457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Vieira da Silva

Noticiário

16h. Dinheiro do PRR. 1º cheque já cá mora

Este primeiro cheque foi entregue com pompa e circunstância pela comissária europeia Elisa Ferreira à ministra da Presidência, numa cerimónia em Évora. Portugal pode ter de reajustar PRR.
Explicador

O que tira o sono aos ministros?

No dia de tomada de posse do novo Governo, José Vieira da Silva e Pedro Mota Soares partilham a experiência do que é ser ministro. "É absorvente e precário. Não se é ministro, está-se ministro!"
Vieira da Silva

Inquérito final étnico-racial deve avançar em 2023

O inquérito surge depois de o organismo ter decidido não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho.
Vieira da Silva

Arpad Szénes-Vieira da Silva: obra rara em Lisboa

A obra "Le feu d'artifice", criada por Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szénes, apresenta sob um fundo negro uma explosão de figuras geométricas e símbolos coloridos, pontuada por estrelas.
Vieira da Silva

Vieira da Silva é "a referência" do setor social

No seu breve discurso, o padre Lino Maia fez um breve sumário da história dos últimos 25 anos em matéria de relações entre o Estado e as instituições de solidariedade social.
José Sócrates

Vieira da Silva: acusação tem "factos graves"

O ex-ministro do governo de Sócrates diz que "o titular de um cargo público tem a obrigação ética e moral de explicar de forma clara a origem de todos os seus rendimentos com toda a transparência".
PS

"Quem criar crise pagará preço muito caro"

O socialista entende que um governo de salvação nacional ou de iniciativa presidencial seriam um erro em toda a linha. Vieira da Silva fala também sobre o futuro do PS e de Pedro Nuno Santos.
Comissão Europeia

Vieira da Silva conselheiro especial da Comissão

Ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social vai preparar trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa da União Europeia.
Câmara Municipal Lisboa

O estranho caso da venda de imóveis da Seg. Social

Os imóveis da segurança social não são instrumento da política de habitação nacional, muito menos da política de habitação de uma autarquia. É comprar um Ferrari para ajudar no problema do transporte.
Legislativas 2019

O "fresquinho da costa" foi atirar à direita 

Costa tem um pesadelo e contou com Pedro Nuno Santos e Vieira da Silva para o afastar. Não quer "uma surpresa desagradável" e, por isso, chamou as tropas para malhar na direita do diabo.
Vieira da Silva

Maioria das pensões vai aumentar acima da inflação

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclareceu que, segundo a fórmula de cálculo que faz parte da lei, a grande maioria das pensões irá ter uma subida acima do valor da inflação.
Governo

Governo não teme "rupturas de abastecimento"

À porta de nova greve dos motoristas, o ministro do Trabalho diz-se "estupefacto" com críticas do sindicato ao serviços mínimos. Vai reformar-se da política e não concorda com Costa num ponto.
Pintura

Pintora Vieira da Silva dá nome a rua de Paris

Nome da pintora portuguesa atribuído a uma rua da capital francesa. Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva diz que ter o nome numa das cidades que mais pintou "faz todo o sentido".
Cultura

Paris inaugura rua com nome de Vieira da Silva

Paris vai inaugurar no sábado uma rua com o nome de Maria Helena Vieira da Silva, situada no 14.º bairro da capital francesa, onde a artista viveu maior parte da sua vida com o marido, Arpad Szenes.
Administração Pública

Mil vagas na Função Pública fixadas brevemente

Vagas e locais de preferência para os novos mil técnicos contratados para a Administração Pública serão definidos "nos próximos dias". Mariana Vieira da Silva admite existirem "problemas a resolver".
Desemprego

Desempregados no valor mais baixo desde 1991

IEFP divulgou dados que mostram o números de desempregados nos 305.200 em maio. Ministério do Trabalho sublinhou que se trata do valor mais baixo dos últimos 28 anos.
Vieira da Silva

Aniversário de Vieira da Silva celebrado em Museu

A Fundação Arpad Szenes -- Vieira da Silva (FASVS) assinala na quinta-feira, 13 de junho, em Lisboa, o aniversário do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva.
Governo

Governo cauteloso com acordo com camionistas 

José Vieira da Silva afirmou que o governo está habituado a só contar com uma solução dos problemas quando eles estão resolvidos.
Segurança Social

A Segurança Social e o conservadorismo da esquerda

As teorias conspirativas não se podem sobrepor ao subfinanciamento do Estado Social. O problema está à nossa frente e obriga-nos a tomar decisões impopulares em nome da solidariedade inter-geracional.
Vieira da Silva

Vieira da Silva prevê novo aumento real de pensões

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social admitiu um novo aumento real das pensões em 2020 caso se concretizem as previsões sobre o crescimento da economia e da inflação.
Segurança Social

Vieira da Silva critica estudo sobre as reformas

São "ideias ingénuas" que têm como objetivo "abrir o mercado aos privados". Ministro Vieira da Silva, em declarações à TSF, não poupa críticas ao estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Governo

Filha no Governo? "Não tenho interferência"

"Não nomeio ministros, quem nomeia é o primeiro-ministro. Não tenho nenhuma interferência", apontou o Ministro do Trabalho, a propósito da sua filha, que também é ministra de António Costa.
Montepio

Governo defende interesses dos associados Montepio

O ministro do Trabalho diz que o Governo tem tido uma atitude de defesa dos interesses dos associados da Associação Mutualista Montepio Geral e que todos têm a responsabilidade de fazer o mesmo.
Associação Mutualista

Governo cede. Há uma "intenção" de clarificar lei

Primeiro-ministro vai anunciar após o conselho de ministros desta quinta-feira que Governo tem "intenção" de clarificar a legislação sobre quem (e quando) avalia idoneidades nas mutualistas, diz o JE.
Montepio

Montepio. Governo ignorou Banco de Portugal

Parecer do Banco de Portugal, obtido pelo Observador, dizia que devia ficar "expressamente" dito na lei que a ASF poderia reavaliar "de imediato" idoneidades na mutualista. Vieira da Silva ignorou.
PS

Mais uma reflexão sobre as famílias do governo

O nepotismo governamental define uma democracia capturada por uma facção política dedicada a vincular a si os grupos de interesse instalados no Estado, na banca e nas grandes empresas.
Vieira da Silva

Código das mutualistas é claro, diz ministro

Em causa está o papel da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a sua capacidade para avaliar a idoneidade de Tomás Correia, que foi multado pelo BdP em 1,25 milhões de euros.
Segurança Social

Em cada 100 baixas médicas, 21 podiam trabalhar

A Segurança Social detetou em 2018 cerca de 70 mil casos de pessoas que estavam de baixa mas, após fiscalização, a junta médica concluiu que estavam em condições de trabalhar.
Brexit

'Brexit' em discussão na concertação social

A reunião foi convocada pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva. Realiza-se esta quarta-feira e contará com o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Saúde

25% dos trabalhadores de baixa afinal estão aptos

Cerca de um quarto dos trabalhadores que são chamados a juntas médicas são considerados aptos para voltar para o trabalho, o que não significa que sejam situações de fraude, para Vieira da Silva.
Parlamento

Vieira da Silva será ouvido sobre "desvio" no IMI

O parlamento aprovou por unanimidade uma audição ao ministro do Trabalho sobre o "desvio" das receitas do Adicional ao IMI. Em causa está a diferença entre o valor da receita e o montante transferido.
Governo

A culpa agora é do Costa

Há cada vez mais evidências dos erros do governo e deixou de ser plausível a responsabilização de terceiros. A culpa já não é do Passos. A partir de 2019, tudo muda: a culpa agora é do Costa.
Trabalho

Vieira da Silva recusa "arrogância" do governo

O ministro recusou que o Governo socialista seja arrogante perante as reivindicações dos sindicatos e considerou essencial o rigor para tornar sustentáveis os progressos alcançados.
Orçamento do Estado

"Não há retirada de direitos" nas reformas

Ministro garante que o que foi negociado é o que está no OE: quem começou a trabalhar aos 20 anos vai poder reformar-se sem dupla penalização. Os restantes terão regime transitório, que não detalha.
Função Pública

Milhares de precários integrados no Estado

O ministro Vieira da Silva, reagiu aos dados do Instituto Nacional de Estatística sobre o desemprego e falou ainda sobre Programa de Regularização de Vínculos Precários na Administração Pública.
Segurança Social

Excedente da Segurança Social aumentou 14,3%

O ministério de José Vieira da Silva destaca o contributo das contribuições para a Segurança Social, que aumentaram 7% em julho (mais 623,6 milhões de euros) face ao mesmo período do ano anterior.
País

Ministro do Trabalho inicia visita a São Tomé 

Vieira da Silva inicia esta sexta-feira uma visita oficial a São Tomé e Príncipe, no âmbito da cooperação nas áreas da luta contra a pobreza, emprego e formação profissional.
Parlamento

Reforma laboral aprovada, mas com PS isolado

Os socialistas foram os únicos a votar a favor das alterações ao Código do Trabalho que resultam do acordo de concentração social. Só a abstenção da direita fez seguir o acordo.
Carpool

Sócrates? "Foi um momento de dificuldade. E dor"

A reversão das medidas impostas pela troika. Ainda o escândalo Sócrates. E a resposta à pergunta sobre o pedronunismo: ""Não me revejo em nenhum ismo". Best of do Carpool com Vieira da Silva.
Entrevista

Carpool. Vieira da Silva defende nova "geringonça"

Do futuro do PS ao Sporting, passando por Sócrates e, claro, pelo acordo laboral discutido no Parlamento. O ministro Vieira da Silva entrou no Carpool mesmo depois do debate — cheio de recados.
Código do Trabalho

No teste à geringonça, Bloco e PCP foram à manif

Solidez à esquerda foi a teste mas líderes do PCP e do Bloco de Esquerda deram um sinal para o plenário (e ao Governo) quando se juntaram ao protesto da CGTP contra o acordo da concertação social.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.