|
|
|
|
Boa noite! |
Depois de sensivelmente cinco anos no “forno”, o Pão de Forma está de volta. Pronto a servir, exclusivamente eléctrico. As encomendas deverão abrir em Maio, sendo que a entrega das primeiras unidades em Portugal está prevista para Outubro. Mas há diferenças entre o que foi antecipado pelo concept ID.Buzz e a versão de produção. A ponto de se justificar uma simples pergunta: a espera valeu a pena? |
Fazendo justiça ao nome, o ID.Buzz alimentou uma série de rumores e zunidos desde a sua revelação no Salão de Detroit, em 2017. Foi apresentado como o sucessor moderno do antigo Pão de Forma, que tantos fãs tem por esse mundo fora, pelo que era grande a expectativa para ver até que ponto a Volkswagen conseguiria ressuscitar um dos ícones do seu passado e catapultá-lo para a nova era da marca. Revelada a versão de produção, quer para passageiros quer para mercadorias, importa avaliar que trunfos o novo Volkswagen ID.Buzz traz para gerar o burburinho que a própria designação comercial sugere. Como é, por fora e por dentro; até onde vai entre recargas; como se distingue em termos de equipamento e que valor vai exigir em troca? Encontra aqui as respostas e vale (mesmo) a pena ler, porque nenhum outro furgão eléctrico vai tão longe. |
Em matéria de lançamentos, destaque ainda para o substituto do Kadjar. O novo Renault Austral chega em Setembro, sem diesel e só com híbridos. Já a Mazda revelou as novidades para 2022, que abrangem praticamente toda a gama, tendo no novo CX-60 a maior estrela, ou não fosse este o primeiro híbrido plug-in (PHEV) da marca nipónica. Enquanto isso, a Cupra tratou de reforçar os argumentos do Leon PHEV. |
No meio de toda esta “guerra” de novidades, a verdadeira guerra faz estragos para lá do que habitualmente associamos a um conflito, sendo a indústria automóvel (mais) uma vítima. Os prejuízos e as doações andam na casa dos milhões, numa altura em que a instabilidade é a única certeza. Na Operação Stop, podcast da Rádio Observador, falámos de como “loucuras, sacrifícios e chicotes” são os ingredientes de um cocktail explosivo que vai azedar as contas dos fabricantes de automóveis, com a agravante de que falta um certo gás. Em causa não está o gás russo, mas sim um gás “ucraniano”, na medida em que a Ucrânia é um dos principais fornecedores de néon, em condições normais. Sucede que esta guerra veio comprometer o abastecimento, pelo que a crise dos chips vai piorar. |
A terminar, lembro que está a decorrer nova votação nos Prémios Auto Observador, agora para eleger a melhor proposta entre 35.000€ e 50.000€. Pode votar aqui e, de caminho, arrisca-se a ganhar um automóvel novo. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Renault
|
|
A Renault vai substituir o actual Kadjar pelo novo Austral. O novo SUV, que será ligeiramente mais comprido e alto, não montará motores a gasóleo, mas apenas híbridos a gasolina. A partir de Setembro.
|
|
|
|
Mazda
|
|
A Mazda revelou o novo CX-60, o SUV topo de gama que será o mais potente e o primeiro a oferecer uma mecânica PHEV. Conciliando um motor a gasolina com outro eléctrico, oferece 327 cv.
|
|
|
|
Citroën
|
|
Alvo de uma profunda actualização, o C5 Aircross vai chegar aos concessionários portugueses em Junho com uma estética e interiores revistos e, sobretudo, com “lembretes” nas versões híbridas plug-in.
|
|
|
|
|
Cupra
|
|
Com a crescente apetência por modelos electrificados, a Cupra avança com uma ligeira revisão técnica nas versões híbridas plug-in do Leon, com enfoque no chassi e nos travões, em prol do desempenho.
|
|
|
|
Mazda
|
|
Para se posicionar da melhor forma para atacar 2022, a Mazda preparou um generoso de conjunto de novidades. Uns com pequenos trunfos e outros com grandes, além de novos modelos e novos motores.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Mercedes-Benz
|
|
O Mercedes EQS, a berlina eléctrica topo de gama da marca alemã, enfrenta problemas de fiabilidade. Um defeito de construção e ligações deficientes podem provocar um incêndio.
|
|
|
|
Hyundai
|
|
O sul-coreano Hyundai Motor Group, que inclui a Kia, pretende conquistar 7% do mercado global de veículos eléctricos até ao final da década. E vai investir 73 mil milhões de euros.
|
|
|
|
|
Jeep
|
|
O primeiro modelo eléctrico da Jeep, destinado ao mercado europeu, será um SUV do segmento B, similar ao Renegade. A Stellantis promete que chegará ao mercado no início de 2023.
|
|
|
|
Fiat
|
|
Mais um construtor que anuncia pretender desistir dos motores de combustão muito antes da data apontada por Bruxelas. A Fiat fez saber que, a partir de 2027, apenas comercializará modelos a bateria.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Volvo
|
|
A Tesla surpreendeu ao adoptar gigantescas fundições de alumínio para ganhar tempo e dinheiro. A VW já prometeu seguir esta solução na próxima plataforma e a Volvo também, nos próximos eléctricos.
|
|
|
|
Aston Martin
|
|
A Aston Martin prepara-se para lançar o primeiro modelo eléctrico em 2025. Para isso, precisa de acumuladores capazes de suportar grandes potências e conta com a ajuda das baterias da Britishvolt.
|
|
|
|
Cupra
|
|
O teste do alce determina a capacidade de um veículo evitar um obstáculo sem se despistar e foi superado pelo Born a 75 km/h. Com este valor, o Cupra bateu o VW ID.4 e o Porsche Taycan Cross Turismo.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Tech Auto
|
|
A falta de chips tem atormentado a indústria automóvel, mas a situação vai piorar. Tudo porque a Ucrânia fornece 90% do néon necessário para produzir semicondutores e o fornecimento do gás foi cortado
|
|
|
|
|
|
Atualidade
|
|
Apesar da guerra não lhes estar a correr de feição, os ucranianos têm revelado uma resistência surpreendente. Agora, mesmo sob condições adversas, dão ainda provas de um refinado sentido de humor.
|
|
|
|
Stellantis
|
|
A indústria automóvel desdobra-se em medidas de apoio à Ucrânia e de crítica em relação à Rússia. A Stellantis, o 4º maior grupo mundial, doa 1 milhão de euros para ajudar refugiados.
|
|
|
|
alerta sonoro
|
|
|
|
|
|