Vítor Constâncio
BCE

Juros não sobem porque os alemães poupam demais

1140
Em entrevista à revista Der Spiegel, Vítor Constâncio (português ex-vice do BCE) diz que "não faz qualquer sentido, numa perspetiva económica" que o governo alemão não se desvie do défice-zero.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo "incrédulo" com má memória de Constâncio

2189
Berardo diz que se reuniu a sós com Constâncio, em julho de 2007. O ex-governador diz que "é tudo mentira". Continua a guerra de palavras entre os dois.
Vítor Constâncio

Constâncio esteve na reunião que aprova ata do BCP

614
Vítor Constâncio marcou presença na reunião que formalizou a não oposição ao pedido de Joe Berardo para aumentar a participação no BCP. Semanas antes, reuniu com o investidor.
Justiça

Berardo pode chamar Constâncio como testemunha

333
O ex-governador do BdP disse que a CGD "deveria ter tomado decisões antes de as acções terem começado a descer". Berardo pensa o mesmo e pode chamar Constâncio para testemunhar contra os bancos.
Vítor Constâncio

Constâncio diz que vai processar o jornal Público

7190
"O que se passou esta semana foi demasiado grave, e a minha complacência acabou. Processarei o jornal que iniciou e insistiu nas calúnias", diz Constâncio em artigo publicado no Expresso.
Vítor Constâncio

Constâncio: "Confusões, fabricações e calúnias"

963
Num direito de resposta ao jornal Público, o ex-governador do Banco de Portugal desconstrói "três calúnias": a calúnia da aprovação do crédito, a da mentira no Parlamento, e a da interferência no BCP.
Vítor Constâncio

Vítor Constâncio admite processar Filipe Pinhal

1992
O ex-governador do Banco de Portugal diz que o antigo administrador do BCP "é uma pessoa sem qualquer credibilidade". A reação surge após as declarações de Filipe Pinhal na comissão da Caixa.
Vítor Constâncio

CGD. Constâncio volta ao parlamento a 18 de junho

A data foi proposta pelos deputados que compõem a comissão de inquérito. Vítor Constâncio voltará, assim, a ser ouvido sobre o seu financiamento a Joe Berardo.
Francisco Assis

Francisco Assis sai em defesa de Constâncio

9526
O eurodeputado socialista fala em "linchamento" e recusa participar na "infame campanha" contra o antigo governador do Banco de Portugal. "É um homem sério", garante, entre outros elogios.
Vítor Constâncio

"Não participei na reunião." 

481
Numa nota enviada à agência Lusa, Vitor Constâncio garantiu não ter participado na reunião que autorizou a participação qualificada de Joe Berardo no BCP.
Banco de Portugal

Partidos chamam Constâncio para "reavivar memória"

646
Banco de Portugal foi "conivente" com "anos de irresponsabilidade na banca", diz BE. PCP quer atas de todas as reuniões. PSD quer Constâncio a "reavivar memória" e CDS pondera enviar declarações ao MP
Banco de Portugal

Constâncio deu aval a 350 milhões para Berardo

21395
Vítor Constâncio tinha dito ser "impossível" que o Banco de Portugal soubesse que a CGD ia financiar Berardo antes do crédito ser dado. Operação foi aprovada em Conselho de Administração.
Caixa Geral de Depósitos

"Não vi, ninguém me disse e não me lembro"

4410
Vítor Constâncio. Como vir à comissão de inquérito sobre a Caixa e usar os mesmos argumentos (mas ao contrário) que usou há dez anos para justificar as falhas na supervisão no caso BPN.
Vítor Constâncio

"Os créditos da Caixa eram legais e conhecidos" - como aconteceu

401
Ex-governador do Banco de Portugal, garante que a supervisão "não tem poderes para evitar que bancos assumam riscos legais". "É a lei". Siga aqui em direto esta audição crucial.
Banco de Portugal

Costa e Constâncio. Quem fez mais pela banca? /premium

440
Carlos Costa e Vítor Constâncio marcaram 20 anos de supervisão bancária. E falharam em vários momentos cruciais. Os dois são as "estrelas" da primeira semana de audições sobre a gestão da Caixa.
BCE

Ministro Guindos "provável" sucessor de Constâncio

Ministro das Finanças de Malta considerou que o seu homólogo espanhol, Luis de Guindos, "provavelmente" ganhará a vice-presidência do BCE, com apoio socialista, sucedendo a Vítor Constâncio.
BCE

Guindos candidato a lugar de Constâncio no BCE

Mandato de Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE termina em maio. Espanha avança com candidatura de Luis de Guindos ao lugar, contra a Irlanda, e conta já com o apoio do governo português.
Bitcoin

Vítor Constâncio: "Bitcoin é especulação"

110
O vice-presidente do Banco Central Europeu considera que a moeda virtual bitcoin não é uma moeda mas sim "uma forma de especulação". Cada bitcoin valia, no fim da semana, 3.600 dólares
BCE

Constâncio. Inflação sobe no final de 2016

Vice-presidente do Banco de Portugal está convicto de que o ritmo de crescimento dos preços vai acelerar. Por causa do petróleo e por efeito das medidas adotadas pelo Banco Central Europeu.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Draghi. Constâncio e Nouy não têm de responder 

258
Presidente do BCE diz ao parlamento que Constâncio não tem de responder aos deputados portugueses sobre o Banif. Nem Danièle Nouy, presidente do Mecanismo Único de Supervisão, que vem a Lisboa.
Comissão De Inquérito Ao Banif

Constâncio diz em carta porque não vem a Lisboa

172
O vice-governador do Banco Central Europeu escreveu ao Parlamento para explicar as razões que o impedem de vir a Lisboa. Vinda iria contra regras da UE, defende Vítor Constâncio.
União Bancária

Constâncio admite. Integração financeira abrandou

O vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, diz que a integração financeira europeia continua, mas admite que abrandou desde o verão do ano passado. Investidores com maior aversão ao risco.
BCE

Taxas de juro negativas "tem os seus limites"

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constâncio, afirmou hoje que a taxa de juro negativa dos depósitos praticada pela instituição "tem os seus limites".
BCE

Quanto ganharam Draghi e Constâncio no BCE?

1476
O presidente do Banco Central Europeu ganhou 385.860 euros em 2015, 1,64% mais do que no ano anterior, indicou a instituição no seu relatório anual. Constâncio 330 mil.
Banca

Garantia de depósitos comum só com novo Tratado

Ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, critica "provocação" de Vítor Constâncio. BCE deve limitar-se ao seu papel de banco central e não dar palpites sobre a integração financeira, diz.
BCE

Reações à vaga de emigração têm sido dramáticas

100
O vice-presidente do BCE defende que o número de nascimentos na Europa não chegam para resolver o problema demográfico que enfrenta. E diz que o continente precisa de emigrantes.
Futuro da Grécia

"Convicção pessoal": Grécia fica no euro

125
Vítor Constâncio garante que as negociações com a Grécia partem do pressuposto de que o país continuará na união monetária. Mas deixa no ar a possibilidade de haver uma falta de pagamento.
Comissão de Inquérito BES

Constâncio não sabia de nada

1734
O ex-governador do Banco de Portugal diz que só teve conhecimento dos problemas no Grupo Espírito Santo em 2014, quando se tornaram públicos os problemas. E garante que o BES "era sólido".
Comissão de Inquérito BES

PS. Perguntas a Constâncio põem BdP em xeque

Os socialistas querem saber junto do vice-presidente do BCE se havia alternativas à solução imposta ao Banco Espírito Santo. Carlos Costa disse no Parlamento que a resolução era a única medida.
Grécia

Constâncio avisa Grécia. BCE pode fechar torneira

503
Vítor Constâncio avisa que os bancos gregos perdem acesso aos fundos do BCE se abandonarem o programa da troika. Também o governador finlandês admite que a torneira do BCE pode fechar-se já em março.
Economia

"Risco geopolítico ainda não atingiu a economia"

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) considerou hoje que, até ao momento, o risco geopolítico ainda não atingiu significativamente a economia global.
Vítor Constâncio

BCE preparado para agir em "larga escala"

Vice-presidente da autoridade monetária de Frankfurt afirmou que o BCE atuará para combater a ameaça de um período longo de baixa inflação.
A página está a demorar muito tempo.