818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fundos Comunitários

Alertas na AICEP sobre Serrão têm anos

Os alertas dentro da AICEP sobre Serrão não são de agora. A Operação Maestro trouxe a lume suspeitas de atribuição de fundos que a AICEP resolveu investigar além do PT 2020. Foi mais atrás.
Itália

Roberto Baggio e família sequestrados em casa

O antigo futebolista italiano e a sua família estiveram sequestrados durante 40 minutos, em sua casa, durante o jogo Itália-Espanha, do Euro2024, quando vários indivíduos invadiram a sua residência.

Euro 2024

O destino de Nico dá sentido à viagem dos Williams

Nico, irmão mais novo de Iñaki (que representa o Gana), foi o MVP do Espanha-Itália com um daqueles jogos "que muda uma carreira". Tudo em nome dos pais Williams e da sua odisseia por uma vida melhor.

Nunca mais é sábado

14 coisas para fazer no fim de semana

No Amoreiras 360º Panoramic View, há uma aula de yoga a 173 metros de altura. No Porto, um arraial de São João no Mosteiro de Santa Clara. Em Lisboa, o chef Olivier abriu mais um espaço, ÀCosta.

Partidos e Movimentos

O grande fracasso das oligarquias europeias

As velhas oligarquias políticas estão a deixar a Europa cada vez menos rica e segura. É esse o problema, e não o “populismo”.
Oficina da Liberdade

França: nas imediações do final da grande mentira?

Eis o paradigma de uma França prisioneira entre duas soluções socialistas: ora o RN e o medo do renascimento de totalitarismos passados, ora a Frente Popular e a ameaça de totalitarismos futuros.
Desporto

Fora do riso não há salvação

Na verdade quer Cristianismo, quer Comédia, são uma contemplação carinhosa da angústia, e o drama do primeiro, aconteceu, sempre, quando quis dar férias ao segundo.
Clima

Apanhados do clima

Agora, a juntar ao rol de idiotices, tivémos em Inglaterra tinta contra o monumento pré-histórico de Stonehenge. É disto que o clima precisa? Ou não é isso que está em causa?
Corrupção

Conheça as medidas do pacote anticorrupção

União Europeia serve de inspiração para novas regras de perda alargada de bens, mesmo para casos em que não exista condenação. Governo quer rever recursos e reforçar poderes dos juízes.
Justiça

Influencer. Arguidos estão sem acesso ao processo

Os advogados dos arguidos da Operação Influencer consultaram o processo em janeiro para tirar notas, mas não foram entregues cópias digitais. Desde então não tiveram autorização para nova consulta.
Governo

AD acredita que PS não terá coragem de chumbar OE

Se o PS provocasse crise, sociais-democratas entendem que sairiam reforçados em novas eleições. Mas não trabalham nesse cenário. Vitória nas europeias "sossegou" PS e Pedro Nuno será "racional" no OE.
Festivais de Cinema

"Não há público em salas sem público em festivais"

O FEST, em Espinho, faz 20 anos e muda pela primeira vez de direção. Em entrevista, Fernando Vasquez reafirma o papel do festival de novos autores que quer "abrir uma janela para o futuro do cinema".
Televisão

Good Morning America em direto de Portugal

O programa mais visto pelos americanos, o GMA da ABC, foi transmitido na manhã desta quinta-feira a partir de Portugal. Da mais famosa gruta do Algarve, ao fado de Carminho, houve uma visita ao país.
CGTP

CGTP: ex-dirigentes denunciam "deriva sectária"

O documento — que conta com 34 signatários — denuncia a falta de correspondência entre a realidade sociopolítica em terreno laboral e a direção "político-partidária", querendo um CGTP "autónomo".
Alojamento Local

Chega a favor do fim da taxa do alojamento local

O Governo apresentou uma proposta de autorização legislativa para poder revogar a contribuição extraordinária do alojamento local. No Parlamento teve o sim definitivo do PAN, IL e apoio do Chega.
Justiça

MP pede pena de 8 a 10 anos para Boaventura 

Procurador defendeu ter ficado provado toda a acusação deduzida contra Boaventura, responde por 5 crimes de burla qualificada, 3 de falsificação documental, 1 de fraude fiscal e 1 de branqueamento.
Câmara Municipal de Oeiras

Almoços. PJ faz buscas na Câmara de Oeiras

A PJ está esta quinta-feira a fazer buscas na Câmara Municipal de Oeiras no âmbito da controvérsia relacionada com almoços de trabalho. Isaltino Morais diz que almoços são "normais".
Meteorologia

Verão traz tempo de verão. 35ºC domingo e segunda

Depois de várias semanas com temperaturas abaixo da média para a época do ano, uma crista anticlónica traz temperaturas altas. Os dias mais quentes serão domingo e segunda, na noite e dia de S. João.

Euro 2024

Diário do Euro

Onde estão os turcos? "Em todo o lado!"

As aventuras em solo alemão continuam. Desta vez, o André Maia fez uma caça ao tesouro para descobrir por onde andam e que ambiente vai encontrar a Seleção. E ainda teve tempo para marcar uns golos.
Festivais de Música

O que muda no segundo fim de semana de Rock in Rio

Depois das críticas nos dois primeiros dias, a organização anunciou mais funcionários e um número de WhatsApp para ajudar a orientar as pessoas para zonas com menor fluxo no Parque Tejo.
Estados Unidos da América

Travis Scott detido por causar distúrbios em Miami

Na origem da detenção estiveram distúrbios causados pelo rapper num barco em Miami. Cantor já pagou a fiança e será libertado em breve.
Reino Unido

Investigação a apostas nas eleições agita campanha

Investigação tem como alvo candidatos, mas também diretor de campanha dos conservadores. Terão apostado dinheiro sobre data das eleições, marcadas entretanto para 4 de julho.
Reino Unido

Sondagem. Sunak arrisca perder lugar de deputado

Sondagem com dez vezes mais entrevistas do que é habitual prevê que conservadores percam 312 lugares e trabalhistas ganhem com super-maioria. Crescem dúvidas sobre se Sunak ficará no Reino Unido.
França

Extrema-direita francesa lidera mais uma sondagem

França vai a eleições antecipadamente já no fim destes mês. De acordo com uma sondagem divulgada esta quinta-feira, a União Nacional está na frente da corrida, com 34% das intenções de voto.
Argentina

Milei em Espanha sem reunir com Rei ou Sánchez

Na segunda visita do Presidente argentino à Espanha desde que assumiu o cargo, este volta a não se reunir com Sánchez ou com Felipe VI. Espanha considera como uma "ofensa" às instituições espanholas.

Arterial e Mental

Atualidade

“Se estou a falar, não posso estar a andar”

O AVC aos 49 anos deixou sequelas. Alfredo Ferreira teve de aprender a dar aulas de forma diferente. Mas essas foram só algumas mudanças na vida do professor depois daquele dia em que tudo se alterou.
Saúde Mental

A iniciativa que regula as emoções dos alunos

Em Arouca, há um projeto de saúde mental com consultas e sessões para alunos e professores. Stress, ansiedade, raiva, agitação, bem-estar ou autocuidado são temas que os psicólogos ajudam a entender.
Meca

Meca: número de mortes ultrapassa os mil 

Na cidade mais sagrada do Islão, Meca — na Arabia Saudita — as temperaturas chegaram aos 51,8 graus Celsius, matando pelo menos 1.081 peregrinos de dezenas de países.
Desporto

Separam-se os pais, mas não se separam os irmãos

Separar os irmãos, colocando-os a viver preferencialmente com um dos pais, fragiliza a solidariedade familiar e provoca uma fragmentação profunda na família.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

O Valor económico da água em Portugal 

A adaptação e mitigação do problema do stress hídrico torna-se de vital importância, não só na perspetiva da qualidade de vida das populações, mas também para a competitividade empresarial.
Trabalho

Nem todos os empregos são sexy

Importa continuar a garantir que todas as profissões evoluem e se adaptam à realidade, para que continue a haver quem queira desempenhá-las. Sejam sexy ou não.
Inteligência Artificial

Anthropic lança modelo de IA mais rápido

A empresa criada pelos irmãos Amodei tem um modelo de IA novo chamado Claude 3.5 Sonnet. Promete ser mais rápido e ultrapassar os modelos mais recentes da OpenAI e da Google.
Redes Sociais

Bilionário dono do Marselha quer comprar o TikTok 

A aquisição seria um passo para o projeto de McCourt, que propõe uma nova internet com um sistema de código aberto e um protocolo descentralizado onde os utilizadores controlam os seus dados.
Animais

Lince ibérico passa a espécie "vulnerável"

O aumento exponencial de linces ibéricos de 62 espécimes adultos em 2001 para 648 em 2022 evidencia a recuperação da espécie que deixou de estar "em risco" para "vulnerável".
Eleições EUA

Robert F. Kennedy falha primeiro debate televisivo

Robert F. Kennedy, o independente que quer roubar votos a Biden e Trump, não vai estar presente no debate da CNN por não ter cumprido o requisito de ter 15% das intenções de voto em quatro sondagens.
Conflito Israelo-palestiniano

Doca flutuante de apoio a Gaza em funcionamento 

Cais, que tem sido utilizado desde 17 de maio para entregar ajuda humanitária a Gaza por ordem dos EUA, foi retirado na sexta-feira e rebocado para Ashdod. Voltou a funcionar esta quarta-feira.
Euro 2024
Jogos
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Corrupção: “PSD não tem pressa”, acusa Chega

Cristina Rodrigues considera que Governo devia implementar já agenda anticorrupção. Mas congratula-se por ideias do Chega terem sido incluídas. Governo ainda vai discutir na AR, diz António Rodrigues.
Ideias Feitas

António Costa e um crime “sem relevância criminal”

Alberto Gonçalves comenta as reacções à revelação de conversas de António Costa.
Convidado Extra

“A arte não ajuda os ativistas, ela é ativismo”

Rute Ventura, produtora e gestora de arte internacional, é a curadora da nova exposição “Paradigm” do artista e ativista dissidente chinês Ai Weiwei, radicado há 4 anos no Alentejo
Coroa Espanhola

Leonor e Sofia protagonistas no aniversário do Rei

As celebrações do reinado de Felipe VI continuaram com uma visita da princesa Leonor e da infanta Sofia à Galeria da Coleções Reais. À noite, reis e filhas juntaram-se ao público em concertos.
Cinema

Um fenómeno do terror chamado "A Mesa de Café"

É um filme de 2022, ganhou reconhecimento em 2023 e agora está entre nós, na FilmIn. Stephen King é um dos grandes fãs deste humor tenebroso. O realizador Caye Casas explica-nos de onde vem tudo isto.
Cinema

"The Bikeriders": motas de pouca cilindrada

Jeff Nichols inspirou-se num livro de fotos publicado em 1968 para rodar "The Bikeriders", sobre um clube de motociclistas do Illinois dos anos 60. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Euro 2024

Euro 2024

500 dados por segundo e "amor": a bola do Europeu

A FUSSBALLLIEBE, que significa "amor ao futebol", recolhe 500 dados por segundo e tem sensores de intensidade que já anularam um golo de Lukaku. Tudo é controlado a partir de um hub em Leipzig.
Euro 2024

Victor Lopes, o primeiro português da Bundesliga

O brinco já lá vai, mas Victor Lopes ainda mantém a forma, mesmo às portas dos 60 anos. Esquecido em Portugal, ainda fez testes no FC Porto. As memórias do primeiro português a jogar na Bundesliga.
Euro 2024

O restaurante "português" do plantel do Dortmund

Carlos é filho de emigrantes portugueses em Dortmund e há 25 anos abriu um restaurante que agora recebe jogadores e treinadores do Borussia. Todos menos Haaland, por querer, e Bellingham, por acaso.

Guerra na ucrânia

Guerra na Ucrânia

Mark Rutte com caminho livre para liderar a NATO

Presidente romeno desistiu da candidatura a secretário-geral da Aliança. Após decisão de Klaus Iohannis e de Hungria levantar veto, caminho está livre para Mark Rutte liderar a NATO.
Espaço

Adiado regresso da Starliner à Terra

Nave da Boeing foi lançada no dia 6 de junho, com dois astronautas a bordo. Previa-se que voltassem passado uma semana, mas o regresso foi adiado devido a problemas técnicos na viagem de ida.
Medicamentos

Diabetes: OMS alerta para falsificação do Ozempic

OMS aconselha as autoridades e o público em geral a verificarem o número de lote e o número de série, a examinarem a caneta de administração do medicamento e a avaliarem a qualidade do rótulo.
Lisboa

Dezenas de motas em contramão na Avenida Marginal

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra dezenas de motas em sentido contrário, por entre carros. Condutores filmam manobras e gritam "polícia" já no final.
Ministro da Educação

Ministro quer correção de "falha" após fraude

IGeFE recuperou os 2,5 milhões de euros transferidos indevidamente na sequência de um esquema de fraude, que levou à demissão do presidente desse instituto. Ministro quer falha corrigida.
PS

PS diz que CE voltou a desmentir o Governo

António Mendonça Mendes exige "ato de contrição" do ministro das Finanças pelas críticas à estratégia socialista, considerandon que Bruzelas desmentiu governo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Pedido de asilo político "não cumpre requisitos"

Ministério dos Negócios Estrangeiros confirma que foi entregue uma carta assinada por cidadão são-tomense cujo assunto é um pedido de asilo político mas que não cumpre os requisitos.
Futebol

Álvaro Pacheco demitido do Vasco da Gama

No cargo há pouco mais de um mês, Pacheco averbou três derrotas e um empate para o campeonato, resultados que ditaram a saída do técnico, que tinha rendido Ramón Díaz.
Futebol

Vitória de Setúbal sem licenciamento da FPF

O nome do Vitória Futebol Clube não consta entre os clubes licenciados para participar nas competições da Federação Portuguesa de Futebol na próxima época. A decisão aguarda recurso.
Jogos Paralímpicos

Portugal com 19 vagas garantidas nos Paralímpicos

Ainda sem todas as qualificações fechadas, Portugal tem asseguradas 19 vagas em seis modalidades, nos Jogos que decorrerão em Paris entre 28 de agosto e 8 de setembro.
Séries

Série inspirada no Caso Casa Pia rodada em 2025

"Piedade", realizada por Justin Amorim e produzida pela produtora Promenade, acompanha a investigação jornalística do maior escândalo de abusos sexuais julgado em Portugal. Filmagens começam em 2025.
Séries

“House of the Dragon”. Mais sangue e erros antigos

Quase dois anos depois, prequela de “A Guerra dos Tronos” regressa com oito novos episódios e as personagens que interessam parecem estar a gozar uma reforma antecipada. Chega dia 17 à HBO Max.
Séries

Tom Glynn-Carney: “Não estou interessado em fama"

Interpreta o recém-coroado rei Aegon II, mas não partilha a sede por protagonismo. A segunda temporada de “House of the Dragon” estreia-se esta segunda-feira na Max. O Observador falou com o elenco. 

euro 2024

Seleção Nacional

Faça o seu 11 para o jogo com a Turquia

Roberto Martínez anunciou os 26 convocados para o Euro-2024, com 20 "repetentes" do último Mundial, seis caras novas e quatro campeões de 2016. Escolha o melhor 11 para repetir o sucesso de França.
Natureza

Lei do Restauro da Natureza

A Lei do Restauro da Natureza é uma medida urgente para a preservação do meio ambiente na Europa. É uma oportunidade para corrigir erros passados e garantir um futuro sustentável.
Educação

Educação e participação: para que todos contem

Sim, vamos sempre ter elites económicas, sociais, académicas, políticas, profissionais. Contudo, na base da cidadania, devemos ser todos iguais em direitos e deveres à partida.
Empresas

Dos dados à sustentabilidade: Data Analytics

A nova Diretiva de Dever de Diligência das Empresas em matéria de Sustentabilidade não afetará apenas as empresas de primeira linha, mas todas as abrangidas pelas suas cadeias de abastecimento.

os nossos especiais

Parlamento

PS acusa PSD de preparar "guerra à AR" e eleições

Socialistas querem chamar decretos do Governo ao Parlamento por via de apreciações parlamentares. Prometem continuar a avançar com medidas próprias e desconfiam que Montenegro quer provocar crise.
Empresas Públicas

O que distingue Alexandra Reis e Cristina Dias

Secretária de Estado da Mobilidade invocou o nome da ex-gestora da TAP para defender que o seu caso é diferente. Mas há pontos comuns, a começar pela indemnização ser tema quando vão para o Governo.

Matar o Papa

Papa em Fátima

Krohn, o padre que tentou matar o Papa em Fátima

Em 1982, o padre Krohn tentou matar João Paulo II em Fátima. Condenado num dos casos mais mediáticos da justiça nacional, hoje vive em Bruxelas, e falou com o Observador para o podcast "Matar o Papa".
Matar o Papa

Estreia. “Matar o Papa”: “O Anticristo em Fátima”

No primeiro episódio de “Matar o Papa”, um padre espanhol chega de comboio a Portugal. Não traz bagagem mas tem um plano: matar o Papa, prestes a aterrar em Lisboa, para uma primeira visita ao país.
Matar o Papa

Episódio 2: “Três facas”

Quem é Juan Fernández Krohn, e por que motivo quer matar João Paulo II? No segundo episódio de “Matar o Papa” explicamos as origens do padre espanhol, a forma como se radicalizou e planeou o atentado.

Os nossos especiais

Finanças Públicas

Bruxelas dá orientação para o futuro a Portugal

As novas regras orçamentais europeias obrigam a um plano de médio prazo a ser apresentado em setembro. Até lá o limite de aumento da despesa vai ser negociado, mas em segredo.
Euro 2024

Como Chico foi de perdido a herói que se encontrou

Há um ano, não sabia se ficava no Ajax. Há um mês, foi convocado mas ainda tinha o pai como treinador. Esta terça-feira, deu a vitória à Seleção e entrou em três listas históricas dos Europeus.

Jogos Observador

Sudoku

Um novo Sudoku todos os dias. Complete todos os quadrados utilizando números de 1 a 9, não se esqueça: as repetições não são permitidas.

AbraPalavra

Uma palavra, cinco letras, seis tentativas. Inspirado no Wordle, descubra uma palavra nova todos os dias. Jogue e partilhe os seus resultados.

Os nossos Podcasts Plus

Podcasts

Ouça aqui. Operação Papagaio

Quinze anos antes do 25 de Abril, artistas surrealistas e revolucionários profissionais juntaram-se para derrubar Salazar. Esta é a história inédita dessa louca operação. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. Um Espião no Kremlin

Esta é a história de como, ao longo dos anos, Vladimir Putin montou uma teia que lhe permitiu chegar ao poder no Kremlin e que terminou com a invasão da Ucrânia. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. O Encantador de Ricos

Esta é a história de como Pedro Caldeira, o maior corretor da Bolsa portuguesa, seduziu a alta sociedade dos anos 80 — e perdeu os milhões que lhe confiaram. Ouça aqui os 6 episódios.

Dez anos do Observador

Clube dos 52

Um país atrativo para os jovens

Há demasiada política na administração pública, acredita Leonor Beleza. E acabar com isso devia ser uma das prioridades do futuro, segundo a presidente da Fundação Champalimaud.
Atualidade

Como escolher os melhores para a causa pública?

Bons cuidados de saúde, retenção de talento, seleção dos melhores, relação saudável entre público e privado: alguns desafios do futuro para Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud.
Mercado

EV chineses custam +226% na Europa que na China

A batalha comercial entre Europa e China levou a primeira a aumentar as taxas sobre os veículos à segunda em até 38%. Mas estudo mostra que os chineses vendem na Europa o mesmo carro 226% mais caro.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos