Logo Observador
Vodafone Paredes de Coura

Em Paredes de Coura, cantaram-se os parabéns

Os Mão Morta deram um dos melhores concertos da noite (e cantaram os parabéns) e os Future Islands criaram uma pista de dança a céu aberto. Kate Tempest não perdoou.

Cinema

"A Torre Negra": Stephen King versão "copy/paste"

Não é tarefa fácil adaptar ao cinema (e à televisão) a "obra máxima" do autor de "The Shining", como se pode ver por este primeiro e pouco satisfatório filme. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Uma tragicomédia em episódios de Todd Solondz, as duas obras-primas musicais rodadas por Jacques Demy nos anos 60 e agora repostas, e "A Torre Negra", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.

Na estrada com...

Nos bastidores de um concerto de Miguel Araújo

O autocarro que pertenceu ao Rio Ave. As histórias que inspiram as músicas. O que tem de ter no camarim. Os bêbados a cantar "Anda comigo ver os aviões". E o taxista que se abraçou a ele a chorar

Livros

O que é que a literatura húngara tem?

No século XX, os autores húngaros ganham um ímpeto que ainda não tinham descoberto. Com a publicação em Portugal de obras de Milan Füst e Antal Szerb, Carlos Maria Bobone recorda a Hungria essencial.

Cinema

Charlize Theron gelada na Guerra Fria

168

A actriz é uma agente do MI6 nesta fita de espionagem e acção passada em Berlim pouco antes da queda do Muro, muito inferior aos filmes do género que evoca. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Poesia

António Reis, poeta há 50 anos esquecido

1.059

A última vez que se publicaram os Poemas Quotidianos de António Reis foi em 1967, há 50 anos. A Tinta da China acaba resgatá-los do esquecimento e faz um dos grandes acontecimentos literários do ano.

Livros

Cinema

Crónica. Play it, Sam

Shepard, Sam Shepard (1943-2017). Imagino as vezes que te trocaram as voltas e acrescentaram um "pê" ao teu segundo nome de guerra, querido Sam.

Óbito

Morreu o ator norte-americano Sam Shepard

416

Foi considerado mestre da dramaturgia norte-americana. Sam Shepard tinha 73 anos. Recebeu um prémio Pulitzer de Teatro e foi nomeado para o Óscar de melhor ator secundário.

Ao Vivo

D'Alva. O amor é uma missão

Para os D'Alva, um bom concerto é aquele em que as pessoas estão reunidas "em torno da mesma coisa". Boas energias, ao vivo na redação do Observador.

Cinema

Jeanne Moreau em 10 filmes fundamentais

411

Eurico de Barros recorda, numa dezena de filmes essenciais, a actriz que expressou como poucas toda a variedade e complexidade do feminino, graças a um raio de acção dramático invulgarmente amplo  

Óbito

Morreu a atriz francesa Jeanne Moreau

418

A atriz francesa Jeanne Moreau morreu esta segunda-feira de manhã em sua casa, em Paris. A lendária atriz de cinema participou nos filmes "Jules et Jim" e Fim-de-Semana no Ascensor".

NOS Alive: os concertos

NOS Alive: os concertos

Dance, Avalanche

A arte mágica do “sample” é feita no computador, mas pode ser levada a palco com alegria, inteligência e espetáculo. Ninguém terá percebido nada, mas toda a gente dançou.
Música

De onde vem este jazz de época alta?

Rui Neves, diretor artístico do Jazz em Agosto, festival que começa esta sexta feira, apresenta os primeiros nomes em cartaz e explica-nos que gente destemida é esta.

Cinema

A arrojada aventura galáctica de Luc Besson

283

A superprodução europeia baseada na histórica BD de Mézières e Christin quer bater Hollywood no seu próprio território e tem bastante que se lhe recomende. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.

Primavera: Os concertos

Entrevista

Álvaro Costa: "Achava que era imortal"

3.698

Nasceu no Porto no tempo da ditadura e nunca imaginou um dia estar frente a frente com os ídolos dos pósteres colados no quarto. Há seis meses, foi a morte que lhe apareceu à frente. E a vida mudou.

Música

Estes clássicos são mensageiros do jazz

A série "5 Original Albums" é uma nova série de caixas económicas da Blue Note que junta discos históricos a obras menos conhecidas e descatalogadas – é um convite à descoberta.

Livros

Jan Morris mudou de sexo e conta como foi

Tem hoje 90 anos e foi um dos mais famosos jornalistas britânicos dos anos 60. Na autobiografia "Enigma" revela pormenores sobre o dia em foi operada numa clínica de Marrocos. 

Na estrada com...

Vídeo especial: na estrada com Samuel Úria

O Observador foi para a estrada com o "Trovador de Patilhas". De manhã, perdeu a voz. À noite, Úria preencheu de rock (e suor) a Casa do Povo de Santo Estêvão, em Tavira. A 27 de maio toca no Tivoli.

Livros

Jorge de Sena. O homem que queria ser tudo

233

Na altura em que a coleção Miniatura reedita "Sinais de Fogo", Carlos Maria Bobone escreve sobre o "romance abafado" onde Jorge de Sena tece "uma espécie de vida asfixiada num mundo pequenino".

Música

Ao Vivo

Ditch Days. "Liquid Springs" merece uma visita

A música dos Ditch Days é "cinematográfica e visual", por isso decidiram chamar ao disco de estreia "Liquid Springs". É um conceito onde apetece chegar.

Ao Vivo

Duquesa e o disco que "nem sequer faz sentido"

O novo disco de Duquesa, alter-ego de Nuno Rodrigues dos Glockenwise, é exatamente aquilo que ele queria que fosse. Sem pressão, sem estética e sem mácula. Fomos até ao seu "Norte Litoral".

Cinema

Uma impecável comédia dramática feminina

191

Catherine Deneuve e Catherine Frot interpretam duas mulheres diferentes como a pimenta e o açúcar, nesta fita da melhor cepa cinematográfica francesa. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas