Logo Observador
Martin Scorsese

“Silêncio”: fé, desesperança e crueldade

Há mais de 25 anos que Scorsese queria filmar o livro do autor católico japonês Shusaku Endo. É um "thriller" espiritual com muita tortura da carne e da alma. Eurico de Barros dá~lhe quatro estrelas

Ao Vivo

Lotus Fever ao vivo no Observador

Os Lotus Fever são jovens, trabalhadores e inquietos. A banda de Lisboa esteve no Observador para interpretar duas canções do novo álbum “Still Alive For The Growth”. Uma demonstração de talento.

Crítica de Livros

Gertrude Sein: uma americana em Paris

A propósito da reedição de "Paris França", Miguel Freitas da Costa recorda um livro que é "uma boa maneira de ser apresentado sem dor ao peculiar estilo dessa figura tutelar da ‘geração perdida'".

Ao Vivo

Rita Redshoes ao vivo no Observador

Depois do making of, apresentamos agora duas das novas canções de "HER", o álbum de Rita Redshoes que é "uma homenagem ao feminino". Veja a entrevista.

Teatro

Com Nuno Lopes fomos ao abismo e voltámos

852

A 18 de janeiro em Lisboa, a 9 de fevereiro no Porto, o ator faz "A Noite da Iguana", de Tennessee Williams. Acompanhámo-lo entre ensaios e dúvidas e descobrimos um "gigante delicado".

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Samuel Úria

Fez um dos álbuns de 2016, "Carga de Ombro", e vai fazer parte do conjunto de concertos nos 10 anos do Musicbox. Com desenhos, diz-nos quem foi o seu primeiro ídolo e o que faria se não fosse músico.

Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um filme sobre a morte do Rei-Sol, a reposição de "O Estado das Coisas", de Wim Wenders, rodado em Portugal em 1982, e "Homenzinhos", de Ira Sachs, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana

Crítica de Livros

Quem quer ser canalha como Bukowski?

"A Sul de Nenhum Norte" reúne 27 contos que mostram o mundo do autor germano-americano, os seus dotes enquanto escritor e uma interpretação particular sobre o que é ser Homem, escreve João Pedro Vala.

Livros

Morreu o sociólogo Zygmunt Bauman

611

Foi um dos mais influentes pensadores da sociedade contemporânea e estudou conceitos fundamentais como a fluidez da identidade. Morreu aos 91 anos na cidade inglesa de Leeds.

Ao Vivo

Noiserv ao vivo no Observador

David Santos tem agenda cheia este mês de novembro para apresentar "00:00:00:00", o novo disco que é a banda sonora de um filme que não existe. No terraço do Observador, Noiserv estreou dois temas.

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Lucy Pepper

"Como Não Morrer de Fome em Portugal" é o título do livro que reúne crónicas de uma inglesa há muito apaixonada pelo nosso país. As perguntas são sobre gostos e hábitos, as respostas também.

Livros

Ao Vivo

Dino d’Santiago ao vivo no Observador

O cantor e compositor despiu algumas canções do novo álbum "Eva" e fez "Unplugged", um EP que vai apresentar ao vivo no Misty Fest, dia 3 de novembro em Lisboa e dia 6 no Porto.

Crítica de Livros

Ferro de bom quilate

203

"Importa elogiar abertamente a afeição, a coragem e o desassombro de Rita Ferro em chamar o avô a um aqui e agora que teima em ser-lhe tão indiferente", escreve Vasco Rosa.

Festivais

Portugal em destaque no festival Eurosonic

427

A escolha de Portugal como país em destaque no festival Eurosonic, na próxima semana, na Holanda, vai ser "um claro ponto de viragem na música portuguesa", defende o responsável Nuno Saraiva.

Ao Vivo

Nelson Freitas ao vivo no Observador

"Miúda Linda", "Break of Dawn" e "In My Feelings". Três temas tocados e cantados ao vivo no Observador, com entrevista a Nelson Freitas. De que é feito o Mel do artista que canta em três línguas?

Crítica de Livros

Onde está a direita?

111

"Da direita à esquerda", de António Araújo, é mais e menos do que inicialmente se propunha, escreve Miguel Freitas da Costa. É, na realidade, uma mais vasta exploração do nosso Portugal Contemporâneo.

Ao Vivo

Rodrigo Leão e Scott Matthew ao vivo no Observador

Rodrigo Leão e Scott Matthew vieram apresentar "Life Is Long", um álbum emocional e melancólico, foi feito sem pressas, com o oceano Atlântico pelo meio. Oiça dois dos novos temas e a entrevista.

Óbito

Morreu o ator Jacinto Durães

287

O ator, de 44 anos, morreu na segunda-feira vítima de doença, segundo fonte próxima da família. Jacinto Durães trabalhou em companhias de teatro como Seiva Trupe e Teatro Experimental do Porto.

Cinema

Cinema: 12 apostas para 2017

300

Filmes dramáticos, de guerra, ficção científica, históricos, musicais e comédias, vindos dos EUA, da Europa ou do Brasil, estão entre as 12 escolhas para o novo ano feitas por Eurico de Barros.

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Nuno Markl

É um dos nomes em cartaz no Famous Fest, que entre 30 de setembro e 1 de outubro está na LX Factory, em Lisboa. Pelo palco vão passar histórias pessoais e humor. Estas perguntas fazem o mesmo.

Música

Arte

As exposições que queremos ver em 2017

1.418

Almada Negreiros em Lisboa, Ângelo de Sousa em Paris ou o Egipto surrealista em Madrid. Entre as confirmações já reveladas, reunimos algumas das exposições mais esperadas do novo ano.

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Herman José

O novo programa de Herman estreia-se na RTP1 dia 21 às 22h45. "Cá por Casa" é um talk-show com cultura, entrevistas e Maria Rueff, tal como as respostas desenhadas que o humorista deu ao Observador.

Cinema

"A Luz Entre Oceanos": melodrama em dose reforçada

O filme de Derek Cianfrance, passado na Austrália após a I Guerra Mundial, tem dois actores irrepreensíveis, mas é um puxa-lágrimas escancarado e arrepelado. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas 

Teatro

Teatro e dança: novidades de 2017

“Sócrates tem de Morrer” em Coimbra. Romeo Castellucci no Porto. “A Noite da Iguana” em Lisboa e a nova criação do Teatro Praga. Descubra o que há para ver nos próximos três meses.

Arte

Quem é o pintor mais falsificado em Portugal?

230

Já foi quase uma indústria mas hoje os casos são cada vez menos. Depois da recente polémica com os quadros de Van Gogh, quisemos saber: há mercado para arte falsa em Portugal? E sobre que artistas?

Cinema

Adeus, Princesa

257

Faltavam talvez 15 ou 20 anos para storytellers como a Disney ou a Marvel arriscarem a sério em lutadoras protagonistas femininas. A princesa dizia-nos que era possível, escreve Susana Romana.

Cinema

Que a Força esteja com ela

210

Até um leigo em Star Wars como Pedro Vieira sente algum pesar quando nos despedimos de uma actriz e de uma personagem que se lhe colou à pele. E Carrie Fisher foi mais que uma princesa rebelde.

História

A barbaridade de não ter barba

100

A barba tem qualquer coisa de sagrado e outra qualquer de desleixo, tem importância religiosa, literária, moral, etnográfica e o mais que se foi vendo. Recordamos como e porquê.

Livros

"Está a acontecer quase um contra-Iluminismo"

604

Rogério Casanova entrevistou o escritor britânico, que fala de Trump e Clinton, das memórias do amigo Christopher Hitchens e do Holocausto que se lê em "A Seta do Tempo", agora publicado em Portugal.

Cinema

Morreu Zsa Zsa Gabor

160

A atriz de origem húngara morreu este domingo depois de não ter resistido a um ataque cardíaco. Tinha 99 anos.  

Cinema

Cinema

O duro mistério de “Silêncio”

O tema crucial da obra de Scorcese é o da barreira cultural entre uma religião estrangeira e a cultura japonesa. O «Silêncio» é um filme tão difícil como o romance de Shusako Endo (1923-1996).
Ao Vivo

Marta Pereira da Costa ao vivo no Observador

É jovem, talentosa e rara. Contam-se pelos dedos as mulheres que sabem tocar guitarra portuguesa, mas Marta arrisca dar um salto gigante com o disco de estreia que veio apresentar ao nosso terraço.