|
|
|
|
No enorme conjunto de construtores de automóveis que integram a Stellantis, a Opel é um dos fabricantes com maior potencial de vendas. Isto porque tem uma forte presença em dois dos maiores mercados europeus, a Alemanha e o Reino Unido, onde a gama exibe o emblema da Vauxhall. E um dos bestsellers da marca do relâmpago é o Astra, rival natural de um Golf e de um Mégane que já venderam mais do que as tabelas de vendas agora registam, e de um Peugeot 308 que tem vindo a conquistar clientes e que também agora está prestes a chegar ao mercado nacional com uma nova geração. |
Daí que tenha tido particular interesse a oportunidade de contactar com duas unidades pré-série que se deslocaram a Portugal, para ver como é que o novo compacto germânico, com genes franceses, evolui nesta nova linhagem – a primeira à qual não vai faltar (quase) nada, em termos de motorizações. A gasolina, a gasóleo, híbrido plug-in ou 100% eléctrico, o novo Astra quer marcar a diferença. As primeiras versões chegam no final do 1.º trimestre de 2022 e aqui revelamos-lhe as nossas primeiras impressões, os argumentos que o podem favorecer e, claro, avançamos uma estimativa de preços. |
Mas fique descansado que os valores de comercialização do novo Astra não se aproximam sequer da exorbitância exigida por uns gregos que ninguém conhecia, mas que conseguiram conceber o hiperdesportivo mais potente do mercado (simplesmente, impressionante). Falamos da SP Automotive, uma startup cujo Chaos teria tudo para fazer furor no Salão de Genebra do próximo ano, o que não vai acontecer porque o certame helvético foi, mais uma vez, cancelado por causa do caos da pandemia. Mas haverá próxima edição? Fica a dúvida. |
Praticamente certo é que, sensivelmente por essa altura, Março, vamos ficar a conhecer o Alfa Romeo mais aguardado dos últimos tempos e só então poderemos ver se a espera a que nos votou Imparato valeu (mesmo) a pena. Quem também semeou a expectativa em relação a um novo lançamento foi a Ferrari, convidando um selecto grupo de clientes para a revelação de mais um elemento da série Icona. Mas, neste caso, não será preciso esperar tanto para saber o que nos reserva a marca do Cavallino Rampante. Igualmente de Itália, chega-nos ainda a promessa de que a Lancia vai “renascer” com um novo Delta (eléctrico e excitante). |
Já a Alemanha é origem de novidades boas e menos boas, vindas do Grupo Volkswagen. Por um lado, a Audi admite que os modelos eléctricos estão muito próximo de dar o mesmo lucro que os rivais a combustão, por outro, a Volkswagen volta a reavivar o fantasma dos potenciais despedimentos que a transição para a mobilidade eléctrica pode acarretar, se as fábricas não atingirem rapidamente os desejados níveis de produtividade. Para os lados de Wolfsburg teme-se que haja 30.000 postos de trabalho em risco, para os lados de Grünheide fez-se a festa com a inauguração da Gigafactory Berlim. Em honra dos locais, a Tesla promete saltar da tequila para a cerveja e, de caminho, garante que vai conseguir lá fabricar um carro a cada 45 segundos… |
A terminar, duas chamadas de atenção, ambas relacionadas com a segurança. A primeira é que, antes de arrancar, não perde mesmo nada em verificar as porcas das rodas para evitar chatices (na Operação Stop, explicamos o porquê deste alerta). A segunda é que, para reduzir o número de fatalidades na estrada, a Europa está disposta a cortar os males pela raiz: zero álcool, nada de telemóvel e 30 km/h de velocidade máxima em cidade. Vettel deve estar de acordo, mas por motivos mais verdes. É que o piloto de Fórmula 1 acha que até os célebres troços das Autobahnen alemãs, sem restrições de velocidade, deviam passar a ter limites em prol do ambiente. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Supercarros
|
|
Poucos esperariam que uma startup grega concebesse o hiperdesportivo mais potente do mercado, mas efectivamente o Chaos anuncia até 3000 cv e um preço que pode atingir 12,4 milhões de euros.
|
|
|
|
Toyota
|
|
A Toyota ficou sem sócios para fabricar o Aygo, que partilhava chassi, mecânica e fábrica com o Peugeot 108 e o Citroën C1. Uma vez sozinha, afinou o tiro e transformou o Aygo no SUV Aygo X.
|
|
|
|
Alfa Romeo
|
|
No posicionamento das marcas que compõem a Stellantis, à Alfa Romeo ficou reservado o estatuto de “premium”. Para não defraudar expectativas, Imparato adiou o Tonale. Mas a revelação avizinha-se.
|
|
|
|
|
Mazda
|
|
A Mazda anunciou de uma assentada novos modelos, nova plataforma com possibilidade PHEV e um eléctrico com REX de motor rotativo. É o maior conjunto de novidades de que há memória.
|
|
|
|
BMW
|
|
O novo Série 2 Active Tourer já está disponível em Portugal. O monovolume compacto da BMW exibe uma grelha de maiores dimensões e, a partir de Maio, oferecerá versões PHEV com até 80 km de autonomia.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Mercedes-Benz
|
|
O topo de gama eléctrico da Mercedes passou pelo crivo da agência ambiental norte-americana e os valores homologados em WLTP sofreram severo corte. EQS fica longe do Model S e mais ainda do Lucid Air.
|
|
|
|
Vendas
|
|
Em Portugal, os modelos com motores a gasolina reclamaram 41% do mercado em Setembro, contra 25% de veículos com baterias recarregáveis e 20% a gasóleo. Quem liderou nos eléctricos e híbridos plug-in?
|
|
|
|
Hyundai
|
|
O Kauai eléctrico não teve um percurso comercial sereno. A Hyundai teve de intervencionar 75.000 veículos e retirar o SUV do mercado doméstico. Mas vai haver nova geração, aparentemente sem ser Ioniq.
|
|
|
|
|
Tesla
|
|
O mês de Setembro permitiu à Tesla entregar aos seus clientes alemães um total de veículos nunca visto. Liderou confortavelmente o mercado dos EV, deixando para trás o VW ID.3 e até o VW Golf.
|
|
|
|
Lancia
|
|
A Lancia ganhou novo fôlego com a criação da Stellantis. Ao ser apontada como uma das três marcas premium da casa, vai apresentar uma série de novos modelos, a começar pelo Delta.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Hyundai
|
|
Os sul-coreanos são dos que mais apostam nas células de combustível a hidrogénio. Investiram 1,1 mil milhões de dólares em duas fábricas e querem quadruplicar a produção: 100.000 fuel cells/ano.
|
|
|
|
Toyota
|
|
A berlina nipónica, movida com a electricidade gerada a bordo através de uma célula de combustível, entrou no Guinness World Records depois de percorrer 1360 km sem reabastecer de hidrogénio.
|
|
|
|
Tesla
|
|
A Tesla realizou este fim-de-semana a Giga Fest em Berlim, que marcou o fim da construção da fábrica europeia. O arranque será em Novembro, com a capacidade de produzir um carro a cada 45 segundos.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Volkswagen
|
|
Presidente do grupo Volkswagen indicou, numa reunião interna, que se a Volkswagen marcar passo na transição para os veículos elétricos então 30 mil postos de trabalho poderão estar em risco.
|
|
|
|
Ambiente
|
|
O piloto alemão de F1 Sebastian Vettel, que é apoiante incondicional do partido Os Verdes, defende a imposição de limites de velocidade em auto-estrada, onde se pode hoje circular sem limite.
|
|
|
|
|
Segurança
|
|
O Parlamento Europeu aprovou, com 615 votos a favor, 24 contra e 48 abstenções, uma resolução que visa incrementar a segurança rodoviária, limitando o álcool a 0%, 30 km/h nas cidades e sem telemóvel.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Os automóveis aumentam regularmente, mas porque o seu conteúdo é maior e mais dispendioso, em equipamento e sistemas. Difícil é entender o incremento do custo das peças de substituição em 44%.
|
|
|
|
Alerta sonoro
|
|
|
|
|
|