790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ensaios do Observador

Ensaios do Observador

Para o aumento de todos os salários

Uma reflexão pessoal sobre medidas a estabelecer no domínio central da política de trabalho é a proposta de Pedro S. Martins, ex-secretário de Estado, neste Ensaio que o Observador publica.
Ensaios do Observador

O mal e a violência: o paradoxo de Homero

Se a violência existe no mundo a negação da mesma não é uma posição aceitável. A violência não desaparece só porque não a queremos ver. Um ensaio de Henrique Raposo a propósito do seu primeiro romance
Ensaios do Observador

Os desequilíbrios da governação em Espanha

As eleições legislativas do dia 23 de julho não decidirão um vencedor, mas as correlações de forças que permitirão arquitectar uma maioria extensa e estável de governo. Um ensaio de Diogo Noivo.
Ensaios do Observador

Morte do Ciudadanos: vidas efémeras do liberalismo

Em Espanha, o padrão parece imutável desde o século XIX: desentendimentos, egolatrias e erros iliberais impuseram a projectos políticos promissores uma vida efémera. Ensaio de Diogo Noivo.
Ensaios do Observador

Berlusconi morreu, o populismo está bem vivo

Berlusconi mostra como é perigoso subestimar populistas, mas também o risco da complacência de partidos moderados com a corrupção. Ensaio de Bruno Cardoso Reis.
Guerra na Ucrânia

Um ano de guerra: os custos económicos

As ajudas bilaterais e multilaterais do Ocidente à Ucrânia representaram até agora 0,37% do PIB dos EUA e 0,35% da UE, que corresponde a quase um quarto da ajuda total externa destes países.
Ensaios do Observador

Portugal, um “problema estrutural”

Porque é que todos os dias nos parece que nos transformamos, cada vez mais, num Estado e num povo falhados, condenados ao subdesenvolvimento e à pobreza e miséria? Ensaio de António Bento.
Ensaios do Observador

Brigadas Revolucionárias: Unir, Organizar, Armar

O Partido Revolucionário do Proletariado/BR não foi a organização terrorista mais mortífera do país, mas também matou e deixou todas as sementes para as FP-25. Ensaio de Manuel Castelo-Branco
Novo Governo

A Caixa-forte do novo Governo

A concentração do governo na sede da CGD pode gerar poupanças de mais de 100 milhões com o emagrecimento de ministérios. Resta saber se a dieta é a sério. Ensaio de Fernando Teigão dos Santos.
Ensaios do Observador

O papel do Estado nos problemas de habitação

A habitação tem sido um dos principais temas do debate político, especialmente nas grandes cidades. Que problemas há? E que soluções podem surgir? Ensaio de Vera Gouveia Barros
Banca

Pós-pandemia. Desafios e vulnerabilidades da banca

Moratórias, risco de crédito devido às falências e baixas taxas de rentabilidade. Um "cocktail" que pode resultar em nova recapitalização da banca por parte dos contribuintes. Ensaio de Abel Mateus.
Economia

Que cicatrizes vai a pandemia deixar na economia?

Recuperação deixará cicatrizes. Endividamento e programas de compra de dívida resultam em baixo crescimento e inflação. Portugal está na linha da frente da vulnerabilidade. Ensaio de Abel Mateus.
Economia

Pós-pandemia. A fragilidade da economia portuguesa

Famílias pouparam mais durante a crise. Risco para as empresas é maior, porque a situação financeira global será pior em finais de 2021 do que na crise de 2011. Ensaio de Abel Mateus.
Ensaios do Observador

Insistir no falso apaziguamento da Catalunha

Sánchez parece insistir numa premissa que não funciona. E o maior perigo é esquecer que as democracias modernas não operam com base em particularidades raciais ou linguísticas. Ensaio de Diogo Noivo.
Ensaios do Observador

Os efeitos económicos da pandemia

Não existem atalhos milagrosos para sair de uma crise tão grave como aquela que foi provocada pela Covid-19. Mas qual deveria ser o papel do Estado e das empresas? Ensaio de Jesús Huerta de Soto
Ensaios do Observador

Que problemas restam na polémica da vacinação?

Com a campanha de vacinação nos EUA e no Reino Unido muita avançada e o problema da fabricação quase resolvido sobram dois problemas. O das exportações da UE e os de cada país. Ensaio de Abel Mateus.
Ensaios do Observador

Vacinas. O sucesso dos EUA e o falhanço da UE

Comparando a forma como Estados Unidos e União Europeia anteciparam, programaram e investiram nas vacinas, as conclusões não deixam dúvidas. Agora é preciso retirar lições. Ensaio de Abel Mateus.
Ensaios do Observador

Nos 150 anos da Comuna de Paris

As origens, a brutalidade e as consequências da revolta parisiense vista como o movimento revolucionário anti-burguês de 1871, que inspirou Marx e Engels. Ensaio de José Luís Andrade.
Coronavírus

10 coisas que aprendemos com a Covid-19

Ao fim de mais de um ano com o mundo mergulhado na pandemia de Covid-19, já é possível começar a elaborar uma lista de lições que podem ser retiradas desta provação. Ensaio de José Carlos Fernandes.
Ensaios do Observador

Ensaio. Os resultados das presidenciais à lupa

O Bloco Central está bem e recomenda-se. Ventura é indiscutivelmente uma força em ascensão. O Partido Comunista resiste. As três principais conclusões do ensaio de Jorge M. Fernandes e Mafalda Pratas.
Ensaios do Observador

Trump podia acabar de forma diferente?

A invasão do Capitólio mostra o mau perder de Trump, uma característica que vem de família, num homem que nunca sentiu pertencer à elite. E confirma as suas obsessões. Ensaio de Bruno Cardoso Reis.
Ensaios do Observador

Conseguirá Portugal escapar à cauda da UE?

Agora que foi aprovada esta quinta-feira a bazuca europeia, convém perceber onde estamos. Qual é a receita portuguesa para ir parar aos piores da UE? Um ensaio de Abel Mateus.
Ensaios do Observador

Recuperação económica. O que separa Governo e PSD?

Empresas ou investimento público? Indústria ou energias renováveis? E na saúde e educação? Como é que os dois principais partidos pretendem gastar os fundos europeus? Um ensaio de Abel Mateus.
Ensaios do Observador

Porque é que encerrar escolas é uma má solução

Países europeus que adotaram novas medidas de confinamento deixaram as escolas abertas. Há evidências de que fecho de escolas teve impacto negativo na aprendizagem. Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
Ensaios do Observador

Público e privado na resposta à Covid-19

Perante os modelos existentes, as discussões sobre os méritos do público e privado podem ficar para outros dias. Até lá, há doentes para tratar e vidas para salvar. Ensaio de Mário Amorim Lopes.
Ensaios do Observador

O Supremo Tribunal dos EUA tornou-se uma arma?

Esta quinta-feira dá-se a primeira votação do nome de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA. O que está em causa na polémica e o que podemos esperar do futuro? Ensaio de José Gomes André.
Orçamento do Estado

Um expansionismo prudente no Orçamento

É o Orçamento para os mais afetados pela pandemia e para recuperar os serviços públicos (Saúde e Educação). Com um expansionismo prudente, em que a locomotiva é o Estado. Um ensaio de Helena Garrido.
Ensaios do Observador

O plano para poupar até 30% na fatura da luz

Seria possível reduzir substancialmente os custos globais de produção e assim contribuir para a redução dos preços da eletricidade das famílias. Neste ensaio, Abel Mateus explica como.
Ensaios do Observador

Uma reflexão estratégica para Portugal

O plano de António Costa Silva dá boas pistas para o que é preciso fazer. Mas convém não nos dispersarmos. Em que áreas devemos apostar? Ensaio de João Talone.
Economia

UE. Porque é que ainda somos um país "atrasado"?

A comissária Elisa Ferreira disse que “é penoso ver que Portugal, com estes anos todos de apoio, ainda está entre os países atrasados”. O que falhou? Para onde foi o dinheiro? Ensaio de Abel Mateus.
Ensaios do Observador

Os defeitos e virtudes do plano Costa Silva

O plano de António Costa Silva para a recuperação da economia está em consulta pública até esta sexta-feira. O que tem de bom e o que tem de mau? Esta é a visão de cinco especialistas.
Coronavírus

A vacina como arma política e de propaganda?

Ter vencido a corrida internacional à vacina contra a Covid-19 será utilizado para mostrar que as ciências médicas russas continuam na vanguarda do progresso. Ensaio de José Milhazes.
Ensaios do Observador

Delação premiada: mitos e narrativas

A delação premiada já existe no quadro jurídico português. Mas a sua aplicação aos casos de corrupção depende de pressupostos que a inviabilizam. Ensaio de Nuno Gonçalo Poças.
Estado

Ensaio. Porque falta visão estratégica ao Estado?

Em que medida Portugal aplica mal os seus recursos? Por que razão falta planeamento económico e financeiro? E, sobretudo, por que motivo chegámos a esta situação? Um ensaio do economista Abel Mateus.
Ensaios do Observador

Como vai ser o novo ano letivo cá e lá fora

Setembro será exigente para Portugal, que parte em desvantagem face a parceiros europeus. Sem mais investimento, não haverá milagres na recuperação da aprendizagem. Ensaio de Alexandre Homem Cristo
História

O duplo assassinato de Calvo Sotelo

Há 84 anos deu-se o assassinato do deputado espanhol José Calvo Sotelo, líder da oposição monárquica constitucional ao Executivo da Frente Popular. Um ensaio histórico de José Luís Andrade.
Ensaios do Observador

Público e privado: mundos cada vez mais afastados?

Por causa da pandemia, o fosso entre o público e o privado vai acentuar-se. Mas o Estado irá voltar a assumir um papel relevante como produtor de bens e serviços? Ensaio de António Nogueira Leite.
Ensaios do Observador

Quem fica para trás no acelerar do digital?

A pandemia revelou a importância da tecnologia, deixando a nu assimetrias e desigualdades. E criando oportunidades para algumas empresas. Mas, e o Estado, vai renovar-se? Ensaio de Graça Canto Moniz.
Ensaios do Observador

Quanto é que Portugal paga e recebe da UE?

Afinal, quanto é que Portugal beneficiou ao longo dos últimos vinte anos? E que reformas deviam ser feitas para o dinheiro não ser desperdiçado? Ensaio de Abel Mateus.
Ensaios do Observador

Apoios da UE: quem ganha e quanto custa?

O dinheiro que Portugal vai receber é uma oportunidade única para o país poder fortalecer a sua competitividade e capacidade de crescimento. Será o Governo capaz de a aproveitar? Ensaio de Abel Mateus

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora