764kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vítor Bento

Vítor Bento

"Se inflação perdura, haverá recessão"

Para Vítor Bento, é do interesse dos bancos que as pessoas tenham possibilidades de pagar empréstimos", lembrando que "o facto de a inflação estar a desacelerar não significa um decréscimo de preços".
O Bom, o Mau e o Vilão

Antes rico e saudável do que pobre e doente

Vítor Bento (que foi paciente com os deputados), o Ministério da Educação (que está num impasse) e o ministro da Saúde (que prometeu e não cumpriu) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Banca

APB. "Não tem comparação com o que foi 2008"

Vítor Bento, presidente da Associação Portuguesa de Bancos, acredita que a situação que se vive no sistema bancária depois da queda do SVB não tem comparação com 2008.
Vítor Bento

Vitor Bento. Contenção contra "medidas populistas"

"Apelo para que se contenha a ansiedade social que tem vindo a ser expressa, porque isso está a desencadear campeonato de medidas populistas", diz o presidente da Associação Portuguesa de Bancos.
Novo Banco

Vítor Bento, o almocreve e o "fogo de retaguarda"

Audição a Vítor Bento focou-se mais no (velho) debate sobre a resolução, que não é o tema da comissão de inquérito em curso (que é sobre as perdas registadas pelo Novo Banco).
Coronavírus

Se paragem for de seis meses será "muito difícil"

O economista Vítor Bento prevê que Portugal vá passar por uma "recessão grande" este ano em resultado da covid-19, restando saber qual será a sua duração e como será a recuperação económica.
Entrevista

Vítor Bento: "Um dia o mar voltará a encapelar"

Vítor Bento diz que o lema de muitos políticos tem sido "gaste-se que depois o dinheiro aparece". E nota que há um desequilíbrio entre a força de quem paga impostos e quem recebe do Orçamento.
Resolução do BES

Solução para o BES vai custar 10 mil milhões

Vítor Bento admite que solução que passou por venda do Novo Banco pode custar 10 mil milhões de euros. E faz a pergunta: o que teria acontecido se o valor tivesse sido adiantado antes da resolução?
Vítor Bento

"Para o PS, este é momento ideal para eleições"

Vítor Bento diz que, sem as compras extraordinárias de dívida do BCE, "provavelmente" estaríamos como em 2011, à beira do resgate. E critica a "falta de convicção em pôr as contas públicas em ordem".
Orçamento do Estado

"Estamos a construir uma casa de palha"

Economista Vítor Bento avisa para o risco de uma subida não sustentável das pensões. Vai custar mais a reverter, avisa em entrevista à Rádio Renascença.
Vítor Bento

Vítor Bento. "Estamos a ser a cobaia" na banca

Vítor Bento diz que Portugal tem sido uma cobaia das novas regras para bancos falhados. Sobre política económica, avisa que estimular a procura com dívida é como "cavar um buraco para sair do buraco".
Banca

Quem tem medo dos bancos espanhóis?

A venda do Novo Banco abre a porta da consolidação na banca. Mais do que o controlo estrangeiro, o que está em causa é o domínio dos bancos portugueses pelo capital de um só país.
Novo Banco

Pr'a melhor está bem, Pr'a pior já basta assim

Novo Banco nacionalizado? O importante não é ter mais um banco público -- é que o que já temos seja um instrumento de decência e não de indecência. Ou seja, tudo ao contrário das práticas habituais.
Novo Banco

Nacionalização? "Meus dias são cheios de trabalho"

Stock da Cunha diz que não é "indiferente" às noticias mas diz que tem pouco tempo para traçar cenários. Já pediu a Horta Osório para ficar "até ao verão", porque pode haver "novidades" até lá.
Novo Banco

PS admite discutir nacionalização do Novo Banco

Os socialistas admitem entrar no debate sobre as soluções para o Novo Banco, incluindo a nacionalização como último recurso, se tudo falhar. PS alerta para necessidade de estudar custos de cada opção.
Economia

Vítor Bento: Sobre a boa governação das empresas

A governação [das empresas] é uma obra realizada por pessoas, e as pessoas erram. Podem minimizar-se as oportunidades para que errem, mas não se pode garantir que nunca erram.
Banca

Vítor Bento prevê fim dos grandes bancos nacionais

O economista, que foi o último presidente do BES e o primeiro do Novo Banco, avisou que Portugal está a alienar o seu futuro e que em breve não haverá nenhum grande banco português.
Novo Banco

"Venda rápida" falhou. Vítor Bento tinha razão?

Vítor Bento demitiu-se há um ano porque não queria uma "venda rápida" mas um "plano de médio prazo" para o Novo Banco. Não o teve. Mas é mais ou menos isso que Eduardo Stock da Cunha terá agora.
15 questões eleitorais

É possível Portugal ser competitivo no euro?

A economia portuguesa precisa da "muleta" da desvalorização cambial para conseguir ser bem sucedida no comércio internacional? Ou será que a competitividade "é, em grande parte, uma escolha"?
Economia

Vítor Bento assina carta aberta à Europa

O economista Vítor Bento, juntamente com um leque de dezenas de economistas europeus, assina uma carta aberta à Europa sobre a reforma da União Económica e Monetária.
Vítor Bento

Ideias dos economistas são de "esquerda liberal"

O economista diz que as propostas dos economistas do PS são de uma "esquerda liberal" e que isso permite "entendimentos" depois das eleições. Centeno diz que é preciso recuperar mercado de trabalho.
Economia

SIBS. Bento regressa como presidente não executivo

A nova presidente executiva da sociedade que gere o Multibanco será Madalena Cascais Tomé que vem da Portugal Telecom.
Economia

Seia e Gouveia. E Vítor Bento.

Se existe uma lição a retirar tanto da análise de Vítor Bento, como do paralelo entre Seia e Gouveia, é que nenhum artifício monetário ou fiscal consegue resolver problemas da economia real.
União Europeia

Vítor Bento: a “interpretação autêntica” do ensaio

Vítor Bento ficou surpreendido com as reações ao seu ensaio "Eurocrise: Uma Outra Perspectiva", publicado no Observador. Pelo impacto que teve e, sobretudo, pelas interpretações erróneas que suscitou.
Vítor Bento

Vitor Bento designado para Conselho de Estado

Vítor Bento voltará ao Conselho de Estado, que abandonou para ir para a administração do BES, segundo um decreto do Presidente da República assinado a 12 de janeiro.
Conselho de Estado

Cavaco volta a chamar Vítor Bento para o Conselho de Estado

O Presidente da República decidiu chamar de novo Vítor Bento para o Conselho de Estado, seis meses depois da sua renúncia. Reunião em breve para convocar eleições na Madeira.
Comissão de Inquérito BES

"Não fiz pedido assertivo de intervenção pública"

Vítor Bento disse esta terça-feira que o governo não recusou "taxativamente" a ajuda pública. Mas saiu de uma reunião com Maria Luís Albuquerque "com a impressão" de que havia "pouca disponibilidade".
Comissão de Inquérito BES

Bento:BES tinha de recomprar obrigações a clientes

Vítor Bento defende, em direito de resposta, que o BES tinha de recomprar as obrigações em nome do respeito das expetativas dos clientes e por determinação da CMVM.
Comissão de Inquérito BES

Negócio suspeito só parou 9 dias após Bento entrar

A recompra de títulos de dívida do BES, que provocou um rombo de 800 milhões de euros no banco, foi realizada durante os primeiros 22 dias de julho. Vítor Bento assumiu a presidência uma semana antes
Crise no GES

BdP diz que não era sua competência informar CMVM 

Numa nota de esclarecimento divulgada esta quinta-feira, o Banco de Portugal justifica porque não era da sua competência informar a CMVM sobre o plano de recapitalização acordado para o BES.
Crise no GES

BdP deu 48 horas a Vítor Bento para salvar o BES

O Banco de Portugal soube dos prejuízos do BES três dias antes de o banco os apresentar ao mercado. Sem informar a CMVM, deu dois dias para reforçar capitais. Caso contrário, haveria intervenção.
Novo Banco

BE pede mais documentos sobre reforma de Bento

Os deputados do BE vão requerer ao governador do Banco de Portugal mais documentos sobre a passagem à reforma de Vítor Bento, assim como a respetiva autorização.
Banco de Portugal

BdP: Vítor Bento não incorreu em ilegalidade

O Banco de Portugal esclareceu que Vítor Bento esteve de licença sem retribuição até setembro, o que determina a suspensão do contrato de trabalho, pelo que "não incorreu em qualquer ilegalidade".
Novo Banco

Não houve ilegalidade com Vítor Bento

Banco de Portugal esclarece que Vítor Bento se manteve juridicamente na situação de 'licença sem retribuição', enquanto presidiu ao BES e ao Novo Banco, o que não gera 'incompatibilidade legal'.
Novo Banco

Vítor Bento de regresso ao Banco de Portugal

Após o curto período na administração do Novo Banco, o economista já regressou ao trabalho no Banco de Portugal. O pedido de desvinculação não chegou a ser assinado, diz o DN.
Novo Banco

Novo Banco: Caixa sujeita a ter uma perda

Depois de Carlos Costa, agora é Maria Luís Albuquerque quem responde aos deputados sobre a demissão de Vítor Bento e a resolução do BES. O Observador acompanhou tudo em direto.
Novo Banco

Ministra e governador do BdP na AR em outubro 

A ministra das Finança e o governador do Banco de Portugal vão ser ouvidos no Parlamento a 8 e 14 de outubro sobre a demissão de Vítor Bento da liderança do Novo Banco.
Conselho de Estado

Cavaco sem pressa em substituir Vítor Bento

Bento deixou o cargo de conselheiro de Estado para ir para o Novo Banco. Lugar em Belém está vago mas Cavaco não tem pressa em nomear substituto.
Novo Banco

Ninguém fica bem na fotografia

Vítor Bento não se devia ter demitido agora. Carlos Costa não devia ter deixado o problema apodrecer. O Governo não devia fazer de morto. Stock da Cunha vai precisar de um milagre para juntar os cacos
Novo Banco

Quem é Eduardo Stock da Cunha?

O banqueiro é o terceiro de oito irmãos. Desencantado com o curso de Economia, não desistiu, mas virou-se temporariamente para o jornalismo. O apelido Stock é de origem judaico-alemã.
Novo Banco

Lobo Xavier diz que problemas não acabaram no BES

O centrista diz que Vítor Bento se afastou para dar lugar a outros "preparados para a função que o Banco de Portugal e o Governo efetivamente querem". Por isso, espera a substituição hoje mesmo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.