|
|
|
|
Um carro eléctrico e autónomo da Apple seria um verdadeiro pesadelo para os construtores de automóveis premium. Acontece que, pela primeira vez, o CEO da companhia de Cupertino admite em entrevista que, de facto, a Apple está a trabalhar nesse campo e tudo fará para estabelecer novos limites tecnológicos. “Vamos ver o que conseguimos fazer”, assumiu Tim Cook. Ora, esta simples afirmação soará a promessa para os indefectíveis da marca, mas a ameaça para os fabricantes de automóveis “tradicionais” há muito instalados, pois nenhum deles consegue rivalizar com a Apple em imagem, meios e poderio financeiro. A Tesla e Elon Musk foram também tópicos de conversa e Cook não se furtou a dizer o que pensa de ambos. Está tudo aqui. |
Mas a Apple não é a única marca que pretende estender o negócio dos smartphones às quatro rodas. Depois de a Huawei informar que também vai por aí, seguiu-se a Xiaomi e, mais recentemente, a LG. Será que vamos passar a ter carros com marca de telemóvel? As sirenes alertam para a entrada de novos players na indústria automóvel e foi a esse tema que dediquei a última Operação Stop, podcast da Rádio Observador que pode ouvir aqui. |
Há, naturalmente, coisas que mudam quando há “sangue-novo” a fazer mexer o mercado. A Tesla, por exemplo, tem outra perspectiva sobre a marcha-atrás… Talvez até nem valesse a pena, mas a realidade é que a procura pelos veículos eléctricos da marca norte-americana não pára de subir e os recordes de vendas sucedem-se – inclusivamente de baterias, com a Apple a fechar um negócio de 50 milhões. |
Quem também contribuiu para os cofres da empresa de Elon Musk foi a Volkswagen, que se viu na necessidade de comprar créditos de carbono na China, por também aí ficar acima do limite de emissões de dióxido de carbono. Mas o fabricante de Wolfsburg foi sobretudo falado, na semana que passou, por ter passado outros limites: antecipou o dia das mentiras e brincou com coisas sérias. Resultado: nem todos apreciaram a (estranha) graçola da Volkswagen que lhe pode sair cara. |
O 1 de Abril presta-se sempre a despertar a criatividade dos construtores de automóveis e este ano não foi excepção. Se quer saber como nos tentaram enganar e (quase) conseguiram, espreite aqui. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Vendas
|
|
As vendas de automóveis no mercado nacional foram dominadas em Março pela Peugeot. Apesar do número de unidades transaccionadas ter subido 19,8% no mês, continuam a cair 31,5% no 1º trimestre do ano.
|
|
|
|
Toyota
|
|
A Toyota modernizou o seu desportivo GT86. Alterou a denominação para GR86, dotou-o com linhas mais atraentes e montou um motor maior e mais potente. Só o peso não evoluiu favoravelmente.
|
|
|
|
Caterham
|
|
O construtor britânico quase artesanal Caterham, que produz desportivos emocionantes com pouca potência mas ainda menos peso, foi vendido à VT Holdings, o até aqui importador da marca para o Japão.
|
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A Mercedes lança os seus desportivos topo de gama, que recorrem à tecnologia E-Performance. Aliam motores a gasolina com quatro e oito cilindros a unidades eléctricas para garantir 653 cv e 816 cv.
|
|
|
|
SEAT
|
|
O Seat Tarraco recebe uma motorização híbrida plug-in com 245 cv, que deverá representar 25% das vendas do SUV este ano. Anuncia 49 km de autonomia eléctrica e um consumo abaixo de 2 litros/100 km.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A Mercedes prepara-se para revelar a 15 de Abril o seu novo EQS, a versão eléctrica do seu Classe S. Até lá, alimenta a curiosidade divulgando alguns pormenores técnicos, bastante "sumarentos".
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Depois de anunciar o início das vendas do Pão de Forma eléctrico em 2022, a VW deixa agora escapar que o preço deverá situar-se entre 40.000€ e 60.000€, ficando abaixo do valor dos furgões comerciais.
|
|
|
|
Jeep
|
|
Quem disse que não se pode agradar a gregos e a troianos? No mundo dos jipes radicais, a Jeep está a tentar fazer isso mesmo com o Wrangler. Esta semana propôs a muitos o ensaio da versão eléctrica.
|
|
|
|
|
Auto
|
|
Depois da pick-up eléctrica, a Hummer prepara uma versão também a bateria de um SUV. Mantém todos os trunfos já conhecidos do modelo com caixa de carga e junta mais alguns, como afirma LeBron James.
|
|
|
|
Peugeot
|
|
A Stellantis está apostada em reforçar a sua frota de veículos electrificados e 100% eléctricos. A gama destes últimos vai ser reforçada ainda em 2021 com os novos Peugeot 308 e Opel Astra eléctricos.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Tesla
|
|
A Tesla renovou os Model S e X, criando uma versão com mais de 1200 cv, capaz de percorrer 837 km, atingir 322 km/h e chegar aos 100 km/h em menos de 2,1 segundos. E sem alavanca de marcha-atrás.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
A Apple surpreendeu quando foi apanhada a negociar com a Kia a produção do seu futuro automóvel. E o negócio não correu bem. Agora a Xiaomi parece estar a seguir o mesmo rumo e a tentar bater a Apple.
|
|
|
|
|
Atualidade
|
|
Os antigos colegas de equipa de F1 da Mercedes voltam a defrontar-se, agora como patrões de equipa no campeonato Extreme-E. Hamilton e Rosberg bateram-se no X Prix do Deserto e Rosberg venceu.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
A britânica Land Rover associa-se ao não menos britânico Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, a empresa que já tem 600 clientes à espera do primeiro voo espacial, para uma experiência única.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Todos os anos, no dia 1 de Abril, os construtores de automóveis atiram para o ar pequenas mentiras que colocam à prova a sua criatividade e sentido de humor. Aqui vai um apanhado das mais divertidas.
|
|
|
|
Bentley
|
|
Se a Bentley sabe as linhas com que se cose, a Mulliner nunca dá ponto sem nó. O mais recente exemplo disso consumiu 100 metros de linha e 44 horas de agulha na mão, a pedido de um cliente chinês.
|
|
|
|
KIA
|
|
O crossover eléctrico sul-coreano registou uma espectacular receptividade na sua terra-natal. Segundo a Kia, bastou um dia para que mais de 21.000 clientes efectuassem a pré-reserva online do EV6.
|
|
|
|
|
Atualidade
|
|
O primeiro Grande Prémio de 2021 foi dos mais animados de que há memória, mas os construtores envolvidos não apreciaram. Não que a competição não fosse emotiva, mas sim devido à queda de audiências.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
No início da semana, a Volkswagen anunciou a mudança do nome da empresa para Voltswagen, reforçando a sensação de aposta na mobilidade eléctrica. A notícia correu mundo e as acções dispararam. Porém…
|
|
|
|
|
|
|
|