Vieira da Silva
Legislativas 2019

O "fresquinho da costa" foi atirar à direita 

138
Costa tem um pesadelo e contou com Pedro Nuno Santos e Vieira da Silva para o afastar. Não quer "uma surpresa desagradável" e, por isso, chamou as tropas para malhar na direita do diabo.
Vieira da Silva

Maioria das pensões vai aumentar acima da inflação

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclareceu que, segundo a fórmula de cálculo que faz parte da lei, a grande maioria das pensões irá ter uma subida acima do valor da inflação.
Governo

Governo não teme "rupturas de abastecimento"

À porta de nova greve dos motoristas, o ministro do Trabalho diz-se "estupefacto" com críticas do sindicato ao serviços mínimos. Vai reformar-se da política e não concorda com Costa num ponto.
Pintura

Pintora Vieira da Silva dá nome a rua de Paris

130
Nome da pintora portuguesa atribuído a uma rua da capital francesa. Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva diz que ter o nome numa das cidades que mais pintou "faz todo o sentido".
Cultura

Paris inaugura rua com nome de Vieira da Silva

Paris vai inaugurar no sábado uma rua com o nome de Maria Helena Vieira da Silva, situada no 14.º bairro da capital francesa, onde a artista viveu maior parte da sua vida com o marido, Arpad Szenes.
Administração Pública

Mil vagas na Função Pública fixadas brevemente

298
Vagas e locais de preferência para os novos mil técnicos contratados para a Administração Pública serão definidos "nos próximos dias". Mariana Vieira da Silva admite existirem "problemas a resolver".
Desemprego

Desempregados no valor mais baixo desde 1991

265
IEFP divulgou dados que mostram o números de desempregados nos 305.200 em maio. Ministério do Trabalho sublinhou que se trata do valor mais baixo dos últimos 28 anos.
Vieira da Silva

Aniversário de Vieira da Silva celebrado em Museu

132
A Fundação Arpad Szenes -- Vieira da Silva (FASVS) assinala na quinta-feira, 13 de junho, em Lisboa, o aniversário do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva.
Governo

Governo cauteloso com acordo com camionistas 

José Vieira da Silva afirmou que o governo está habituado a só contar com uma solução dos problemas quando eles estão resolvidos.
Segurança Social

A Segurança Social e o conservadorismo da esquerda /premium

234
As teorias conspirativas não se podem sobrepor ao subfinanciamento do Estado Social. O problema está à nossa frente e obriga-nos a tomar decisões impopulares em nome da solidariedade inter-geracional.
Vieira da Silva

Vieira da Silva prevê novo aumento real de pensões

1136
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social admitiu um novo aumento real das pensões em 2020 caso se concretizem as previsões sobre o crescimento da economia e da inflação.
Segurança Social

Vieira da Silva critica estudo sobre as reformas

3544
São "ideias ingénuas" que têm como objetivo "abrir o mercado aos privados". Ministro Vieira da Silva, em declarações à TSF, não poupa críticas ao estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Governo

Filha no Governo? "Não tenho interferência"

7698
"Não nomeio ministros, quem nomeia é o primeiro-ministro. Não tenho nenhuma interferência", apontou o Ministro do Trabalho, a propósito da sua filha, que também é ministra de António Costa.
Montepio

Governo defende interesses dos associados Montepio

O ministro do Trabalho diz que o Governo tem tido uma atitude de defesa dos interesses dos associados da Associação Mutualista Montepio Geral e que todos têm a responsabilidade de fazer o mesmo.
Associação Mutualista

Governo cede. Há uma "intenção" de clarificar lei

Primeiro-ministro vai anunciar após o conselho de ministros desta quinta-feira que Governo tem "intenção" de clarificar a legislação sobre quem (e quando) avalia idoneidades nas mutualistas, diz o JE.
Montepio

Montepio. Governo ignorou Banco de Portugal /premium

1109
Parecer do Banco de Portugal, obtido pelo Observador, dizia que devia ficar "expressamente" dito na lei que a ASF poderia reavaliar "de imediato" idoneidades na mutualista. Vieira da Silva ignorou.
PS

Mais uma reflexão sobre as famílias do governo /premium

852
O nepotismo governamental define uma democracia capturada por uma facção política dedicada a vincular a si os grupos de interesse instalados no Estado, na banca e nas grandes empresas.
Vieira da Silva

Código das mutualistas é claro, diz ministro

Em causa está o papel da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a sua capacidade para avaliar a idoneidade de Tomás Correia, que foi multado pelo BdP em 1,25 milhões de euros.
Segurança Social

Em cada 100 baixas médicas, 21 podiam trabalhar

2449
A Segurança Social detetou em 2018 cerca de 70 mil casos de pessoas que estavam de baixa mas, após fiscalização, a junta médica concluiu que estavam em condições de trabalhar.
Brexit

'Brexit' em discussão na concertação social

A reunião foi convocada pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva. Realiza-se esta quarta-feira e contará com o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Saúde

25% dos trabalhadores de baixa afinal estão aptos

198
Cerca de um quarto dos trabalhadores que são chamados a juntas médicas são considerados aptos para voltar para o trabalho, o que não significa que sejam situações de fraude, para Vieira da Silva.
Parlamento

Vieira da Silva será ouvido sobre "desvio" no IMI

O parlamento aprovou por unanimidade uma audição ao ministro do Trabalho sobre o "desvio" das receitas do Adicional ao IMI. Em causa está a diferença entre o valor da receita e o montante transferido.
Governo

A culpa agora é do Costa /premium

1020
Há cada vez mais evidências dos erros do governo e deixou de ser plausível a responsabilização de terceiros. A culpa já não é do Passos. A partir de 2019, tudo muda: a culpa agora é do Costa.
Trabalho

Vieira da Silva recusa "arrogância" do governo

O ministro recusou que o Governo socialista seja arrogante perante as reivindicações dos sindicatos e considerou essencial o rigor para tornar sustentáveis os progressos alcançados.
Orçamento do Estado

"Não há retirada de direitos" nas reformas

Ministro garante que o que foi negociado é o que está no OE: quem começou a trabalhar aos 20 anos vai poder reformar-se sem dupla penalização. Os restantes terão regime transitório, que não detalha.
Função Pública

Milhares de precários integrados no Estado

O ministro Vieira da Silva, reagiu aos dados do Instituto Nacional de Estatística sobre o desemprego e falou ainda sobre Programa de Regularização de Vínculos Precários na Administração Pública.
Segurança Social

Excedente da Segurança Social aumentou 14,3%

O ministério de José Vieira da Silva destaca o contributo das contribuições para a Segurança Social, que aumentaram 7% em julho (mais 623,6 milhões de euros) face ao mesmo período do ano anterior.
País

Ministro do Trabalho inicia visita a São Tomé 

Vieira da Silva inicia esta sexta-feira uma visita oficial a São Tomé e Príncipe, no âmbito da cooperação nas áreas da luta contra a pobreza, emprego e formação profissional.
Parlamento

Reforma laboral aprovada, mas com PS isolado

Os socialistas foram os únicos a votar a favor das alterações ao Código do Trabalho que resultam do acordo de concentração social. Só a abstenção da direita fez seguir o acordo.
Trabalho

Sócrates? "Foi um momento de dificuldade. E dor"

A reversão das medidas impostas pela troika. Ainda o escândalo Sócrates. E a resposta à pergunta sobre o pedronunismo: ""Não me revejo em nenhum ismo". Best of do Carpool com Vieira da Silva.
Entrevista

Carpool. Vieira da Silva defende nova "geringonça" /premium

Do futuro do PS ao Sporting, passando por Sócrates e, claro, pelo acordo laboral discutido no Parlamento. O ministro Vieira da Silva entrou no Carpool mesmo depois do debate — cheio de recados.
Código do Trabalho

No teste à geringonça, Bloco e PCP foram à manif

Solidez à esquerda foi a teste mas líderes do PCP e do Bloco de Esquerda deram um sinal para o plenário (e ao Governo) quando se juntaram ao protesto da CGTP contra o acordo da concertação social.
Salário Mínimo Nacional

Aumento do salário mínimo não aumenta abrangidos

A subida do salário mínimo em janeiro de 2018 não fez aumentar, pela primeira vez, a percentagem de trabalhadores abrangidos, anunciou o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Trabalho

"Não percebi bem que mudança Rio trouxe ao PSD"

Vieira da Silva disse que as leis laborais "não fogem ao espírito" da geringonça, apesar de não contar com os seus votos. Sobre o PSD, que deverá aprová-las, diz que há "uma dupla forma de expressar".
Vieira da Silva

"Ninguém está condenado a ter um mau emprego"

O ministro do Trabalho manifestou confiança na aprovação das mudanças ao Código do Trabalho acordadas em concertação social, referindo que "ninguém está condenado a ter um mau emprego".
Trabalho

Governo reforça apoio social para recibos verdes

Governo aprovou medidas para reforçar a proteção social dos trabalhadores independentes. Vieira da Silva destaca como medida "mais relevante" a atribuição mais célere do subsídio de doença.
Vieira da Silva

Instabilidade laboral faz adiar a natalidade

Vieira da Silva diz que tem que haver um reforço da estabilidade das relações profissionais para ultrapassar a crise de natalidade existente no país.
Vieira da Silva

35 horas no privado não são objetivo imediato

113
O ministro do TRabalho disse que a implementação das 35 horas de trabalho no no setor privado "não é um compromisso que este Governo tenha assumido para esta legislatura"
Educação

Educação de adultos em Portugal ainda a recuperar

O ministro do Trabalho atribuiu o défice na qualificação de adultos em Portugal ao fim do programa socialista das Novas Oportunidades, "interrompido bruscamente" pelo PSD e CDS-PP.
Vieira da Silva

"Ainda é cedo" para discutir salário mínimo

Vieira da Silva afirma que "ainda é cedo" discutir o aumento do salário mínimo para o próximo ano, referindo-se às declarações do líder da CGTP, que pediu um aumento para 650 euros.
Vieira da Silva

Migrações vão influenciar quadro comunitário

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse esta segunda-feira que os fluxos migratórios vão influenciar a negociação do quadro comunitário plurianual pós 2020.
Vieira da Silva

Conselho de Ministros vai discutir proteção social

Confirmação foi dada esta quinta-feira pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e disse que haverá uma melhoria no acesso às prestações sociais para trabalhadores independentes.
Vieira da Silva

Desemprego. Ministro destaca "notícia positiva"

Pela primeira vez em dez anos, o número de desempregados inscritos no IEFP ficou abaixo 400 mil. Vieira da Silva considerou que é "simbólico" e uma "notícia positiva".
Programa de Estabilidade

Parceiros reúnem-se com Centeno e Vieira da Silva

Parceiros sociais reúnem-se com Mário Centeno e Vieira da Silva em Concertação Social às 15h30. Vão discutir o Programa de Estabilidade 2018-2021 e "outros assuntos".
Trabalho

Restrições aos contratos a prazo também no Estado

O ministro Vieira da Silva defendeu que a restrição da duração máxima dos contratos a prazo vai ser estendida à função pública. Há menos de uma semana, foi anunciada a mesma redução no setor privado.
Vieira da Silva

Ryanair. ACT contraria versão de sindicatos

Ministro Vieira da Silva afirma que, e de acordo com a ACT, nenhuma inspetora desta entidade foi impedida de entrar nas instalações da Ryanair, tal como os sindicatos informaram.
Concertação Social

Governo trava contratos a prazo e taxa empresas

176
Vieira da Silva apresentou uma proposta que prevê a redução da duração dos contratos a prazo, renovação limitada desses vínculos, taxa para empresas prevaricadoras e reforço da contratação coletiva.
Governo

Contratos a prazo. Nova taxa penalizará empresas

360
O governo vai penalizar as empresas que abusem dos contratos a termo, sem, no entanto, agravar a TSU. Informação foi avançada por António Costa, na véspera da reunião da concertação social.
Legislação Laboral

PCP volta a atacar nas leis laborais com avisos

O fim do banco de horas individual é o único ponto em cima da mesa esta quarta-feira e em que PS e parceiros coincidem. Nas outras matérias laborais, colidem. PCP quer clarificar de que lado está o PS
Emprego

Governo. Medidas para limitar contratação a prazo

O Governo apresenta no dia 23 de março as propostas para limitar os contratos a prazo. O processo deve ficar concluído no primeiro semestre de 2018.
Jovens

Situação dos jovens melhorou, diz Vieira da Silva

379
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, afirmou que a situação dos jovens em Portugal melhorou em termos de emprego, educação e inclusão social.
Vieira da Silva

Governo não deixou cair proposta sobre a TSU

Vieira da Silva reagiu a notícia do Jornal de Negócios e garante que o Governo "não deixou cair nenhuma proposta" de TSU nos contratos a prazo.
Montepio

Banco da economia social vai avançar

António Tomás Correia afirmou estar "muito convicto" de que o banco da economia social vai avançar, acrescentando que é algo "decisivo para o país".
Autoeuropa

Só há uma creche aberta ao sábado - e é privada

Apenas uma creche privada recebe uma comparticipação da Segurança Social para abrir todos os dias do ano. Vieira da Silva tinha dito que a solução encontrada para a Autoeuropa não era uma exceção.
IPSS

Vieira da Silva: importante é "corrigir erros"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considerou que, mais importante do que o volume de IPSS investigadas, é que o trabalho se faça e se corrijam os erros, se existirem.
Mercado de Trabalho

É um "erro profundo ignorar" o que já mudou 

Ministro Vieira da Silva volta a responder à pressão do Bloco e do PCP para reverter mudanças à lei laboral introduzidas pelo PSD/CDS. Diz que é um "erro profundo ignorar o que já mudou" nesta área.
Emprego

PS põe parlamento a discutir o emprego

O ministro do Emprego, Vieira da Silva, estará na tribuna do Governo para responder sobre um tema "mais emprego, melhor emprego", prioridade definida pelo primeiro-ministro para 2018.
Vieira da Silva

Alterações laborais são expectáveis este ano

Vieira da Silva afirmou que "é muito expectável" que as alterações às leis laborais aconteçam ainda este ano e admitiu ainda um acordo mais alargado com os parceiros sociais.
Vieira da Silva

Governo provou que medidas sociais são possíveis

Vieira da Silva disse à margem de um encontro na ONU, em Nova Iorque, que o Governo provou ser possível desenvolver medidas sociais com um orçamento equilibrado.
Vieira da Silva

Triumph. Governo tenta encontrar solução

Vieira da Silva afirmou, esta segunda-feira, que o Governo tem estado a acompanhar a situação da fábrica da antiga Triumph e que o ideal é encontrar "uma alternativa de investimento".
Vieira da Silva

Há falta de trabalhadores adequados, diz Ministro

Com as constantes alterações das condições do mercado de trabalho, Vieira da Silva diz que "começam a escassear as qualificações adequadas para o desenvolvimento dos serviços".
Montepio

Santa Casa no Montepio. Foi sugestão, não empurrão

495
Ministro da Segurança Social recusa a ideia de que o Governo tenha empurrado a Santa Casa para o Montepio. Foi uma sugestão. Para Vieira da Silva, o negócio não se afasta da missão da Santa Casa.
Montepio

Vieira liga Santana à ideia da Santa Casa na banca

166
O ministro do Trabalho afirmou ter sido ideia de Santana Lopes o envolvimento da Santa Casa na banca mas confirma que a hipótese do Montepio partiu do Governo.
Santa Casa de Lisboa

Ministro empurra audição para não se meter com PSD

Apoiantes de Rio queriam ouvir ministro, já para a semana, sobre o negócio da Santa Casa/Montepio, que envolve Santana Lopes. Vieira da Silva não quis e empurrou data para depois das eleições do PSD.
IPSS

Raríssimas. Ministro não pensou em demitir-se

260
O ministro Vieira da Silva garante que nunca lhe passou pela cabeça demitir-se e que também não foi pressionado pelo primeiro-ministro para abandonar o cargo, após a polémica da Raríssimas.
Governo

Raríssimas: Vieira da Silva deveria pedir escusa

630
PSD acusou Vieira da Silva de ter violado o Código de Conduta do Governo ao ter decidido sobra a Raríssimas. Juristas dividem-se, mas maioria acredita que ministro está impedido de tomar mais decisões
Vieira da Silva

CDS faz 15 perguntas a Vieira da Silva por escrito

465
O CDS-PP vai fazer questões adicionais por escrito sobre a ligação do ministro Vieira da Silva à Raríssimas. O partido considera que estes pontos não ficaram esclarecidos em comissão parlamentar.
Salário Mínimo Nacional

Governo e parceiros discutem proposta de 580 euros

Na última reunião de Concertação Social, Vieira da Silva apresentou aos parceiros sociais uma proposta de 580 euros para o salário mínimo e disse que era "muito provável" que fosse esse o valor final.
IPSS

Raríssimas. As respostas e as dúvidas que ficam

426
No Parlamento, Vieira da Silva garantiu que não foram dados apoios irregulares à Raríssimas, explicou o que pode fazer o Governo e voltou a assegurar que não recebeu denúncias sobre gestão danosa.
IPSS

Raríssimas. Veja aqui a audição de Vieira da Silva

O ministro da Segurança Social está no Parlamento a explicar o que sabia e não sabia sobre o caso Raríssimas. Vieira da Silva foi vice-presidente da Assembleia Geral da associação entre 2013 e 2015.
IPSS

Ministro diz que tem condições para continuar - como aconteceu

383
Ministro Vieira da Silva explicou porque aceitou cargo na Raríssimas, disse estar "preocupado" com impacto desta crise no setor social e negou acusação de favorecimento, bem como de negligência.
Autoeuropa

Negociações com trabalhadores voltam esta segunda

Administração e Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa retomam esta segunda-feira as negociações. A decisão surge depois de uma reunião no Ministério do Trabalho com a presença de Vieira da Silva.
Vieira da Silva

Vieira da Silva ouvido esta segunda-feira

122
O ministro do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade é ouvido esta segunda-feira na Assembleia da República. Em causa está o seu envolvimento no caso Raríssimas.
MTSSS

Ministro assistiu a convite a Paula Brito e Costa

974
Vieira da Silva e Paula Brito e Costa foram no mesmo dia às instalações da Ågrenska. Ministro disse apenas "supor" que o convite veio dos suecos, mas responsável garante que governante assistiu a tudo
Governo

Costa mantém "total confiança" em Vieira da Silva

3024
O primeiro-ministro considera que o facto de Vieira da Silva ter sido vice-presidente da assembleia geral da Raríssimas em nada compromete o ministro com a alegada gestão danosa da associação.
PSD

"Vieira da Silva deve dar explicações ao país"

542
O PSD quer ouvir Vieira da Silva sobre o caso Raríssimas até sexta-feira. Os sociais-democrata pediram a audição do ministro com "carácter de urgência" para dar as explicações que o "país exige".
Segurança Social

Vieira da Silva está "de consciência tranquila"

3275
Ministro continua em contradição sobre a polémica na Raríssimas. Insiste que não sabia de irregularidades mas recebeu uma denúncia que pedia uma "inspeção aprofundada" às contas da instituição.
Governo

Respostas e dúvidas do ministro sobre a Raríssimas

586
Em resposta ao Observador, o gabinete do ministro repete que não sabia de irregularidades financeiras na Raríssimas, apesar da carta do ex-tesoureiro. E assegura: inspetores visitam associação amanhã.
Vieira da Silva

Vieira da Silva ocupou cargo na Raríssimas

3332
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva ocupou o cargo de vice-presidente da Assembleia Geral da Raríssimas. Cargo foi ocupado entre 2013 e 2015.
Vieira da Silva

Raríssimas. Ministro foi alertado em outubro

3625
Vieira da Silva já tinha sido avisado, há dois meses, das irregularidades nas contas da Raríssimas – denunciadas pela TVI na noite de sábado - e de várias demissões suspeitas.
Salário Mínimo Nacional

Parceiros retomam discussão sobre salário mínimo

Os parceiros sociais vão reunir com o ministro do Trabalho e retomar a discussão sobre o salário mínimo nacional. A CGTP reivindica 600 euros e a UGT defende a subida para os 585 euros.
Autoeuropa

Vieira da Silva: "tempo corre contra" Autoeuropa

O ministro do Trabalho advertiu que a atual situação de impasse na Autoeuropa constitui um sério risco e apelou a uma rápida convergência entre administração e trabalhadores.
Política

Idade de reforma em 2019 deverá ser de 66 anos

O ministro da Segurança Social afirmou que a idade legal da reforma em 2019 deverá fixar-se nos 66 anos e cinco meses e salientou o aumento real do poder de compra dos pensionistas em 2018.
Fact Check

Houve criação de 242 mil postos de trabalho?

No encontro com o grupo de pessoas escolhido para fazer perguntas ao Governo, António Costa garantiu ter criado 242 mil postos de trabalho e de existirem hoje menos 200 mil desempregados. Tem razão?
Pensões

Subida do PIB atualiza pensões a partir de janeiro

O ministro do Trabalho disse que o crescimento homólogo de 2,5% da economia portuguesa no terceiro trimestre vai permitir a partir de janeiro a valorização automática das pensões abaixo de 850 euros.
Orçamento do Estado

Mais pensionistas com CSI e o "avô da austeridade"

Vieira da Silva voltou a ter a direita a atirar-lhe o longo passado que já tem na pasta da Segurança Social e a chamar-lhe mesmo o "avô da austeridade" nesta área. À esquerda, abriu uma janela.
Trabalho

Mais de 1/5 das pessoas de baixa podiam trabalhar

209
Cerca de 21,5% das pessoas que pediram baixa este ano estavam aptas para trabalhar. Só em setembro, foram realizadas tantas juntas médicas como em todo o ano de 2014.
Orçamento do Estado

Vieira da Silva sem brindes à esquerda

Ministro da Segurança Social não faz promessas à esquerda no subsídio de desemprego ou recibos verdes. No Parlamento, Vieira da Silva também falou no apoio aos afetados pelos fogos e antevê "falhas".
Conferências

Envelhecimento. Portugal contribui para o debate

Portugal poderá dar um contributo importante para o compromisso político conjunto que vai sair da conferência internacional das Nações Unidas sobre envelhecimento, defendeu o ministro Vieira da Silva.
Arte

Estado compra quadros de Vieira da Silva

114
O Governo aprovou a compra de seis obras da pintora Maria Helena Vieira da Silva. Os quadros vão custar quase 5,6 milhões de euros.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo de 600€ só no final da legislatura

O Governo mantém o objetivo de aumentar o Salário Mínimo Nacional para 600 euros "no final da legislatura". Vieira da Silva diz que "o Governo irá cumprir o que está no Programa".
Governo

Aprovada prestação para pessoas com deficiência

O Governo aprovou a criação da Prestação Social para a Inclusão, cuja componente base de 264 euros será atribuída a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade igual ou superior a 80%.
Função Pública

Precários: há 400 candidatos da RTP e Lusa

344 trabalhadores precários da RTP e 48 da Lusa já se candidataram para regularizar esse estatuto, informa o Sindicato dos Jornalistas. Na tutela da Cultura, a maioria dos inscritos é da RTP.
Rendimento Social de Inserção

Quem tem carro de 25 mil deve ter direito a RSI?

8249
O Governo considera que ter um carro não impede situações de "pobreza severa". Este sábado, entram em vigor as novas regras do Rendimento Social de Inserção.
Trabalho

Um dia e 8 respostas para evitar a precariedade

O ministro do Trabalho deu esta quinta-feira mais pistas sobre a forma como está (e irá) decorrer o processo de integração de precários no Estado. A fase de candidatura termina esta sexta-feira.
Plano Nacional de Reformas

Carreiras longas sem penalizações nas reformas

Os trabalhadores com muito longas carreiras contributivas vão poder reformar-se, sem penalizações informou o ministro do Trabalho, Vieira da Silva.
Vieira da Silva

"Governo não dá ordens à Misericórdia"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou esta quarta-feira que o Governo não dá ordens à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Vieira da Silva

Ministro confirma reforma a tempo parcial até 2019

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, reiterou esta segunda-feira o compromisso de avançar até ao final da legislatura com a reforma a tempo parcial.
PSD

Vieira da Silva critica registo de Passos Coelho

Vieira da Silva criticou esta terça-feira a dificuldade do presidente do PSD de "sair de um registo negativo", assegurando que o processo de elaboração do Programa de Reformas foi transparente.
Pensões

48 anos de descontos dão reforma sem penalização

11468
Governo propõe que trabalhadores com pelo menos 48 anos de descontos para a Segurança Social e 60 anos de idade se possam reformar antecipadamente sem penalização.
Associação Mutualista

Mudança de tutela da dona do Montepio em estudo

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, admitiu esta terça-feira que está a ser estudada a mudança de tutela da Associação Mutualista Montepio.
Segurança Social

Vieira da Silva desfia setor social a organizar-se

132
O ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, desafiou hoje a economia social a dar um salto na sua representação organizada durante o congresso do setor que decorrerá este ano.
Montepio

Vieira da Silva não duvida da Associação Montepio

O ministro da Segurança Social disse esta quarta-feira que acredita que a Associação Mutualista Montepio Geral "vai continuar" a desenvolver "com eficácia e competência" as suas responsabilidades.
Montepio

Montepio. Produtos têm rácios "confortáveis"

Ministro da Segurança Social afirma desconhecer os números mais recentes da associação mutualista Montepio. Defende autonomização do banco e diz que produtos mantém rácios de cobertura confortáveis.
MTSSS

Baixa da TSU. Ministro pede responsabilidade

Vieira da Silva esteve esta quarta-feira no Parlamento, onde voltou a defender a legitimidade da redução da Taxa Social Única para os patrões -- medida não favorece o "grande capital", insistiu.
Parlamento

Vieira da Silva: redução da TSU favorece PME - como aconteceu

O ministro do Trabalho e Segurança Social é ouvido em comissão, no meio da tempestade política provocada pelo anúncio do PSD de chumbar a TSU. E no dia seguinte à assinatura do acordo de Concertação.
Concertação Social

Governo não tem plano B para compensar patrões

149
O ministro da Segurança Social diz que "não está em cima da mesa" uma compensação alternativa para os patrões, caso Parlamento chumbe redução da TSU. Patrões reúnem-se hoje com Governo.
Pensões

Ministro garante pensões sem penalizações

O ministro do Trabalho garantiu que os pensionistas não vão ser prejudicados no valor das respetivas pensões este ano, apesar do montante que vão receber em janeiro ser mais baixo.
Vieira da Silva

Mais dias de férias? "Não está no programa"

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, afirmou hoje que alterar o número de dias de férias não está no programa do Governo.
CDS-PP

CDS desafia Governo a apresentar relatório da OCDE

125
Os democratas-cristãos apresentaram um requerimento para forçar o Governo a apresentar o relatório da OCDE que elogia a reforma laboral introduzida pelo Governo PSD/CDS.
Segurança Social

Cooperação com sociedade civil cresceu 11 vezes

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou que o esforço de cooperação com a sociedade civil cresceu 11 vezes de 1980 para 2015 e que ultrapassa hoje os 1.500 milhões de euros.
Orçamento do Estado

Pensões mínimas vão ter aumento extraordinário

536
Pensões mínimas devem aumentar de forma extraordinária só a partir de agosto, até aos 5 ou 6 euros de aumento anual, ou seja, já contando com o aumento ao nível da inflação do início do ano.
Complemento Solidário Para Idosos

Muitos idosos não sabem que podem receber o CSI

Milhares de idosos poderão estar em condições de receber o Complemento Solidário para Idosos (CSI), mas não o fazem por desconhecimento, admitiu esta quarta-feira o ministro da Segurança Social.
Desemprego

"Economia não está parada", diz Vieira da Silva

O ministro do Trabalho vê os dados do INE relativos ao desemprego no último trimestre como um "bom sinal" até para levar à Concertação Social.
Orçamento do Estado

"771 mil mínimas sem um cêntimo" do PSD e CDS - como aconteceu

126
O ministro do Trabalho e da Segurança Social está no Parlamento para discutir do Orçamento. As pensões dominam o debate, com Vieira da Silva a atacar a direita por não ter aumentado 771 mil mínimas.
Pensões

Condição de recursos nunca antes de 2018

O ministro da Segurança Social garante que a medida vai exigir um estudo "cuidado" por se tratar de um tema "sensível". Uma garantia: a condição de recursos será apenas para pensões não contributivas.
Vieira da Silva

Nada fechado sobre condição de recursos

Vieira da Silva diz que nada está decidido sobre condições de recurso para prestações sociais e que o que está em causa é a reavaliação da condição de recursos para as prestações onde já é aplicada.
Orçamento do Estado

Pensões até 275 euros podem ter aumento extra

450
O ministro respondeu aos críticos que acusam os socialistas de "insensibilidade social". E introduziu uma novidade: afinal, atualização extraordinária pode chegar a pensões abaixo dos 275 euros.
Vieira da Silva

Portugal tem "demasiada pobreza", há que mudar

155
O ministro Vieira da Silva afirmou hoje que Portugal é um "país com demasiada pobreza", uma situação que "é urgente" mudar, sendo a "maior prioridade" o combate à pobreza infantil.
Vieira da Silva

Contratação coletiva. Lei tem de mudar

O quadro é "crítico": o dinamismo da contratação coletiva está em quebra "substancial", as convenções coletivas de trabalho são poucas e o seu conteúdo é pobre. É preciso agir, diz Vieira da Silva.
MTSSS

Já há nova equipa para dirigir ISS

Depois de conhecidas as demissões no Instituto da Segurança Social na semana passada, o ministro Vieira da Silva já nomeou substitutos. Todos já tinham trabalhado com ministro em governos anteriores.
Estivadores

BE quer ouvir Vieira da Silva sobre despedimentos

101
Bloco de Esquerda "não compreende" o anúncio de despedimento coletivo por parte das associações dos Operadores Portuários, o qual considera "grave" e "anticonstitucional".
MTSSS

36% dos contratados em 2016 recebem salário mínimo

87 mil dos trabalhadores contratados nos primeiros três meses do ano recebiam 530 euros. A informação surge no relatório do Ministério do Trabalho que amanhã será discutido na concertação social.
País

Vieira da Silva surpreendido com coimas

O ministro Vieira da Silva admitiu ter ficado surpreendido com notícias que dão conta da aplicação de coimas a instituições de solidariedade e disse que a resposta do Estado tem de ser equilibrada.
Segurança Social

Vieira da Silva garante que sistema está a salvo

Ministro Vieira da Silva garantiu hoje aos deputados que a aplicação de parte do Fundo de Estabilização da Segurança Social na reabilitação urbana não põe em causa equilíbrio financeiro do sistema.
Segurança Social

Reformar as pensões? PS não mostra disponibilidade

175
Passos Coelho propôs avançar com a reforma da Segurança Social, discutindo propostas sem "slogans de campanha". Vieira da Silva respondeu acusando que, para o PSD, "isso quer dizer corte nas pensões".
Pintura

Quadros de Vieira da Silva trocados por terrenos

Proprietários de seis quadros da artista Maria Helena Vieira da Silva, que se encontram no museu da pintora, em Lisboa, aceitam trocar as obras por terrenos do Estado, disse fonte da família.
Emprego

Só 20% dos contratos de trabalho são permanentes 

O ministro do Trabalho e da Segurança Social diz que apenas 20% dos contratos celebrados nos últimos três meses são permanentes e assumiu a aposta do Governo no combate à precariedade laboral.
Vieira da Silva

"O Banco de Portugal não é uma entidade divina"

O ministro do Trabalho acredita que este Governo não vai ter "um caminho no parque", mas que vai saber lidar com os riscos e tensões. Em entrevista ao Observador, mostra-se otimista e surpreendido.
Vieira da Silva

Vieira da Silva aconselha "prudência" a Passos

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, aconselhou o líder do PSD a ter "mais prudência nas palavras" quando fala do setor solidário e adiantou que não pretende duplicar nem substituir equipamentos.
Segurança Social

Governo vai contratar 80 inspetores do trabalho

168
O ministro do Trabalho e Segurança Social anunciou esta manhã um reforço da inspeção da Autoridade para as Condições no Trabalho. Governo vai mudar as regras dos estágios profissionais.
Segurança Social

Ministro acusa Governo PSD de partidarizar IEFP

103
Primeiro foi o PSD a acusar o Governo do PS de fazer escolhas partidárias para cargos dirigentes. Na resposta, o ministro disse que não havia comparação com o que fez o anterior Governo.
Orçamento do Estado

"Não estou a preparar nenhum plano B"

Ministro do Trabalho diz que não está a preparar medidas alternativas para responder a Bruxelas. Vieira da Silva acusa anterior Governo de "armadilha social" por penalização de reformas antecipadas.
Orçamento do Estado

Segurança social. Governo aperta combate à fraude

Novo plano de combate à fraude contributiva e de prestações sociais vai render 200 milhões de euros. Novas medidas vão ser definidas depois do Orçamento do Estado.
Orçamento do Estado

Juros não afetam Fundo da Segurança Social

O ministro do Trabalho e Segurança Social diz que variação nos juros da dívida pública tem impacto contabilístico, mas "não tem impacto real" e garante que as perdas que tiver serão recuperáveis.
Orçamento do Estado

35 horas: enfermeiros são o maior problema

444
Governo e sindicatos vão começar a negociar a redução para as 35 horas para todos os funcionários públicos ao mesmo tempo. Governo diz que depende da negociação. UGT pede "bom-senso", CGTP diz que não
Governo

Reforma antecipada. Afinal, é um aumento do prazo

Ministério da Segurança Social esclarece que se trata de um "alargamento" do prazo, de 10 para 30 dias. Vieira da Silva tinha dito que os trabalhadores só agora iam ter "oportunidade" para recusar.
Vieira da Silva

"Não entramos aqui em nenhum delírio"

Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Segurança Social, disse em entrevista à SIC Notícias que "não há dinheiro para tudo" e que as mudanças do Governo estão a ser implementadas "com prudência".
IEFP

Nova orientação, novo ritmo mudam direção do IEFP

428
O ministro Vieira da Silva invoca a mudança na estratégia para o emprego e a necessidade de imprimir uma nova orientação e um novo ritmo para justificar a substituição da direção do IEFP.
Concertação Social

Governo desce TSU para compensar salário mínimo

Depois da reunião de concertação social, o acordo está prestes a estar assinado. Patrões queriam ir mais longe nas compensações por causa do aumento do salário mínimo.
Governo

Francisco Madelino na calha para a INATEL

Ex-presidente do IEFP deverá ser a escolha de Vieira da Silva para a fundação, substituindo um ex-secretário de Estado do PS nomeado por Passos.
Salário Mínimo Nacional

Subida do salário mínimo beneficia mais de 650 mil

O Ministro do Trabalho, Vieira da Silva disse que a subida do salário mínimo deverá beneficiar 650 mil trabalhadores e garantiu que o objetivo do Governo é promover o equilíbrio social.
Pensões

Pensões e prestações vão custar mais 173 milhões

590
Medidas da Segurança Social vão custar em 2016 cerca de 173 milhões. Aumento das pensões será de cerca de dois euros, mas o Governo está ainda a fazer cálculos. Medidas para as empresas só em 2017.
Emprego

Salário mínimo é "uma batalha ideológica"

Em entrevista ao Diário Económico, o ministro do Trabalho diz que o "fundamental" no salário mínimo é o "equilíbrio": quando os efeitos positivos superam ou compensam os efeitos no mercado de trabalho
Salário Mínimo Nacional

As contas do governo para convencer os patrões

Relatório do governo diz que aumento do salário mínimo para 530 euros terá impacto pouco expressivo nos custos salariais das empresas. E cita estudo do observatório coordenado pelo ex-líder da CGTP.
Arte

Gravuras de Vieira da Silva mostradas em Óbidos

228
Gravuras da pintora Vieira da Silva vão estar em exposição a partir de sábado, até 26 de outubro, no Museu Municipal de Óbidos, que anunciou a Fundação Arpad Szénes - Vieira da Silva.
PS

Futuro das pensões depende dos níveis de emprego

225
O vice-presidente da bancada socialista, José Vieira da Silva, voltou a defender a necessidade de reduzir a TSU dos trabalhadores. E deixou o aviso: futuro das pensões depende da criação de emprego.
Exposições

Nova exposição no Museu Vieira da Silva

596
Uma exposição com obras de Maria Helena Vieria da Silva, de Arpad Szenes e de artistas seus contemporâneos é inaugurada na quinta-feira, no museu dedicado à obra da artista portuguesa, em Lisboa.
IRS

Pensões de alimentos passam a ser taxadas a 20%

A maioria aprovou esta quinta-feira uma taxa liberatória de 20% sobre as pensões de alimentos. Pais e mães podem optar por pensões serem tributadas em conjunto com os restantes rendimentos.
IRS

Maioria e PS discutem "peso" dos filhos

O PS diz que o "filho de um rico pesa mais que o filho de um pobre" e a maioria diz que sem o quociente familiar, milhares de famílias perdem os benefícios fiscais.
Orçamento do Estado

PS não quer redução do imposto sobre os lucros

Os socialistas só aceitavam redução do IRC se também fosse reduzido o IRS. O partido entregou mais de 30 propostas ao Orçamento para 2015, veja aqui quais.
Pintura

Ciclo de concertos para celebrar Vieira da Silva

Começa este sábado um ciclo de concertos de música de câmara que se insere nas comemorações dos vinte anos do museu Vieira da Silva em Lisboa.
Crise no GES

PS critica Passos por causa de BES e PT

Vieira da Silva afirmou que "o senhor primeiro-ministro está enganado", acusando-o de "utilizar o passado como arma de arremesso contra o PS" quando está "em dificuldades".
PS

Ó Portugal, volta para trás

538
Mas o tempo não volta para trás. Apresentar isso como possível é manifestamente vender ilusões. Na vida estas pagam-se caro. Em política o custo é diluído por todos. Chama-se decadência.
Segurança Social

PS: Apelo de Passos é "fora de tempo"

O PS responde com um "não" ao apelo de Passos Coelho para um compromisso para a reforma da Segurança Social.
Dívida Pública

Maioria concorda com debate sobre dívida

Maioria vai deixar passar proposta do PS para debater dívida, mas quer posições definidas.Tanto PSD como BE não deixaram escapar lembretes de que alguns deputados socialistas assinaram o Manifesto.
Parlamento

PS: Quatro minutos não dão para debater pensões

Parlamento prepara-se para aprovar a substituição da CES dos pensionistas por uma medida definitiva. PS quer um debate "sério" da reforma das pensões e diz que quatro minutos não chegam para o fazer.
A página está a demorar muito tempo.