|
|
|
|
Numa altura em que os fabricantes convencionais temem a iminente chegada da nova norma de emissões Euro 7, com os alemães a queixarem-se publicamente que a proposta que está em cima da mesa vai matar os motores de combustão, a Tesla prossegue o seu caminho, procurando manter e até ganhar distância dos rivais que mais recentemente apostaram em modelos 100% eléctricos. |
Neste tipo de veículos, em que a autonomia e o tempo de recarga são apontados como das grandes fragilidades face aos adversários movidos por motores de combustão, a eficiência é determinante, porque dela depende o consumo energético e, por tabela, a capacidade ou não de percorrer uma distância superior com a mesma energia. Ora, o que se sabe é que os motores eléctricos são, só por si, muito mais eficientes do que os motores térmicos – em números redondos, estaremos a falar de 95% contra 30 a 40%, consoante se trate de um motor a gasolina ou a gasóleo. Sucede que enquanto muitos se dão por satisfeitos com esta percentagem, outros insistem em elevar a fasquia. Elon Musk é um deles e foi isso que levou a Tesla a trocar o silício por carboneto de silício. Neste artigo dizemos-lhe como é que uma simples troca de materiais, que teria tudo para ser encarada como uma péssima opção em termos de negócio, por elevar o custo de produção, afinal até sai barata – para o construtor e para o consumidor. |
Por seu lado, a Porsche fez saber que acredita não estar a desperdiçar dinheiro nem energia no desenvolvimento de combustíveis sintéticos, porque considera que o e-fuel é mais amigo do ambiente do que os carros eléctricos… Curiosamente, um responsável da marca alemã defende isto numa altura em que a Porsche acaba de apresentar o seu segundo modelo a bateria, o Taycan Cross Turismo. |
A Audi, que foi o fabricante no Grupo Volkswagen que encetou a pesquisa na gasolina sintética, agora só tem olhos para modelos 100% eléctricos. Depois do e-tron e do e-tron Sportback, é esperado o Q4 e-tron. A apresentação deste SUV está prevista para Abril, mas a marca dos quatro anéis já mostrou muito do que há para ver. |
Já a Seat mostrou mesmo tudo – e não é um exagero. A marca espanhola pegou num Ateca com 100 mil quilómetros rodados em pisos com diferentes graus de exigência e desmontou-o peça por peça, para tirar a limpo como é que o seu SUV resiste ao desgaste. |
Por fim, lembro que está a decorrer a votação da 5.ª categoria nos Prémios Auto Observador 2021, reservada a novidades entre 50.000€ e 100.000€. Cabe-lhe a si eleger a que merece ser distinguida, podendo com o seu voto habilitar-se a ganhar um carro novo. |
Até para a semana, sempre aqui. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Auto
|
|
Esta semana, os Prémios Auto Observador submetem à sua votação sete novos modelos (maioritariamente SUV) com preços entre 50.000€ e 100.000€. Faça a sua escolha e habilite-se a ganhar um Toyota Yaris.
|
|
|
|
Mitsubishi
|
|
A Mitsubishi apresentou o novo Outlander, um dos poucos modelos verdadeiramente novos da marca nos últimos anos. É maior, mais atraente, mas tem um problema grave: não vai ser vendido entre nós.
|
|
|
|
Atualidade
|
|
A mais recente bomba entre os pequenos desportivos é o Toyota GR Yaris. Mas será que os seus argumentos lhe permitem bater concorrentes como o Cooper JCW GP, Focus ST, 208 GTi e Fiesta ST?
|
|
|
|
|
Aston Martin
|
|
A Aston Martin já começou a comercializar uma versão do DBX, o SUV de luxo equipado com um 4.0 V8 biturbo com 550 cv. Mas prepara novas mecânicas, mais potentes e económicas.
|
|
|
|
Toyota
|
|
A Toyota anunciou que não vai abrir mão do Aygo, o seu pequeno citadino, mesmo agora que a PSA, o seu sócio habitual, desistiu do projecto. E vai usar a plataforma do Yaris para conter custos.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Audi
|
|
A Audi prepara-se para revelar em Abril o seu primeiro SUV eléctrico feito de raiz, o novo Q4 e-tron. Daí que tenha optado por levantar a ponta do véu e mostrar já o que podemos esperar do interior.
|
|
|
|
Porsche
|
|
A Porsche revelou o segundo modelo do Taycan, uma carrinha denominada Cross Turismo que é ligeiramente mais alta, possui um pouco mais de mala e custa mais cerca de 1.400€ em igualdade de condições.
|
|
|
|
Segurança
|
|
A Autoridade Federal dos Transportes alemã ordenou a recolha às oficinas dos Mercedes eVito e eSprinter. Defeito no pack de baterias pode levar a avarias e a incêndios.
|
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Se a cidade é o terreno de eleição dos veículos eléctricos, as motos, estreitas e ágeis, prometem sentir-se ainda mais à vontade. O Nimbus Halo oferece adicionalmente protecção e versatilidade.
|
|
|
|
Vendas
|
|
Os veículos eléctricos ou electrificados continuam a resistir melhor à pandemia do que os concorrentes que recorrem em exclusivo aos motores de combustão. Saiba aqui quem lidera as vendas globais.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
SEAT
|
|
Em média, um condutor português percorre 9000 km/ano. Mesmo com 100.000 km rodados, é suposto que o veículo continue nas mesmas condições. Para tirar dúvidas, a Seat desmembrou o Ateca em 4000 peças.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Em homenagem às mulheres no dia que as celebrou, a Alfa Romeo relembrou as proezas daquelas que se destacaram num universo geralmente masculino, ao volante de um carro de corridas da marca italiana.
|
|
|
|
|
Ford
|
|
A Ford está apostada em aproximar tanto o novo Bronco do Wrangler quanto possível, apelando aos mesmos clientes. Até na capacidade de se “despir” de portas e capots, para circular mais à fresca.
|
|
|
|
Condução Autónoma
|
|
O Governo Federal germânico aprovou um projecto-lei que define as bases para que a condução autónoma em vias públicas seja uma realidade até final da corrente legislatura.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Ambiente
|
|
A Comissão Europeia prepara a nova norma de emissões Euro 7, que conduzirá os transportes rodoviários rumo à neutralidade carbónica. Construtores acusam de pretender matar motores de combustão.
|
|
|
|
Porsche
|
|
A Porsche, que herdou os estudos da Audi em e-fuel, afirmou que a gasolina sintética é tão eficaz para reduzir as emissões de CO2 como os veículos eléctricos. O que só acontece com alguma boa vontade…
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
Cem Özdemir é chairman do Comité dos Transportes, sendo apontado como futuro ministro dos Transportes alemão. Em entrevista, entre outras coisas, acusou a China de tentar controlar a Mercedes.
|
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
O Porsche 911 RSR de 1974 não só era uma máquina infernal, como era raro e daí o seu valor. A unidade que agora está à venda vale ainda mais por ter pertencido a uma “personalidade”.
|
|
|
|
Maserati
|
|
A Maserati está em fase de recuperação e tem no MC20 o seu ponta-de-lança. A marca desafia os clientes a melhorar o domínio sobre os seus modelos e dá-lhes a possibilidade de os conduzir no limite.
|
|
|
|
|
|
|
|