Cultura

Música

Especial/ Alegria, alegria superbacana: a Tropicália faz 50

108
21 de outubro de 67: Caetano Veloso e Gilberto Gil montaram o circo e orientaram o carnaval. Entramos na viagem e na história tropicalista com primeira paragem em Salvador da Bahia e última em Lisboa.
Livros

Especial/ "Vida de escravo não está nos livros de História"

Sete livros depois, Colson Whitehead ganhou finalmente coragem para escrever a história que sempre quis contar. A viagem de Cora a caminho da liberdade valeu-lhe o Pulitzer Prize em 2017.
Livros

João Pinto Coelho vence Prémio Leya 2017

417
O Prémio Leya 2017 foi atribuído a "Os loucos da rua Mazur", de João Pinto Coelho, um romance livro dá a conhecer um lado diferente da Segunda Guerra Mundial. "Foi uma sensação ótima", admite o autor.
Cinema

Grace Jones: histórias de uma super mulher

220
Beverley Grace Jones desafia estereótipos desde sempre. No dia em que o Doclisboa apresenta um documentário sobre a artista, Isilda Sanches recorda-a como ícone exuberante e influente.
Música

Mini doc: como Ana Bacalhau fez um álbum a solo

133
Esta sexta feira, dia 20, é editado o primeiro álbum a solo de Ana Bacalhau. Chama-se "Nome Próprio" e o Observador revela em primeira mão um mini documentário que recorda a gravação das canções.
Cinema

E agora, Ramiro, o que vai ser da tua vida?

"Ramiro" é o título do filme de Manuel Mozos que abre a edição deste ano do Doclisboa. Não é um documentário mas é o retrato de um momento, das subtilezas de uma Lisboa que vai desaparecendo.
Livros

Especial/ Por Toutatis: Astérix e Obélix estão de volta

373
"Asterix e a Transitálica" é o novo título de uma colecção com mais de 50 anos. Os autores estiveram em Portugal e, em entrevista, fala sobre Goscinny, pregões em latim e lusitanos, esses "vencedores"
Cinema

Uma investigação passada nos quadros de Van Gogh

Esta animação levou cinco anos a fazer, foi inteiramente pintada à mão, dá vida aos quadros de Van Gogh e explora uma tese alternativa sobre a sua morte. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um drama baseado numa história real, um policial sobre livro de Jo Nesbo, filmado na Noruega com Michael Fassbender e a animação "A Paixão de Van Gogh" são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Cinema

Doclisboa: 11 filmes para 11 dias de festival

Eurico de Barros escolheu 11 filmes muito variados e todos a não perder, de entre os muitos que vão passar nos onze dias do 15.º Doclisboa. O festival começa no dia 19 e prolonga-se até ao dia 29.
Livros

O que não pode perder no FOLIO

377
O Festival Literário de Óbidos arranca já esta quinta-feira, com uma programação extensa que promete voltar a tornar a vila literária numa gigantesca festa do livro. Veja o que não pode perder.
Cultura

Mark Deputter quer Culturgest com "nova posição"

Programação da sala lisboeta tornou-se anacrónica, diz o novo diretor artístico. Em entrevista, diz que vai programar menos e apostar em grandes produções para o grande público, com um milhão por ano.
Exposições

Maior Arca de Noé da National Geographic no Porto

152
Um dos projetos mais populares da National Geographic inaugura hoje no Porto. O fotógrafo quer que o mundo olhe nos olhos dos animais e perceba que é urgente salvar as espécies em perigo de extinção.
Man Booker Prize

George Saunders é o vencedor do Man Booker Prize

"Lincoln no Bardo", o primeiro romance de George Saunders, é grande vencedor do Man Booker Prize. Saunders é o segundo norte-americano a ganhar o galardão inglês.
Exposições

O que Sharon Lockhart fez, da Polónia para Lisboa

A artista norte-americana inaugura esta quarta-feira, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, a exposição “meus pequenos amores/my little loves”
Cinema

Cinema e Audiovisual recebem 22 milhões em 2018

A receita prevista pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual para o ano de 2018 é de 22,2 milhões de euros. O total inclui o montante de 6,3 milhões de euros por parte da ANACOM.
Rock In Rio

Bruno Mars é o primeiro nome do Rock in Rio Lisboa

579
Pela primeira vez, o festival chega a Lisboa em dois fins de semana de junho. A primeira novidade é o músico vencedor de vários Grammy Awards e os bilhetes começam a ser vendidos esta terça-feira.
Marvel

The Weeknd é o novo super-herói da Marvel

The Weeknd vai ter a sua própria banda-desenhada. A história vai ser inspirada no cantor e no seu alter-ego ("Starboy") e tem uma parceria com a Marvel Comics.
Cultura

Soderbergh e Jeff Daniels: cowboys no Netflix

Chama-se "Godless" e é uma nova série com produção assinada por Steven Soderbergh, com todos os episódios realizados por Scott Frank. A estreia esta marcada para 22 de novembro.
Crítica de Livros

Maya Angelou não veio para ficar

"Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola" é a primeira das sete autobiografias que Maya Angelou, poetisa e ativista dos direitos civis, escreveu entre 1969 e 2013. João Pedro Vala dá-lhe quatro estrelas.
Livros

Especial/ As drogas influenciaram a Segunda Guerra Mundial?

370
Norman Ohler escreveu o primeiro livro sobre o consumo de drogas na Alemanha nazi. "Delírio Total" fala de Hitler, mas a personagem principal é outra: Pervitin, a primeira metanfetamina alemã.
Comer/Ver/Fazer

Ana Hatherly e a reinvenção do Barroco

A exposição "Num Jardim Feito de Tinta", no Museu Gulbenkian, em Lisboa, faz a ponte entre o Barroco e a obra da portuguesa que nos deu a conhecer um tempo já esquecido, reinventando-o.
Lisboa

POSTER. 21 artistas que deve ter debaixo de olho

A Marvila (Lisboa) recebe a segunda edição do evento artístico POSTER até 14 de novembro. As ruas vão ser invadidas de arquitetos, músicos e pintores reconhecidos cá dentro e lá fora. Conheça-os.
Cinema

O cinema fez luz sobre o mundo graças aos Lumière

Em "Lumière!", Thierry Frémaux seleccionou, organizou e comentou mais de 100 filmes feitos por Louis e Auguste Lumière e pelos operadores do seu cinematógrafo. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um filme com Alicia Vikander passado na Holanda do século XVII, "A Floresta das Almas Perdidas", do português José Pedro Lopes, e "Lumière!", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana
Literatura

Jonathan Franzen: "Sou uma pessoa zangada"

Esteve em Lisboa aquele que muitos consideram o melhor romancista norte-americano da atualidade. "O que mais me preocupa em Trump é que ele tem os códigos da bomba nuclear", disse Franzen.
Arte

Último Da Vinci pode valer 75 milhões de libras

Um óleo sobre tela de 1500 - um original de Leonardo Da Vinci - vai ser vendido em leilão por 75 milhões de libras. O quadro esteve perdido e chegou a ser atribuído a outro artista.
Hollywood

Weinstein. Academia marca reuniões de emergência

A Academia dos Oscares revelou que vai marcar reuniões de emergência para definir o futuro papel de Harvey Weinstein em Hollywood. Cara Delevingne e Léa Seydoux são as mais recentes vítimas.
Escritores

Raduan Nassar já não vem a Portugal

O Prémio Camões cancelou a vinda a Portugal por motivos de saúde. Raduan Nassar era um dos grandes nomes da edição deste ano do FOLIO — Festival Literário Internacional de Óbidos.
Revolução

Como foi tirada a icónica foto de Che Guevara

150
O autor da fotografia mais emblemática de Che Guevara, o fotógrafo cubano Alberto Korda, considerou-a uma "casualidade". A imagem do dirigente comunista tornou-se num produto do capitalismo.
Star Wars

Veja o trailer de "Star Wars: Os Últimos Jedi"

162
O Episódio VIII da saga Star Wars só chega em dezembro, mas o trailer já está a agitar os fãs. Mais extenso do que é normal, o vídeo deixa as expectativas no auge para "Star Wars: Os Últimos Jedi".
Literatura

Especial/ Agustina, a rebelde da literatura portuguesa

1.772
A mais rebelde e indómita escritora da cultura portuguesa regressa às livrarias, ao mesmo tempo que se prepara para cumprir 95 anos. Recordamos-lhe a história e a obra com a ajuda de quem a prefaciou.
Cinema

Especial/ Greg Sestero: a história do "pior filme de sempre"

Este domingo ainda é possível (re)ver no Nimas "The Room", de Tommy Wiseau. Um dos piores filmes de sempre cuja história é contada no livro "The Disaster Artist", agora adaptado por James Franco.
Coliseu do Porto

33 anos depois, São Carlos leva a ópera ao Porto

660
A ópera, uma das lacunas culturais da cidade, tem sido cavalo de batalha do Coliseu, que anuncia agora um protocolo para 'descentralizar' o Teatro Nacional de São Carlos.
Entrevista

Especial/ Marina Mota: "Gostava de ir menos ao casino"

1.164
A infância no bairro de Alcântara, o fado, o teatro e a televisão. Aos 55 anos, Marina Mota fala da vida, das relações com Carlos Cunha e Oceano e das polémicas.
Livros

Especial/ 1917: a revolução vista pelos estrangeiros

115
Há muitos livros sobre a Revolução Russa de 1917, mas Helen Rappaport escolheu um ponto de vista inovador: o da comunidade estrangeira que estava na cidade durante o ano que mudou a História.
Livros

Especial/ Como construir uma biblioteca milionária

Os livros parecem quase sempre arredados das colecções valiosas mas há preciosidades que garantem uma estante de valor acrescentado. Carlos Maria Bobone dá exemplos e explica como investir.
Crítica de Livros

Um livro para ver Almada Negreiros em Lisboa

Um roteiro importante, publicado numa altura conveniente. "Almada Negreiros. Um percurso possível" é um título certeiro para uma edição com alguns lapsos mas que se pode tornar um modelo.
História

Especial/ Padre António Vieira, um "escravagista selectivo"?

2.347
Chegou cá a moda de protestar contra estátuas de figuras históricas. O alvo é o Padre António Vieira, acusado de ser um "escravagista seletivo". Carlos Maria Bobone explica que só pode ser um equívoco
Óbito

Morreu aos 86 anos o cineasta António de Macedo

1.050
O realizador de cinema António de Macedo, de 86 anos, morreu esta quinta-feira ao início da tarde, no Hospital de Santa Marta, em Lisboa, anunciou a família em comunicado enviado à agência Lusa.
Museus

Luxemburgo. Suzanne Cotter dirige Museu de Arte

A atual diretora do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Suzanne Cotter, foi anunciada como a nova diretora do Museu de Arte Moderna Grão-Duque Jean, no Luxemburgo.
Teatro

Morreu a atriz Ruth Escobar

A atriz nasceu no Porto e foi viver para o Brasil com 15 anos, onde fez carreira e chegou a ser deputada. Tinha 82 anos e sofria de Alzheimer desde 2000.
Livros

Nobel para Kazuo Ishiguro, pela "força emocional"

709
Nasceu no Japão mas cresceu como inglês. O nome escolhido pela academia sueca foi anunciado esta quinta feira, em Estocolmo, e é o autor de livros como "O Despojos do Dia" ou "Nunca me Deixes".
Livros

Ishiguro: o Nobel pop que não canta mas cumpre

153
Más notícias para Chico Buarque ou Neil Young. Boas novas para quem privilegia o formato livro. Mas se era para dar o Nobel da Literatura a um inglês, que tal outros nomes? Pedro Vieira dá umas dicas.
Cinema

Especial/ Sonhei ser um Blade Runner mas acabei um Replicant

301
No princípio queríamos ser o Harrison Ford atrás dos maus mas percebemos que os maus éramos nós. Alexandre Borges assume: "Este é o filme da minha vida". E com a estreia da sequela explica porquê.
Cinema

“Blade Runner 2049”: perigoso e fascinante

A continuação de "Blade Runner: Perigo Iminente", de Denis Villeneuve, não desmerece do filme original de Ridley Scott, desta vez produtor executivo. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cultura

A Festa do Cinema Francês na ponta da língua

O cinema francês faz a sua visita anual a Portugal com a Festa que decorre em Lisboa de dia 5 a 12, e tem extensões a outras 11 cidades. Eurico de Barros escolheu oito filmes, sem esquecer a integral.
Porto

Bar de concertos alternativos Cave 45 vai fechar

A notícia apanhou de surpresa os fãs de rock do Porto. O Cave 45 é um dos poucos bares com concertos alternativos na Baixa e já há uma petição contra o encerramento. No entanto, pouco haverá a fazer.
Arte

Arte rotativa em São Bento "de fora de Lisboa"

O primeiro-ministro anunciou que a residência oficial, em Lisboa, vai acolher anualmente, "em regime de rotatividade", exibições de obras provenientes de "coleções privadas de fora de Lisboa".
Literatura

Nobel. Autores " tradicionais" dominam apostas

552
Margaret Atwood, Haruki Murakami, Ngũgĩ wa Thiong’o e António Lobo Antunes são alguns dos autores mais citados para o Prémio Nobel da Literatura, a atribuir na quinta-feira.
Música

Out.Fest. A música exploratória está no Barreiro

Black Dice, Pere Ubu e o trio Casa Futuro são alguns dos nomes que vão estar a partir desta quarta feira no Barreiro, no Out.Fest - Festival Internacional de Música Exploratória.
Cinema

Queer Porto arranca esta quarta-feira

O realizador norte-americano Peter Friedman vai estar na cidade do Porto e a sua obra está em grande destaque nesta edição do Queer Porto. A organização garante que estão garantidos mais três anos.
Dança

Companhia Sasha Waltz & Guests no CCB

A coreógrafa alemã Sasha Waltz junta-se ao artista Iris van Herpen e ao grupo Soundwalk Collective. "Kreatur" explora as questões do isolamento, poder e liberdade.
Música

Tom Petty, o bom americano

317
Morreu aos 66 anos, muito antes do tempo. Não porque era músico, não porque era um herói do rock'n'roll. Mas porque era um tipo normal, com canções fora da norma sobre tudo o que nos é mais próximo.
Música

Especial/ Como é triste viver 30 anos sem os Smiths

664
Este é um texto sobre o fim dos Smiths, trinta anos de orfandade em que passámos a ter de ser homenzinhos e perceber as nossas próprias emoções, porque deixámos de ter quem as entendia e musicava.
Morte

Morreu o escritor e encenador Jorge Listopad

O escritor, professor e encenador checo Jorge Listopad, radicado há várias décadas em Portugal, morreu no domingo aos 95 anos, em Lisboa.
Crítica de Livros

José Luís Peixoto por maus caminhos

"A um escritor tão intimista, exigia-se maior detenção nos seus próprios pensamentos. As suas causas são comuns e maçadoras", escreve Carlos Maria Bobone sobre "O Caminho Imperfeito".
Livros

Especial/ Como a revolução de Che foi vivida pelo irmão

451
A 9 de outubro passam 50 anos da morte de Ernesto "Che" Guevara. Antes, no dia 4, é publicado o livro de memórias "O Meu irmão Che", do qual o Observador pré-publica um excerto.
Crítica de Livros

Philip Roth não é um escritor-monumento

Roth ataca todos aqueles que se escondem do mundo e que repetem que o fazem “Por Eles, Por Eles”. Aqueles que permanecem monumentos virtuosos mas mortos até ao fim, escreve João Pedro Vala.
Poesia

Quem matou o poeta Luís Miguel Nava?

1.023
No tempo em que festejavam o dia dos seus anos o poeta estava vivo e escrevia imagens que explodiam os sentidos. A 29 de setembro faria 60 anos. Quem celebra, quem lê, quem procura Luís Miguel Nava?
Arte

Esboços inéditos de Paula Rego em exposição

Uma exposição inédita dos cadernos de esboços da pintora portuguesa Paula Rego abre ao público no sábado, na galeria de arte Pallant House Gallery, em Inglaterra.
Música

Especial/ Rachmaninov: um compositor no exílio

Uma caixa de oito CDs da Warner reúne as principais obras Rachmaninov, um compositor cuja vida criativa se divide em duas fases, divididas pelo ano de 1917.
Entrevista

Especial/ Aldina, o que fazer quando se ama loucamente?

292
O que fazer quando se ama loucamente? A resposta da fadista Aldina Duarte é simples e apenas uma: viver. O novo álbum, que nasceu de um luto difícil, sai no próximo dia 13 de outubro.
Cinema

O comboio que roubou vidas a Moçambique

102
Aquele que é considerado um dos pais do cinema moçambicano tem novo filme: “Comboio de Sal e Açúcar”, uma viagem de amor e tragédia no tempo da guerra civil. Já está nas salas.
Museus

Suzanne Cotter deixa direção do Museu de Serralves

A diretora do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Suzanne Cotter, vai sair do cargo no final do ano, anunciou a fundação sediada no Porto, que vai abrir um concurso internacional para o lugar.
Cinema

Robert Pattinson à solta em Nova Iorque

Os irmãos novaiorquinos Josh e Benny Safdie libertaram de vez a vedeta de "Twilight" da imagem de galã romântico, com o seu papel neste "thriller" urbano. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Uma biografia de Elis Regina, um documentário de Vannessa Redgrave, a nova animação da série de filmes Lego e "Good Time", de Ben e Josh Safdie, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Crítica de Livros

O corpo de Rodrigo Magalhães dá-nos baile

Em muitos aspectos, "Os Corpos" é um romance formal mas o autor consegue novas hipóteses narrativas para fazer sentido a partir de um universo meio policial, meio caótico.
Cinema

Especial/ Elis, simplesmente Elis, a Pimentinha perfeita

320
Apesar do metro e meio, Elis Regina foi a maior voz do Brasil. Estreia-se agora o filme biográfico de Hugo Prata, desculpa perfeita para recordar a cantora e as coisas que aprendemos nos discos.
Cultura

Palavra dita, lida e cantada no Festival Silêncio

Duas dezenas de lançamentos de edições independentes, concertos, uma estação de rádio temporária e vários debates compõem o Festival Silêncio, que celebra a palavra entre hoje e domingo.
Arte

"Sibila" de Velázquez no Museu de Arte Antiga

447
A pintura "Sibila", do artista espanhol Diego Velázquez, vai estar exposta a partir desta quinta-feira no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, abrindo a Mostra Espanha 2017.
Música

Estes são os 26 compositores do Festival da Canção

A RTP revelou esta quarta-feira o nome dos 26 compositores que irão participar nas duas semifinais da edição de 2018 do Festival da Canção. A lista inclui nomes como José Cid ou Capicua.
Música

Porque é que fizeram queixa de Tony Carreira?

601
O Ministério Público acusou Tony Carreira de ter plagiado 11 músicas, num processo que teve origem numa queixa de uma editora portuguesa que nada tem a ver com o cantor ou com os artistas plagiados.
Museus

A arte urbana e a coleção de Vhils já têm uma casa

139
Esta quarta feira há uma primeira apresentação do novo Museu de Arte Urbana e Contemporânea de Cascais. A abertura ao público está para breve mas já fomos conhecer o espaço.
Estreia

Novo vídeo de Samuel Úria com Manuela Azevedo

1.580
O tema "Carga de Ombro" de Samuel Úria foi gravado numa nova versão em dueto com Manuela Azevedo. O Observador e a Valentim de Carvalho apresentam, em estreia, o novo vídeo.
Livros

A poesia que continua a crescer na clandestinidade

338
A poesia continua a mexer entre as novas gerações. Lemos o sétimo número da Apócrifa e fizemos uma visita às Terças de Poesia Clandestina, que agora estão no Desterro. Hoje há mais uma edição: a 73.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site