Enquanto dormia… |
… resumíamos o que sabemos e o que falta saber sobre o atentado que pode mudar o rumo dos Estados Unidos. Donald Trump foi alvejado na noite de sábado e ficou ferido na orelha. Um ato violento num país muito polarizado. Aqui encontra algumas pistas para melhor compreender o que se passou e o que se pode vir a passar: |
- O que nos reserva o futuro num país marcado pela violência? Os assassinatos, os atentados, os tumultos, o assalto ao Capitólio e agora um candidato à beira de se transformar num mártir. A editora de Internacional do Observador Cátia Bruno estabelece pontes entre o passado e o presente numa tentativa de olhar para o futuro. Um Donald Trump com a cara manchada de sangue e de punho erguido vai vencer (de novo) as presidenciais?
- E este atentado abre a porta da Casa Branca a Donald Trump? Participe na discussão com José Manuel Fernandes e Helena Matos a partir das 10 horas na Rádio Observador. Na edição desta segunda-feira do Contra-Corrente analisam-se as consequências internas e externas de um atentado de consequências imprevisíveis. É muito simples participar em direto, basta seguir estes passos.
- Até que ponto a tentativa de assassinato do candidato republicano poderá determinar o resultado das eleições de Novembro e o futuro dos EUA? É a pergunta que lançamos no podcast “A História do Dia”. O convidado do episódio desta segunda-feira é Bruno Cardoso Reis, historiador, especialista em segurança e em relações internacionais. É também o autor do podcast “Cinco Continentes”.
- Quem é Thomas Crooks, o atirador? Com apenas 20 anos foi abatido pelas autoridades depois de abrir fogo contra Donald Trump. Atingiu o candidato republicano; será também o responsável pela morte de um apoiante do ex-presidente e por ter deixado outras duas pessoas em estado crítico. Não tinha antecedentes criminais.
- A bala, que ficou suspensa no ar para sempre. Um fotojornalista do New York Times captou o instante em que o projétil atravessava o ar junto da cabeça do ex-presidente dos EUA. O editor de Fotografia do Observador João Porfírio preparou uma explicação foto a foto do atentado.
- “Esta é uma oportunidade para unir o país, o mundo inteiro”. São as primeiras declarações do ex-presidente depois do atentado e já a caminho da convenção republicana. Donald Trump afirma que mudou o discurso que vai fazer na reunião do partido em Milwaukee, que arranca esta segunda-feira. Continuamos a acompanhar ao minuto a situação política nos Estados Unidos através de um liveblog.
|
Um domingo desportivo perfeito para Espanha com triunfo dos niños. Durante a tarde, o niño Carlos Alcaraz (21 anos) venceu o mítico Torneio de Wimbledon e recebeu o troféu das mãos de Kate Middleton. Na Alemanha, o marido da princesa, o príncipe de Gales, viu a Inglaterra perder mais uma final num Europeu de Futebol. Em Berlim, os niños Lamine Yamal (17 anos e 2 dias) e Nico Williams (22 anos) ajudaram a seleção a conquistar o quarto europeu ao bater os ingleses por 2 – 1 dentro do tempo regulamentar. Desta vez podemos dizer que ganhou a melhor equipa do torneio? |
Já é possível ir de Lisboa ao Porto sempre com a Rádio Observador. Leiria é a mais recente região do litoral a contar com uma frequência, que permite ouvir a nossa rádio no carro, em casa ou no trabalho, por exemplo. Em 94.0 fm encontra a partir de agora a emissão da Rádio Observador. E fica uma dica: no carro não precisa de fazer nada, a esmagadora maioria dos aparelhos já faz isso por si e vai apanhar a melhor frequência da sua rádio favorita, que espero seja a nossa. |
Como sempre, nesta newsletter tem toda a informação de que precisa para começar o dia bem informado. E pode continuar a ouvir-nos na nossa rádio e a ler-nos no nosso site, onde estamos sempre a em atualização. Claro que, para distrair, também tem os habituais jogos do AbraPalavra e do Sudoku. |
Boa semana. |