Vieira da Silva

Segurança Social

Em cada 100 baixas médicas, 21 podiam trabalhar

2.449
A Segurança Social detetou em 2018 cerca de 70 mil casos de pessoas que estavam de baixa mas, após fiscalização, a junta médica concluiu que estavam em condições de trabalhar.
Brexit

'Brexit' em discussão na concertação social

A reunião foi convocada pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva. Realiza-se esta quarta-feira e contará com o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Saúde

25% dos trabalhadores de baixa afinal estão aptos

198
Cerca de um quarto dos trabalhadores que são chamados a juntas médicas são considerados aptos para voltar para o trabalho, o que não significa que sejam situações de fraude, para Vieira da Silva.
Parlamento

Vieira da Silva será ouvido sobre "desvio" no IMI

O parlamento aprovou por unanimidade uma audição ao ministro do Trabalho sobre o "desvio" das receitas do Adicional ao IMI. Em causa está a diferença entre o valor da receita e o montante transferido.
Governo

A culpa agora é do Costa /premium

1.020
Há cada vez mais evidências dos erros do governo e deixou de ser plausível a responsabilização de terceiros. A culpa já não é do Passos. A partir de 2019, tudo muda: a culpa agora é do Costa.
Trabalho

Vieira da Silva recusa "arrogância" do governo

O ministro recusou que o Governo socialista seja arrogante perante as reivindicações dos sindicatos e considerou essencial o rigor para tornar sustentáveis os progressos alcançados.
Orçamento do Estado

"Não há retirada de direitos" nas reformas

Ministro garante que o que foi negociado é o que está no OE: quem começou a trabalhar aos 20 anos vai poder reformar-se sem dupla penalização. Os restantes terão regime transitório, que não detalha.
Função Pública

Milhares de precários integrados no Estado

O ministro Vieira da Silva, reagiu aos dados do Instituto Nacional de Estatística sobre o desemprego e falou ainda sobre Programa de Regularização de Vínculos Precários na Administração Pública.
Segurança Social

Excedente da Segurança Social aumentou 14,3%

O ministério de José Vieira da Silva destaca o contributo das contribuições para a Segurança Social, que aumentaram 7% em julho (mais 623,6 milhões de euros) face ao mesmo período do ano anterior.
País

Ministro do Trabalho inicia visita a São Tomé 

Vieira da Silva inicia esta sexta-feira uma visita oficial a São Tomé e Príncipe, no âmbito da cooperação nas áreas da luta contra a pobreza, emprego e formação profissional.
Parlamento

Reforma laboral aprovada, mas com PS isolado

Os socialistas foram os únicos a votar a favor das alterações ao Código do Trabalho que resultam do acordo de concentração social. Só a abstenção da direita fez seguir o acordo.
Trabalho

Sócrates? "Foi um momento de dificuldade. E dor"

A reversão das medidas impostas pela troika. Ainda o escândalo Sócrates. E a resposta à pergunta sobre o pedronunismo: ""Não me revejo em nenhum ismo". Best of do Carpool com Vieira da Silva.
Entrevista

Carpool. Vieira da Silva defende nova "geringonça" /premium

Do futuro do PS ao Sporting, passando por Sócrates e, claro, pelo acordo laboral discutido no Parlamento. O ministro Vieira da Silva entrou no Carpool mesmo depois do debate — cheio de recados.
Código do Trabalho

No teste à geringonça, Bloco e PCP foram à manif

Solidez à esquerda foi a teste mas líderes do PCP e do Bloco de Esquerda deram um sinal para o plenário (e ao Governo) quando se juntaram ao protesto da CGTP contra o acordo da concertação social.
Salário Mínimo Nacional

Aumento do salário mínimo não aumenta abrangidos

A subida do salário mínimo em janeiro de 2018 não fez aumentar, pela primeira vez, a percentagem de trabalhadores abrangidos, anunciou o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Trabalho

"Não percebi bem que mudança Rio trouxe ao PSD"

Vieira da Silva disse que as leis laborais "não fogem ao espírito" da geringonça, apesar de não contar com os seus votos. Sobre o PSD, que deverá aprová-las, diz que há "uma dupla forma de expressar".
Vieira da Silva

"Ninguém está condenado a ter um mau emprego"

O ministro do Trabalho manifestou confiança na aprovação das mudanças ao Código do Trabalho acordadas em concertação social, referindo que "ninguém está condenado a ter um mau emprego".
Trabalho

Governo reforça apoio social para recibos verdes

Governo aprovou medidas para reforçar a proteção social dos trabalhadores independentes. Vieira da Silva destaca como medida "mais relevante" a atribuição mais célere do subsídio de doença.
Vieira da Silva

Instabilidade laboral faz adiar a natalidade

Vieira da Silva diz que tem que haver um reforço da estabilidade das relações profissionais para ultrapassar a crise de natalidade existente no país.
Vieira da Silva

35 horas no privado não são objetivo imediato

113
O ministro do TRabalho disse que a implementação das 35 horas de trabalho no no setor privado "não é um compromisso que este Governo tenha assumido para esta legislatura"
Educação

Educação de adultos em Portugal ainda a recuperar

O ministro do Trabalho atribuiu o défice na qualificação de adultos em Portugal ao fim do programa socialista das Novas Oportunidades, "interrompido bruscamente" pelo PSD e CDS-PP.
Vieira da Silva

"Ainda é cedo" para discutir salário mínimo

Vieira da Silva afirma que "ainda é cedo" discutir o aumento do salário mínimo para o próximo ano, referindo-se às declarações do líder da CGTP, que pediu um aumento para 650 euros.
Vieira da Silva

Migrações vão influenciar quadro comunitário

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse esta segunda-feira que os fluxos migratórios vão influenciar a negociação do quadro comunitário plurianual pós 2020.
Vieira da Silva

Conselho de Ministros vai discutir proteção social

Confirmação foi dada esta quinta-feira pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e disse que haverá uma melhoria no acesso às prestações sociais para trabalhadores independentes.
Vieira da Silva

Desemprego. Ministro destaca "notícia positiva"

Pela primeira vez em dez anos, o número de desempregados inscritos no IEFP ficou abaixo 400 mil. Vieira da Silva considerou que é "simbólico" e uma "notícia positiva".
Programa de Estabilidade

Parceiros reúnem-se com Centeno e Vieira da Silva

Parceiros sociais reúnem-se com Mário Centeno e Vieira da Silva em Concertação Social às 15h30. Vão discutir o Programa de Estabilidade 2018-2021 e "outros assuntos".
Trabalho

Restrições aos contratos a prazo também no Estado

O ministro Vieira da Silva defendeu que a restrição da duração máxima dos contratos a prazo vai ser estendida à função pública. Há menos de uma semana, foi anunciada a mesma redução no setor privado.
Vieira da Silva

Ryanair. ACT contraria versão de sindicatos

Ministro Vieira da Silva afirma que, e de acordo com a ACT, nenhuma inspetora desta entidade foi impedida de entrar nas instalações da Ryanair, tal como os sindicatos informaram.
Concertação Social

Governo trava contratos a prazo e taxa empresas

176
Vieira da Silva apresentou uma proposta que prevê a redução da duração dos contratos a prazo, renovação limitada desses vínculos, taxa para empresas prevaricadoras e reforço da contratação coletiva.
Governo

Contratos a prazo. Nova taxa penalizará empresas

360
O governo vai penalizar as empresas que abusem dos contratos a termo, sem, no entanto, agravar a TSU. Informação foi avançada por António Costa, na véspera da reunião da concertação social.
Legislação Laboral

PCP volta a atacar nas leis laborais com avisos

O fim do banco de horas individual é o único ponto em cima da mesa esta quarta-feira e em que PS e parceiros coincidem. Nas outras matérias laborais, colidem. PCP quer clarificar de que lado está o PS
Emprego

Governo. Medidas para limitar contratação a prazo

O Governo apresenta no dia 23 de março as propostas para limitar os contratos a prazo. O processo deve ficar concluído no primeiro semestre de 2018.
Jovens

Situação dos jovens melhorou, diz Vieira da Silva

379
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, afirmou que a situação dos jovens em Portugal melhorou em termos de emprego, educação e inclusão social.
Vieira da Silva

Governo não deixou cair proposta sobre a TSU

Vieira da Silva reagiu a notícia do Jornal de Negócios e garante que o Governo "não deixou cair nenhuma proposta" de TSU nos contratos a prazo.
Montepio

Banco da economia social vai avançar

António Tomás Correia afirmou estar "muito convicto" de que o banco da economia social vai avançar, acrescentando que é algo "decisivo para o país".
Autoeuropa

Só há uma creche aberta ao sábado - e é privada

Apenas uma creche privada recebe uma comparticipação da Segurança Social para abrir todos os dias do ano. Vieira da Silva tinha dito que a solução encontrada para a Autoeuropa não era uma exceção.
IPSS

Vieira da Silva: importante é "corrigir erros"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considerou que, mais importante do que o volume de IPSS investigadas, é que o trabalho se faça e se corrijam os erros, se existirem.
Mercado de Trabalho

É um "erro profundo ignorar" o que já mudou 

Ministro Vieira da Silva volta a responder à pressão do Bloco e do PCP para reverter mudanças à lei laboral introduzidas pelo PSD/CDS. Diz que é um "erro profundo ignorar o que já mudou" nesta área.
Emprego

PS põe parlamento a discutir o emprego

O ministro do Emprego, Vieira da Silva, estará na tribuna do Governo para responder sobre um tema "mais emprego, melhor emprego", prioridade definida pelo primeiro-ministro para 2018.
Vieira da Silva

Alterações laborais são expectáveis este ano

Vieira da Silva afirmou que "é muito expectável" que as alterações às leis laborais aconteçam ainda este ano e admitiu ainda um acordo mais alargado com os parceiros sociais.
Vieira da Silva

Governo provou que medidas sociais são possíveis

Vieira da Silva disse à margem de um encontro na ONU, em Nova Iorque, que o Governo provou ser possível desenvolver medidas sociais com um orçamento equilibrado.
Vieira da Silva

Triumph. Governo tenta encontrar solução

Vieira da Silva afirmou, esta segunda-feira, que o Governo tem estado a acompanhar a situação da fábrica da antiga Triumph e que o ideal é encontrar "uma alternativa de investimento".
Vieira da Silva

Há falta de trabalhadores adequados, diz Ministro

Com as constantes alterações das condições do mercado de trabalho, Vieira da Silva diz que "começam a escassear as qualificações adequadas para o desenvolvimento dos serviços".
Montepio

Santa Casa no Montepio. Foi sugestão, não empurrão

495
Ministro da Segurança Social recusa a ideia de que o Governo tenha empurrado a Santa Casa para o Montepio. Foi uma sugestão. Para Vieira da Silva, o negócio não se afasta da missão da Santa Casa.
Montepio

Vieira liga Santana à ideia da Santa Casa na banca

166
O ministro do Trabalho afirmou ter sido ideia de Santana Lopes o envolvimento da Santa Casa na banca mas confirma que a hipótese do Montepio partiu do Governo.
Santa Casa de Lisboa

Ministro empurra audição para não se meter com PSD

Apoiantes de Rio queriam ouvir ministro, já para a semana, sobre o negócio da Santa Casa/Montepio, que envolve Santana Lopes. Vieira da Silva não quis e empurrou data para depois das eleições do PSD.
IPSS

Raríssimas. Ministro não pensou em demitir-se

260
O ministro Vieira da Silva garante que nunca lhe passou pela cabeça demitir-se e que também não foi pressionado pelo primeiro-ministro para abandonar o cargo, após a polémica da Raríssimas.
Governo

Raríssimas: Vieira da Silva deveria pedir escusa

630
PSD acusou Vieira da Silva de ter violado o Código de Conduta do Governo ao ter decidido sobra a Raríssimas. Juristas dividem-se, mas maioria acredita que ministro está impedido de tomar mais decisões
Vieira da Silva

CDS faz 15 perguntas a Vieira da Silva por escrito

465
O CDS-PP vai fazer questões adicionais por escrito sobre a ligação do ministro Vieira da Silva à Raríssimas. O partido considera que estes pontos não ficaram esclarecidos em comissão parlamentar.
Salário Mínimo Nacional

Governo e parceiros discutem proposta de 580 euros

Na última reunião de Concertação Social, Vieira da Silva apresentou aos parceiros sociais uma proposta de 580 euros para o salário mínimo e disse que era "muito provável" que fosse esse o valor final.
IPSS

Raríssimas. As respostas e as dúvidas que ficam

426
No Parlamento, Vieira da Silva garantiu que não foram dados apoios irregulares à Raríssimas, explicou o que pode fazer o Governo e voltou a assegurar que não recebeu denúncias sobre gestão danosa.
IPSS

Raríssimas. Veja aqui a audição de Vieira da Silva

O ministro da Segurança Social está no Parlamento a explicar o que sabia e não sabia sobre o caso Raríssimas. Vieira da Silva foi vice-presidente da Assembleia Geral da associação entre 2013 e 2015.
IPSS

Ministro diz que tem condições para continuar - como aconteceu

383
Ministro Vieira da Silva explicou porque aceitou cargo na Raríssimas, disse estar "preocupado" com impacto desta crise no setor social e negou acusação de favorecimento, bem como de negligência.
Autoeuropa

Negociações com trabalhadores voltam esta segunda

Administração e Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa retomam esta segunda-feira as negociações. A decisão surge depois de uma reunião no Ministério do Trabalho com a presença de Vieira da Silva.
Vieira da Silva

Vieira da Silva ouvido esta segunda-feira

122
O ministro do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade é ouvido esta segunda-feira na Assembleia da República. Em causa está o seu envolvimento no caso Raríssimas.
MTSSS

Ministro assistiu a convite a Paula Brito e Costa

974
Vieira da Silva e Paula Brito e Costa foram no mesmo dia às instalações da Ågrenska. Ministro disse apenas "supor" que o convite veio dos suecos, mas responsável garante que governante assistiu a tudo
Governo

Costa mantém "total confiança" em Vieira da Silva

3.024
O primeiro-ministro considera que o facto de Vieira da Silva ter sido vice-presidente da assembleia geral da Raríssimas em nada compromete o ministro com a alegada gestão danosa da associação.
PSD

"Vieira da Silva deve dar explicações ao país"

542
O PSD quer ouvir Vieira da Silva sobre o caso Raríssimas até sexta-feira. Os sociais-democrata pediram a audição do ministro com "carácter de urgência" para dar as explicações que o "país exige".
Segurança Social

Vieira da Silva está "de consciência tranquila"

3.275
Ministro continua em contradição sobre a polémica na Raríssimas. Insiste que não sabia de irregularidades mas recebeu uma denúncia que pedia uma "inspeção aprofundada" às contas da instituição.
Governo

Respostas e dúvidas do ministro sobre a Raríssimas

586
Em resposta ao Observador, o gabinete do ministro repete que não sabia de irregularidades financeiras na Raríssimas, apesar da carta do ex-tesoureiro. E assegura: inspetores visitam associação amanhã.
Vieira da Silva

Vieira da Silva ocupou cargo na Raríssimas

3.332
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva ocupou o cargo de vice-presidente da Assembleia Geral da Raríssimas. Cargo foi ocupado entre 2013 e 2015.
Vieira da Silva

Raríssimas. Ministro foi alertado em outubro

3.625
Vieira da Silva já tinha sido avisado, há dois meses, das irregularidades nas contas da Raríssimas – denunciadas pela TVI na noite de sábado - e de várias demissões suspeitas.
Salário Mínimo Nacional

Parceiros retomam discussão sobre salário mínimo

Os parceiros sociais vão reunir com o ministro do Trabalho e retomar a discussão sobre o salário mínimo nacional. A CGTP reivindica 600 euros e a UGT defende a subida para os 585 euros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)