunciou este sábado que os EUA pretendem sair do acordo de redução de mísseis de curto e médio alcance, incluindo nucleares. Pacto foi assinado por Reagan e Gorbachev em 1987.
Armamento Nuclear

UE valoriza desnuclearização da Coreia do Norte

A alta representante para a Política Externa da União Europeia considerou "um passo importante" o compromisso da Coreia do Norte de desmantelar totalmente o complexo nuclear de Yongbyon.
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai desmantelar complexo nuclear

A decisão de Kim Jong-un em desmantelar as principais instalações de testes e de lançamento de mísseis perto de sua fronteira com a China é o passo mais concreto nos dois dias da cimeira em Pyongyang.
Acordo Nuclear

Coreias voltam a cimeira para desnuclearização

Kim Jong-un quer progressos na assinatura de um tratado de paz que ponha fim ao estado de guerra na península em troca do avanço do desmantelamento do arsenal nuclear.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Coreia do Norte

Austrália pede restos mortais de soldados 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália disse que pediu ao seu homólogo norte-coreano a recuperação dos corpos dos 43 soldados australianos desaparecidos na Guerra da Coreia.
Armamento Nuclear

Japão volta a pedir fim das armas nucleares

118
O Japão voltou a apelar para o fim das armas nucleares, no 73.º aniversário do bombardeamento atómico de Hiroshima.
Armamento Nuclear

EUA criticam "inconsistência" da Coreia do Norte

Mike Pompeo afirmou que "há um caminho a fazer" para a desnuclearização da Coreia do Norte e considerou que Pyongyang está a agir de modo inconsistente em relação ao compromisso que assumiu.
Armamento Nuclear

Sanções a Pyongyang continuam até desnuclearização

Após dois dias de conversações entre Mike Pompeo e responsáveis de Pyongyang, o regime de Kim Jong-un considerou que EUA estão a cometer "erro fatal". Pompeo diz que sanções serão mantidas.
Armamento Nuclear

Guterres: eliminar armas nucleares é prioritário

Secretário-geral da ONU defendeu eliminação de armas nucleares como maior prioridade do desarmamento a nível mundial, por ocasião do 1º aniversário da adoção do Tratado de Proibição de Armas Nucleares
Presidente Trump

Trump: Pompeo vai dar a Kim-Jong Un "Rocket Man"

Na terceira visita à Coreia do Norte, Mike Pompeo, o secretário de Estado norte-americano, leva para Kim Jong-Un um presente de Donald Trump: um CD de Elton John com a música Rocket Man.
Donald Trump

Trump: Coreia do Norte é "ameaça extraordinária"

Numa ordem executiva, o Presidente norte-americano prorrogou por um ano a chamada "emergência nacional" em relação à Coreia do Norte, voltando a autorizar as restrições económicas.
Presidente Trump

Mundo está mais longe "de uma catástrofe nuclear"

Donald Trump defendeu na noite de terça-feira que o mundo está mais longe de uma "catástrofe nuclear", após uma reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Singapura.
Coreia do Norte

Coreia do Norte inicia destruição de base nuclear

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri, para o qual estavam inicialmente convidados oito jornalistas sul-coreanos.
Coreia do Norte

Fecho de instalações nucleares agrada a Guterres

António Guterres mostrou-se satisfeito com o encerramento do centro de testes nucleares e diz que permite "sedimentar esforços adicionais em prol da paz".
Coreia do Norte

Teste nuclear elevou montanha em dois metros

Uma equipa internacional de cientistas publicou a visão detalhada do local do mais recente teste nuclear subterrâneo da Coreia do Norte. A explosão provocando um terramoto de 5,2 graus de magnitude.
Armamento Nuclear

Um jogo demasiado perigoso? /premium

Três lições, de Pyongiang a Teerão: a geopolítica está viva e recomenda-se, a geometria das alianças de cada estado é um dado fundamental e nem sempre é prudente acordar os cães que dormem.
Armamento Nuclear

Guterres para Trump: rasgar acordo com Irão, não

O presidente da ONU apelou a Trump para não rasgar o acordo nuclear com o Irão, "a não ser que exista uma boa alternativa". Falou ainda em "tempos perigosos" e no risco de uma guerra.
Armamento Nuclear

Irão não tem atividade nucleares, diz agência

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) reiterou "não haver qualquer indicação credível de atividades no Irão relacionadas com o desenvolvimento de armas nucleares após 2009".
Armamento Nuclear

Programa Nuclear. França pede cooperação ao Irão

A França pediu ao Irão "cooperação total" e transparência após as revelações do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sobre o alegado programa nuclear secreto.
Armamento Nuclear

Irão. Casa Branca corrige tempo verbal polémico

A Casa Branca recuou na declaração de que o Irão mantém ativo um programa de armas nucleares "robusto e clandestino", sublinhando que este está congelado desde o acordo nuclear de 2015.
Israel

Israel diz que Irão tem projeto nuclear secreto

222
Netanyahu tem um dossier de 55.000 páginas com informações sobre a quebra do acordo anti-nuclear iraniano. Donald Trump diz que a posição de Hassan Rouhani "não é aceitável".
Coreia do Norte

Decisão de Pyongyang é "muito boa notícia"

Augusto Santos Silva disse este sábado que a decisão da Coreia do Norte de suspender os ensaios nucleares e os mísseis intercontinentais é "uma muito boa notícia para o mundo" .
Coreia do Norte

Encontro Trump-Kim agitado por novo reator coreano

A Coreia do Norte tem um novo reator que pode produzir plutónio, o combustível das armas nucleares. A novidade pode complicar as conversações entre Donald Trump e Kim Jong-un, agendadas para maio.
Israel

Israel impedirá inimigos de obterem arma atómica

O primeiro-ministro israelita disse que o Governo vai continuar a "impedir os inimigos de obterem" a arma atómica, mensagem reforçada pelo ministro encarregado dos serviços de informação.
Armamento Nuclear

EUA e Coreia do Norte encontram-se na Finlândia

O país nórdico vai facilitar uma reunião entre EUA, Coreia do Norte e Coreia do Sul sobre desnuclearização. Ainda não se sabe qual será a data, hora, local ou quais serão os representantes dos países.
Coreia do Norte

Kim e Trump: como eles se insultaram até aqui

"Pequeno e gordo", "velho lunático" ou "Rocket Man". Durante meses, Donald Trump e Kim Jong-un trocaram insultos. Recuperámos os ataques entre os dois líderes, antes do primeiro encontro
Coreia do Sul

É cedo para otimismo sobre desnuclearização

O Presidente sul-coreano diz que é cedo para estar otimista em relação à desnuclearização da Coreia do Norte e insistiu na necessidade de manter uma cooperação estreita com os EUA.
Armamento Nuclear

França quer "diálogo franco" com Teerão

O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, vai ter "um diálogo franco" na segunda-feira em Teerão, sobre o programa nuclear do Irão e a sua influência no Médio Oriente, nomeadamente na Síria.
NATO

Palavras de Putin sobre armas são "inaceitáveis"

A NATO diz que as declarações de Vladimir Putin sobre as armas nucleares que podem atingir qualquer ponto no mundo são "inaceitáveis" e declarou que a aliança está preparada para defender os membros.
Estados Unidos da América

Pentágono desvaloriza armas nucleares da Rússia 

O Pentágono desvalorizou as novas armas nucleares anunciadas por Putin, assegurando que estão "preparados para defender a nação".
Rússia

O míssil que Putin diz ser "invencível"

175
Um submarino que transporta armas nucleares sem tripulação. Ou um míssil que supera 20 vezes a velocidade do som. Veja as novas armas nucleares com que Putin ameaça os EUA.
Vladimir Putin

Putin anuncia novos mísseis: "Ouçam-nos agora"

315
O presidente russo anunciou uma nova linha de armas nucleares que já estão a ser testadas. Vladimir Putin sugeriu o reavivar da escalada armamentista com o ocidente e ameaçou os Estados Unidos.
Armamento

Guterres anuncia iniciativa para desarmamento

António Guterres anunciou uma iniciativa para o desarmamento a nível mundial. O mundo desnuclearizado é um projeto distante, quando "existem cerca de 150 mil armas nucleares no mundo", disse.
Coreia do Norte

Coreia do Norte: Guterres é subordinado dos EUA

A Coreia do Norte acusa António Guterres de ser subordinado dos Estados Unidos, por este ter dito que as sanções impostas pelo Conselho de Segurança à Coreia são "absolutamente essenciais".
Armamento Nuclear

China critica política de armas nucleares dos EUA

A China criticou a nova estratégia de armas nucleares dos EUA, aconselhando os americanos a perderem a "mentalidade da Guerra Fria" e a assumirem a "responsabilidade principal" no desarmamento.
António Guterres

Objetivo é "desnuclearização pacífica" da Coreia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu que o objetivo para a península coreana consiste na sua "desnuclearização pacífica".
Coreia do Norte

Dezenas de mísseis na véspera dos Jogos Olímpicos

A Coreia do Norte está a planear um desfile de mísseis balísticos intercontinentais na véspera dos Jogos Olímpicos de inverno. Os Estados Unidos dizem que este vai ser um "teste" à cooperação.
António Guterres

Ameaça das armas de destruição está a ganhar força

113
O secretário-geral da ONU, António Guterres, avisou que a ameaça das armas de destruição em massa "persiste" e "parece que está a ganhar força".
Índia

Índia testa míssil nuclear "mata-chineses"

143
O míssil balístico Agni-5 foi disparado com sucesso, marcando a entrada da Índia no grupo muito restrito dos países com mísseis intercontinentais. O míssil é conhecido como o "mata-chineses".
Armamento Nuclear

Pentágono quer produzir novas armas nucleares

Ameaça norte-coreana e estratégia nuclear da Rússia e da China estarão por detrás das razões do Pentágono. Planos ainda não estão ratificados mas podem ir contra o Tratado de Não Proliferação Nuclear.
Armamento Nuclear

Japão quer mais pressão sobre Coreia do Norte

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu mais pressão da comunidade internacional para que a Coreia do Norte negoceie e reduza o programa de armamento nuclear.
Ásia

Coreias vão falar para reduzir tensão militar

Coreia do Norte e do Sul acordaram iniciar conversações para reduzir a tensão militar que se vive na região. A Coreia do Norte concordou em enviar uma delegação aos JO de inverno, na vizinha do Sul.
Presidente Trump

Afinal, não há botão nuclear nenhum

Ao contrário do que Donald Trump fez crer no tweet que publicou, não é através de um botão que se lança um míssil nuclear. Em vez disso, há uma mala preta com instruções para ordenar o lançamento.
Armamento Nuclear

"O meu botão nuclear é maior e mais poderoso"

356
Donald Trump responde ao líder norte coreano num tom igualmente desafiador, sobre a capacidade nuclear do país. E ainda revela que vai anunciar um prémio sobre as "fake news" do ano.
Coreia do Norte

"Nunca vamos aceitar uma Coreia do Norte nuclear"

Nikki Haley, embaixadora dos Estados Unidos na ONU, garantiu que o país "nunca vai aceitar uma Coreia do Norte com armas nucleares". Coreia do Norte e do Sul estão a preparar conversações.
Armamento Nuclear

"O botão nuclear continua na minha secretária"

Kim Jong-un anunciou que a Coreia do Norte completou o seu programa nuclear e avisou os Estados Unidos para estarem cientes que as armas nucleares são agora uma realidade e não uma "chantagem".
Reino Unido

Mísseis norte-coreanos podem atingir Londres

O ministro da Defesa do Reino Unido revelou que a Coreia do Norte é "um perigo real" e sublinhou a capacidade de o regime de Pyongyang desenvolver mísseis que poderiam alcançar Londres.
Coreia do Norte

Japão impõe novas sanções à Coreia do Norte

As sanções impostas pelo Japão às 19 empresas norte-coreanas pretendem travar o desenvolvimento do programa de armas nucleares e de mísseis.
Coreia do Norte

Sanções a Pyongyang são chave para desnuclearizar

António Guterres considerou que a chave para garantir a desnuclearização da Coreia do Norte passa pela união de esforços para impor sanções e mostrou-se disponível para reunir com Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Guterres e Abe discutem diálogo sobre Pyongyang

O secretário-geral da ONU e o primeiro-ministro japonês abordaram em Tóquio a possibilidade de iniciar um diálogo multilateral sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.
Mundo

EUA prontos para falar com Coreia do Norte

Os EUA declararam-se prontos para discutir com a Coreia do Norte "sem condições prévias", apesar de continuarem dispostos a obter por todos os meios a renúncia por Pyongyang à arma nuclear.
Papa Francisco

Papa quer prioridade para o desarmamento nuclear

O papa Francisco fez hoje um apelo à comunidade internacional para trabalhar conjuntamente na construção de "um mundo sem armas nucleares".
Coreia do Norte

Pyongyang celebra lançamento do seu último míssil

Milhares de cidadãos juntaram-se para a celebração pelo lançamento que o regime diz revelar a "força nuclear estatal". Este é um passo significativo para a meta de ter armas que alcancem os EUA.
Coreia do Norte

Aumentam as condenações ao míssil norte-coreano

Itália, que está atualmente na liderança do Conselho de Segurança da ONU, pediu uma reação firme da comunidade internacional ao novo míssil norte-coreano. Suécia, Dinarmarca e Lituânia já responderam.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Portugal pede "máxima pressão"

Portugal condenou "firmemente" o lançamento de um novo míssil balístico pela Coreia do Norte. O ministério dos Negócios Estrangeiros pediu a "máxima pressão" internacional.
Armamento Nuclear

O que a sismologia diz sobre os testes nucleares

A sismologia consegue distinguir um terramoto de uma ameaça nuclear norte-coreana. Como? Estudando ondas, ouvindo a explosão e recordando o que aprendemos na Guerra Fria.
Presidente Trump

Trump avisa Coreia do Norte: "Não nos provoquem"

Donald Trump está em visita oficial pela Ásia e aproveitou um discurso em Seul para enviar algumas mensagens a Kim Jong-un. Apesar de apelar à diplomacia, avisa: não provoquem os Estados Unidos.
Fotogaleria

Fotogaleria. Como era o bunker do presidente Tito

O abrigo subterrâneo do antigo presidente Tito, da ex-Jugoslávia, criado durante a Guerra Fria contra os ataques nucleares, vai ser aberto ao público em forma de museu.
Kim Jong Un

Kim Jong-un visitou fábrica de cosméticos

O líder norte-coreano visitou uma fábrica de cosméticos em Pyongyang, acompanhado da mulher e da irmã. Nos últimos meses, Kim Jong-un tem tentado reforçar os laços familiares na opinião pública.
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai testar bomba de hidrogénio

238
Representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang afirmou à CNN que o mundo devia levar a sério este ensaio.
Coreia do Norte

"EUA devem esperar ataque inimaginável"

635
O país liderado por Kim Jong-un ameaça atacar os norte-americanos de forma "inimaginável" caso façam mais exercícios militares com a Coreia do Sul, como os recentemente feitos.
França

Macron promete expulsar ilegais que cometam crimes

176
O presidente francês revelou que vai ser inflexível no que toca a esta questão. Emmanuel Macron falou ainda sobre o acordo nuclear com o Irão e afirmou que disse a Trump que estava a cometer um erro.
Armamento Nuclear

Nobel da Paz preocupado com fim do acordo com Irão

O prémio Nobel da Paz 2017, considerou que a decisão do Presidente norte-americano de não certificar o acordo nuclear iraniano vai favorecer a proliferação e o uso de armas nucleares.
Coreia do Norte

Coreia. O feitiço virou-se contra o feiticeiro?

1330
A Coreia do Norte tem vindo a realizar vários testes nucleares nos últimos meses. E as consequências não são só internacionais: os túneis da zona onde são realizados os testes estão em risco de ruir.
Presidente Trump

Trump não suspende acordo com o Irão

Ao contrário do que se esperava, Donald Trump não vai suspender o acordo nuclear com o Irão. O presidente dos EUA anunciou esta sexta-feira em declaração que decisão passa agora pelo Congresso.
Armamento Nuclear

Será o Mundo mais seguro sem armas nucleares?

A verdade é que a capacidade de um país utilizar armas nucleares sem o risco de resposta na mesma magnitude, aumentaria significativamente a sua probabilidade de utilização.
Estados Unidos da América

O mundo não é "mais pacífico" sem armas nucleares

Os Estados Unidos "não assinarão" o Tratado de Proibição de Armas Nucleares defendido pela organização laureada com o prémio Nobel da Paz.
Armamento Nuclear

Um Nobel para o desarmamento nuclear faz sentido?

O número de ogivas está longe dos da Guerra Fria, mas a retórica agressiva entre potências está de volta e não se limita à Coreia do Norte e aos EUA. O fantasma do conflito nuclear está de regresso.
Nobel da Paz

Do urânio às bombas. A história da era nuclear

Da descoberta do urânio no séc. XVIII aos programas da Coreia e do Irão, passando pela bomba de Hiroshima. História do nuclear no dia em que o Nobel da Paz distingue a luta contra as armas nucleares.
Nobel da Paz

"Escolha de Nobel da Paz é muito acertada"

O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal reagiu à atribuição do Prémio Nobel da Paz e afirmou que está na altura de inverter a narrativa que incita ao ódio e ao medo.
Prémio Nobel

UE felicita Nobel da paz

A chefe da diplomacia da União Europeia considerou a atribuição do prémio Nobel da paz à campanha antinuclear ICAN uma defesa do desarmamento e da não-proliferação de armas nucleares.
Armamento Nuclear

Rússia e Estados Unidos, os senhores do nuclear

São nove os países que têm (ou podem ter) armas nucleares, mas a Rússia e os Estados Unidos têm mais de 90% das armas. E os norte-americanos ainda querem mais.
Nobel da Paz

Trump anunciou "tempestade" numa sessão de fotos

Horas antes do anúncio do Nobel da Paz para a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares, Trump posou ao lado das chefias militares e disse que era "a calma antes da tempestade"
Armamento Nuclear

O que é e como trabalha a ICAN?

Fundada em 2007, a ICAN agrega várias organizações a nível mundial para o combate às armas nucleares e foi a grande impulsionadora do Tratado para a Proibição de Armas Nucleares.
Prémio Nobel

Em direto: Nobel da Paz anunciado esta sexta-feira

O Nobel da Paz poderá distinguir este ano os esforços contra a proliferação de armas atómicas, numa altura em que a crise norte-coreana assume contornos de Guerra Fria. Siga aqui o anúncio em direto.
Armamento Nuclear

Afinal, parece que o míssil do Irão é 'fake news'

Na sexta-feira, parecia que o Irão estava a desafiar Donald Trump e os Estados Unidos ao testar um novo míssil balístico. Mas aparentemente as imagens já têm mais de sete meses...
Coreia do Norte

"Ameaça de guerra de Trump é erro de cálculo"

232
O parlamento coreano enviou uma carta aberta a vários deputados internacionais, em que apela à vigilância a Washington. Pyongyang considera que Trump tem feito várias ameaças à paz mundial.
Coreia do Norte

Ataque contra EUA "inevitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano disse este sábado na ONU que o insulto de Donald Trump ao chamar "rocket man" a Kim Jong Un" torna um ataque cada contra os EUA "inevitável" .
Coreia do Norte

Manifestação anti-americana em Pyongyang

118
Milhares de norte-coreanos participaram este sábado numa manifestação antiamericana convocada pelo regime de Pyongyang, em apoio ao líder Kim Jong Un.
Coreia do Norte

Tremor de terra registado na Coreia do Norte

291
O epicentro do abalo terá sido na zona de Kilju, local onde habitualmente são realizados testes nucleares. Autoridades chinesas estimam que o sismo terá tido 3.4 graus de magnitude.
Armamento Nuclear

Irão. Teste bem sucedido de novo míssil balístico

O Irão testou "com sucesso" o seu novo míssil com alcance de 2.000 quilómetros designado Khoramshahr e capaz de transportar múltiplas ogivas, informou hoje a televisão estatal iraniana.
Irão

Irão vai reforçar capacidades militares

O Irão disse que o país vai reforçar as capacidades militares e balísticas, apesar das críticas dos Estados Unidos e da França, durante um desfile comemorativo do início da guerra com o Iraque.
Coreia do Norte

Japão diz estar "preparado" para bomba H

O Governo do Japão disse "estar preparado" para enfrentar a ameaça da Coreia do Norte de lançar uma bomba de hidrogénio para o oceano Pacífico.
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça lançar bomba H no Pacífico

104
O ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano anunciou que esta pode ser a mais poderosa de todas as detonações no Pacífico. Na quinta-feira, Kim Jong-un ameaçou Donald Trump.
Coreia do Norte

O discurso de Trump é como "um cão a ladrar"

304
O ministro dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte reagiu ao discurso do presidente norte-americano na ONU e comparou-o a "um cão a ladrar". É a primeira reação de Pyongyang ao discurso de Trump.
Nações Unidas

50 países assinam proibição de armamento nuclear

Cerca de 50 países deverão começar a assinar um tratado para impedir a produção e utilização de armas nucleares, mas o movimento ameaça ser apenas simbólico, já que nenhuma potência deverá aderir.
Coreia do Norte

"Kim Jong-un é muito mais perigoso que o pai"

358
Um analista e assessor do ministério da unificação sul-coreano garante que o líder da Coreia do Norte é "muito mais perigoso" que o pai e que é bem capaz de usar uma arma nuclear.
Coreia do Norte

EUA simulam bombardeamento da península coreana

Quatro caças F-35B e dois bombardeiros B-1B dos Estados Unidos realizaram a simulação de um bombardeamento sobre a Península da Coreia, na sequência do disparo de um míssil balístico de Pyongyang.
Armamento Nuclear

Seul, Washington e Tóquio fazem testes antimísseis

A Coreia do Sul, os EUA e o Japão vão realizar um exercício antimísseis conjunto no final deste mês. A notícia surge depois de a Coreia do Norte ter enviado um míssil que sobrevoou o Japão.
NATO

Nuclear. Portugal completamente alinhado com NATO

Augusto Santos Silva garantiu este domingo que a posição de Portugal, no que toca à não proliferação das armas nucleares, é a da NATO. "Estamos totalmente comprometidos com o tratado."
António Guterres

Guterres condena disparo de míssil norte-coreano

O secretário-geral da ONU o último tiro de míssil da Coreia do Norte, que sobrevoou o Japão e caiu no Pacífico. António Guterres vai discutir a questão com todas as partes.
Coreia do Norte

Coreia do Norte testou "Bomba H" a 3 de setembro

O comandante das forças nucleares norte-americanas disse assumir que o teste nuclear da Coreia do Norte de 3 de setembro tinha sido feito com uma bomba de hidrogénio, conhecida por "Bomba H".
Coreia do Sul

Coreia do Sul testa míssil em reação a Pyongyang

116
Depois de a Coreia do Norte ter dito que os vizinhos do Sul "não estão dentro dos eixos" e que merecem um ataque feroz, Seul responde com o primeiro teste - e certeiro - de um míssil.
Coreia do Norte

A Coreia do Sul prepara eliminação de Kim Jong-un?

157
Um dia após o sexto - e mais poderoso - ensaio nuclear na Coreia do Norte, o ministro da defesa sul-coreano deu a entender que uma unidade de "eliminação" seria criada até ao fim do ano.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Ameaças chegam a Tóquio e Seul

O país não perdoa o apoio do Japão e da Coreia do Sul aos Estados Unidos e diz que "não entram nos eixos". O comité norte-coreano ainda chama "cães dos EUA" ao governo de Seul.
Coreia do Norte

Merkel favorável a negociação direta

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se favorável a uma negociação direta com a Coreia do Norte sobre o programa nuclear daquele país, à semelhança do que aconteceu com o Irão.
Coreia do Norte

Kim Jong-un. Teste nuclear foi à custa de sangue

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, considerou uma "grande vitória" o sexto teste nuclear realizado pelo país, no domingo passado, admitindo que foi feito "à custa do sangue" dos norte-coreanos.
Coreia do Norte

Como os norte-coreanos celebraram o teste nuclear

Paradas militares, fogo-de-artifício, e festejos. Foi assim que dezenas de milhares de norte-coreanos encheram as ruas de Pyongyang para celebrar o ensaio nuclear realizado no domingo.
Coreia do Norte

Milhares de norte-coreanos celebram teste nuclear

Dezenas de milhares de pessoas homenagearam, na Praça Kim Il-Sung, os cientistas responsáveis pelo teste nuclear. Houve música, paradas, fogo de artifício e ameaças aos EUA
Coreia do Norte

Os 2 cientistas por detrás das armas de Pyongyang

129
Sempre ao lado de Kim Jong Un, são dois dos responsáveis mais influentes na Coreia do Norte. Na casa dos 70 anos, Ri Hong Sop e Hong Sung Mu são os cérebros do programa nuclear da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Pyongyang promete continuar programa nuclear

Coreia garante que vai avançar com o programa nuclear mesmo que a comunidade internacional imponha mais sanções, e já acusou os EUA de serem o "principal culpado pela escalada de tensão".
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Montanha "pode colapsar"

171
Um especialista em armamento nuclear avisou esta terça-feira que a montanha onde a Coreia do Norte tem testado as bombas nucleares pode estar em risco de colapsar.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Novo teste já este sábado?

Este sábado é 9 de setembro e o 9 de setembro, na Coreia do Norte, é dia de teste nuclear, lançamento de míssil ou outra qualquer demonstração de poderio bélico. Analistas já preveem nova crise.
Armamento Nuclear

Mísseis podem chegar à Europa "rapidamente"

322
A ministra francesa da Defesa diz que "não se pode excluir" o cenário de uma "escalada para um grande conflito" com a Coreia do Norte. Pyongyang aparenta estar a transportar mísseis intercontinentais.
Coreia do Norte

EUA podem colocar armas nucleares na Coreia do Sul

Depois da ameaça norte-coreana, Seul admitiu autorizar os EUA a porem armas nucleares na Coreia do Sul. Entretanto, o país fez manobras navais com fogo real após o teste nuclear da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Coreia. Esta crise é mesmo séria? (em 6 questões)

199
Pode Trump lançar um ataque nuclear sem o Congresso? Estará Kim a querer irritar os chineses? Que trunfos restam à diplomacia? Seis respostas para entender a crise na Coreia do Norte.
Coreia do Norte

A foto descodificada de Kim Jong-un com a bomba

126
Kim Jong-un foi fotografado com o arsenal nuclear da Coreia do Norte, horas antes do sexto ensaio nuclear realizado por Pyongyang. Perceba o que nos dizem estas imagens.
Armamento Nuclear

E se uma arma nuclear atingisse Lisboa? Ou Paris?

617
Qual é o impacto de uma arma nuclear como a testada pela Coreia do Norte? A ferramenta online Nukemap dá a resposta para várias cidades. O seu criador diz que assim tudo se torna "mais pessoal".
Coreia do Norte

Bomba atómica vs. bomba de hidrogénio: a diferença

569
A diferença entre a bomba atómica e a de hidrogénio é a mesma que entre uma central nuclear e o Sol: a potência. É com uma bomba 7 vezes pior que Hiroshima que a Coreia do Norte ameaça o mundo.
Coreia do Norte

A pivô que dá as más notícias na Coreia do Norte

Ri Chun-hee terá 74 anos e é a veterana da KCTV, a única televisão que existe na Coreia do Norte. Veste quase sempre rosa, excepto quando está de luto - como quando noticiou a morte de Kim Jong-il
Coreia do Norte

Coreia do Sul lança mísseis para locais de testes

As tropas sul-coreanas dispararam mísseis para simular um ataque contra o principal local de testes nucleares da Coreia do Norte, um dia depois do maior rebentamento nuclear feito por Pyongyang.
Coreia do Norte

Governo português condena novo teste nuclear

O Governo português condenou o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, considerando que "compromete a segurança regional e internacional".
A página está a demorar muito tempo.