|
|
|
|
Os veículos eléctricos são o futuro. A afirmação (ainda) pode provocar calafrios a alguns, mas a realidade é que tudo se encaminha para que assim seja. A dúvida é como será… |
A maioria dos construtores continua a apostar nas baterias, mas o potencial das células de combustível a hidrogénio não deve ser descurado. Pelo contrário, as fuel cells resolveriam de uma assentada o drama da lentidão na recarga e do peso acrescido que implica transportar acumuladores. A razão por que esta solução não vinga, apesar dos contínuos investimentos na tecnologia de construtores como a Toyota ou a Hyundai-Kia, prende-se (basicamente) com o custo e a ausência de rede de abastecimento. |
A boa notícia é que os alemães parecem ter encontrado a receita certa para acabar de vez com os maiores entraves às fuel cells. É um “pudim” que promete fazer as delícias de todos os que esperavam por um milagre para solucionar os problemas decorrentes da necessidade de produzir, transportar, acondicionar e fornecer hidrogénio a veículos eléctricos equipados com fuel cells. Para cúmulo, não bastasse a simplicidade da solução, esta é mais barata e fácil de implementar, eliminando quase por completo os riscos que hoje são associados ao hidrogénio. E o melhor é que este “Ovo de Colombo” está perto de confirmar a sua viabilidade. Encontra aqui todos os detalhes desta nova invenção que promete revolucionar a mobilidade. |
Habitualmente, as fuel cells geram sempre alguma polémica, movendo muitos detractores da tecnologia (tal como hoje ela se apresenta), mas não são o único tema a motivar controvérsia. Recentemente, por exemplo, a Mercedes viu-se questionada por alguns clientes quanto à sua real vontade de comercializar os veículos eléctricos que possui na sua gama. Fará sentido querer comprar um EQA e a marca que o vende propor, em alternativa, um modelo a gasolina ou gasóleo? |
O Super Bowl, por seu lado, também serviu para alimentar algumas picardias. Neste caso, não entre cliente e marca, mas sim entre três fabricantes. A General Motors provocou e a Audi e a Ford responderam à altura, numa “caldeirada” que até meteu a primeira-ministra da Noruega. |
Mais pacífico é, sem dúvida, o concurso que anualmente o Observador organiza para que os seus leitores e ouvintes possam eleger o melhor novo modelo introduzido no mercado, habilitando-se a ganhar um automóvel, livre de quaisquer encargos. A 4.ª edição dos Prémios Auto Observador já arrancou. Vote aqui e, se tem dúvidas, nada como ouvir o último podcast da Operação Stop. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Auto
|
|
O Observador promove nova edição dos galardões que distinguem os melhores automóveis lançados no mercado, em oito categorias. São 27 marcas e 70 modelos a votação, mas quem decide (e ganha) é você.
|
|
|
|
DS
|
|
O topo de gama francês, de silhueta esguia e atraente, já pode ser encomendado em Portugal. Surge exclusivamente numa versão híbrida plug-in com 225 cv, capaz de percorrer até 56 km em modo eléctrico.
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A Mercedes lança novo "teaser", como que a preparar o início das entregas a clientes do AMG One, o hiperdesportivo que vai montar um motor de Fórmula 1. Todas as 275 unidades a fabricar já têm dono.
|
|
|
|
|
MINI
|
|
A Mini decidiu renovar a sua gama. As alterações não são grandes, com a marca a apostar que em equipa que ganha não se mexe. Mas há novidades por dentro, por fora e na mecânica.
|
|
|
|
Bugatti
|
|
O Bolide, a mais recente novidade da Bugatti, foi distinguido como o mais belo hipercarro do mundo. A marca francesa mostra em vídeo as vantagens do modelo e a forma como foi concebido.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Mercedes-Benz
|
|
Clientes acusam a Mercedes de ter eléctricos para vender e esforçar-se para “empurrar” os compradores para modelos com motores a combustão, chamando a atenção para os atrasos e as alternativas.
|
|
|
|
Audi
|
|
A Audi apresentou por fim a versão definitiva do seu e-tron GT, a berlina desportiva eléctrica que partilha tudo com o Porsche Taycan. Mas oferece mais espaço e mais conforto sem abrir mão da raça.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
O ID.6, o maior dos SUV eléctricos da VW, era um segredo muito bem guardado. Mas deixou de o ser. Ao ser solicitado o início da produção na China, uma das habituais fugas revelou todos os pormenores.
|
|
|
|
|
Ferrari
|
|
A Ferrari sempre disse que as actuais baterias não permitiam produzir um superdesportivo eléctrico. Mas tudo indica que o problema será resolvido em breve, pois a marca promete um eléctrico para 2030.
|
|
|
|
Jeep
|
|
A Jeep, a celebrar o 80º aniversário, animou o Super Bowl com um anúncio para unificar o país. Juntou um velhinho CJ-5 a um não muito novo Bruce Springsteen, mas abriu a porta ao Wrangler EV.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Tech Auto
|
|
Como todos os fabricantes de automóveis, a Tesla quer produzir melhor e mais barato. Para isso, foi a primeira a recorrer à Gigapress, uma prensa gigantesca que, na realidade, não o é.
|
|
|
|
Mazda
|
|
A Mazda foi o primeiro construtor a integrar uma aliança que visa promover combustíveis neutros em CO2, para reduzir emissões no sector dos transportes. Objectivo é alcançar a neutralidade climática.
|
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A Amazon já começou a fazer entregas de livros e encomendas com os seus novos furgões eléctricos. Para já, apenas em Los Angeles, mas vai alargar o serviço a outras cidades e depois à Europa.
|
|
|
|
Tesla
|
|
Para a Tesla, o Autopilot é tão importante como a potência e a autonomia para atrair clientes. Daí que a marca tenha voltado a propor três níveis deste sistema de ajuda à condução.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Um russo entrou num stand da Porsche e sentou-se num Taycan, para ver como se sentia. Ligou o carro e tentou dar umas aceleradelas para ouvir o roncar do motor, quando arrancou e saiu pela janela.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
“A vingança serve-se fria”, mas o prato quente do último Super Bowl foi a picardia entre General Motors, Audi e Ford. A primeira provocou e as outras serviram-se disso para elaborar um menu à altura…
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Para quem ambiciona adquirir desportivos ou berlinas de luxo, o que implica custos elevados, é incompreensível que estes modelos, quase novos, sejam abandonados na berma da estrada. Mas é a realidade.
|
|
|
|
|
Rolls-Royce
|
|
Fazer-se deslocar de Rolls-Royce é algo que está longe de passar despercebido. Mas o cantor Justin Bieber não tem problemas em chamar a atenção, como prova a mais recente transformação que encomendou.
|
|
|
|
Dacia
|
|
Tradicionalmente, os espanhóis preferem um fabricante local e a prova disso é que desde 2009 que um Seat lidera as vendas. Mas esses 11 anos de domínio foram interrompidos pela Dacia, com o Sandero.
|
|
|
|
|
|
|
|