Finanças Públicas

Finanças Públicas

Problema Orçamental resolvido? Nem por isso

303
Mais uma vez não estamos a aproveitar os bons ventos da economia para criar um Estado forte e de qualidade nos serviços que presta por ser financeiramente sólido.
IGCP

Portugal emite 4 mil milhões em dívida a 10 anos

Emissão de dívida, com a ajuda de conjunto de bancos, atraiu cerca 17 mil milhões de euros em procura por parte dos investidores. Juro ficou ligeiramente abaixo de 2%.
Finanças Públicas

Um guia optimista para 2018

Não haverá nenhuma crise financeira e os juros continuarão baixos. O Governo vai começar a actuar para que o Estado funcione melhor. Eis um guia optimista para 2018.
Economia

Especial/ 2018. Os riscos à espreita por detrás do otimismo

Há muito que um ministro das Finanças não começava um ano numa posição tão favorável, mas nem tudo são rosas e em 2018 há vários riscos que podem dificultar a tarefa de Mário Centeno.
Orçamento do Estado

Especial/ Execução orçamental. Um défice saboroso

108
Nas finanças públicas, a execução orçamental até novembro confirma que 2017 foi "saboroso". O défice público deverá fechar o ano em 1,2% do produto, abaixo da meta inicial do Governo.
Finanças Públicas

Défice caiu para menos de metade até novembro

265
O défice ficou 2.326 milhões de euros abaixo do que se verificava no final de novembro do ano passado. Receita fiscal continua a crescer de forma expressiva.
Angola

Angola. Fundo Soberano prevê lucro de 34,1 milhões

O Fundo Soberano de Angola diz que o "desempenho favorável" se justifica com as aplicações em títulos e valores mobiliários, que geraram uma margem bruta de 117,5 milhões de dólares.
Contas Públicas

Pensões e clima são maiores riscos para o Estado

“As boas notícias quanto ao 'rating' da dívida pública não devem ser confundidas com a dívida a descer”, avisou Vítor Caldeira, o presidente do Tribunal de Contas.
Orçamento do Estado

Especial/ Crescimento garante a redução do défice em 2017

A receita elaborada pelo Governo para cumprir o défice de 2017 parece ter apenas uma pequena parte de mérito próprio. A via para o sucesso parece ser, sem sombra de dúvidas, o crescimento económico.
Orçamento do Estado

Subida das receitas fiscais baixa o défice

360
A cobrança de impostos segue a um ritmo elevado e este comportamento foi decisivo para a redução do défice até outubro, de acordo com dados da execução orçamental.
Angola

Angola passa barreira dos 10 mil milhões em dívida

A dívida pública colocada por Angola na terceira semana de novembro aumentou 66%, para 108,5 mil milhões de kwanzas (556 milhões de euros).
Angola

Deputados angolanos querem 194 milhões

Os deputados angolanos querem ver o orçamento da Assembleia Nacional crescer em 2018, de forma a poderem manter as "condições mínimas do desenvolvimento da atividade parlamentar".
Mercados Financeiros

Especial/ "Mercados vão voltar a evitar os mais endividados"

514
Economista-chefe da Schroders acredita que tudo ficará bem se o "céu continuar azul" na economia europeia, mas quando o BCE sair de cena os investidores voltarão a desconfiar de quem tem mais dívida.
Angola

Angola. Governo tem um mês para entregar Orçamento

O Governo angolano tem um mês para entregar no parlamento a proposta de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2018, prazo mais dilatado devido às eleições gerais de agosto.
Angola

É necessário diversificar a economia

120
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento considera que a "absolutamente necessária" diversificação económica em Angola não implica um aumento da despesa pública.
Finanças Públicas

Carga portuária atinge 73,4 milhões de toneladas

A carga movimentada nos portos do continente atingiu cerca de 73,4 milhões de toneladas entre janeiro e setembro deste ano, mais 5,4% do que no mesmo período de 2016.
Moçambique

Credores prontos para avançar com negociações

Os credores moçambicanos dizem estar "preparados para avançar com as negociações" sobre os pagamentos em falta e resolver o 'default'.
Orçamento do Estado

O Orçamento não promove uma economia de sucesso

132
Se o objectivo fosse promover o crescimento e a produção nacional, ter-se-iam introduzido reformas (administração pública, segurança social) que tornariam mais racional e eficiente a despesa pública.
Agências de Rating

Portugal. DBRS vai analisar melhoria do 'rating'

A economista da DBRS Adriana Alvarado afirmou esta segunda-feira à Lusa que vai "analisar na próxima avaliação" a Portugal uma eventual melhoria do 'rating'.
Orçamento do Estado

Centeno cativa quase 1.800 milhões de euros no OE

895
Depois da polémica das cativações durante o verão, Centeno volta a cativar quase 1800 milhões de euros em despesa. 590 milhões já são contados para a redução do défice de 2018.
Orçamento do Estado

Orçamento não chega para cumprir regras europeias

171
Medidas no orçamento do próximo ano só valem 0,44% do PIB, metade dos 0,9% exigidos pelas regras europeias, diz a UTAO. Comissão deve dar indicação ao Governo que deve tomar mais medidas.
Dívida Pública

Fora de "lixo", Portugal paga juros mais baixos

O Estado português financiou-se esta quarta-feira às taxas mais baixas desde 2015, numa emissão dupla de dívida a cinco e 10 anos. Títulos saíram com uma taxa de 2,33%. Há um mês, foi 2,79%.
Finanças Públicas

Dívida pública supera os 250 mil milhões de euros

7.640
O valor total da dívida pública voltou a aumentar em agosto e superou, pela primeira vez, a fasquia dos 250 mil milhões de euros.
Finanças Públicas

Estratégias Orçamentais: respostas aos críticos

Felizmente vivemos numa sociedade aberta e livre em que tudo, e o seu contrário, pode ser dito, tendo-se lido ou não o estudo. Importa pois clarificar o seu objeto e desmistificar algumas ideias.
Conselho e Finanças Públicas

Ministro da Economia: "Há uma enorme melhoria"

O ministro da Economia considerou que as projeções do Conselho de Finanças Públicas são o reconhecimento de que há uma enorme melhoria e que a economia portuguesa está no bom caminho.
António Costa

Conselho de Finanças Públicas "é mais otimista"

António Costa, congratulou-se por o Conselho de Finanças Públicas habitualmente mais pessimista que o Governo, agora ser mais otimista nas previsões de crescimento económico.
Conselho e Finanças Públicas

Economia cresce 2,7% e défice desce para 1,4%

O Conselho de Finanças Públicas está mais otimista e projeta agora que a economia cresça 2,7% este ano e que o défice orçamental fique nos 1,4% do PIB este ano, ligeiramente abaixo da meta do Governo.
Enfermeiros

Centeno entende enfermeiros mas lembra orçamento

Ministro das Finanças garante que percebe as exigências dos enfermeiros, mas relembra "responsabilidade orçamental". Os enfermeiros cumprem esta sexta-feira o último dia de greve.
Orçamento do Estado

Dívida. Banif, Caixa, IP e swaps são maus da fita

157
O facto de a dívida pública estar a crescer mais do que o défice revela que o Governo se tem dedicado à "desorçamentação"? O economista Joaquim Miranda Sarmento diz que não.
Orçamento do Estado

Especial/ Orçamento: entrar com o pé direito nas negociações

A aplicação, em 2018, de medidas que impliquem um aumento substancial da despesa deve ser feita de forma cuidada. A aparente “folga” orçamental pode transformar-se num “buraco”.
Orçamento do Estado

Défice baixa à custa de mais receitas fiscais

Receitas fiscais registaram uma aceleração e permitiram reduzir o défice público em mais de 1.150 milhões de euros durante os primeiros sete meses de 2017.
Orçamento do Estado

Especial/ Execução orçamental: CGD pode estragar a 'pintura'

Tudo está bem encaminhado para o défice público não ultrapassar os 1,6% previstos no Orçamento do Estado. Isto sem contar com os custos de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.
Orçamento do Estado

Cativações: pecado e redenção

O recurso sistemático às cativações tem funcionado como uma ferramenta de não-gestão orçamental. O atual Governo, a bem dos objetivos orçamentais, tem sido o maior pecador cativador.
Conselho e Finanças Públicas

Défice do 1.º trimestre é indicação positiva

O Conselho das Finanças Públicas considerou que o défice orçamental obtido no primeiro trimestre (2,1% do PIB) é uma "indicação positiva" para o cumprimento da meta fixada para 2017.
Governo

Dois economistas nomeados para o CFP

O Governo nomeou os economistas Paul de Grauwe e Miguel St. Aubyn para vice-presidente e vogal executivo do conselho superior do Conselho de Finanças Públicas, respetivamente.
Orçamento do Estado

FMI mais otimista que o Governo

107
Depois de ano e meio a ser atacado por Centeno, o FMI está agora mais otimista, vê a economia a crescer 2,5% e a meta do défice como alcançável "confortavelmente". Mas pede esforços e deixa avisos.
Execução Orçamental

Especial/ Palavras do Governo: amor e enganos

110
As palavras do Governo sugerem um admirável mundo novo nas contas públicas. Sim, a meta do défice parece alcançável, mas é preciso controlar o que se gastará com a banca e com a dívida dos hospitais.
Programa de Ajustamento

Portugal pode pagar antecipadamente ao FMI

Fundo de resgate do euro deu luz verde ao pedido do Governo para pagar mais 9,4 mil milhões de euros do empréstimo do resgate, antecipadamente, ao FMI.
BCE

UE devia criar incentivos para reformas nos países

Responsável da Comissão Europeia defende incentivos do orçamento comunitário para reformas estruturais e diz que Portugal foi quem mais cortou no investimento em educação entre 2010 e 2013.
Orçamento do Estado

Défice cai para 2,1%, impacto da CGD por decidir

167
Mais receita chegou para reduzir o défice dos 3,3% que se verificavam há um ano, mesmo com a despesa a crescer, diz o INE. Decisão sobre impacto da recapitalização da CGD ainda por tomar.
Défice

"Hoje é dia de celebrar, amanhã de trabalhar"

219
O Ecofin confirmou a saída de Portugal do Procedimento por Défices Excessivos. Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, congratula decisão mas insiste nas reformas.
Finanças Públicas

Saída de Portugal do PDE formalizada hoje

O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) deverá formalizar hoje, numa reunião no Luxemburgo, a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo.
Orçamento do Estado

Especial/ Execução orçamental de abril. Nada menos que tudo

Portugal mantém-se no bom caminho para atingir o défice de 2017. O saldo positivo de 1,3% em 2021 implica uma consolidação que poderá trazer graves consequências.
Finanças Públicas

Défice. Não se deve ter "leitura triunfalista"

Guilherme d'Oliveira Martins disse que não se deve ter uma "leitura triunfalista" da recomendação para a saída de Portugal do procedimento por défice excessivo.
Orçamento do Estado

Défice aumenta 314 milhões de euros até abril

712
De acordo com os dados avançados pelo Governo, o défice subiu devido ao processamento mais rápido dos reembolsos de IVA e IRS. Efeito deve dissipar-se e "não coloca em causa o saldo orçamental".
Finanças Públicas

Dos défices públicos à Portugal Telecom

1.246
Temos tido lideranças que enriquecem empobrecendo o país. As elites ou são incompetentes ou são medíocres, cobardes e populistas. Há um grupo que nem o 25 de Abril destruiu que vive e viveu de rendas
Défice

Schauble. Centeno "é o Ronaldo do Ecofin"

622
De acordo com a newsletter europeia da revista Politico, o ministro alemão, tantas vezes crítico das autoridades portuguesas (incluíndo do Governo atual) terá apelidado Centeno de "Ronaldo do Ecofin".
Comissão Europeia

Portugal pode falhar novas regras já este ano

592
Comissão Europeia diz que Portugal está em risco de falhar as metas já este ano, mas lembra que tem margem política para não punir novamente o país, se for para para proteger a retoma económica.
Défice

Comissão saúda feito de Portugal mas deixa avisos

281
Vice-presidente da Comissão Europeia diz que a saída do Procedimento dos Défices Excessivos é um feito do povo português, mas diz que é preciso fazer mais para controlar custos com pensões e saúde.
CDS-PP

CDS-PP gostaria de ter saído do PDE mais cedo

214
Assunção Cristas diz que é "muito positivo" que Portugal saia do procedimento por défice excessivo (PDE) e que tal é fruto do esforço dos portugueses. Mas gostaria de ter saído do PDE mais cedo.
Programa de Estabilidade

CFP.Governo vê défice desaparecer sem mais medidas

135
Conselho das Finanças Públicas diz que as contas do Governo mostram que mesmo sem mais medidas, Portugal acabaria por ter um saldo positivo em 2021. Tudo por culpa do crescimento económico esperado.
Programa de Estabilidade

CFP. Falta de detalhe põe em causa credibilidade

1.007
Falta de especificação de medidas coloca em causa trajetória orçamental do Programa de Estabilidade, mas não só. Há resultados que as medidas não explicam e contas que não batem certo.
Fact Check

Fact Check/ CFP. PS violou o acordo com o PSD?

Passos Coelho acusou Costa de violar um acordo entre os dois partidos nas nomeações para o Conselho de Finanças Públicas. Mas foi o PSD que legislou para os nomes serem aprovados pelo Governo.
Finanças Públicas

Programa de estabilidade depende do crescimento

As previsões do programa de estabilidade estão demasiado dependentes do crescimento da economia, expostas ao risco de um abrandamento. É o veredicto do Forum para a Competitividade.
Dívida Pública

Se não dá para sonhar, resta arriscar?

162
O relatório reconhece que não há milagres. As principais propostas são externas e não dependem de Portugal. Nas internas, restam medidas arriscadas, que põem em causa a confiança dos investidores.
Orçamento do Estado

Especial/ Execução orçamental. Entre o céu e o inferno

A durabilidade e qualidade estrutural da descida do défice não parece ainda estar garantida. O significativo corte no investimento e no consumo intermédio não deixa margem para consolidação adicional.
Dívida Pública

Dívida ao Banco de Portugal passa a perpétua

781
Quatro medidas de efeitos modestos e uma reestruturação que inclui transformar em perpétua a dívida ao Banco de Portugal, propõe o grupo de trabalho que analisou as dívidas externa e pública.
Agências de Rating

DBRS considera juros da dívida "geríveis"

Agência de rating mostra-se "surpreendida" com desempenho orçamental do país e diz que, apesar de subida nos últimos meses, os juros da dívida continuam "geríveis".
Agências de Rating

A forma como défice foi reduzido "preocupa" a DBRS

507
"Medidas temporárias", mais "atrasos nos pagamentos nos hospitais", custos travados com as chamadas "cativações". "Tudo isto causa preocupação sobre a durabilidade e a qualidade" da descida do défice.
Agências de Rating

Agência DBRS mantém "rating" acima de "lixo"

129
Agência confirmou que o "rating" de Portugal fica num nível que garante o acesso às compras de dívida por parte do BCE. Mas tem dúvidas sobre a qualidade da consolidação orçamental.
Programa de Estabilidade

Maioria trava rejeição do Programa de Estabilidade

A maioria de esquerda chumbou o projeto de resolução do CDS-PP que propunha a rejeição do Programa de Estabilidade 2017-2021 apresentado pelo Governo.
Programa de Estabilidade

Mário Centeno, o Maradona do Terreiro do Paço?

Com o Programa de Estabilidade, Mário Centeno simula que vai para a direita o suficiente para agradar a Bruxelas. E ginga para a esquerda ao deixar em aberto as medidas e ao não apresentar reformas.
Finanças Públicas

O regresso da austeridade quase sem disfarces

1.783
“Logo se vê e acredita no que digo, não olhes para as estatísticas nem ligues às previsões”: estas as regras dos tempos que correram. O Governo agora começa a assumir a austeridade que sempre aplicou.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site