O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Jogos
  • Secções
      • Opinião
      • Política
      • Economia
      • País
      • Mundo
      • Desporto
      • Cultura
      • Lifestyle
      • Auto
      • Ciência
      • Tecnologia
      • Justiça
      • Ouvir rádio
      • Podcasts
      • Programação
      • Sobre
      • Últimas
      • Newsletters
      • Fact Check
      • Explicadores
      • Especiais
      • Vídeos
      • Dor
      • Mental
      • Cimeira da Indústria
      • Rádio ao Vivo
      • Lisbon AI Week
      • Prognósticos
      • Observador Lab
      • Loja
      • Votómetro
      • Publicidade e Branded Content
      • SudoCrime
      • AbraPalavra
      • Sudoku
      • App iOS
      • App Android
    Nas redes sociais

Apoio a Cliente

1230,6kWh poupados 1230,6 kWh poupados com a Logótipo da Xpeng Logótipo da Xpeng
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da XPENG Logótipo da XPENG

Descubra a mobilidade elétrica e inteligente aqui.
Expanda o seu mundo.

  • Newsletters /
  • 360º

MAI(s) uma dor de cabeça para Montenegro. Maria Lúcia Amaral sai do Governo quando Nils entra no país

11 fev. 2026, 08:25
0:00 -0:00

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

As mais lidas

Observador

360º

quarta, 11 fev. 2026
*|IF:IS_PR!=true|*
Bata o pé. O Jornalismo independente precisa do seu apoio. Sem os nossos assinantes, não temos voz.
Torne-se assinante agora
*|END:IF|*
Fotografia de Alexandra Machado
Alexandra Machado
Editora de Economia

Enquanto dormia…

… A ministra da Administração Interna anunciava a sua saída do Governo. Foi o fim da linha para Maria Lúcia Amaral, antecipando o que já era uma inevitabilidade. Agora, Luís Montenegro assume “transitoriamente” a pasta e procura um nome à prova de bala. O sucessor de Maria Lúcia Amaral não terá margem para errar, depois de Montenegro ter escolhido duas ministras que acusaram problemas de comunicação e mereceram críticas desde que assumiram o cargo — Maria Lúcia Amaral esteve oito meses e seis dias na pasta e somou polémicas. A pasta da Administração Interna é sempre um foco de muita pressão e, por isso, começaram a circular já nomes da confiança de Montenegro, mas a solução ainda estará na cabeça (ou ainda não) do primeiro-ministro que para hoje tem agendado o debate quinzenal no Parlamento — ainda que esteja a ser avaliado o adiamento dependendo da evolução da situação em Coimbra. Com ou sem debate, as reações à demissão da ministra não se fizeram esperar.

A demissão da ministra da Administração Interna acontece quando já se faz sentir os efeitos da depressão Nils, a 14.ª da temporada. A Nils — que se sentirá com maior impacto em França — arrasta para Portugal o rio atmosférico. Entrou no continente terça à noite, por aqui ficará ao longo de quarta e quinta e ainda se fará sentir na sexta-feira, 13. Chuva intensa, constante e persistente durante horas e, de novo, vento forte, com rajadas até 100 km/h, além da agitação marítima é o que a Nils traz. Numa altura em que Portugal ainda não se refez da Kristin, Leonardo e Marta. A água transborda em vários rios e as cheias continuam em vários pontos do país, com preocupação para Coimbra onde se teme o rebentamento de diques do rio Mondego. A bacia deste rio levou à retirada de várias pessoas das suas casas e continua a exigir monitorização contínua. A chuva continua.

O Governo lançou mão de um conjunto de apoios. Mas entre o que disse e o que ficou escrito em lei vai um passo. Foi o que aconteceu com o lay-off simplificado. Além de ter prometido pagar 100% do rendimento até um determinado limite indicou que o empregador pagaria 20% do valor e a segurança social 80%. Afinal o decreto-lei promulgado e publicado atira a medida para as regras do Código de Trabalho, que paga dois terços da remuneração acima do salário mínimo e tem uma proporção de 30%-70% para o pagamento pelo empregador e segurança social. O Governo diz agora que a medida ainda será regulamentada.

Carlos Moedas vai conseguir a maioria na Câmara Municipal de Lisboa com o acordo feito com Ana Simões Silva, ex-vereadora do Chega, a quem será entregue os pelouros da Saúde e do Desperdício Alimentar, avançou o Observador. E, com isso, Carlos Moedas consegue a maioria absoluta sem ficar dependente de outro partido. É a primeira vez que a Câmara Municipal de Lisboa tem um executivo maioritário desde que Fernando Medina perdeu essa mesma maioria em 2017.

Depois da estreia de Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina, com a participação de José Cabeça (ficou em 91.º no sprint clássico de esqui de fundo), hoje é a vez de Emeric Guerillot disputar o Super G (esqui alpino). Os Jogos Olímpicos ainda agora começaram mas já há um nome que inscrito na história deste ano — Ilia Malinin fez um salto que esteve proibido durante décadas. O “Deus do Quádruplo” ainda vai voltar à arena.

Já sabe que nesta newsletter encontra tudo o que precisa para começar o dia bem informado. O Observador vai continuar a atualizar todas as notícias no jornal, na rádio e nos canais no WhatsApp, no Instagram e no Facebook. Para descontrair pode sempre fazer os nossos jogos Sudoku e AbraPalavra.

Tenha uma boa quarta-feira e não corra riscos

NOTÍCIAS RELEVANTES

Fotografia
Governo

Montenegro procura MAI sem margem para errar

Fotografia
PS

Carneiro conta com Seguro para pressionar Montenegro

Fotografia
Mau Tempo

Madrugada sem grandes incidentes na região Centro

Fotografia
Crime

Inspetores baleados investigavam crimes sexuais sobre menor

Fotografia
Hospitais

SNS: menos cirurgias e consultas. Listas de espera subiram

Fotografia
Câmara Municipal Lisboa

Moedas entrega vereação a ex-Chega e tem maioria em Lisboa

Fotografia
Mau Tempo

Militares justificam conferência com observações de Marcelo

Fotografia
Governo

As reações à demissão da ministra da Administração Interna

Fotografia
Castelo Branco

Com 9 anos, Rodrigo salvou a mãe ao ligar para o 112

Fotografia
Presidenciais 2026

Seguro ocupa gabinete no Palácio de Queluz a partir de 4ª

PODCASTS

Fotografia
Podcast Plus

Episódio 3. Como criar uma seita

O guru controla tudo, até a aparência e a vida amorosa das alunas. Quebrar um juramento tem consequências terríveis. Mas quem vive na seita vai demorar muito tempo a perceber o que está a acontecer.

Fotografia
Moda

Roupa para a neve? Nem é preciso saber esquiar

A evolução da roupa de ski, a época dourada das estâncias de luxo, o filão da neve nas marcas de moda e a inspiração dos jogos olímpicos de inverno. Eis um postal perfeito para as redes sociais.

Fotografia
Educação

Porque é que as pessoas sonsas nunca dão boas pessoas?

Raramente levantam a voz, mas deixam rasto. Dizem pouco, prometem menos ainda e quase nunca assumem o que fazem. Vivem na zona cinzenta das intenções, onde tudo é ambíguo e nada é frontal.

Fotografia
Saúde

Devíamos adotar a nova pirâmide alimentar?

Nova pirâmide alimentar americana chegou com polémicas. Diz-nos para comer carnes vermelhas e evitar 70% dos produtos do supermercado. Será que devemos segui-la? Nutricionista Mariana Chaves explica.

Fotografia
Rádio Observador

O que pensa o novo Presidente?

Depois da campanha e das promessas, começam a ver-se as pistas sobre o Presidente que António José Seguro quer ser. Onde estão as suas linhas vermelhas e como pretende usar o poder? Análise com Rui Pedro Antunes.

Fotografia
Educação

"Estar a pau": o que é que isso significa mesmo?

Num episódio especial de dúvidas, o Marco Neves fala sobre pleonasmos, o significado das expressões "estar a pau" e "estar à coca" e ainda uma dúvida em torno das palavras “torriense” e “torreense”.

Fotografia
Justiça

"Morosidade e manobras dilatórias têm de ser combatidas"

Luís Rosa e Saragoça da Matta debatem as medidas de celeridade processual que o Governo quer aplicar. Debate intenso com convergências relevantes para promover Justiça mais célere.

O QUE SE PASSA LÁ FORA

Fotografia
Mundo

Netanyahu nos EUA para discutir negociações com Trump

Fotografia
Irão

Principais reformistas detidos após críticas a Teerão

Fotografia
Família Real Britânica

O negócio secreto de André e Epstein na China

DESPORTO

Fotografia
I Liga Betclic

FC Porto faz queixa de Hjulmand por alegada agressão

Fotografia
Guerra na Ucrânia

COI proíbe capacete de homenagem a ucranianos mortos

Fotografia
Desporto

Sporting nega ter impedido entrada de jornalista

Fotografia
Jogos Olímpicos

JO.2026. Irmãos suecos alcançam o ouro em curling

Fotografia
Premier League

Nem Carrick conseguiu e Frank continua sem cortar o cabelo

Fotografia
FC Porto

Samu sofre entorse no joelho e tem época em risco

Fotografia
Sporting

Sporting anuncia participação disciplinar contra o FC Porto

OS NOSSOS ESPECIAIS

Fotografia
Presidente da República

Da estabilidade política à eutanásia. O que pensa Seguro?

OPINIÃO

Fotografia do Colunista
Maria João Avillez

O cúmulo da incerteza e o poder da rejeição

O que vai Seguro fazer politicamente com a sua própria surpresa face a este desfechoserve-nos o cúmulo da incerteza, ou, pelo menos, uma das maiores incerteza de que há memória entre nós

Fotografia do Colunista
Luís Rosa

Montenegro perdeu o controle da situação?

Crise meteorológica não está resolvida, há mais de 30 mil portugueses sem luz, os apoios ainda não chegaram às populações e a normalidade está longe. Não era o momento para a saída da MAI.

Fotografia do Colunista
Jorge Fernandes

As presidenciais de 2026

Como é que Seguro conseguiu montar uma coligação eleitoral juntando Catarina Martins, Augusto Santos Silva, Cavaco Silva e Paulo Portas? Resposta: André Ventura.

Fotografia do Colunista
Tiago Dores

Nunca tantos torceram tanto por tão poucochinho

A surpresa da noite foi a reacção de André Fim da Democracia Ventura. Nem uma milícia a tomar Belém?! Ventura revelar-se-á um indomável ditador se e quando as tramitações democráticas o permitirem.

MAIS PARA LER

Fotografia
Música

Há 30 anos, os Belle And Sebastian salvaram os românticos

Gradual e lentamente, o álbum "If You're Feeling Sinister" tornou-se uma espécie de manual clandestino para gente sensível de mais. Três décadas depois, João Bonifácio garante que nada mudou.

Fotografia
Livros

As décadas de 80 e 90 retratadas por Álvaro Rosendo

Concertos, entrevistas e bastidores, um arquivo e as amizades que perduram. Falámos com Álvaro Rosendo sobre "Love Song", livro que conta uma história da explosão criativa portuguesa em fotografias.

Fotografia
Festivais de Música

Festival de música Sudoeste sem edição em 2026

É o segundo ano consecutivo em que a promotora não realiza o festival na Zambujeira do Mar. Luís Montez, da promotora Música no Coração, atira para agosto revelação de datas do evento em 2027.

Recommendation Partner Recommendation Partner

Precisa de ajuda? Contacte-nos

Para deixar de receber esta newsletter clique aqui

ou pode gerir e descobrir as nossas outras Newsletters aqui

Observador - Rua João Saraiva, nº 7, 1700-248 Lisboa

Receba a próxima edição da newsletter 360º diretamente no seu email

Enquanto dormia, preparámos para si um guia resumido do que se passa. Logo de manhã, pelas 9h00, todos os dias úteis.

Acompanhe a noite eleitoral no Interativo de Resultados das Presidenciais 2026.
  • Newsletter
  • Observador
  • Meteorologia
  • Céu e Terra
  • Ciência
  • Política
  • Presidenciais 2026
  • Eleições
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

360º

Contradições de Cabreiro e denúncias numa escola em Sintra

24/9/2026, 7:55
360º

O "livre pensador" Centeno e a decisão de Aguiar-Branco

23/9/2026, 8:19
360º

Morreu Jorge Palma

22/9/2026, 8:05
360º

Extremos vencem na Alemanha, FC Porto vence o clássico

21/9/2026, 8:54

Últimas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ver planos

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Registar-me

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Sem interesses.
Muito interessante.


Seguir
Seguir
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Abrapalavra
  • Sudoku
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store
Recommendation Partner