|
|
Enquanto dormia… |
… José Mourinho era oficialmente apresentado no Benfica. Chega à Luz em período de convulsão interna, quando falta pouco mais de um mês para as eleições. No Seixal, ao lado de Rui Costa, o novo treinador garantiu estar imune a pressões — “sou muito forte em não sentir o ruído mediático”. Não prometeu títulos, mas admite que a equipa “tem todas as condições para ganhar o Campeonato” e não esconde a “fome” por vitórias. |
- Nessa conferência de imprensa — que se queria curta e se fez longa com as demoradas respostas de Mourinho aos jornalistas —, o treinador falou de “emoções”, prometeu “viver para o Benfica” e contou que, ao sair de casa, esta quinta-feira, se despediu da família com um “até domingo”.
- Não foi a primeira vez que o nome do treinador se ouviu nos gabinetes da Luz. Também não foi a segunda. Mas agora aconteceu. O Bruno Roseiro conta como Mourinho chegou de Ferrari preto para mudar um “Ferrari vermelho”.
- Faltam 36 dias até às eleições e, como nos mostra a Mariana Fernandes, o calendário é intenso. Nestas cinco semanas, há três jogos na Luz a contar para o campeonato, um clássico no Dragão e uma viagem a Londres para a Liga dos Campeões.
|
“Vamos fazê-lo e vamos fazê-lo sem medo.” É um dos grandes problemas da cidade de Lisboa e Carlos Moedas declarou-lhe guerra: a gestão do lixo da cidade. Na apresentação do programa com que vai a votos em outubro, o presidente da capital enumerou as suas 15 prioridades para os próximos quatro anos. Sem sermos exaustivos — pode ler tudo neste texto do Miguel Santos Carrapatoso —, diremos apenas que Moedas retomou o tema da Polícia Municipal — “Queremos que possa prender um ladrão” —, falou de Saúde, Educação, Mobilidade, Cultura e, também, Habitação. Por aqui, continuamos a seguir a atualidade política, a menos de um mês das eleições autárquicas e no dia em que os candidatos a Lisboa participam no debate na Rádio Observador — para ouvir a partir das 9h. |
Horas antes, também o Governo tinha anunciado um plano para dinamizar o setor da Habitação. A ideia principal é a venda de 1o imóveis atualmente na esfera de vários organismos do Estado. No final de um Conselho de Ministros dedicado ao tema, e que a Ana Sanlez esteve a seguir, houve anúncios de alienações e concessões e foi ainda assinado um contrato com o Banco Europeu de Investimento para a construção de 12 mil casas. No episódio de hoje da História do Dia da Rádio Observador analisamos a estratégia do Governo para a Habitação — e procuramos perceber que resultados esperar. |
São 100 que mais parecem 534 — porque o são, na verdade. O atual Governo de Luís Montenegro cumpriu esta semana essa barreira dos primeiros 100 dias desde a tomada de posse, mas a vida do social-democrata aos comandos do país já vai bem mais longa. Tempo, por isso, para balanços. E, como a Mariana Lima Cunha bem condensou, os altos e baixos de um primeiro-ministro que caminha para os dois anos em São Bento fazem-se de “matar papões, devolver impostos [e] combater perceções”. Os detalhes da análise estão todos aqui. |
Nesta newsletter encontra toda a informação de que precisa para começar o dia bem informado. O Observador vai estar em permanente atualização, no site e na rádio. Pode ainda consultar os nossos canais no WhatsApp, no Instagram e no Facebook. E para relaxar, tem sempre os nossos jogos Sudoku e AbraPalavra. |
Boa sexta-feira. |
|
NOTÍCIAS RELEVANTES
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PODCASTS
|
|
|
Humor
|
|
|
|
O filho mais velho do Borges acha que comer um pastel de nata é como saborear uma nuvem, as receitas afrodisíacas do Raminhos para um Verão em família, e a Morte que passou mesmo ao lado do Horácio…
|
|
|
|
|
Saúde
|
|
|
|
Entre o regresso às aulas e ao trabalho, a alimentação saudável tende a ficar para segundo plano. A nutricionista Mariana Chaves dá dicas práticas para manter a organização, o prazer e o equilíbrio.
|
|
|
|
|
|
Rádio Observador
|
|
|
|
Duarte Marques, diretor de campanha de Luís Marques Mendes, diz estar atento ao grupo de comunicação liderado por Mário Ferreira e sugere que Gouveia e Melo se rodeou da “parte má do sistema”.
|
|
|
|
|
Cultura
|
|
|
|
"O Segredo dos Segredos" é o novo livro do autor best seller. A fórmula é a mesma? O livro vale a pena? Porque é que o americano gera tantas críticas? E porque é que é sempre um sucesso?
|
|
|
|
|
|
Guerra na Ucrânia
|
|
|
|
A estratégia de charme do presidente norte-americano não resultou com o líder da federação russa. Também a estratégia militar cai por terra e há novo pacote de sanções à vista. Trump está encurralado?
|
|
|
|
|
Educação
|
|
|
|
Até agora, tinha relativizado, mas, desta vez, a nossa ouvinte percebeu que não pode ignorar, sobretudo com crianças presentes. Como reagir? Confrontar, ignorar ou marcar uma posição?
|
|
|
|
O QUE SE PASSA LÁ FORA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ESPECIAIS
|
|
|
|
|
DESPORTO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OPINIÃO
|
|
|
|
O problema da violência não é universal, nem deriva simplesmente da intensidade do debate político ou da gravidade das questões. É, neste momento, um problema da cultura revolucionária da esquerda.
|
|
|
|
|
A romantização esquece que cada guerra é fratricida; o pacifismo absoluto ignora que a omissão pode entregar inocentes ao massacre. A doutrina social da Igreja oferece aqui um caminho de discernimento
|
|
|
|
|
Não faz sentido – pela história, pela geografia, pela natureza do regime – Portugal alinhar com um bloco chinês. Mas é evidente que a generalidade dos países europeus está a procurar melhores relações
|
|
|
|
|
Hoje em dia não é preciso que os Estados centrais tenham departamentos de censura, mas é possível causar enormes danos à sociedade livre e às democracias utilizando todo o restante aparelho de Estado.
|
|
MAIS PARA LER
|
|
|
Casas Reais
|
|
|
|
Depois do amarelo canário (com um toque de lilás) do banquete real, Melania Trump quis fechar a visita de Estado em tons mais quentes. Tanto com Kate como com Camilla, o casual foi a escolha.
|
|
|
|
|
Cinema
|
|
|
|
O documentário "Com a Alma na Mão, Caminha", o japonês "Love Life" e o filme de desporto e terror "O Maior", são as estreias escolhidas esta semana por Eurico de Barros.
|
|
|
|
|
|
|
|
Celebridades
|
|
|
|
Depois de duas semanas entre o Algarve e Lisboa em julho, o crítico gastronómico está de volta, mas desta vez visita o Porto. Nas redes sociais, pede dicas de lugares onde comer no Norte do país.
|
|
|
|
|
Cinema
|
|
|
|
Conversa com a espanhola Eva Libertad em torno da longa-metragem de estreia, sobre a complexa ligação ao mundo de uma mulher surda que decide ser mãe. Sem sentimentalismo, um filme atento à escuta.
|
|
|
|
|
|
|