Logo Observador
Cinema

Um "Santo" de culto e um distintíssimo Bond

Morreu o homem que chegou à fama com um papel na televisão, em "O Santo", e outro no cinema, como o agente 007. Eurico de Barros recorda um actor amável, sem peneiras e consciente das suas limitações.

Morte

Morreu o agente 007, Sir Roger Moore

Em atualização2.346

Morreu Sir Roger Moore, um dos atores mais reconhecidos que representaram o papel de James Bond, o 007. O óbito foi confirmado esta terça-feira pela família.

Reino Unido

Roger Moore, uma carreira em 22 fotografias

224

Roger Moore, célebre por representar James Bond, morreu esta terça-feira aos 89 anos. O seu percurso conta com mais de 30 filmes e séries como "O Santo". Recorde alguns momentos e trabalhos marcantes.

Na estrada com...

Vídeo especial: na estrada com Samuel Úria

O Observador foi para a estrada com o "Trovador de Patilhas". De manhã, perdeu a voz. À noite, Úria preencheu de rock (e suor) a Casa do Povo de Santo Estêvão, em Tavira. A 27 de maio toca no Tivoli.

Música

Salvador Sobral: "Jamais tive tanto público"

1.978

No Marco de Canaveses, para dar o primeiro concerto depois de ter conquistado a Eurovisão, Salvador Sobral levou este sábado pouco mais que os músicos e a voz, com um público ansioso por celebrá-lo.

Televisão

Um dia inteiro a ver o Arquivo da RTP

176

Um homem, um filho e um site com as imagens guardadas pela RTP. Durante um dia, Pedro Vieira não fez mais nada. E quando se começa a ver uma pérola do arquivo, o efeito dominó é inevitável.

Cinema

“Alien: Covenant”. O bicho anda de novo à solta

251

Ridley Scott continua ao leme da nova trilogia da saga "Alien" e este filme, apesar de visual e emocionalmente intenso, é também bastante familiar. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas, mas à justa.

Cinema

Três filmes para ver esta semana

O documentário "I Am Not Your Negro - Eu Não Sou o Teu Negro", de Raoul Peck, o drama semi-fantástico"Planetário" e "Alien: Covenant", de Ridley Scott, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.

Ao Vivo

Ditch Days. "Liquid Springs" merece uma visita

A música dos Ditch Days é "cinematográfica e visual", por isso decidiram chamar ao disco de estreia "Liquid Springs". É um conceito onde apetece chegar.

Livros

Café Gelo: 60 anos de um grupo que nunca existiu

1.143

Depois de Costa e Buíça dali terem saído para matar o rei D. Carlos, o Gelo voltou a ser um café normal. Por isso, quando em 1957 começaram a aparecer ali jovens pintores e poetas, ninguém desconfiou.

Ao Vivo

Duquesa e o disco que "nem sequer faz sentido"

O novo disco de Duquesa, alter-ego de Nuno Rodrigues dos Glockenwise, é exatamente aquilo que ele queria que fosse. Sem pressão, sem estética e sem mácula. Fomos até ao seu "Norte Litoral".

Cinema

O mundo trocado por miúdos

280

O filme animado do suíço Claude Barras esteve nomeado ao Óscar e fala de coisas muito sérias que implicam os adultos e as crianças, sem perder humor e ternura. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.

Ao Vivo

A doce melancolia de Luísa Sobral

Estivemos em casa de Luísa Sobral para conhecer “Luísa”, o álbum que vai ser apresentado no dia 1 de fevereiro no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa, e dia 8 na Casa da Música no Porto. Tudo é conforto.

Cinema

Quem ganhou os MTV Movie & TV Awards 2017

O filme "A Bela e o Monstro" e a série "Stranger Things" foram os vencedores da noite ao arrecadarem dois prémios sem distinção de género. Emma Watson agradeceu e Taraji P. Henson apelou à igualdade.

Ao Vivo

Rita Redshoes ao vivo no Observador

Depois do making of, apresentamos agora duas das novas canções de "HER", o álbum de Rita Redshoes que é "uma homenagem ao feminino". Veja a entrevista.

Arte

Azulejo desperta interesse crescente em Portugal

330

Diretora do Museu Nacional do Azulejo diz que o Dia Nacional do Azulejo, que hoje se assinala, é um importante passo na candidatura à UNESCO deste património tem despertado um interesse crescente.

Cinema

Cinema. Concursos do ICA abrem segunda-feira

Os concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual de 2017 abrem na segunda-feira, com um total de 18,5 milhões de euros, revelou o Instituto do Cinema e Audiovisual, esta sexta-feira.

Cinema

Uma aventura encalhada em terra de ninguém

184

O novo filme de James Gray retrata a obsessão de uma personagem real, o explorador inglês Percy Fawcett, mas falta-lhe o impulso épico ou o rasgo de loucura. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Cinema

Dez apostas para o IndieLisboa 2017

196

O IndieLisboa vai exibir quase 300 filmes entre os dias 3 e 14. Eurico de Barros seleccionou 10 títulos de entre esta vasta oferta, abrangendo documentários e ficções de muitas proveniências e estilos

Ao Vivo

Noiserv ao vivo no Observador

David Santos tem agenda cheia este mês de novembro para apresentar "00:00:00:00", o novo disco que é a banda sonora de um filme que não existe. No terraço do Observador, Noiserv estreou dois temas.

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Lucy Pepper

"Como Não Morrer de Fome em Portugal" é o título do livro que reúne crónicas de uma inglesa há muito apaixonada pelo nosso país. As perguntas são sobre gostos e hábitos, as respostas também.

Cinema Português

A arte de vender atores portugueses

Dezenas de diretores de casting estão em Lisboa para conhecer atores portugueses. A iniciativa chama-se Passaporte e é organizada por Patrícia Vasconcelos. O Observador assistiu às audições. 

Humor

O regresso de Bruno em "Aleixo Psi"

593

Estreia-se esta sexta-feira a nova série que mostra o cão-ewok a explicar de onde vem e para onde talvez vá, com psicologia pelo meio. Desculpa perfeita para recordar uma história que é uma animação.

Livros

Ao Vivo

Dino d’Santiago ao vivo no Observador

O cantor e compositor despiu algumas canções do novo álbum "Eva" e fez "Unplugged", um EP que vai apresentar ao vivo no Misty Fest, dia 3 de novembro em Lisboa e dia 6 no Porto.

Cinema

A maratona da fé no feminino segundo João Canijo

639

O novo filme de João Canijo não é "pró" nem contra Fátima. É sobre mulheres em peregrinação a pé e o que a estrada, o cansaço e o sacrifício lhes fazem. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.

Cinema

Morreu o realizador Jonathan Demme

264

Estes foram dois dos filmes mais populares do cineasta americano, o mesmo que mudou a forma como a música chegou aos ecrãs, com "Stop Making Sense" e o trabalho feito com Neil Young. Tinha 73 anos.

Música

O Out Jazz vai regressar aos jardins de Lisboa

12.083

O jazz dá-lhe nome, mas nem todos os 46 momentos musicais que vão acontecer entre maio e setembro se dedicam a este estilo. Os DJs, os comes e bebes e o convívio fazem o resto. Eis o cartaz completo.

Livros

O veto ao Evangelho de Saramago, 25 anos depois

869

Em 1992, o subsecretário de Estado da Cultura afasta José Saramago de um prémio literário. Magoado, o escritor deixará Portugal e anos depois ganhará o Nobel. Sousa Lara diz ter rezado por ele.

Ao Vivo

Nelson Freitas ao vivo no Observador

"Miúda Linda", "Break of Dawn" e "In My Feelings". Três temas tocados e cantados ao vivo no Observador, com entrevista a Nelson Freitas. De que é feito o Mel do artista que canta em três línguas?

Livros

Roberto proibiu-lhe o livro mas ainda é o rei

126

Paulo César de Araújo escreveu a história de Roberto Carlos mas os livros ficaram no armazém. Nunca deixou de ouvir as canções e de adorar o rei: "Sou um dos milhões de amigos que ele desejou ter”.

Ao Vivo

Rodrigo Leão e Scott Matthew ao vivo no Observador

Rodrigo Leão e Scott Matthew vieram apresentar "Life Is Long", um álbum emocional e melancólico, foi feito sem pressas, com o oceano Atlântico pelo meio. Oiça dois dos novos temas e a entrevista.

Crítica de Livros

O mito de Gonçalo M. Tavares

122

Só com um verdadeiro talento é possível fazer literatura da linguagem anti-literária. O autor do novo "A mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado" conseguiu criar o estilo a partir da falta dele.

Leitura

"Aprender a ler é uma máxima a honrar"

308

Durante o lançamento da nova fase do Plano Nacional de Leitura, a comissária, Teresa Calçada, defendeu a importância da leitura, "um bem a que todos têm direito e a que todos devem ter acesso". 

Poesia

Daniel Jonas, o mais alto da poesia portuguesa

897

Tal como a poesia que escreve, Daniel Jonas é esquivo, difícil, não mendiga reconhecimento, nem leitores. "Canícula", o seu novo livro confirma-o como o mais velho poeta português da actualidade.

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Nuno Markl

É um dos nomes em cartaz no Famous Fest, que entre 30 de setembro e 1 de outubro está na LX Factory, em Lisboa. Pelo palco vão passar histórias pessoais e humor. Estas perguntas fazem o mesmo.

Teatro

Um espetáculo impróprio para quem tem medo(s)

226

Nunca se viu uma peça assim por cá. Literalmente. A "candidata" à presidência de Cuba pegou em "Endgame" de Samuel Beckett e vai pôr o público a olhar para a ação uns metros acima do chão, no Porto.

Música

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Herman José

O novo programa de Herman estreia-se na RTP1 dia 21 às 22h45. "Cá por Casa" é um talk-show com cultura, entrevistas e Maria Rueff, tal como as respostas desenhadas que o humorista deu ao Observador.

Arte

José Pedro Croft em Veneza quer ser "eficaz"

O projeto com seis esculturas de José Pedro Croft, para a Bienal de Arte de Veneza 2017, "implica ser eficaz, não basta que seja uma boa presença" naquela mostra internacional de arte contemporânea.

Cinema

Regresso ao Japão com o génio de Kenji Mizoguchi

352

Uma das obras-primas do mestre japonês, passada no século XVI e realizada em 1953, destaca-se no ciclo de filmes que lhe é dedicado no Espaço Nimas. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.

Crítica de Música

Father John Misty decide morrer

O músico americano quer obrigar o alter-ego a fazer de Josh Tillman mas no novo álbum é, mais do que nunca, o líder. E nós o rebanho tresmalhado, à espera da homilia no Coliseu de Lisboa, em Novembro.

Cinema

Dois filmes para ver esta semana

Uma comédia com os veteranos Michael Caine, Morgan Freeman e Alan Arkin, e o documentário "Paula Rego, Histórias e Segredos", são as escolhas desta semana de Eurico de Barros

Televisão

Porque é que 'Prison Break' está de volta?

153

Regressa esta quarta feira a quinta temporada de uma história que se julgava sem retorno. Alguns críticos nos EUA, onde a série já se estreou, não percebem a razão. Outros garantem que está tudo bem.

Cinema

Ao Vivo

Marta Pereira da Costa ao vivo no Observador

É jovem, talentosa e rara. Contam-se pelos dedos as mulheres que sabem tocar guitarra portuguesa, mas Marta arrisca dar um salto gigante com o disco de estreia que veio apresentar ao nosso terraço.