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A Lexus, marca de luxo da Toyota, fez uma primeira incursão pela mobilidade eléctrica algo tímida, com o UX 300e, que tem na (curta) autonomia a sua principal limitação. Com o novo RZ 450e, SUV do segmento D, o construtor nipónico vira essa página e enceta um novo capítulo, em que a grande protagonista é a e-TNGA. Esta que é a primeira plataforma da Toyota projectada especificamente para veículos eléctricos a bateria, e que foi estreada no bZ4X (prestes a chegar ao mercado), permite que a Lexus possa, finalmente, ter argumentos mais convincentes no segmento “premium”. |
Foi em Barcelona que tivemos um primeiro contacto com o novo Lexus RZ 450e, modelo que, além de deitar mão ao que de melhor a Toyota tem para oferecer, se destaca pelo requinte a bordo e pelo… volante. Se ficou curioso, nada como ver este e outros detalhes do SUV nipónico neste artigo, em que lhe trazemos as nossas primeiras impressões no que toca à estética, habitabilidade, qualidade dos materiais e tecnologia. |
Continuando nas marcas de luxo, surgiram três novidades “fresquinhas” vindas da Alemanha, país que, apesar de ter na indústria automóvel o motor da sua economia, se prepara para acabar com os apoios aos PHEV já em 2022 e começar a cortar nas ajudas aos eléctricos em 2023. A BMW apresentou a nova geração do topo de gama Série 7, cujo destaque vai para o BMW i7, berlina 100% eléctrica que responde ao Mercedes EQS com 544 cv e uma autonomia de até 625 km. A rival de Estugarda também foi notícia pela façanha alcançada com o Vision EQXX, protótipo a bateria que conseguiu percorrer mais de um milhar de quilómetros com uma única carga e um consumo de “passarinho”. E a Audi marcou igualmente a agenda com a revelação do Urbansphere, um monovolume eléctrico onde a marca dos quatro anéis exibe a sua visão do futuro. |
Na liga de cima, também houve novidades. A Lamborghini continua a “puxar” pelos seus superdesportivos, ampliando a gama do Huracán com a nova versão Tecnica, concebida para impressionar e convencer, tanto em estrada como em pista. Já a Ferrari, embalada pelo regresso do V6 a Maranello e pelos “encantos” das mecânicas híbridas plug-in, partiu do 296 GTB para aumentar a família com um descapotável, o novo 296 GTS. Este dois lugares destinado aos que gostam de andar de cabelos ao vento dará, com certeza, o seu contributo para que o construtor italiano continue a ser o rei das margens de lucro. Faz ideia de quanto ganha a Ferrari em cada carro que vende? Uma pista: a Tesla fica a milhas do Cavallino Rampante. Mas não terá grandes razões para se queixar, a avaliar pelos resultados do primeiro trimestre, que trazem novos recordes. |
Até para a semana. |
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a semana em marcha-atrás
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Ferrari
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A Ferrari pegou no 296 GTB e trocou o tejadilho por uma capota rígida retráctil, que recolhe ou fecha em 14 segundos. Com 830 cv, o 296 GTS é PHEV e o primeiro descapotável da marca a montar um V6.
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Mazda
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A fábrica de Hofu No. 2, situada na província japonesa de Yamaguchi, deu início à produção do primeiro SUV da Mazda com tecnologia híbrida plug-in. O CX-60 PHEV está prestes a desembarcar na Europa.
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Toyota
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É oficial: a Toyota diz que “ouviu os clientes e fãs dos desportivos da Toyota Gazoo Racing” e vai fazer-lhes a vontade, passando a propor o GR Supra também com uma transmissão manual feita à medida.
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Lamborghini
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Por muito que o Urus venda, a Lamborghini não desiste dos seus coupés superdesportivos. O construtor de Sant'Agata Bolognese revelou nova variante do Huracán – para impressionar na estrada e em pista.
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Em modo eléctrico
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BMW
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Depois de muitos “teasers”, caiu (finalmente) o véu sobre a nova geração do Série 7. O topo de gama bávaro apresenta-se na variante 100% eléctrica, o novo i7, com 544 cv e uma autonomia de até 625 km.
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Ford
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O Mustang Mach-E eléctrico está a vender melhor do que a Ford pensou inicialmente. Daí que, se pretender um destes SUV a bateria, o melhor é começar já a pensar em 2023.
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Audi
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A Audi revelou o Urbansphere, o 3º membro da gama Sphere, um protótipo de um monovolume futurista que revela o que a marca quer vir a oferecer em termos de estilo, plataformas e tecnologia eléctrica.
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Supercarros
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Quatro motores, 1914 cv e um sistema inteligente de tracção integral são a receita perfeita para um hiperdesportivo de respeito. O Nevera mostrou o que é capaz de fazer na neve nórdica.
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Smart
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O primeiro modelo eléctrico de nova geração da Smart foi apresentado há dias. Ainda não tem data de lançamento, faltam conhecer alguns detalhes, mas já foi vista uma versão que suscita dúvidas.
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Muito à frente
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Elétricos
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O fabricante alemão submeteu o seu protótipo Vision EQXX a um teste de eficiência em condições reais de utilização e conseguiu percorrer mais de 1000 km com uma carga e um consumo de 8,7 kWh/100 km.
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Volkswagen
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O VW ID.Buzz, o popular Pão de Forma eléctrico, foi o escolhido para desenvolver o sistema de condução autónoma que o Grupo VW pretende comercializar em todas as marcas em 2025. Veja como funciona.
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Nissan
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O construtor nipónico acredita que, a partir de 2028, os veículos eléctricos terão um custo equivalente ao dos carros a gasolina, graças às baterias sólidas. Protótipo de produção já está operacional.
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Ponha os olhos nisto
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Curiosidades Auto
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Foi no aeroporto de Alicante, Espanha, que ocorreu o (inesperado) encontro entre um Renault Clio, com uma tonelada, e um Boeing 737 da Ryanair, com 79 toneladas.
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Condução Autónoma
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Todos os construtores trabalham no desenvolvimento de veículos autónomos e já há muitos a operar sem condutor. Este Cruise foi mandado parar pela polícia e fez o que muitos humanos fazem: fugiu.
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Toyota
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A Toyota produziu um vídeo sobre o GR86 em que se vê o desportivo com tracção traseira numa sessão de drift em companhia de dois antecessores. Mais espectacular é o drone que atravessa um dos modelos.
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alerta sonoro
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