O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Jogos
  • Secções
      • Opinião
      • Política
      • Economia
      • País
      • Mundo
      • Desporto
      • Cultura
      • Lifestyle
      • Auto
      • Ciência
      • Tecnologia
      • Justiça
      • Ouvir rádio
      • Podcasts
      • Programação
      • Sobre
      • Últimas
      • Newsletters
      • Fact Check
      • Explicadores
      • Especiais
      • Vídeos
      • Dor
      • Mental
      • Cimeira da Indústria
      • Rádio ao Vivo
      • Lisbon AI Week
      • Prognósticos
      • Observador Lab
      • Loja
      • Votómetro
      • Publicidade e Branded Content
      • SudoCrime
      • AbraPalavra
      • Sudoku
      • App iOS
      • App Android
    Nas redes sociais

Apoio a Cliente

1228,5kWh poupados 1228,5 kWh poupados com a Logótipo da Xpeng Logótipo da Xpeng
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da XPENG Logótipo da XPENG

Descubra a mobilidade elétrica e inteligente aqui.
Expanda o seu mundo.

  • Newsletters /
  • 360º

Transferências de partidos, mudanças de óculos e os protestos dos agentes da PSP

11 jan. 2024, 08:17
0:00 -0:00

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

As mais lidas

Observador

360º

quinta, 11 jan. 2024
Fotografia de Tiago Pereira
Tiago Pereira
Editor de Cultura

Enquanto dormia…

… o Benfica garantia a passagem à próxima fase da Taça de Portugal. Num jogo difícil no estádio da Luz, a equipa da casa venceu o Sporting de Braga por 3-2 e garantiu a continuidade na competição. Arthur Cabral marcou, assistiu, festejou com os adeptos e lembrou que chegou antes de Marcos Leonardo.

Também ontem à noite o Observador confirmava que  o antigo membro da direção de Rio, António Maló de Abreu, que anunciou a saída do PSD,  não se revê na direção de Montenegro e que o Chega conta com ele para encabeçar um dos círculos externos. Maló de Abreu é uma das apostas de André Ventura para as próximas eleições legislativas.

As mudanças na política podem ter diferentes formas. Por exemplo: Rui Rocha tirou os óculos para a campanha. O líder da Iniciativa Liberal surge em 2024 sem a sua imagem de marca. O partido não comenta. Especialistas falam em dificuldade por comparação com Cotrim. De Miterrand a Jeb Bush, a estratégia tem sido utilizada lá fora. Saiba mais aqui.

Sobre os protestos da PSP, que nos últimos dias têm juntado agentes em frente à Assembleia da República (e motivado contestação um pouco por todo o país), o diretor nacional alerta para risco de “perda de confiança, apoio e respeito” dos polícias. Num email enviado para as esquadras esta quarta-feira, Barros Correia disse que repudia “qualquer conduta que ponha em causa o cumprimento da missão de segurança pública”.

Na rádio Observador,  é também este o tema do Contra Corrente (com Helena Matos e José Manuel Fernandes, depois do noticiário das 10h) e da História do Dia de hoje, que já está disponível em podcast. Um pouco por todo o país, centenas de agentes cumprem serviços mínimos nas esquadras com a desculpa de que as viaturas não estão a funcionar. Que protesto é este? E que efeitos está a ter? Ouça aqui.

Na atualidade internacional, destaque para as perguntas a Donald Trump e o debate entre Nikki Haley e Ron De Santis. O primeiro esteve como peixe na água na Fox News, os segundos protagonizaram um confronto duro, com direito a insultos, na CNN. Leia aqui os detalhes.

Ao mesmo tempo, e também sobre o que se passa lá fora, vamos continuar a acompanhar ao minuto o conflito entre Israel e o Hamas e a guerra na Ucrânia.

Um aviso: as temperaturas descem até amanhã, sexta-feira, e podem atingir -5°C no interior norte e centro. Bragança e Guarda estão sob alerta amarelo até ao final de sexta-feira.

Enquanto percorre os vários artigos em destaque no nosso site, pode aproveitar para ir jogando no AbraPalavra  e no Sudoku. E já sabe que, ao longo do dia, temos toda a informação atualizada no nosso site e na nossa rádio.

Tenha uma ótima quinta-feira.

Notícias do dia

Chega está a fechar Maló de Abreu como candidato a deputado
Observador
Operação Influencer: Procuradora que criticou o MP alvo de processo
Agência Lusa
Protestos PSP. Diretor nacional alerta para risco de "perda de confiança"
Observador
António Costa: "Sabe quem descongelou as carreiras? Fui eu"
Agência Lusa
Temperatura desce até 6.ª feira e pode atingir -5°C no interior norte e centro
Agência Lusa
José Sócrates acusa justiça de dualidade de critérios e de não investigar PSD
Expresso
Associação das grandes empresas portuguesas propõe simplificação do IRC
Observador

O QUE SE PASSA LÁ FORA

Fotografia
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza: discutida trégua de mais de 20 dias

Fotografia
Diplomacia

Moscovo e Pequim discutem guerras ao telefone

Fotografia
Isabel dos Santos

Sonangol. Processo “dentro de dias” em tribunal

Fotografia
Somália

Somália. Al Shabaab captura helicóptero da ONU

Fotografia
Eleições EUA

Republicano Chris Christie desiste de primárias

Fotografia
Aviação

Voos do Boeing 737 Max 9 cancelados até sábado

Fotografia
Crimes Sexuais

Giuffre diz que Epstein lhe pagou no caso de André

DESPORTO

Fotografia
Sporting

Um médio da Primeira Liga, a aposta forte num ala

Fotografia
Taça de Portugal

Arthur viu quem chegou e disse que já cá estava

Fotografia
Benfica

"Espero que o melhor momento esteja por chegar"

Fotografia
Futebol

Piqué jogou e tem um clube. Agora, quer treinar

Fotografia
Futebol

A vingança de Pedro sobre Mourinho chegou pelo VAR

OS NOSSOS ESPECIAIS

Fotografia
Política

Como os políticos utilizam as lentes em campanha

Fotografia
Eleições EUA

Trump jogou em casa enquanto rivais se digladiaram

Fotografia
Bitcoin

ETF aprovado. Bitcoin passa a ser "mainstream"?

Fotografia
Partido Chega

"Como Millei, temos que fechar órgãos intermédios"

OPINIÃO

Fotografia do Colunista
Alexandre Homem Cristo

Pedro Nuno Santos meteu-se num beco sem saída

Se o PS não tiver condições para formar governo, o ónus recairá sobre PNS: ou recua e viabiliza um governo PSD, ou entrega a decisão ao CH e arrisca a ingovernabilidade — de que seria co-responsável

Fotografia do Colunista
Alexandre Borges

Portugal inteiro, como quem diz: all you can eat

Nem a gola alta do novo secretário-geral do PS, nem a sensual aparição da barriga do dito. Esta semana, amig@ leitorx quero falar-lhe é de Portugal. Inteiro.

Fotografia do Colunista
Margarida Bentes Penedo

Habitação: regras que não deixam construir

As regras portuguesas só deixam construir as casas que o mercado interno não consegue comprar. Falta deixar construir as outras.

Fotografia do Colunista
Vicente Ferreira da Silva

A apologia do(s) mínimo(s)

Pedro Nuno Santos promete um ciclo novo pejado de vício velhos. Vamos ter pior do que o habitual no socialismo: mínimos. Vindo de um velho incumbente é o expectável.

MAIS PARA LER

Fotografia
Cinema

Aki Kaurismaki e o amor entre os desamparados

Em "Folhas Caídas" o finlandês Aki Kaurismaki volta a pôr em cena, como só ele sabe, um romance cheio de obstáculos entre dois esquecidos da sociedade. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.

Fotografia
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"O Corno do Centeio" de Jaione Camborda, o documentário "Via Norte", do português Paulo Carneiro, e a nova fita de Aki Kaurismaki, "Folhas Caídas", são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.

Fotografia
Música

Bill Ryder-Jones e a sublime arte da canção triste

"Iechyd Da" é o novo álbum deste bom inglês que continua a lutar contra ele próprio, mas que nunca o tinha feito de forma tão graciosa como conseguiu agora com estas 13 canções.

Fotografia
Passadeira Vermelha

A passadeira vermelha dos Governor's Awards

A temporada de prémios segue a bom ritmo, tal como o desfile de looks nas red carpets de Hollywood. Esta terça-feira, as estrelas voltaram a brilhar. Veja as imagens.

Fotografia
Estilo

Princesa Ana. A "it royal" dos óculos desportivos

Das provas equestres aos atos oficiais, há anos que se mantém fiel aos seus Adidas, nem sempre consensuais mas inevitáveis protagonistas nos looks escolhidos. Voltou a usá-los esta semana.

Fotografia
Casas Reais

A proclamação dos novos reis passo a passo

Com uma carruagem histórica, mas sem a pompa de uma coroação, a família real dinamarquesa prepara a transição no trono. O programa arranca este domingo, com a abdicação da Rainha Margarida.

Fotografia
Empresas

Unbabel quer criar spin-off este ano

A tecnologia do Halo, um dos projetos desenvolvidos pelo centro de IA responsável liderado pela Unbabel, deverá transformar-se num spin-off este ano. É tempo de fazer “o seu próprio caminho”, diz CEO.

RÁDIO OBSERVADOR

Fotografia
Rádio Observador

Porque protestam os polícias?

Fotografia
Rádio Observador

"Há menos denúncias de violência nos hospitais"

Fotografia
Desporto

"Vitória do Benfica pautada pela eficácia"

Fotografia
Rádio Observador

“Sem jornalismo livre damos cabo das democracias”

Fotografia
25 de Abril

Portugal desde 1974, em 16 grandes entrevistas

Fotografia
Rádio Observador

Pedro Nuno é o polícia bom do PS?

Recommendation Partner Recommendation Partner

Precisa de ajuda? Contacte-nos

Para deixar de receber esta newsletter clique aqui

ou pode gerir e descobrir as nossas outras Newsletters aqui

Observador - Rua João Saraiva, nº 7, 1700-248 Lisboa

Receba a próxima edição da newsletter 360º diretamente no seu email

Enquanto dormia, preparámos para si um guia resumido do que se passa. Logo de manhã, pelas 9h00, todos os dias úteis.

  • Newsletter
  • Observador
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

360º

Simulações de IRS e PSD em queda livre

18/9/2026, 8:06
360º

CPI a Neves e o fim das "lojas de fachada" 

17/9/2026, 8:29
360º

O Estado da União e o preço da gasolina em Espanha

16/9/2026, 8:44
360º

Os escândalos da filha do último diretor da PIDE em podcast

15/9/2026, 8:35

Últimas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ver planos

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Registar-me

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Sem interesses.
Muito interessante.


Seguir
Seguir
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Abrapalavra
  • Sudoku
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store
Recommendation Partner