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A Citroën foi a última das marcas da PSA a lançar o seu primeiro automóvel 100% eléctrico, mas pode muito bem ser a que primeiro encontrou a forma mais eficiente de contornar as limitações da plataforma multi-energia, num modelo capaz de sobressair no mercado pela sua estética irreverente. Falamos do ë-C4, que pisca o olho aos amantes de uma linha mais crossover, mas sem abrir mão dos que valorizam a agilidade e a versatilidade das berlinas. Sucede que este Citroën está longe de esgotar o seu rol de atributos na imagem moderna e no estilo jovial. |
Foi com curiosidade que tivemos um primeiro contacto com este novo modelo a bateria, sobretudo sabendo que iríamos estar ao volante de um veículo que herda as já conhecidas soluções providenciadas pelo banco de órgãos do grupo francês, com as vantagens e as vicissitudes que já no passado apontámos, sempre que falamos das arquitecturas da PSA que recebem quer motorizações a gasóleo ou gasolina, quer motores eléctricos. A experiência revelou-se numa agradável surpresa, para mais tendo presente que um dos trunfos do ë-C4 reside num argumento a que a maioria dos condutores é sensível: o preço. Está tudo aqui. |
A pandemia arrasou as vendas de automóveis novos, mas teve o condão de demonstrar que os veículos eléctricos – depois de muitas queixas, dúvidas e hesitações, por parte dos fabricantes e dos consumidores – são, afinal, os que mais vêem a procura aumentar. Um bom exemplo disso chega-nos por via da Porsche, cuja derrapagem nas vendas em 2020 acabou por ser salva pelo Taycan. Aliás, as marcas do Grupo Volkswagen estão cada vez mais despudoradas em assumir que não há futuro para os motores a combustão. Audi e Volkswagen já fizeram saber quando serão 100% eléctricas – a própria exportação dos seus veículos já se faz em navios mais amigos do ambiente, que passam por Portugal com um toque de batatas fritas. |
Até as pick-ups exclusivamente a bateria, que são talvez a alternativa eléctrica menos interessante, se as considerarmos como veículos de trabalho destinados a circular por locais onde dificilmente se encontram pontos de carga, surpreendem pela aceitação. O volume de encomendas prova que estão na berra, pelo que a questão é saber quem vai vender mais. |
A dúvida anterior mantém-se com a Nio e o seu ET7. Isto porque o construtor chinês apresentou um rival para o Model S e, pelo que foi revelado, parece que finalmente o Tesla vai ter um adversário à sua altura, enquanto o Model Y baixa nas especificações (e no preço) para poder fazer frente ao Volkswagen ID.4 e ao Ford Mustang Mach-E. Nada como haver concorrência! |
A terminar, é de saudar o facto de os europeus dominarem os carros de luxo nos EUA com a BMW. Foi lá que foi lançada a nova geração do Jeep Grand Cherokee e também foi por Terras do Tio Sam que se fez o registo de como se recebe um carro de 4,4 milhões de euros. Vale a pena ver. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Jeep
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Na sua quinta geração, o Jeep Grand Cherokee surge, pela primeira vez, com três filas de bancos. O SUV cresceu em medidas, em luxo e em tecnologia, mas mantém as proverbiais capacidades no TT.
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Lamborghini
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O mais possante modelo Lamborghini homologado para circular na via pública tem um visual agressivo, está recheado de asas e extrai 1200 cv do motor V10. No circuito de Nürburgring rodou em 6.48.
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Fiat
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O mercado dos SUV sem capota, se bem que possa não ser muito representativo em termos de vendas, está 100% entregue ao VW T-Roc Cabriolet. Mas a Fiat já decidiu avançar com o 500X Convertible.
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Bentley
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A Bentley reforçou os argumentos do Bentayga Hybrid para atrair mais clientes. O SUV híbrido plug-in passa a conseguir ir mais longe em modo exclusivamente eléctrico, apenas pelo ganho de eficiência.
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Em modo eléctrico
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Elétricos
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A Nio revelou a berlina ET7, com 653 cv e 1000 km de autonomia em NEDC. É elegante, com uma estética que não vai assustar os consumidores europeus e promete ser dos maiores adversários da Tesla.
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Elétricos
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As pick-ups, veículos habitualmente pesados e vocacionados para o trabalho, começaram a ser oferecidas com motorização eléctrica. Causou estranheza, de início, mas o nível das encomendas impressiona.
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Renault
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A Renault prepara-se para revelar a sua nova estratégia no próximo dia 14 de Janeiro. Mas, entretanto, já “transpirou” que o futuro da marca passa por ressuscitar modelos do passado. Agora eléctricos.
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Porsche
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Para quem tinha dúvidas sobre o potencial dos veículos eléctricos, o anúncio dos resultados da Porsche em 2020 clarificou a situação. Apesar de ser o único modelo eléctrico, o Taycan atingiu 7,4%.
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Tesla
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A Tesla decidiu ir a jogo com os recém-chegados VW ID.4 e Ford Mustang Mach-E que, ao proporem versões com apenas tracção atrás e menos autonomia, avançam com preços mais acessíveis.
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Muito à frente
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Volkswagen
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O Grupo Volkswagen está apostado em tornar sustentáveis todas as áreas da sua operação, mesmo a expedição de veículos. Daí que os navios a que recorre tenham vantagens do ponto de vista ambiental.
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Tech Auto
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Os condutores são sensíveis à tecnologia a bordo de um veículo, valorizando mais ecrãs e menos botões. Desviar os olhos da estrada é um risco que se combate com infravermelhos, câmaras e algoritmos.
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Mercedes-Benz
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A Mercedes prepara-se para revelar o novo EQS, uma espécie de Classe S eléctrico a bateria. Enquanto não mostra as formas, a marca avança com o tablier, um imenso ecrã curvo com 1,41 metros.
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BMW
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Em 2020, o combate à pandemia não correu de feição aos norte-americanos, mas a economia revelou um desempenho melhor do que o esperado. Daí que importe saber quem dominou as vendas nos carros de luxo.
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Audi
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Cada vez há mais construtores a antecipar o dia em que vão deixar de fabricar motores de combustão. A Audi pretende acabar com a produção de motores térmicos dentro de 10 a 15 anos e a VW pouco mais.
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Ponha os olhos nisto
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Bugatti
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O comprador de um dos 40 Bugatti Divo produzidos, depois de pagar 4,4 milhões, recebeu o carro dos seus sonhos. Um youtuber registou todos os momentos e acredite que não é aquilo que imagina.
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McLaren
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Elon Musk é hoje apontado como o homem mais rico do mundo, mas a sua paixão por carros potentes vem de longe. Ei-lo em 1999, antes da Tesla e da SpaceX, quando pagou 1 milhão por um McLaren F1.
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Curiosidades Auto
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O Ford Escort RS1800 de Grupo 4 foi um dos mais espectaculares e populares carros de ralis. Dominou o Campeonato do Mundo de Ralis em 1979 e 1981 e volta agora a ser fabricado. Mas não como Ford.
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Curiosidades Auto
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Condutores dão como garantida a segurança do seu veículo quando estacionam num parque, mas este aprendeu que isso não é necessariamente verdade. Estacionou um BMW e saiu de lá com uma "panqueca".
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Toyota
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A Toyota tentou emitir na televisão australiana um anúncio à gama do novo Yaris, mas o regulador não gostou e baniu-o. Segundo eles, leva os condutores a agir de forma perigosa.
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