Entrevista

Comic Con

O agente dos Vingadores que já gozou com Portugal

129
Antes do agente Coulson, Clark Gregg era Richard na série "As Novas Aventuras da Velha Christine". Em entrevista na Comic Con, recordou o episódio "português", falou sobre os Vingadores e a América.
Entrevista

Especial/ Ribeiro Cristóvão: "Olhavam-me de lado na RTP"

228
Podia ter sido padre, mas acabou a fazer relatos de futebol. Primeiro em Angola, para onde embarcou sozinho, aos 16 anos, depois em Portugal, onde criou o mítico Bola Branca.
PSD

Especial/ Defesa Europeia. "Uma verdadeira palhaçada"

420
Miguel Morgado, vice-presidente da bancada do PSD, acusa o Governo de ser "incompetente" na gestão do processo da Defesa europeia. Diz que em 2019 não haverá hipótese de entendimentos entre PS e PSD.
Entrevista

Especial/ César Mourão. "Nem sempre estou para 'macacadas'"

1.108
Podia ter sido desportista, mas repetiu o secundário para fazer o Chapitô. Não bebia, não fumava e era um "rato de biblioteca". Entrevista de vida a César Mourão, o homem sem medo do improviso.
Escritores

"Não preciso investigar mais a ditadura no Chile"

214
Em entrevista ao Observador, Isabel Allende falou do novo romance, "Para Lá do Inverno", criticou Donald Trump e os "sentimentos negativos" que já existiam nos Estados Unidos antes dele.
Entrevista

Especial/ "Não faz sentido voltar a ser o Lecas"

556
A personagem Lecas, tantas décadas depois, continua-lhe "colada". Mas José Jorge orgulha-se dela. Como se orgulha de tudo o que fez, desde vender detergentes em Roma a funerais em Londres.
Agricultura

Governo rejeita subida de preços devido à seca

Em entrevista à Lusa, Capoulas Santos disse que "no imediato" não existem "razões que justifiquem o aumento do preço dos produtos". O ministro acredita que só haverá aumentos "pontualmente".
Cinema

Ruben Östlund: "Quais os limites da tolerância?"

Eurico de Barros falou sobre idealismo, tolerância, correcção política, irracionalidade e chimpanzés com o sueco Ruben Östlund, autor de "O Quadrado", Palma De Ouro em Cannes este ano e já nos cinemas
Entrevista

Especial/ “Cantei o hino para um casal de amantes em Cabul"

325
Da infância em Évora aos corredores da diplomacia, José Cutileiro teve uma vida recheada. Aos 83 anos, numa entrevista de vida, o embaixador fala sobre política, fé e os amigos como Mário Soares.
Entrevista

Especial/ Cristina Vidal. "A profissão de ponto vai morrer"

131
No D. Maria II resistem ainda dois pontos, os dois últimos que há em Portugal. Cristina Vidal, 61 anos, é hoje mais do que isso e entra em cena para partilhar o palco com os atores em "Sopro".
Entrevista

Especial/ "Santana é mais capaz de galvanizar e mobilizar"

1.354
Simão Ribeiro, líder da JSD, apoia Santana Lopes na corrida à liderança do PSD. Em entrevista ao Observador, explica que o partido precisa de alguém que mobilize as bases e transmita calor humano.
Entrevista

Especial/ Geringonça? "Dificilmente a história se repete"

751
Líder parlamentar do PCP deixa avisos à execução orçamental. "Não é adequado" deixar os professores sem resposta e chumbará o imposto batata frita. Também diz que apoio ao PS não se repetirá.
Moda

Especial/ Suzy Menkes: "As pessoas querem é roupa barata"

323
Sustentabilidade, tecnologia, luxo e responsabilidade social – na moda, são estes os temas do momento. Suzy Menkes, a mais reputada jornalista da área, falou sobre todos eles com o Observador.
Cinema

"A comédia é uma arma muito poderosa"

Vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim com "O Outro Lado da Esperança", o realizador finlandês falou com Eurico de Barros sobre o filme, já em cartaz em Portugal.
Entrevista

Especial/ João Magueijo: "Fui expulso do Colégio Moderno"

375
Expulso da catequese, considerado incapaz pelo Exército, ameaçado de morte depois do terceiro livro. A vida de João Magueijo está repleta de situações polémicas, mas nada disso o apoquenta.
Entrevista

Especial/ "Não se atraem pessoas para jogadas de aparelho"

766
Esteve nos cartazes e nas ruas em Lisboa mas acabou "descartado". José Eduardo Martins fala em "golpezito" da distrital para manter os seus. Diz que vota Rio, mas não se entusiasma. Leia a entrevista.
Entrevista

Especial/ "Muita gente pensa que ganhei o Chuva de Estrelas"

668
Em entrevista, João Pedro Pais, na música há vinte anos e um dos melhores na luta greco-romana em Portugal, fala sobre quase tudo, da infância aos projetos futuros. "Epá, isto passa num instante."
Cinema

"Queríamos fazer falar os quadros de Van Gogh"

560
Eurico de Barros conversou com a polaca Dorota Kobiela e com o inglês Hugh Welchman, os autores da longa-metragem de animação pintada a óleo "A Paixão de Van Gogh", já em exibição em Portugal.
Obesidade

Especial/ "Somos seres iminentemente obesos"

1.430
A evolução do Homem, a má alimentação e o sedentarismo são responsáveis pelos números da obesidade. E o problema não está no leite, nem no glúten. É preciso tornar alimentos bons mais acessíveis.
Médicos

"Já demos 2 anos ao Governo. Não pedimos a lua"

113
Os médicos iniciam, esta quarta-feira, o primeiro dia de greve. Em entrevista, o sindicalista Jorge Roque da Cunha explica o que move os médicos e afirma que só quer "chegar a acordo".
Entrevista

Especial/ Marina Mota: "Gostava de ir menos ao casino"

1.164
A infância no bairro de Alcântara, o fado, o teatro e a televisão. Aos 55 anos, Marina Mota fala da vida, das relações com Carlos Cunha e Oceano e das polémicas.
Entrevista

Especial/ "Sou a mais careta das cantoras brasileiras"

911
Zélia Duncan começou a cantar aos 16, mas só se tornou famosa depois dos 30, quando "Catedral" entrou numa novela da Globo. Até lá, foi funcionária pública e cantora residente num hotel em Abu Dhabi.
Entrevista

Best of da entrevista com Maria Filomena Mónica

128
Diz que já tinha morrido se não fosse António Barreto. Não fala com Vasco Pulido Valente desde a publicação do livro que foi agora reeditado. Maria Filomena Mónica admite que é snob intelectual.
Entrevista

Especial/ Filomena Mónica: "O cancro provoca muita chatice"

1.718
Numa entrevista na redação do Observador, Maria Filomena Mónica fala sobre a sua adolescência num "casulo social", sobre o que mudou em Portugal, sobre a sua doença e sobre o livro que está a escrever
Entrevista

A entrevista a Maria Filomena Mónica em 25 tweets

338
Em entrevista ao Observador, Maria Filomena Mónica falou da infância, do confronto com a pobreza, do papel da mulher e do marido António Barreto, o seu grande apoio na luta contra o cancro.
Entrevista

Filomena Mónica: "O cancro provoca muita chatice"

Maria Filomena Mónica acaba de reeditar a sua autobiografia, "Bilhete de Identidade". A socióloga e historiadora está a ser entrevistada por José Manuel Fernandes no Observador. Siga em direto
Entrevista

Maria Filomena Mónica vem ao Observador

A socióloga reeditou a sua autobiografia, "Bilhete de Identidade". Vai ser entrevistada em direto na redação esta terça-feira a partir das 15h30. Envie-nos as suas perguntas para leitor@observador.pt
Entrevista

Especial/ "Quem limpa WC pode ganhar mais que um professor"

3.813
Philippe Van Parijs é um dos grandes defensores do Rendimento Básico Incondicional e está em Lisboa para explicar o conceito. Em entrevista, fala sobre as vantagens, as resistências e o que pode mudar
Autárquicas 2017

Interativo/ Veja aqui os 30 vídeos dos Carpool Autárquicas

São trinta vídeos, com as entrevistas e os Best Of dos Carpool Autárquicas do Observador e ainda o debate no autocarro em Coimbra. Neste artigo interativo pode ver todos os artigos e episódios.
Entrevista

Especial/ "Fiz o desenho para todas as lojas Apple do mundo"

960
Chama-se Vasco Mourão, é português e passa metade do ano em Barcelona e outra metade do ano a viajar. Aos 38 anos, o ilustrador que desistiu de ser arquiteto tem clientes como a Apple e a New Yorker.
Eventos

Mike Carey vai estar no Fórum Fantástico 2017

Mike Carey, o argumentista de X-Men, Batman e Lucifer, será o convidado especial do Fórum Fantástico 2017. O Rubber Chicken entrevistou os organizadores para conhecer outros destaques desta edição.
Entrevista

Especial/ Aldina, o que fazer quando se ama loucamente?

292
O que fazer quando se ama loucamente? A resposta da fadista Aldina Duarte é simples e apenas uma: viver. O novo álbum, que nasceu de um luto difícil, sai no próximo dia 13 de outubro.
Autárquicas 2017

"Para BE, traficantes podem continuar a traficar" 

No Bairro do Aleixo, no Porto, Rui Moreira rejeita as acusações do Bloco sobre alegada violência policial contra toxicodependentes. E acusa o BE de querer deixar que o tráfico permaneça sem punição.
Autárquicas 2017

Especial/ "Os meus adversários querem uma guerra suja"

536
Rui Moreira aproveitou a boleia do Observador e negou as acusações dos rivais: questiona Pizarro, diz não conhecer Álvaro Almeida e classifica o caso Selminho de "campanha suja e chacota política".
Autárquicas 2017

Best of. “O autocarro é um suplício, um inferno”

Ricardo Robles, candidato do Bloco em Lisboa, diz que o serviço da Carris está péssimo e que “não há pontes com o que o PS fez em Lisboa”. Aconselha-nos a não atropelar os eleitores. Foi quase...
Autárquicas 2017

Especial/ "Há favorecimento de grupos económicos em Lisboa"

160
Ricardo Robles, candidato do Bloco de Esquerda à câmara de Lisboa, acusa Fernando Medina e o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, de favorecerem grupos como o antigo BES e os Mello.
Autárquicas 2017

Carpool Autárquicas com Ilda Figueiredo

Ilda Figueiredo, candidata da CDU ao Porto, aceitou a boleia do Observador e falou de tudo: da "falta de transparência" de Rui Moreira, da crise de identidade de Pizarro e da inexperiência do Bloco.
Autárquicas 2017

Especial/ “Rui Moreira deve um pedido de desculpa à CDU”

127
Ilda Figueiredo, candidata da CDU ao Porto, aceitou a boleia do Observador e falou de tudo: da "falta de transparência" de Rui Moreira, da crise de identidade de Pizarro e da inexperiência do Bloco.
Cinema

“O cinema vai passar a ser visto nos museus"

550
Eurico de Barros entrevistou o octogenário realizador de filmes de culto como "El Topo" e "A Montanha Sagrada", que veio a Lisboa ser homenageado pelo Festival MOTELX, a par com Roger Corman.
Entrevista

Especial/ "Quando cheguei a Lisboa não tinha onde dormir"

268
Foi primeiro do teatro e só depois da música. Começou pelo hard rock e venceria um Festival da Canção. Mas, quando era nova, queria ser professora primária. Adelaide Ferreira em entrevista de vida.
Entrevista

Especial/ "Portugal pode ser um dos maiores aliados dos EUA"

339
Devin Nunes liderou a investigação à Rússia até sair no meio de uma polémica com Trump e continua a lutar pela Base das Lajes. Em entrevista ao Observador, explica porque defende o Presidente dos EUA.
Livros

"Ainda tenho pesadelos. Este livro transformou-me"

112
A vida de Han Kang mudou quando, em 2016, venceu o Man Booker International com o livro "A Vegetariana". A sul-coreana passou por Portugal para lançar "Atos Humanos", sobre um massacre na Coreia.
Autárquicas 2017

"Trump e Rui Moreira têm um discurso anti-sistema"

"Passámos por meio Porto e não vimos nenhum polícia". E Rui Moreira "dá azar". Best of do carpool com Álvaro Almeida, candidato do PSD ao Porto, que acusou o Observador de distorcer um título
Autárquicas 2017

Especial/ Rui Moreira tem "conflitos de interesses claros"

135
Álvaro Almeida, candidato do PSD ao Porto, critica os "conflitos de interesses" do presidente da câmara no caso Selminho, que envolve a família. E ataca a herança de "imobilismo" de Rui Moreira.
Autárquicas 2017

Carpool Autárquicas com Álvaro Almeida

Álvaro Almeida, candidato do PSD ao Porto, critica os "conflitos de interesses" do presidente da câmara no caso Selminho, que envolve a família. E ataca a herança de "imobilismo" de Rui Moreira.
Economia

Ministro fala em "maior crescimento do século"

109
Aumento do investimento e das exportações e fim da austeridade explicam resultados da economia, afirma o ministro da Economia, destacando a subida da competitividade sem redução dos custos de produção
Autárquicas 2017

Especial/ "Se ganhar, estou disponível para coligações"

182
Manuel Pizarro entrou no carro do Observador e falou de tudo: da relação cada vez mais tensa com Rui Moreira, da herança como vereador e da sua ideia para a cidade. Só não cantou "Amar Pelos Dois".
Autárquicas 2017

Especial/ "Rui Moreira é muito selfie-made man"

113
João Teixeira Lopes aceitou a boleia do Observador e tentou desmontar o "mito de competência" de Rui Moreira, o "selfie-made man" que gosta de "malhar em Lisboa". E não esqueceu a "bengala Pizarro".
Mariana Mortágua

"O ato da Graça é importante politicamente"

1.143
A bloquista considerou importante para o avanço da sociedade o facto de a secretária de Estado ter assumido a homossexualidade e disse não perceber a polémica dos livros da Porto Editora.
Futuro

Especial/ "No futuro, vamos ter amigos robôs. E isso é bom"

697
Nell Watson diz que a Inteligência Artificial e a "fusão" entre homens e máquinas podem tornar-nos pessoas melhores e, possivelmente, "imortais". Uma entrevista tão inspiradora quanto desconcertante.
Entrevista

Especial/ Tozé Brito: "Queria ter escrito para a Amália"

Não há quem não lhe tenha trauteado pelo menos uma das quatrocentas canções que escreveu. "Vou continuar a escrever até morrer, é o que mais gosto de fazer." Tozé Brito em entrevista de vida.
Lifestyle

Especial/ "Até há cinco anos, fui tesa. Contava moedas"

1.585
Depois de 12 anos a construir uma carreira invejável pela Europa, voltou para montar atelier em Portugal. Não se arrepende. Entrevista a Joana Astolfi, a arquiteta com alma de artista.
Beleza e Bem Estar

Dany Sanz. Das Belas-Artes à Make Up For Ever

Formou-se em Belas-Artes, arriscou pintar sobre a pele e, há 33 anos, fundou a Make Up For Ever. Em entrevista ao Observador, Dany Sanz conta como o sucesso teve origem na margem de erro.
Autárquicas 2017

Carpool Autárquicas com Basílio Horta. Um best of

261
"Enganar as pessoas é uma coisa feia". "Sou um homem que tenho dinheiro". "Olhe isto, olhe que bonito" . "Cuidado com este gajo, que ainda por cima é grande". Os melhores momentos do Carpool em Sintra
Autárquicas 2017

Entrevista a Basílio Horta no lugar do pendura

O ataque a Marco Almeida. A riqueza pessoal. Uma insinuação sobre fogos postos por razões eleitorais. A mágoa com o CDS, que fundou. A geringonça. Os turistas. O trânsito. E Madonna. Em Sintra
Entrevista

Especial/ Fernando Mendes: "Futebol? Sonhava ser forcado"

485
Diz que podia ter sido melhor futebolista se tivesse conhecido Jorge Jesus mais cedo. O mesmo Jesus que Fernando diz ter a obrigação de ser campeão. Entrevista de vida a um “enfant terrible".
Marcelo Rebelo de Sousa

Fogos. As 5 respostas mais importantes de Marcelo

O Observador foi à boleia com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, e percorreu as estradas que estiveram cercadas pelo fogo de Pedrógão Grande. Oiça as cinco respostas mais importantes.
Entrevista

Especial/ "O poder é perigoso, exige os pés na realidade"

956
Miguel Albuquerque, que sucedeu a Jardim na Madeira, vem de uma família que mistura anti-salazaristas e católicos. Em entrevista a Maria João Avillez, critica António Costa, Passos e Marcelo.
Entrevista

Especial/ "Se não fosse o sal, o pão era fantástico"

2.214
A bastonária dos Nutricionistas frisa que é preciso atuar nas escolas e centros de saúde e diz-se preocupada com sites e blogues de dicas alimentares. E insiste que dieta mediterrânica é a melhor.
Polémica

Justin Trudeau criticado em declarações polémicas

124
O primeiro-ministro canadiano admitiu que em 2012 escolheu lutar com um senador indígena porque lhe pareceu que era "uma boa narrativa". "Colonialista" foi o melhor que lhe chamaram.
Livros

Especial/ "Não aceito que haja nomes apagados da História"

243
A partir de um caso de homicídio nunca desvendado, nos anos 50, Carlos Ademar constrói o seu novo romance. "É importante que se conheça a história da ditadura portuguesa", diz o inspetor da PJ.
Entrevista

Especial/ Álvaro Costa: "Achava que era imortal"

3.698
Nasceu no Porto no tempo da ditadura e nunca imaginou um dia estar frente a frente com os ídolos dos pósteres colados no quarto. Há seis meses, foi a morte que lhe apareceu à frente. E a vida mudou.
Entrevista

Especial/ "Percebi que o meu pai ia morrer. Ele não"

6.309
É médico mas nunca viu doentes. Estuda o cancro há 40 anos, mas gosta é de dar aulas. Egoísta, medroso e com mau feitio, assim se descreve, entre sorrisos, o patologista Sobrinho Simões.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site