Sociedade

Função Pública

Tolerância de ponto na função pública dia 26

O Governo vai conceder tolerância de ponto à função pública a 26 de dezembro. As exceções são os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento.
Bebés

Jovem deu à luz em autocarro Lisboa-Paris

Uma jovem de apenas 18 anos deu à luz dentro do autocarro internacional que faz o percurso Lisboa-Paris. Os primeiros cuidados de saúde dos dois motoristas foram cruciais para o bem-estar do bebé.
Incêndios

Pinhal de Leiria. Pedido urgente ao Governo

A Comissão Popular "O Pinhal é Nosso" pediu ao Governo um plano de ação de emergência no Pinhal de Leiria, Marinha Grande, para evitar a contaminação da água e solos com as cinzas.
IPSS

O PS é incorrigível

Se não houve vigilância financeira, quem nos diz que há vigilância médica e técnica competente? A Segurança Social, a par da Função Pública, continua pois a ser grande fonte de clientelismo do Estado.
IPSS

Raríssimas: madrinha não fala com a fundadora

"Por agora não". Maria Cavaco Silva respondeu assim quando lhe perguntaram se ia falar com Paula Brito e Costa. E há mecenas que só voltam a ajudar a Raríssimas se marido e filho da fundadora saírem.
Desigualdade

1% da população capturou 27% da riqueza desde 1980

Estudo sobre desigualdade do francês Thomas Piketty revela que os 0,1% mais ricos aumentaram a sua riqueza tanto quanto a metade mais pobre da população.
Governo

Costa mantém "total confiança" em Vieira da Silva

127
O primeiro-ministro considera que o facto de Vieira da Silva ter sido vice-presidente da assembleia geral da Raríssimas em nada compromete o ministro com a alegada gestão danosa da associação.
Presidente Marcelo

Marcelo recebeu carta, mas nada de específico

110
Caso Raríssimas. O Presidente da República admitiu hoje ter recebido, no Palácio de Belém, uma carta sobre a situação na associação Raríssimas. Foi poucos dias antes da reportagem da TVI, garante.
IPSS

Silêncio de António Costa é "inqualificável"

O vice-presidente do CDS-PP lamentou que Portugal tenha "um primeiro-ministro insensível e absolutamente impreparado" e considerou "inqualificável" o silêncio de Costa em relação à Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Presidente já se demitiu

Atualizado
O presidente da Assembleia Geral, Paulo Olavo Cunha, recebeu esta quinta-feira o pedido de demissão. A responsável pela delegação de Viseu já pediu a convocação de uma Assembleia Extraordinária.
IPSS

Raríssimas. Eleição da nova direção marcada hoje

A data da próxima reunião da Assembleia Geral da Raríssimas, durante a qual será nomeada a nova direção, vai ser marcada ainda esta quinta-feira, avança o Expresso.
Segurança

Operação "Comércio Seguro" até à véspera de Natal

Na operação vão estar envolvidos 3.400 militares dos comandos territoriais que vão realizar ações de patrulha nas zonas de comércio, com o objetivo de aumentar o sentimento de segurança.
IPSS

Raríssimas. Maria Cavaco Silva está "espantada"

Atualizado 302
A ex-madrinha da Raríssimas diz que está "espantada porque não esperava" e "muito preocupada" porque acredita que "não podemos prescindir dos serviços" que a instituição "presta a tantas pessoas".
PSD

"Vieira da Silva deve dar explicações ao país"

245
O PSD quer ouvir Vieira da Silva sobre o caso Raríssimas até sexta-feira. Os sociais-democrata pediram a audição do ministro com "carácter de urgência" para dar as explicações que o "país exige".
Assédio Sexual

Morgan Spurlock confessa conduta sexual imprópria

"Sou parte do problema" é o título da publicação de Morgan Spurlock, onde conta ter sido acusado por violação e assédio sexual. Spurlock espera fazer "parte da mudança" com a confissão.
IPSS

Raríssimas. Casa dos Marcos corre risco de fechar

Atualizado 657
Sem acesso às contas, a Casa dos Marcos, o principal projeto da Raríssimas, pode vir a fechar. Mecenas cortaram financiamento até que Paula Brito e Costa, o marido e o filho abandonem a instituição.
Walt Disney

Murdoch vende à Disney parte da 21st Century Fox

A Disney comprou parte da 21st Century Fox por 44,5 mil milhões de euros, com a Fox News e a Fox Sport a ficarem fora da proposta. Um dos filhos de Rupert Murdoch pode ficar à frente da Disney.
Bitcoin

Bitcoin. Casal doa ganhos para luta contra cancro

1.366
Halle Tecco e Jeff Hammerbacher esperam inspirar outros com a doação dos ganhos do investimento que fizeram em Bitcoin, do qual até se tinham esquecido.
PS

Governo manteve, não subiu, apoios à Raríssimas

Atualizado 1.841
Em 2014, ainda no governo anterior, o valor orçamentado para 2016 era de 1,2 milhões. O montante manteve-se, ao contrário do que escreve esta manhã o Diário de Notícias.
Religião

IURD. Mães podem processar Estado por adoções

117
Alegações remontam aos anos 90, pelo que podem prescrever. Mas as entidades podem ter interesse em apurar o que aconteceu para certificar que não volta a acontecer.
Segurança

Ministro exige a PSP que avalie riscos da noite

Eduardo Cabrita deu uma semana à PSP para avaliar os incidentes registados nos últimos dois anos nos bares e discotecas de Lisboa. Câmara Municipal mandou fechar Barrio Latino na quarta-feira.
Venezuela

Venezuela. Celebrem Natal "apesar da escuridão"

A Igreja Católica da Venezuela pediu na quarta-feira aos católicos que celebrem o Natal, apesar dos "tempos muito difíceis" que vive o país.
Futebol

Fernando Santos distinguido na Amadora

O selecionador português de futebol foi distinguido na quarta-feira com o Troféu Prestígio, atribuído pela Câmara Municipal da Amadora na terceira edição da Gala do Desporto daquele concelho.
Túnel Do Marão

Governo: Segurança no Túnel do Marão assegurada

O Governo garante que a segurança está assegurada no Túnel do Marão. Em dois meses, arderam dois veículos dentro do túnel.
Acidente Rodoviário

Ciclista morre atropelado por camião em Ílhavo

Um ciclista foi mortalmente atropelado por um camião em Ílhavo, no distrito de Aveiro. A vítima não seguia na ciclovia e circulava sem luz de presença.
Barrigas de Aluguer

Por quanto se vende um filho?

175
Não é aceitável que uma mulher transporte durante 9 meses uma criança que nasce com duas mães, sendo separada à nascença da única pessoa que conheceu até esse momento.
IPSS

Raríssimas, uma história de subdesenvolvimento

1.904
Num país desenvolvido as instituições teriam funcionado e a Casa dos Marcos teria sido fiscalizada. Nenhum país enriquece sendo como vimos que Portugal é no caso Raríssimas. Enriquecem algumas pessoas
IPSS

Ministro e Paula Costa estiveram juntos na Suécia 

1.315
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garante que a viagem à Suécia nada teve a ver com a Raríssimas, mas surge numa fotografia ao lado de Paula Brito e Costa.
Educação

Ensino profissional aumentou em alunos e turmas

O ministro da Educação assinalou o aumento do ensino profissional em alunos e turmas e a crescente diversidade de oferta. Tiago Brandão Rodrigues destaca a importância para a convergência europeia.
IPSS

Ex-Secretário de Estado explica demissão

903
Diz que se demitiu por “grave violação da privacidade” da sua vida pessoal e diz nunca ter recebido “qualquer favorecimento por qualquer relação pessoal”.
Assédio Sexual

Salma Hayek: "Weinstein também é o meu monstro"

"Não era ninguém, mas um corpo". Salma Hayek junta-se às atrizes que acusam Weinstein de assédio sexual. Revela ameaças de morte e exigência de cenas de sexo no set de filmagens.
Forças Armadas

Catástrofes podem ser missão das Forças Armadas

O ministro da Defesa considera viável que as catástrofes possam tornar-se a missão fundamental das Forças Armadas. Azeredo Lopes desaconselhou "imediatismo".
IPSS

Raríssimas. Ex-tesoureiro lança novas dúvidas

412
Ricardo Chaves, ex-tesoureiro da Raríssimas, questiona as declarações de Nuno Branco e afirma que era ele o responsável pela aprovação dos salários e despesas do cartão de crédito.
IPSS

Esquerda critica IPSS e direita pede explicações

143
Num ponto os partidos estão de acordo: é preciso apurar responsabilidades e escutar Vieira da Silva no Parlamento. No entanto, discordam quanto ao papel que as IPSS têm na sociedade.
Salários

Decreto dos salários do emprego científico em dias

Manuel Heitor garante que o decreto que regulamenta os salários do emprego científico está a ser analisado pelo Governo e vai ser publicado nos próximos dias. PSD acusa o Governo de "incumprimento".
Assédio Sexual

Bollywood: o assédio também está mal escondido

Duas atrizes de Bollywood denunciam aquilo que já conhecíamos, mas em Hollywood: uma cultura misógina e de assédio sexual. As histórias são as mesmas, mas do outro lado do mundo.
Compras

Sugestões: 57 presentes de Natal para elas

Porque não é fácil estar à altura das expetativas, juntámos 57 objetos de desejo de mães, irmãs, avós, filhas, amigas e namoradas. Não é só mais uma lista de presentes, é uma extravagância de Natal.
IPSS

Direção da Raríssimas pondera demitir-se

239
O diretor da Raríssimas, Nuno Branco, confessa-se preocupado com o futuro da instituição, garantiu desconhecer as alegadas ilegalidades e revelou que a direção está a ponderar demitir-se.
Cinema

Prémios Goya: "Handia" e "La librería" lideram

A Academia de Cinema espanhola anunciou os nomeados para os Prémios Goya, com "Handia", de Aitor Arregi e Jon Garaño, e "La librería", de Isabel Coixet, a recolher o maior número de nomeações.
Suíça

Colisão nos Alpes suíços faz dois mortos

Um choque frontal entre um ligeiro e um camião no túnel Gotthard, na Suíça, fez dois mortos. O veículo ligeiro circulava em contramão.
Duarte Lima

Feteira: Duarte Lima foi advogado "na sombra"

A filha do milionário Lúcio Tomé Feteira garante que se Duarte Lima foi advogado de Rosalina Ribeiro, teve de ser "na sombra". Olímpia Feteira falou na qualidade de assistente no julgamento.
Assédio Sexual

Larry King acusado de apalpar mulher duas vezes

107
O apresentador de televisão Larry King, um dos mais conhecidos dos EUA, está a ser acusado por uma jornalista de assédio sexual. A queixosa acusa-o de apalpá-la duas vezes, enquanto eram fotografados.
IPSS

Raríssimas. Inspetores foram à Casa dos Marcos

326
Dois inspetores da Segurança Social estiveram naquele que é o maior projeto da Raríssimas -- a Casa dos Marcos, na Moita -- na sequência da denúncia de alegadas irregularidades nas contas.
Iémen

Iémen. Ataques aéreos fazem 30 mortos

Pelo menos 30 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas na sequência de ataques aéreos. A guerra no Iémen já fez mais de 8.750 mortos e 50 mil feridos.
Egito

Cantora presa por comer banana de forma sensual

114
Shaimaa Ahmed foi presa por incitar à devassidão num vídeo em que aparece de roupa interior a comer uma banana de forma considerada sugestiva. O diretor de vídeo também foi condenado a prisão.
Segurança Social

Vieira da Silva está "de consciência tranquila"

2.571
Ministro continua em contradição sobre a polémica na Raríssimas. Insiste que não sabia de irregularidades mas recebeu uma denúncia que pedia uma "inspeção aprofundada" às contas da instituição.
Feminismo

Já há uma palavra do ano: 'Feminismo'

101
2017 fica marcado pela luta pelos direitos das mulheres e pelo silêncio quebrado sobre o assédio sexual. Por isso o dicionário Merriam-Webster escolheu para palavra do ano 'feminismo'.
Incêndios

Cruz Vermelha atribui donativos até ao Natal

A Cruz Vermelha recebeu o Prémio dos Direitos Humanos 2017 da Assembleia da República, no valor de 25 mil euros, montante que vai ser entregue às vítimas dos incêndios do verão.
Economia

Rendimento da atividade agrícola deve cair em 2017

O rendimento da atividade agrícola deverá cair este ano, mas até 31 de janeiro de 2018 o INE vai efetuar uma segunda estimativa das contas económicas da agricultura.
Brasil

Brasil. Colisão de autocarro faz cinco mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e 26 ficaram feridas numa colisão entre um autocarro e um camião, no estado brasileiro de São Paulo, disseram as autoridades locais.
Conversas

Especial/ Quanto maior, melhor

Testemunhos inspiradores sobre o papel dos filhos na nossa vida e uma reflexão acerca das políticas públicas de apoio à família foram os pontos altos da última “Conversa Solta” deste ano.
Reino Unido

"Bebé milagre" sobrevive com coração fora do corpo

103
"Bebé milagre" ou Vanellope é o caso de sucesso de uma menina que nasceu com o coração localizado fora da cavidade torácica, uma condição rara.
Concertos

Orquestra Metropolitana dá concertos de Ano Novo

A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai dar concertos de Ano Novo em vários pontos do país e desloca-se, pela primeira vez, à Figueira da Foz.
Sociedade

Detidos do gang do multibanco em prisão preventiva

Os três homens que formavam o grupo desmantelado na segunda-feira pela Polícia Judiciária por assaltos a caixas multibanco ficaram em prisão preventiva.
Emprego

Emprego acelera na zona euro e UE

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, a Lituânia e a Polónia foram os únicos Estados-membros a assinalar quebras relativamente ao emprego.
Sociedade

Há mais pessoas com deficiência a trabalhar

O número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho mais do que duplicou entre 2011 e 2016, mas o desemprego de longa duração agravou-se em cerca de 60%.
Viral

Pitão bloqueia estrada a polícias e torna-se viral

101
Dois polícias na Austrália foram obrigados a interromper a sua patrulha por culpa de uma pitão, que lhes bloqueou a estrada. O que fizeram? Tiraram-lhe uma foto e tornaram-na viral.
Sociedade

Operação no bairro da Ameixoeira com detidos

Pelo menos 10 pessoas foram detidas pela Polícia de Segurança Pública na sequência de uma operação de busca e captura no bairro da Ameixoeira, em Lisboa.
Recibos Verdes

Trabalhadores descontam menos, patrões pagam mais

147
Acordo entre Governo e Bloco de Esquerda reduz contribuições de 250 mil recibos verdes para a Segurança Social. Em contrapartida, encargos dos patrões aumentam.
Ciclismo

Doping pode retirar título da Vuelta a Froome

187
O ciclista britânico, que este ano também venceu o Tour de France, acusou um nível excessivo de um medicamento para a asma num teste antidoping feito durante a Vuelta de Espanha.
Corrupção

Raríssimas. Empresas suspendem apoios

988
Várias empresas já suspenderam apoios financeiros à associação Raríssimas, depois do escândalo com as irregularidades de que a Presidente é acusada.
Pesca

Portugal captura menos pescada e carapau em 2018

Ao fim de uma maratona negocial de 22 horas, os 28 países chegaram a acordo ao início da manhã desta quarta-feira. Portugal reduz na pesca de carapau e pescada, mas reforça noutras espécies.
IPSS

Raríssimos políticos

2.068
Perante tudo isto, qual a reação à esquerda? As do costume. João Galamba (palmas para a falta de originalidade) tentou colocar a culpa em cima do ministro da segurança social do governo anterior.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site