|
|
|
|
O mercado automóvel, felizmente, oferece de tudo um pouco. O destaque vai obviamente para os modelos mais luxuosos e sofisticados tecnologicamente, os tradicionais topos de gama, mas o investimento que exigem em troca nem sempre é compatível com o poder de compra de muitos. Daí que seja de saudar quando surgem modelos como os novos Dacia Sandero e Sandero Stepway que, ao preço acessível do passado, vão passar a juntar mais equipamento e mais tecnologia. Aqui desvendamos tudo o que muda no carro mais barato do mercado, dizemos-lhe quando chega e até lhe damos uma ideia do preço. |
Continuando nos modelos equipados com motor de combustão, e saltando de um extremo para o outro, a Ferrari produziu nova obra de arte. O Omologata é potente, rápido, lindo e… único. Se o Omologata é necessariamente (muito) caro, a Toyota vai conseguir comprar muito barato os furgões que a PSA produz para a marca nipónica. Esta quase “oferta” faz parte da estratégia para desbloquear a fusão PSA/FCA. |
Também há novidades a nível de lideranças. Na Seat, o cargo de CEO passa a ser desempenhado por Wayne Griffiths, até aqui o responsável máximo da Cupra, enquanto na Daimler o ex-CEO Dieter Zetsche, afinal, já não vai ascender a chairman. Entretanto, o grupo alemão surpreendeu duplamente, pois não só anunciou o primeiro veículo eléctrico do mercado com baterias sólidas, como divulgou um vídeo daquele que consideramos ser o carro mais estranho (e belo) do mundo. |
Nos eléctricos, só se fala de topos de gama e quanto mais potentes, melhor. A Polestar avança com o Precept para combater o Tesla Model S, mas a “guerra” mais acesa continua a envolver Tesla, Lucid e Porsche. O novo Model S Plaid, que bateu o tempo do Taycan no Nürburgring em 20 segundos, já pode ser encomendado e o CEO da Lucid, que admite a importância do mercado alemão para a sua marca, não hesitou em criticar a falta de eficiência do Taycan. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Dacia
|
|
Em 2005, o Logan agitou o mercado, provando que havia espaço para uma berlina familiar virada para o essencial e, por isso mesmo, acessível. A nova geração vai mais longe em conforto e habitabilidade.
|
|
|
|
Mazda
|
|
A edição comemorativa do centenário da Mazda Motor Corporation chega a Portugal no MX-5 “100th Anniversary”, com detalhes específicos e um nível de equipamento bastante completo, por cerca de 36.860€.
|
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A Mercedes revelou um vídeo do Vision AVTR, um protótipo de veículo (muito) futurista cheio de flaps, com rodas que parecem donuts que lhe permitem até andar para o lado, entre muitos outros truques.
|
|
|
|
Ferrari
|
|
Este Omologata é a mais recente criação da Ferrari. Só uma unidade vai ser construída e de acordo com as especificações do cliente, o que lhe garante desde logo o estatuto de objecto de colecção.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Elétricos
|
|
Tesla e Nikola são rivais. Ambas visam exclusivamente a mobilidade eléctrica, mas o facto de a Nikola ter acusado a Tesla de copiar (no Semi) a cabina do One, abriu uma guerra que já chegou à Croácia.
|
|
|
|
Polestar
|
|
A Polestar está apostada em tornar-se um dos principais fabricantes de veículos eléctricos do mercado. O novo Precept assume-se como concorrente do Tesla Model S, do Lucid Air e do Porsche Taycan.
|
|
|
|
Honda
|
|
A Honda revelou o seu SUV eléctrico e:concept, ainda um protótipo mas já com passagem à produção em série garantida para breve. A China será o principal destino para este novo modelo a bateria.
|
|
|
|
|
Hyundai
|
|
A Hyundai desenvolveu um desportivo eléctrico que impõe algum respeito. A base é o Veloster N, mas em vez do motor de combustão central, monta um eléctrico com 810 cv para "assustar" a concorrência.
|
|
|
|
Ford
|
|
Para fazer frente ao ID.4, a Ford emula a versão GT do Mustang. Só que agora sem V8, no SUV 100% eléctrico Mach-E, impulsionado por dois motores com 465 cv e 830 Nm. Taco a taco com o Tesla Model Y.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Tesla
|
|
Já se sabia que a Tesla desenvolveu um Model S Plaid que bateu o Porsche Taycan no Nürburgring em quase 20 seg. por volta. Sabe-se agora que, afinal, a “sova” dada ao eléctrico alemão é ainda maior.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Peter Rawlinson é o patrão da Lucid, o novo fabricante de veículos eléctricos de quem se fala. O Lucid Air nasceu para bater o Model S, mas o CEO afirmou à imprensa alemã que é melhor do que o Taycan.
|
|
|
|
Daimler
|
|
A Daimler anunciou, em 2018, que estava a trabalhar num autocarro eléctrico equipado com baterias sólidas. Agora, mostrou o eCitaro com uma bateria que promete mais 25% de densidade energética.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Tesla
|
|
É raro um fabricante americano de automóveis processar o seu próprio Governo, mas a Tesla não hesitou em fazê-lo. Aliás, o seu CEO, Elon Musk, já tem algum hábito de levar a administração a tribunal.
|
|
|
|
Ambiente
|
|
O governador da Califórnia anunciou que, a partir de 2035, vai ser proibido comercializar veículos novos com motor de combustão, sejam eles a gasolina ou a gasóleo. Mas não os usados…
|
|
|
|
PSA
|
|
A fusão entre PSA e FCA aguarda que estes dois grupos apresentem uma proposta que evite deterem uma posição predominante no mercado dos veículos comerciais. A solução passa por “oferecê-los” à Toyota.
|
|
|
|
|
|
|
|