Cultura

Livros

Livro de Humberto Delgado fechado a sete chaves 

Disputas judiciais que só em 2018 terão andamento impedem a publicação de um romance inédito atribuído ao "general sem medo". É incerto certo se, e quando, poderá a editora avançar.
Star Wars

Luke no lado negro? "Os Últimos Jedi" em 5 teorias

Está quase a chegar a tão aguardada estreia do novo filme da saga e, em jeito de antevisão, apresentamos-lhe cinco teorias que os fãs elaboraram sobre o que pode vir a acontecer (ou não).
Globos de Ouro

Veja aqui os nomeados para os Globos de Ouro

"The Shape of Water", o novo filme do realizador Guillermo del Toro, arrecadou sete nomeações. Na televisão, as séries "Big Little Lies" e "The Handmaid’s Tale" são as principais favoritas.
Cinema

Um documentário que (quase) só chove no molhado

O canal TVCine 2 exibe esta terça-feira o documentário "Spielberg", rodado por Susan Lacy para a HBO, sobre a vida e os filmes de Steven Spielberg. É um filme de fã, para os fãs, diz Eurico de Barros.
Cinema

O diretor de fotografia que deu o horror a Brando

Ganhou três Óscares de Melhor Fotografia, "Apocalypse Now", "Reds" e o "Último Imperador". Aos 77 anos, de passagem por Portugal, recorda ao Observador como Marlon Brando era "um génio".
Crítica de Música

O meu nome é Colter. Quero ser o maior cowboy vivo

Um canadiano de 22 anos que respeita todos os clichés da escola folk-country da América do Norte. Parece coisa de concurso de talentos mas ouçam uma canção, nem que seja só uma.
Música

Lenny Kravitz volta a Portugal em julho de 2018

100
Lenny Kravitz volta a Portugal em 2018, três anos depois de ter atuado no MEO Marés Vivas. Agora vem apresentar, ao vivo, o novo álbum.
NOS Alive

At The Drive In confirmados no Nos Alive

At The Drive In estão confirmados para o Nos Alive, no dia 14 de julho. Depois de terem atuado no Festival Vodafone Paredes de Coura estão, este ano, de regresso a Portugal.
Música

Especial/ “Estive 8 anos sem fazer nada. Estava bué zangada"

2.472
Cresceu no Pragal, mas foi em Cabo Verde que encontrou as raízes. Teve momentos em que a música deixou de fazer sentido; mesmo assim continua a viver para cantar. Sara Tavares em entrevista de vida.
Artes Visuais

Há 70 anos nascia o 1º grupo surrealista português

757
Não, surrealista não quer dizer bizarro, nem irreal, nem fantástico. Apesar dos 70 anos que passaram sobre a sua fundação, quão desconhecidos ainda são para nós os Surrealistas?
História

Especial/ Jerusalém: 3800 anos a criar sarilhos

1.944
São séculos de tumultos: Jerusalém foi atacada 52 vezes, sitiada 23 e arrasada por diferentes exércitos. Eis a primeira parte da história de uma cidade que Trump reconheceu como capital de Israel.
História

Especial/ Jerusalém: das três religiões à terceira Intifada

214
Continuação da conturbada história de Jerusalém, dos primeiros anos da conquista islâmica até à surpreendente decisão de Donald Trump de reconhecer a cidade como capital de Israel.
Música

Especial/ Salvador. A vida do cantor com um segundo coração

1.877
Em criança, fez longas viagens com a irmã e o pai a ouvir Beatles. Cantou na TV aos 12 anos, passou pelo "Ídolos", apaixonou-se pelo jazz e venceu a Eurovisão. Agora tem um coração novo, uma vida nova
Cultura

"The Crown". A rainha está de volta, viva a rainha

419
Esta sexta feira chegam os novos episódios da série que conta a história da monarca inglesa. A temporada 2 começa em Setúbal, acaba com rock'n'roll e explica o inevitável: Isabel II é uma estrela pop.
História

Especial/ A verdade em "The Crown". Anos de mudança da coroa

Foi um período de transformação, na família real e na política do Reino Unido. É o cenário da nova temporada de "The Crown" e foi palco de crises e desafios. Miguel Freitas das Costa recorda-os.
Livros

Especial/ Harry e Meghan: leiam estes livros antes de casar

A propósito da novidade recente da família real inglesa, fomos à procura do que a grande literatura tem a dizer sobre o casamento. Entre desgraças e combinações, o que foi escrito pode fazer escola.
Crítica de Livros

Bukowski: um medroso enamorado por si próprio

Em "Pão com Fiambre", o leitor é "massacrado pelas banalidades intelectuais características do pensamento bukowskiano, embrulhadas num tom que se faz passar por despretensioso", escreve Jorge Almeida.
Cinema

"Com a sida não vivíamos as nossas vidas"

117
Entrevista com Robin Campillo, o realizador de "120 Batimentos por Segundo", filme que regressa aos anos 80 em França e ao movimento Act Up. Estreou-se esta semana em Portugal.
Museus

Museu Gulbenkian quer visitantes "desfavorecidos"

Importa mais a diversidade do que a quantidade de visitantes, defende a historiadora que dirige o museu da Avenida de Berna. Em entrevista, revela gostar de Eça de Queirós e de cinema português.
Banda Desenhada

BD. O autor que morreu à espera de uma bolsa

838
O ministro demorou apenas dois dias a emitir nota de pesar pela morte de Fernando Relvas, mas o autor de BD tinha passado mais de dois anos à espera de uma bolsa pedida ao ministério da Cultura.
José Saramago

Memorial do Convento inspira rota cultural 

513
O romance "Memorial do Convento", de José Saramago inspira uma rota cultural a estabelecer por Lisboa, Loures e Mafra, "resgatando importantes elementos do património religioso, estético e turístico".
Cinema

A última missão dos velhos soldados

O novo filme realizado por Richard Linklater é uma peça cinematográfica para três vozes, onde brilham Steve Carell, Bryan Cranston e Laurence Fishburne. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

A adaptação de um policial de Agatha Christie, uma fita sobre o activismo anti-Sida na França dos anos 90 e "Derradeira Viagem", de Richard Linklater, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
UNESCO

"Bonecos de Estremoz" são Património Imaterial 

1.621
Os "Bonecos de Estremoz" foram classificados como Património Cultural Imaterial da UNESCO. A arte popular tem mais de 300 anos de história.
Cultura

"Black Mirror" regressa dia 29 e já há trailer

A nova temporada de uma das séries mais populares dos últimos anos já tem data para a estreia. Com novos episódios que refletem sobre a tecnologia, o presente e o futuro. Veja o trailer.
Arte

Príncipe leva Leonardo da Vinci para Abu Dhabi

303
"Salvator Mundi", a obra de Leonardo da Vinci, foi vendido pelo valor recorde de 380 milhões de euros. Comprador foi agora revelado: é um príncipe saudita.
Música

João Braga celebra 50 anos de fado no S. Luiz

O fadista atua em esta quinta-feira no Teatro S. Luiz, em Lisboa, para celebrar 50 anos de carreira. Cuca Roseta e Kátia Guerreiro vão participar no concerto.
Livros

Champagne e tarte de maçã: tragédias felizes em BD

338
Filipe Melo e Juan Cavia têm um novo livro. Chama-se "Comer/Beber" e junta duas histórias que envolvem - lá está - comida e bebida. Uma é verdadeira, a outra podia ser. Nas livrarias dia 7.
Star Wars

"Os Últimos Jedi" é o mais longo de sempre. Será?

Rian Johnson, o realizador de "Os Últimos Jedi", que estreia a 14 de dezembro, é o responsável pelo maior filme de sempre desta saga. Ou assim defende a produção. Fomos comparar os tempos.
Teatro

"Macbeth": o desastre de chegar ao poder

A peça "Macbeth", de Shakespeare, uma "história de poder", com encenação de Nuno Carinhas e João Reis como protagonista, chega quinta-feira ao Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
Óbito

Morreu Johnny Hallyday, o pai do rock francês

2.239
O "Elvis francês" morreu esta quarta-feira, aos 74 anos, vítima de cancro do pulmão. Johnny Hallyday tinha mais de 50 anos de carreira e vendeu 100 milhões de discos.
Cultura

Rodrigo Gomes vence Prémio Sonae Media Art

167
O criador da obra "Estivador de Imagens" é o vencedor por unanimidade da segunda edição do Prémio Sonae Media Art, resultado de uma parceria entre a Sonae e o Museu do Chiado.
Cinema

Fundação GDA premeia atores de cinema

Os atores Joana Bárcia, João Pedro Vaz e Miguel Nunes são os vencedores do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA, anunciados numa gala que se realizou no Teatro da Trindade, em Lisboa.
Cultura

"O Lago dos Cisnes" regressa ao Teatro Camões

O bailado "O Lago dos Cisnes", na versão coreográfica de Fernando Duarte, será interpretado pela Companhia Nacional de Bailado e estará acompanhado por um filme de Edgar Pêra.
Assédio Sexual

Kevin Spacey assediou um ator num filme de 1995?

A produção de "Os Suspeitos do Costume", de 1995, chegou a estar interrompida durante dois dias devido à alegada má conduta de Kevin Spacey, que foi apanhado com um jovem ator no set.
Fotografia

Portugueses favoritos no concurso de fotos Sony

293
Falta um mês para o concurso de fotografia da Sony terminar. A marca já revelou as 44 imagens favoritas e há dois portugueses que podem conquistar um dos maiores prémios de fotografia do mundo.
Empreendedorismo

O filme português que não quer dinheiro do Estado

489
A primeira longa-metragem de António Aleixo não vai recorrer aos subsídios estatais de cinema. O realizador setubalense quer criar um modelo de financiamento assente na ideia de crowdfunding.
Star Wars

Vídeo: como são os treinos em Star Wars?

Um novo vídeo publicado pela produção de "Os Últimos Jedi" mostra imagens dos ensaios que antecedem a rodagem de cenas de luta. Alerta de Spoiler: uma outra cena pode revelar detalhes da história.
Concertos

Benjamin Clementine regressa a Portugal em 2018

168
O músico vai atuar no final de março em Viana do Castelo, na Figueira da Foz e em Lisboa. Benjamin Clementine esteve em Portugal pela última vez em agosto, no Festival Paredes de Coura.
NOS Alive

Franz Ferdinand confirmados para o NOS Alive

114
Os escoceses vão apresentar o novo álbum de originais, "Always Ascending", a 14 de julho no Passeio Marítimo de Algés. No mesmo dia, tocam os norte-americanos Pearl Jam.
Séries

"House of Cards" continua sem Kevin Spacey

A última temporada da série vai ter como protagonista Claire Underwood, interpretada por Robin Wright. A produção arranca no início de 2018, anunciou o chefe de conteúdo da Netflix.
Rock In Rio

Muse confirmados para o Rock in Rio Lisboa

1.586
O primeiro dia de Rock in Rio vai fechar com os britânicos Muse. A banda volta a Portugal, depois de ter atuado na edição de 2008 e após um concerto em 2010. Os bilhetes diários custam 69 euros.
EDP Cool Jazz

David Byrne vai atuar em Portugal em 2018

159
David Byrne vai atuar no EDP Cool Jazz a 11 de julho de 2018. É a segunda confirmação do festival. Um bilhete para o concerto do fundador dos Talking Heads vai custar entre 25 e 70 euros.
Star Wars

"Star Wars". Museu do Caramulo assinala os 40 anos

410
O Museu do Caramulo decidiu assinalar os 40 anos do lançamento do primeiro filme da saga "Star Wars" com uma exposição que junta mil peças de coleção. "The Power of the Force" abre a 8 de dezembro.
Star Wars

Especial/ Star Wars. Um calendário do advento para a galáxia

163
Enchei-vos de esperança, corações – ele está quase a chegar. “Os Últimos Jedi” estreia dentro de duas semanas. É o regresso do evangelho segundo George Lucas.
Museus

Museu Europeu do Ano: há dois portugueses na lista

321
O Fórum Europeu dos Museus atribui, desde 1977, ano da sua fundação, o Prémio Museu Europeu do Ano. Em 2017 o prémio foi atribuído ao Museu de Etnografia de Genebra, na Suíça.
Música

Angel Olsen em Guimarães e em Lisboa em 2018

Esteve no festival NOS Primavera Sound e regressa em Maio para dois concertos, primeiro no Centro Cultural Vil Flor e depois no Teatro da Trindade. Bilhetes estarão à venda esta semana.
Companhia Nacional de Bailado

Companhia Nacional de Bailado lança livro

171
A Companhia Nacional de Bailado vai celebrar os 40 anos de existência com um livro, intitulado "O Essencial Sobre a Companhia Nacional de Bailado, lançado esta terça-feira.
Entrevista

Especial/ César Mourão. "Nem sempre estou para 'macacadas'"

1.108
Podia ter sido desportista, mas repetiu o secundário para fazer o Chapitô. Não bebia, não fumava e era um "rato de biblioteca". Entrevista de vida a César Mourão, o homem sem medo do improviso.
Livros

Especial/ Rússia: é possível decifrar este enigma?

Winston Churchill definiu a Rússia como “uma charada envolta em mistério dentro de um enigma”. A "História da Rússia" de Gregory Freeze lança luz sobre um país que o Ocidente continua a conhecer mal.
Música

Especial/ Linda Martini e Tigerman: isto é amor combate

555
Estivemos no centro do ringue do primeiro round. Rumble in the Jungle é a digressão que junta as duas bandas num só palco. Cascais recebeu o assalto inaugural e deu em KO.
Livros

Especial/ A transa de Caetano Veloso com a literatura

127
A autobiografia de Caetano Veloso, marco da literatura no Brasil, chega a Portugal com um capítulo inédito, onde podemos entrar na cabeça do baiano em 2017, ano em que voltou para o ativismo político.
Crítica de Livros

O génio atormentado de Magda Szabó

Uma das obras de referência da escritora húngara, "A Porta" é um livro sobre a descoberta da culpa absoluta de alguém cheio de boas intenções.
Livros

Especial/ J. Martin Guevara: “Sem corpo não havia mais Che"

283
Depois de décadas em silêncio, Juan Martin Guevara, o irmão mais novo do Che, decidiu contar a história desconhecida de Ernesto e da sua família. Porque é preciso tirar Che Guevara "do seu pedestal".
Livros

Especial/ Populismos: querem os homens ser iguais a deuses?

O Observador faz a pré-publicação do novo livro de Jaime Nogueira Pinto, "Bárbaros e Iluminados: populismo e utopia no século XXI", sobre os líderes e os regimes que ambicionam tudo.

Zé Pedro (1956-2017)

Zé Pedro (1956-2017)

Especial/ Zé Pedro sabia: o rock'n'roll não morre

1.227
O maior bacano, o bom rebelde, o revolucionário sorridente, o subversivo com coração, um tipo cujas veias só conheciam a bondade. Como se diz adeus? "Hey, hey, my, my, rock'n'roll will never die".
Zé Pedro (1956-2017)

O texto de homenagem da afilhada de Zé Pedro

13.434
"Imagino-te, onde estiveres, com esse sorriso que é o teu super poder. Partes para toda a parte, livre, e assumindo a tua real dimensão." As palavras de Mariana Colaço, lidas no velório do músico.
Zé Pedro (1956-2017)

Palmas, música e a vénia dos Xutos no adeus 

4.106
Funeral de Zé Pedro realizou-se esta tarde e foi reservado à família. Missa de corpo presente foi nos Jerónimos. Parlamento vai decidir forma de homenagem que respeite a vontade do músico, diz Ferro.
Zé Pedro (1956-2017)

Crónica. Zé Pedro, adeus ao bom bad boy

2.774
Não se ficou pela imitação nem pela desconstrução; foi a coisa a sério: a rock star num país sem rock stars. Viveu e morreu como os da sua casta – depressa de mais. Por Alexandre Borges.
Zé Pedro (1956-2017)

Xutos: a cronologia do início de uma banda

663
O Observador publica um excerto do livro "Aqui: Xutos & Pontapés", de Rolando Rebelo. Entre 1955 e 1981, como Zé Pedro ajudou a criar o maior grupo da história do rock português.
Zé Pedro (1956-2017)

A vida de Zé Pedro em imagens 

744
Memórias da adolescência, concertos marcantes e grandes paixões. São estas algumas das fotos que marcaram a carreira do guitarrista dos Xutos e Pontapés.
Zé Pedro (1956-2017)

Zé Pedro. "Trata-me por tu, sempre por tu"

3.471
No meio do circo de feras que era um concerto dos Xutos & Pontapés, Zé Pedro, agarrado à guitarra, queria ser mais feroz que os outros. E depois, fora de palco, a rockstar era o nosso melhor amigo.
Zé Pedro (1956-2017)

"O nosso Zé Pedro deixou-nos hoje. Foi em paz"

9.503
O guitarrista da banda Xutos & Pontapés Zé Pedro morreu esta quinta-feira aos 61 anos. Zé Pedro tinha sido diagnosticado com Hepatite C. Em 2011, o guitarrista fez um transplante de fígado.
Zé Pedro (1956-2017)

Crónica. Zé Pedro, fundamental

1.459
"Há um género de pessoa 'tipo Zé Pedro'. Isso é a maior marca. Ser tão único, que numa espécie de catalogação, há um separador a dizer 'Zé Pedro'", escreve Pedro Trigueiro.
Zé Pedro (1956-2017)

Especial/ "A guerra está à porta e as músicas são lamechas"

1.921
Não sabia que as cidades tinham luzes até ter saído de Timor, diz que pagou a fatura pelo "sexo, drogas e rock n'roll", mas não se importa porque soube lutar. Zé Pedro morreu esta quinta-feira.
Zé Pedro (1956-2017)

Vídeo. A despedida de Zé Pedro em 10 segundos

9.033
No início do mês, um momento emotivo entre Zé Pedro e os Xutos marcou o último concerto da banda. O vídeo de 10 segundos foi partilhado pelo guitarrista no Facebook. "Eu sei lutar e acreditar", dizia.
Fado

Na estrada com... Carminho

Adrenalina. Tom Jobim com sotaque português. E os fãs que a fizeram assinar os braços: "Cada gesto de simpatia dá-nos força para continuar. É tão especial que quando não há... sentimos falta"
NOS Alive

Pearl Jam confirmados no NOS Alive

3.472
É a mais longa ausência da banda de Seattle em Portugal. O concerto acontece no dia 14 de julho de 2018 e marca o fim da digressão europeia de verão dos Pearl Jam.
Escritores

"Não preciso investigar mais a ditadura no Chile"

214
Em entrevista ao Observador, Isabel Allende falou do novo romance, "Para Lá do Inverno", criticou Donald Trump e os "sentimentos negativos" que já existiam nos Estados Unidos antes dele.
Cinema

O adeus muito “zen” de Harry Dean Stanton

Realizado em estreia pelo seu colega John Carroll Lynch, o último filme do lendário actor americano homenageia-o e tira-lhe o retrato sob forma ficcional. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um filme de sobrevivência romântico com Kate Winslet e Iris Elba, a nova realização de Louis C.K. e "Lucky", a despedida de Harry Dean Stanton, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Concertos

Bob Dylan atua em março em Lisboa

878
Desde 1993, Dylan tocou seis vezes em Portugal: no Porto, em Cascais, Lisboa e Vilar de Mouros. Os bilhetes estão à venda a partir de 1 de dezembro.
Crítica de Música

U2: cuidado baby, a experiência pode dar preguiça

"Songs of Experience" é o novo álbum da banda irlandesa. Mas é só mais um álbum, nada muda depois de o ouvirmos e quando chegar a altura de os ver ao vivo, será sempre à espera do que já lá vai.
Exposições

Inaugurada exposição de Almada Negreiros no Porto

Uma exposição com cerca de 90 obras do artista José de Almada Negreiros, incluindo alguns inéditos, vai ser inaugurada no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto.
Prémios e Galardões

Ana Teresa Pereira é a vencedora do Prémio Oceanos

O romance "Karen", da madeirense Ana Teresa Pereira, é o grande vencedor da edição deste ano do Oceanos — Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, no valor de 100 mil reais (cerca de 26 mil euros).
Exposições

Pessoa e contemporâneos no Museu Rainha Sofia

"Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura" vai inaugurar em fevereiro, segundo o calendário do museu de Madrid, publicado no site oficial da instituição.
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão: 5 milhões de euros para o Festival

A Câmara de Lisboa vai aplicar "até cinco milhões de euros" no Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá na capital em maio. São esperados mais de 30 mil fãs e 1.500 jornalistas.
Cinema

No filme de Louis C.K. tudo é desconfortável

Passou no Lisbon & Sintra Film Festival e estreia-se no dia 30. "I Love You, Daddy" é sobre mulheres num mundo de homens, poder, assédio, dignidade e respeito. Não há como esconder o elefante na sala.
Cinema

Cine Atlântico: o amor aos filmes é incondicional

A 2ª edição da mostra dedicada ao mar e às ilhas aconteceu na Terceira, numa tela nublada, com hipótese de boas abertas. Uma pequena ode ao trabalho dos cineclubes nas periferias.
Música

Jay-Z lidera nomeações dos prémios Grammy

O rapper Jay-Z está nomeado para oito Grammys, incluindo Gravação do Ano, Atuação do Ano e Álbum do Ano. Bruno Mars, que atua em Portugal no próximo ano, está nomeado para três categorias.
Festivais de Cinema

Terrence Malick e Coppola, só no Porto/Post/Doc

O festival que decorre no Porto até 3 de dezembro traz uma seleção cinematográfica cuidadosa, entre realizadores consagrados e novos autores na competição internacional. Também há festas e concertos.
Cultura

Miguel Esteves Cardoso e Bruno Nogueira na RTP1

192
Estreia-se a 5 de dezembro o programa "Fugiram da Casa de Seus Pais". Os protagonistas dos 13 episódios são também anfitriões de convidados que conversam sobre tudo e sobre nada, sem tretas.
Música

Plágio. Tony e editora chegam a acordo

488
Juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa propôs a doação de 20 mil euros às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra. Tony Carreira foi ouvido durante a manhã.
Videojogos

"Sonic Forces": a desilusão final de Sonic

Os tempos áureos do ouriço mais famoso da História dos videojogos já lá vão. O que resta nos dias de hoje são resquícios de mediocridade.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site