771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Entrevista

Entrevista

“Devíamos todos ser um bocadinho mais tolerantes.”

Rita Nabeiro visitou o ilusionista num dia de ensaios para o espetáculo Impossível Ao Vivo, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, para uma conversa sobre magia, tecnologia e relações humanas.
Teatro

"Estou muito bem como estou, só a ser artista"

Aos 76 anos, Cucha Carvalheiro regressa ao Teatro da Trindade, 10 anos após ter sido afastada da direção. Professora, encenadora, mas atriz primeiro. Assim continuará, “até que a voz me doa”, diz.
Investimento

"Temos de habituar-nos a inflação mais elevada"

A guerra na Ucrânia, que começou há dois anos, abalou os fluxos comerciais globais e criou terreno fértil para preços mais caros nas matérias-primas e inflação mais alta, diz analista da Schroders.
Vichyssoise

"PSD livra-se de Montenegro se precisar do Chega"

Alexandra Leitão, coordenadora do programa eleitoral de Pedro Nuno Santos, sugere que se o PSD precisar do Chega para formar governo vai dispensar Luís Montenegro e encontrar outro líder que o faça.
Cinema

A história de “Vidas Passadas”, por Celine Song

Uma mulher, duas relações, milhares de quilómetros entre o passado e o futuro. Falámos com a realizadora sul-coreana, que do teatro foi até aos Óscares. O filme estreia-se esta quinta-feira.
Vichyssoise

"Se trabalhasse com Pedro Nuno, dava-lhe um Xanax"

Em entrevista, António Cunha Vaz, assessor na campanha de Montenegro, defende que o líder do PSD transmite confiança, ao contrário de Pedro Nuno Santos, a quem dava um Xanax, ou o "mentiroso" Ventura.
Vichyssoise

31 de Montenegro, 21% de Ventura e o "Amor e Sexo"

António Cunha Vaz, assessor de comunicação de Montenegro, é convidado numa Vichyssoise onde se discutiram os dramas ilhéus do PSD, a entrada do Chega na piscina dos grandes e a "paixão" de Pedro Nuno.
Fotografia

"Salgueiro Maia disse-me: ande comigo, à vontade"

Grande exposição do fotógrafo do 25 de Abril inaugura em Lisboa. "A primeira vez que em Portugal me dão esta dimensão é quando estou quase a morrer", diz Eduardo Gageiro em entrevista.
Vichyssoise

"Albuquerque? PSD diz o exato contrário sem pudor"

A ainda número dois de António Costa no Governo acusa PSD de não ter qualquer "coerência" quando fala dos casos de Justiça que afetam o PS e do processo que levou à queda de Albuquerque na Madeira.
PAN

"Entre a AD e o Chega, venha o diabo e escolha"

Em entrevista ao Observador, Inês Sousa Real acusa o PSD de estar refém da "extrema-direita", mostra reservas sobre Pedro Nuno, responsabiliza Mortágua pela crise e sugere que Marcelo sonha com Passos
Noticiário

12h. PAN fecha a porta a um acordo com AD

Em entrevista ao Sob Escuta, da Rádio Observador, Inês Sousa Real fecha a porta a um acordo com a Aliança Democrática. Líder do PAN dá o exemplo das posições de CDS e PPM sobre diretos das mulheres.
Cinema Português

Assim se revela o terror de Gabriel Abrantes

No cinema e na pintura, a brincar com fantasmas. "A Semente do Mal", longa-metragem que marca a incursão do cineasta neste género, estreia-se esta quinta-feira. Falámos com ele.
Literatura

"Se não puder fazer mais, fiz o que me competia"

"Deus na escuridão" é o novo livro de Valter Hugo Mãe e também o mais espiritual do autor. Ao Observador, fala sobre 20 anos de romances, "falta de jeito" para envelhecer e os "mistérios" da fé.
Cinema Português

"Via Norte" e as vidas dos emigrantes num carro

O autor de "Bostofrio" regressa com "Via Norte", filme-viagem que tem como destino o elogio à emigração portuguesa. Em entrevista, sublinha a vontade de fazer "um cinema que inventa geografias".
Trabalho

Semana de 4 dias: dia livre pode ser monetizado

Primeiros resultados mostram que 7,5% dos participantes passaram mais tempo a trabalhar numa segunda atividade. Coordenador diz que isso não subverte intuito do teste: "Semana de 4 dias dá liberdade".
Teatro

"O teatro tem muitos interesses, mas não amigos"

Na primeira entrevista após a recondução na direção do Teatro Nacional D. Maria II, Pedro Penim antecipa o futuro: um teatro mais horizontal, discursos mais diversos e um mandato com mais risco.
Vichyssoise

"Coligação? Há pessoas que não votariam na IL"

Rodrigo Saraiva garante que a IL e o PSD, apesar das divergências em várias áreas fundamentais para os liberais, estão prontos para se sentarem à mesa depois das eleições. Antes, está fora de questão.
Cultura

Isabel Ruth: "Mestre sou eu de mim própria"

60 anos depois de "Os Verdes Anos", Isabel Ruth continua a deslumbrar. Aos 83, a atriz maior do Cinema Novo português tem filmes para fazer e canções para mostrar — e um álbum a caminho.
Humor

Gilmário: "Em Angola temos uma 'política tóxica"

Humorista e agora apresentador do "5 Para Meia Noite", atua em Lisboa e no Porto em dezembro. Em entrevista, fala do percurso na comédia, das armadilhas das palavras e da política em Angola.
Web Summit

Sage Lenier: "Parem de incomodar pessoas normais"

Sage Lenier quer um futuro mais sustentável, mas deixa um apelo aos jovens portugueses: "parem de incomodar pessoas normais" com o bloqueio de estradas. Em relação a políticos, é menos benevolente.
Literatura

"Na Bíblia, Noé é o primeiro a beber demais"

O livro "A Mesa de Deus" olha para os textos bíblicos à procura da comida. "A história do Homem é a história da busca por alimento", diz a autora Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti em entrevista.
Vichyssoise

"Escária precisava era de um par de lambadas"

Em entrevista ao Observador, um dos mais antigos colaboradores de Costa diz confiar em absoluto na sua inocência e arrasa Vítor Escária, o chefe de gabinete que guardava dinheiro vivo em São Bento.
Moda

Gaultier: "Não sou designer para ser celebridade"

Fora da passerelle desde 2020, Jean Paul Gaultier não abrandou. Em entrevista, fala sobre o espetáculo Fashion Freak Show (que passa por Lisboa e pelo Porto), o filme que aí vem e a cópia de Madonna.
Literatura

Bret Easton Ellis: palavra de um homem vulnerável

"Estilhaços", olhar nostálgico sobre a Los Angeles dos 80s, regado a excessos e privilégio, dissolve os limites realidade-ficção. O autor americano olha para trás pela primeira vez. Entrevistámo-lo.
Música

Quem conhece Bárbara Bandeira?

A perda, a fama, o amadurecimento, ser mulher. “Se dermos tudo, sobra pouco para a arte que fazemos”, diz. Um dia de ensaios e a metamorfose de Bárbara Bandeira, antes do concerto no Campo Pequeno.
Vichyssoise

"Regresso de Passos seria desafio e oportunidade"

Em entrevista, João Cotrim Figueiredo reconhece que eventual regresso do ex-primeiro-ministro teria impacto no mercado eleitoral da IL. Mas também teria vantagens no desenho de possíveis alianças.
Justiça

"Juízes têm de especializar-se e ter mais meios"

Procurador europeu José Ranito diz que os casos contra os interesses financeiros da União Europeia já superam os 2 mil milhões de euros. E fala pela primeira vez sobre a sua investigação ao caso BES.
Orçamento do Estado

"PRR evidencia não vontade de sermos eficazes"

CEO da consultora Yunit defende que prioridade do Governo deve ser simplificação do regime fiscal das empresas e lamenta que PRR seja mais um exemplo de complexidade que pode originar "nados mortos".
Orçamento do Estado

Administrações hospitalares têm falta de autonomia

Para o economista, o principal problema do SNS é a qualidade da gestão. A contribuir para o problema está a falta de autonomia dos hospitais. Muitos continuavam, a meio do ano, sem orçamento aprovado.
Orçamento do Estado

"Formar professores tem de ser a prioridade"

Apoio para professores pagarem rendas é o melhor que o investigador Pedro Freitas encontra no Orçamento do Estado para a Educação. Para os alunos, falta maior aposta na recuperação das aprendizagens.
Startups

A startup que elege Lisboa para o "futuro próximo"

O talento fez com que Cody Candee não desistisse de Lisboa. CEO da Bounce critica aspetos da lei laboral portuguesa que são “aterradores para um empresário” e a alegada demora em obter respostas.
Música

"Se gravar com o Sam the Kid, vou ser do hip-hop?"

Novo disco da fadista Sara Correia é um "álbum de afirmação". Em entrevista ao Observador, fala das influências, de crescer em Chelas e da importância de reclamar as suas raízes.
PSD

Montenegro 2026, professores e aeroporto tremido

Líder do PSD anuncia, em entrevista à TVI/CNN, que será recandidato mesmo que perca as europeias, defende professores como "prioridade" e admite que acordo para novo aeroporto está tremido.
Vichyssoise

"Se estivesse no Governo, teria vergonha"

Em entrevista, Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do BE, acusa Costa de estar a falhar ao país tendo do seu lado "solução" para vários problemas. E deixa um aviso: "A Habitação é fratura exposta".
Entrevista

"Não me surpreendeu que Salgado tivesse roubado"

Ricciardi revela que Salgado lhe perguntou "o que queria" para não falar, diz que "não lhe deseja mal", mas não consegue dizer se perdoa o primo. E quer abrir um banco com a marca Espírito Santo.
Entrevista

"Costa é de caras melhor que Passos Coelho"

Em entrevista ao Observador, Jardim diz que Marcelo já está há tempo a mais no cargo e que Montenegro tem que se demitir se perder as Europeias. E que Costa é melhor primeiro-ministro do que Passos.
Teatro

A revelação de Soraia Tavares

No Teatro da Trindade, em Lisboa, protagoniza a versão musical de “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare, encenada por Diogo Infante. Em entrevista, a atriz fala do culminar de um “ano feliz”.
Moda

Nuno Gama:"Chegou a altura de fazer o meu caminho"

O estado atual da moda nacional, a importância do desfile, a desunião do setor, os apoios do Estado, os 30 anos de marca e o orgulho em ser português. Grande entrevista ao designer Nuno Gama.
Vichyssoise

"Santana ou Mendes? Os dois na primeira volta"

Em entrevista ao Observador, Luís Filipe Menezes admite que seria útil ver Luís Marques Mendes e Pedro Santana Lopes a medirem forças numa primeira volta das próximas eleições presidenciais.
Teatro São Luiz

Miguel Loureiro: "Teatro é festa, vinho e poesia"

Ator e encenador é o primeiro artista no ativo à frente do São Luiz, teatro municipal lisboeta. Em entrevista, fala de uma "continuidade" na missão da sua antecessora, mas desvenda mudanças.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos