Logo Observador
Cinema

Doze filmes para ver este Verão

Eurico de Barros escolheu uma dúzia de filmes entre as dezenas que se vão estrear em Portugal entre julho e setembro. Um guia tão variado quanto exigente, para não se perder no verão cinematográfico.

Livros

Rita Lee: 10 fotos da autobiografia

Chegou às livrarias a edição portuguesa do livro em que a cantora e ativista brasileira recorda os mais importantes momentos da sua vida. Nesta galeria revelamos alguma das imagens do livro.

Cinema

Daniel Day-Lewis na hora da despedida

719

Aos 60 anos, o actor anglo-irlandês anunciou que deixa o cinema, após ter abandonado o teatro em 1989. Eurico de Barros diz-lhe adeus e recorda cinco das suas maiores interpretações - e uma péssima.

Cinema

Um monge anticapitalista entre os G8

Este filme do italiano Roberto Andò quer ser policial, denunciar o capitalismo e pregar moral, mas só consegue desperdiçar um elenco de bons actores europeus. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Primavera: Os concertos

Cinema

Dois filmes para ver esta semana

Um filme de guerra passado no Iraque, mas onde há mais troca de palavras do que de balas, e "Políticos não se Confessam", do italiano Roberto Andò, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana

Na estrada com...

Vídeo especial: na estrada com Samuel Úria

O Observador foi para a estrada com o "Trovador de Patilhas". De manhã, perdeu a voz. À noite, Úria preencheu de rock (e suor) a Casa do Povo de Santo Estêvão, em Tavira. A 27 de maio toca no Tivoli.

Concertos

Ariana e a música para espantar o medo

249

Ariana Grande estreou-se em Lisboa entre filas de adolescentes e apertados controlos de segurança. Mas não se sentiu o medo, e isso é tudo quanto podemos pedir à pop.

Música

Tudo em família: 10 anos de Discotexas

Podem ser o que quisermos, porque são tudo ao mesmo tempo: coletivo, editora, banda, gente capaz de misturar e remisturar o que fazem. Música de dança como é difícil encontrar. E há festa no Musicbox.

Ao Vivo

Ditch Days. "Liquid Springs" merece uma visita

A música dos Ditch Days é "cinematográfica e visual", por isso decidiram chamar ao disco de estreia "Liquid Springs". É um conceito onde apetece chegar.

Crítica de Livros

Património mil folhas

Vasco Rosa escreve sobre duas revistas que abordam histórias de monumentos, restauro de edifícios nobres e fazem uma importante e distinta abordagem sobre o património cultural.

Ao Vivo

Duquesa e o disco que "nem sequer faz sentido"

O novo disco de Duquesa, alter-ego de Nuno Rodrigues dos Glockenwise, é exatamente aquilo que ele queria que fosse. Sem pressão, sem estética e sem mácula. Fomos até ao seu "Norte Litoral".

Cinema

David Lynch: o pintor por trás do realizador

235

Um novo documentário, parte da Operação David Lynch que chega ao Cinema Ideal, mostra a faceta de artista plástico do autor de "Veludo Azul" e "Mulholland Drive". Eurico de Barros dá-lhe três estrelas

Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Mulher-Maravilha", com Gal Gadot no papel da super-amazona, um drama africano pelo senegalês Alain Gomis, e o documentário "David Lynch: The Art Life", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana

Ao Vivo

A doce melancolia de Luísa Sobral

Estivemos em casa de Luísa Sobral para conhecer “Luísa”, o álbum que vai ser apresentado no dia 1 de fevereiro no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa, e dia 8 na Casa da Música no Porto. Tudo é conforto.

Séries

"House of Cards". Chegou a hora do tudo ou nada

198

É uma das produções televisivas mais importantes do nosso tempo mas, aconteça o que acontecer, é bom que "House of Cards" se renove. A temporada 5 chega esta terça feira à meia noite (TV Series).

20 anos depois, ainda não esquecemos Jeff Buckley

3.389

Poucos artistas conseguem gravar o seu nome na história com apenas um disco lançado. 20 anos após a sua morte inesperada, porque é que ainda queremos ouvir a voz de Jeff Buckley? 

Ao Vivo

Rita Redshoes ao vivo no Observador

Depois do making of, apresentamos agora duas das novas canções de "HER", o álbum de Rita Redshoes que é "uma homenagem ao feminino". Veja a entrevista.

Há 40 anos numa galáxia distante. E em Portugal?

756

Foi a 25 de Maio de 1977 que chegou ao cinema o primeiro filme (ou IV, vocês sabem) da saga de George Lucas. 40 anos depois, há quem se lembre da primeira vez com a Força – e das primeiras críticas.

Cinema

'Piratas das Caraíbas': cansados da pirataria

O quinto (e, aparentemente, o último) filme da multimilionária série de aventuras de piratas da Disney com Johnny Depp, iniciada em 2003, é mais do mesmo. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Ao Vivo

Noiserv ao vivo no Observador

David Santos tem agenda cheia este mês de novembro para apresentar "00:00:00:00", o novo disco que é a banda sonora de um filme que não existe. No terraço do Observador, Noiserv estreou dois temas.

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Lucy Pepper

"Como Não Morrer de Fome em Portugal" é o título do livro que reúne crónicas de uma inglesa há muito apaixonada pelo nosso país. As perguntas são sobre gostos e hábitos, as respostas também.

Livros

Música