Mercados Financeiros

Dívida Pública

IGCP emite dívida de curto prazo a juros mínimos

Tesouro português emitiu 1.750 milhões de euros em dívida a seis e 12 meses, com as taxas negativas recorde – mais fruto da política monetária do BCE do que da saída de "lixo" na S&P.
Dívida Pública

Estado vai tentar leiloar 1.750 milhões em dívida

O Estado vai voltar esta terça-feira aos mercados com leilões de dívida a seis e 12 meses, com os quais espera arrecadar entre 1.500 e 1.750 milhões de euros.
Mercados Financeiros

FT: A sorte e o "timing" perfeito de Costa

612
A principal razão para a melhoria da economia? "Alinharam-se as estrelas na economia global mesmo na altura em que o PS assumiu o poder". Financial Times escreve sobre o "timing" perfeito de Costa.
Mercados Financeiros

"Rating" acima de "lixo"? "Agradeçam ao BCE"

1.328
Colunista da Bloomberg não alinha em euforias. A dívida (de perto de 130%) é "completamente insustentável" e isso só não é um problema porque o banco central já é dono de quase um terço da dívida.
Mercados Financeiros

Especuladores fazem juros cair para menos de 2,5%

Impacto da subida de "rating" pela Standard & Poor's é limitado, mas investidores mais especulativos já estão a posicionar-se para que também outras agências tirem a dívida de Portugal de "lixo".
Dívida Pública

Juros de Portugal descem depois de saída de "lixo"

210
Mercados estão a reagir à decisão da agência S&P, mas a descida dos juros, para já, é moderada. Juros e margem de risco continuam longe de onde estavam no início de 2015.
Agências de Rating

O "rating" saiu de "lixo". E agora?

800
O que é que muda para Portugal com esta decisão da S&P, a primeira das três grandes agências de notação a recolocar a dívida nacional em grau de investimento de qualidade?
Mercados Financeiros

Ações europeias podem dar 30% em três anos

Gestora Schroders diz que a normalização das taxas de juro em níveis baixos e a previsível melhoria das margens de lucro das empresas criam uma oportunidade para investir nas ações europeias.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a 2 anos, descem a 5 e 10

Os juros da dívida portuguesa seguiam hoje a subir a dois anos e a descer nos prazos a cinco e dez anos em relação a quarta-feira. Em Espanha, Grécia, Irlanda e Itália a tendência é de subida.
Dívida Pública

Portugal paga juros mais baixos do ano a 10 anos

Emissão de dívida a 10 anos saiu com os juros mais baixos dos últimos meses, a beneficiar as decisões favoráveis das agências de "rating" e da expectativa em torno do programa de compras do BCE.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem a 2 e 5 anos e sobem a 10

Os juros da dívida portuguesa desceram a 2 e 5 anos e subiram a 10 anos em relação a segunda-feira. Os de Irlanda, Itália e Espanha descem, os gregos sobem.
Juros da Dívida

Juros da dívida a descer a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-fiera a descer a dois, cinco e dez anos em relação a sexta-feira, alinhados com os de Itália, Espanha e Grécia.
CMVM

CMVM espera analisar documentos do Banif em breve

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários espera analisar a documentação relativa ao Banif nas próximas semanas. A CMVM garante estão a ser superados os constrangimentos de acesso à informação.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal em mínimos de sempre

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje estabilizados no mínimo de sempre, de -0,075%, a dois anos e a subir a cinco e dez anos em relação a quinta-feira.
Mercados Financeiros

Coreia do Norte. Wall Street no vermelho

Os índices bolsistas norte-americanos seguiam a negociar no vermelho pouco tempo após a abertura da sessão, com os mercados a reagirem à escalada da tensão na Coreia do Norte.
Impresa

Ações da Impresa caem 10% com venda das revistas

Analista do CaixaBI diz que o "reposicionamento estratégico" da Impresa é um "passo necessário" para reduzir o endividamento do grupo. Na bolsa, a notícia não está a ser bem recebida.
Banco de Portugal

Carlos Costa afasta diretor que quis promover

O governador do Banco de Portugal tinha proposto Rui Carvalho para a administração, mas acabou por afastá-lo depois de saber de investigação do Ministério Público relacionado com o caso BES.
Banif

Lesados consideram "proveitosa" reunião com CMVM

Os lesados do BANIF saíram satisfeitos da reunião com a CMVM que consideraram "proveitosa", mas sem resposta sobre as reclamações de vendas fraudulentas de produtos financeiros.
Juros

Dívida. Portugal paga juros ainda mais negativos

Portugal colocou mil milhões de euros, montante máximo anunciado, em Bilhetes do Tesouro a três e a 11 meses, a taxas de juro médias ainda mais negativas do que as dos anteriores leilões comparáveis.
Crise financeira

Especial/ 9 de agosto de 2007. O dia em que "o mundo mudou"

225
Foi o primeiro sinal de que a crise financeira não se limitaria aos EUA. A 9 de agosto de 2007, um banco francês soou o alarme e os bancos centrais vestiram o fato de bombeiro, que ainda não despiram.
BCP

BCP lucra quase 90 milhões de euros em seis meses

211
No mesmo período do ano anterior, tinha havido prejuízos de quase 200 milhões de euros. Banco diz que o seu resultado recorrente, sem efeitos extraordinários, aumentou quase 28%.
Twitter

Twitter ganha zero novos utilizadores. Ações caem

Poucas horas depois de o Facebook apresentar resultados robustos, o Twitter dececionou os investidores ao indicar que teve um crescimento nulo em utilizadores.
CMVM

CMVM aplica mais de 55 mil euros em coimas

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aplicou coimas num total de 55 mil euros em processos de contraordenação "muito graves", entre abril e junho.
Zona Euro

Há 5 anos, Mario Draghi tirou o euro do precipício

Foi a 26 de julho de 2012 que o presidente do BCE apanhou (quase) todos desprevenidos com a promessa de "fazer o que for necessário" para preservar o euro. Foi suficiente para tirar o euro do abismo.
Novo Banco

Particulares têm quase metade do valor em risco

Novo Banco quer reembolsar antecipadamente obrigações e poupar 500 milhões. Quem não aceitar, arrisca perder tudo. É uma oferta "coerciva", diz consultora. 40% a 45% do valor está no retalho.
Obrigações do Tesouro

OTRV Agosto 2022. Banca fica com os seus juros

Se aplicar menos de 3.962 euros, as comissões cobradas pela banca e os impostos que lhes estão associados deverão ser superiores aos juros líquidos a receber dos títulos. Fique longe.
BCE

Técnicos do BCE já preparam desmame dos estímulos

Dia de reunião entre os Governadores do BCE, a última antes das férias do verão -- um período que, para alguns técnicos do banco central, será para preparar o fim do programa de compras de dívida.
Futuro da Grécia

"A crise acabou". Grécia prepara emissão de dívida

159
A Grécia estará prestes a avançar para uma emissão de dívida de longo prazo, a primeira em mais de três anos. A confirmar-se, será "um sinal de que a crise acabou", diz um especialista.
Estado

Professor de Harvard vai processar Estado

1.443
Em 2010, o economista canadiano Peter Boone escreveu uma série de artigos em que previa o colapso da economia portuguesa. Foi investigado e absolvido. Agora, vai processar o Estado português.
Altice

Perguntas e respostas. Compra da TVI abre guerra?

398
O que significa a compra da Media Capital pela dona da MEO? Virá aí uma "guerra", como disse o presidente da NOS? Porque é que Marcelo já está em cena e porque é que a Altice é o alvo de Costa?
CMVM

CMVM admite que Best não prestou informação

A CMVM considera que o banco Best não cumpriu na totalidade os deveres de intermediário financeiro na venda de produtos financeiros estruturados da PT/Oi.
Orçamento do Estado

CMVM alerta para "processos críticos" prejudicados

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários disse que há "processos críticos" a serem investigados pelo regulador que podem ser prejudicados pelas cativações exigidas pelo Governo.
PCP

PCP. Renegociação da dívida é "estratégia e atual"

142
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou que a proposta comunista de renegociação da dívida portuguesa, é "estratégica" e continua a ter "uma grande validade e atualidade".
PGR

PGR quer entidades não policiais nas investigações

A procuradora-geral da República defendeu a necessidade de as equipas mistas ou especiais de investigação terem a colaboração de outras entidades que não sejam órgãos de polícia criminal.
Moçambique

Auditoria à dívida de Moçambique é "enganadora"

306
O banco suíço Credit Suisse considerou que as conclusões da auditoria da Kroll à dívida escondida de Moçambique são "incorretas e enganadoras", disse o banco numa declaração citada pela Bloomberg.
Altice

Prisa também quer vender Media Capital em Espanha

O presidente-executivo da Prisa, Juan Luis Cebrián, quer vender a Media Capital no mercado espanhol. Este domingo foi notícia que a Altice está em negociações para comprar a operadora portuguesa.
Altice

Altice em negociações para comprar a Media Capital

A Altice confirmou à CMVM que está em negociações com a Prisa para comprar a Media Capital, dona da TVI. A informação foi avançada num comunicado da CMVM.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a subir a 2 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir a dois e dez anos e inalterados a cinco anos em relação a quinta-feira.
Bilhetes do Tesouro

Portugal regressa aos mercados da dívida

Portugal volta esta quarta-feira aos mercados para colocar até 1.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) a três e 11 meses.
Agências de Rating

Fitch. Rating fica em lixo mas com boa perspetiva

226
Rating volta aonde estava em 2015. Notação da Fitch voltou a ser conhecida antes do tempo, furando as regras. Mais crescimento e menos défice sustentam a nova perspetiva da agência.
Tesouro

1.ª emissão da dívida após saída do PDE

Portugal vai voltar aos mercados de dívida na próxima quarta-feira, dia 21, para arrecadar até 1.250 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes do Tesouro a três e a 11 meses.
Dívida Pública

Juros em queda? Risco da dívida é o dobro de 2015

361
Estado fez nova emissão de dívida de longo prazo e as taxas saíram abaixo de 3%. Numa análise mais alongada, porém, a diferença face à dívida alemã ainda é o dobro de 2015.
TVI

CMVM pede esclarecimentos à Altice e Media Capital

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (pediu esclarecimentos à Altice e à Media Capital sobre a eventual venda da TVI à operadora de telecomunicações dona da PT Portugal.
Leilão De Dívida

Portugal leiloa dívida na quarta-feira

Portugal vai regressar aos mercados na próxima quarta-feira e espera arrecadar até 1.250 milhões de euros, com dois leilões de dívida, a cinco e a dez anos.
CMVM

CMVM. Presidente acha "ilegal" o corte de gastos

A presidente da CMVM considerou "ilegal" a cativação do orçamento desta entidade imposta pelo Governo e disse que em causa podem estar os salários dos trabalhadores no final do ano.
CMVM

CMVM. Não há evidências de fraude no Banif

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disse que o regulador não detetou situações de prática de vendas fraudulentas de produtos pelo Banif.
Mercados Financeiros

Juros descem a 2 anos e sobem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer a dois anos e a subir a cinco e dez anos, na manhã desta quarta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a descer a dois, cinco e dez anos, o que acontecia também com a Espanha, Itália e Irlanda, face a segunda-feira.
CMVM

CMVM faz reestruturação interna

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários procedeu a uma reestruturação interna da sua organização, tendo como grande objetivo reforçar a supervisão e a proteção dos investidores.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira a subir a dois e dez anos em relação a quarta-feira e a cair a cinco anos para mínimos dos últimos 12 meses.
Petróleo

Brent sobe 0,19% e fecha sessão nos 52,25 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em julho, encerrou esta segunda-feira no mercado de futuros de Londres nos 52,25 dólares, um aumento de 0,19% face à sessão de sexta-feira.
Economia

Domine os mercados financeiros em qualquer lugar

Acompanhar e negociar nas principais bolsas mundiais pode agora ser feito no smartphone, tablet ou computador. Quer seja um investidor ocasional ou um heavy trader, o eBroker é para si
BCE

Portugal arrisca "bola de neve" com juros altos

Banco central está mais preocupado com os riscos de subida abrupta nos juros na zona euro, sobretudo desde que Donald Trump venceu as eleições nos EUA e os juros dos "Treasuries" começaram a subir.
Mercados Financeiros

Moody's corta rating chinês e causa ira do Governo

A capacidade da China de adaptar a economia e evitar uma crise da dívida é uma das grandes questões para a economia mundial. Moody's está preocupada e fez o primeiro corte de "rating" desde Tianamen.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair para mínimos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a descer em todos os prazos e a cinco e dez anos para mínimos dos últimos seis meses.
Agências de Rating

Moody's tem pouca fé no crescimento a longo prazo

494
O que falta para Portugal sair do "lixo"? Que o equilíbrio das contas públicas e a redução da dívida "acelere de forma significativa". "Crescimento muito mais forte" também ajudaria.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem para mínimos a 5 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta quinta-feira a cinco anos para um nível mínimo dos últimos seis meses e a subir a dez anos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Juros negativos confirmam "viragem na economia"

O Presidente da República considerou esta quarta-feira que Portugal ter colocado 1.500 milhões de euros em dívida a juros ainda mais negativos "confirma a viragem na economia".
Dívida Pública

Portugal leiloa 1.500 milhões de euros em dívida

Portugal regressa hoje ao mercado para colocar entre 1.250 e 1.500 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça feira a descer em todos os prazos face a segunda-feira e a dez anos para mínimos dos últimos seis meses.
Global Shapers

Poderá o 'fintech' salvar a banca nacional?

465
Talvez a responsabilidade mais urgente, que está a ser ignorada, seja a de criar condições para Portugal usufruir do Brexit. Afinal, uma das maiores indústrias inglesas é a financeira.
Mercados Financeiros

Juros a descer? É "cedo para cantar vitória"

Taxas no mercado estão nos valores mais baixos desde novembro, apesar de o BCE estar a comprar menos dívida. Commerzbank alerta, contudo, que "é demasiado cedo para cantar vitória". E explica porquê.
Mercados Financeiros

Estado paga juros de 3,4% por dívida a 10 anos

O Estado português pagou uma taxa de 3,4% para emitir dívida a 10 anos, longe dos valores mais elevados do início do ano (4,2%) mas com os "ratings" de "lixo" a travar uma queda maior nos juros.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site