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Se pensa que os veículos eléctricos esgotaram a sua capacidade de serem surpreendentes, desengane-se. É certo que os que são alimentados a bateria são frequentemente notícia por alterações estruturais ou na composição dos acumuladores, da mesma maneira que a tecnologia das células de combustível – em que tão poucos investem – vai dando sinais de uma vitalidade recrudescente. Há ainda modelos que apostam no potencial de recarregar ao sol, mas uns australianos decidiram ir ainda mais longe e recarregá-los com… excrementos! |
A ideia partiu de uma das maiores empresas locais de tratamento de resíduos, que achou por bem converter em energia o que mandamos pelo cano, sempre que puxamos o autoclismo. O projecto – que poderá ser considerado de caca e, na realidade, é mesmo – revelou-se bom para o ambiente e para baixar a factura da electricidade. |
Reduzir custos e poupar o ambiente são também os objectivos de Cascais, que é o primeiro município do país a ter autocarros que produzem electricidade a bordo através de uma fuel cell a hidrogénio. Tal obriga a que seja construído em Portugal o primeiro posto de abastecimento deste gás, que custará 4,5 milhões de euros. Parece-lhe exagerado? Saiba que pode sair barato. |
Igualmente preocupado com o ambiente, mas sem querer abrir mão das suas aptidões em todo-o-terreno, o novo Jeep Wrangler 4xe chega ao mercado este mês, prometendo reduzir consumos e emissões. |
Baixar (ainda) mais as emissões é o imperativo da nova norma Euro 7, que vai entrar em vigor em 2025. Depois de negociações e pressões, sabe-se finalmente o que está em cima da mesa e como é que os novos requisitos podem ditar o fim dos motores de combustão. Mas ainda há quem acredite que há futuro para os motores convencionais e, neste caso, a boa notícia é que a Suécia vai começar a testar uma gasolina renovável que pode emitir até menos 90% de CO2. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Tech Auto
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A Associação Europeia de Construtores de Automóveis é a voz da contestação contra a nova norma de emissões que está a ser preparada pela União Europeia. Sabe-se agora qual é o pior cenário previsto.
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Land Rover
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Defender e Discovery são dos SUV mais populares da Land Rover. Em comum têm igualmente o facto de partilharem a plataforma para reduzir custos. Mas tudo indica que preparam a separação.
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Jeep
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A gama do Wrangler, o modelo mais radical de todo-o-terreno da Jeep, vai ser reforçada com uma versão híbrida plug-in. Ao motor a combustão junta duas unidades eléctricas e a mesma aptidão para o 4x4.
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Hyundai
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Grupo sul-coreano reduz o investimento em motores de combustão e, por tabela, a oferta de motorizações convencionais vai cair para metade. Motores eléctricos, baterias e hidrogénio são prioritários.
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Em modo eléctrico
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Mobilidade urbana
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O município é o primeiro do país a ter autocarros eléctricos movidos com a energia gerada a bordo com recurso a fuel cell. São produzidos pela portuguesa Caetano Bus, que os exporta para todo o mundo.
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Porsche
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Face ao sucesso dos veículos eléctricos, a Porsche está já a tentar que a Volkswagen AG aprove a produção de uma berlina mais pequena do que o Taycan, que irá partilhar a plataforma com o A4 e-tron.
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Nissan
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O construtor nipónico e a empresa de energia juntam-se numa campanha para clientes particulares da Galp, que prevê uma redução de até 10.000€ na compra de um Nissan Leaf e electricidade mais barata.
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Elétricos
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O mercado das pick-ups eléctricas não pára de crescer, pelo menos no papel, pois as entregas ainda não começaram. São vários os modelos esperados, pelo que importa saber quem tem mais encomendas.
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Vendas
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Após os três primeiros meses do ano e com a pandemia a perder força nos principais mercados, é altura de contar “armas” e verificar quem mais veículos eléctricos vendeu em todo o mundo.
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Muito à frente
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Audi
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Os eléctricos são comparáveis sob os mais variados prismas: autonomia, aceleração, velocidade máxima, consumo, rapidez na recarga. Habituada a ganhar, a Tesla perdeu para a Audi numa prova de 1000 km.
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Toyota
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Os eléctricos movidos com electricidade gerada por meio de uma célula de combustível a hidrogénio estão em luta renhida. A Hyundai fixou novo recorde com o Nexo, mas o Mirai fez-se à estrada e ganhou.
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Tech Auto
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Cascais anunciou dois projectos que passam por veículos eléctricos com fuel cells a hidrogénio. Contudo, os autocarros e camiões do lixo têm de abastecer de H2, o que custa 4,5 milhões de euros.
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Ambiente
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O maior produtor mundial de gasóleo “renovável” e combustível “sustentável” para a aviação, a Neste, inicia testes de uma gasolina com potencial para emitir até 90% menos gases de efeito de estufa.
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Volvo
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Depois de Skövde, agora chegou a vez de a primeira fábrica de automóveis da Volvo, na Suécia, se tornar ambientalmente neutra. Até 2025, o construtor quer descarbonizar a sua rede mundial de produção.
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Ponha os olhos nisto
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Ford
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É, provavelmente, a conta mais tola que a Ford já pagou. A marca viu-se na obrigação de gastar 1 milhão de dólares para compensar os clientes que levaram à letra folhetos promocionais (com erros).
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Mazda
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Ainda a comemorar o 100º aniversário, a Mazda abriu o jogo em relação às novidades que reserva para os próximos anos. O motor e-Skyactiv-X é o principal argumento, associado a modelos SUV.
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Tech Auto
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Depois de muitas polémicas e um número ainda superior de abusos, a Tesla decidiu finalmente colocar um ponto final na possibilidade de os condutores dormirem ao volante. Ou no banco traseiro.
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Lamborghini
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O Grupo Volkswagen parece necessitar de liquidez e uma das soluções possíveis passa pela venda da Lamborghini. Há um potencial comprador que já ofereceu 7,5 mil milhões, mas a VW quer mais.
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Vendas
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A Jato divulgou as vendas de veículos no mercado europeu em Abril, que sorriu à Peugeot e à Volkswagen. A primeira teve dois modelos no top dos mais vendidos e a VW foi a melhor nos eléctricos.
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