Logo Observador
Teatro

Um D. João Português: Luís Miguel Cintra regressa

É a primeira peça em que o encenador trabalha depois do encerramento do Teatro da Cornucópia. A apresentação está marcada para dia 1 de abril Pólo da Junta do Afonsoeiro, no Montijo.

Livros

As histórias de Uma Aventura em 35 anos

577

Chega agora às livrarias "Uma Aventura em Conímbriga", o 59.º título de uma coleção que começou em 1982. As autoras, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, recordam o início, as viagens e as mudanças.

Arte

"A minha mãe é como uma estrela cheia de glamour"

1.721

O documentário “Paula Rego – Secrets And Stories” estreia-se na TV britânica dia 25 e chega a Portugal em Abril. Falámos com o realizador, o filho da artista: "Quase fui à falência com este filme".

Ao Vivo

Duquesa e o disco que "nem sequer faz sentido"

O novo disco de Duquesa, alter-ego de Nuno Rodrigues dos Glockenwise, é exatamente aquilo que ele queria que fosse. Sem pressão, sem estética e sem mácula. Fomos até ao seu "Norte Litoral".

Livros

Conto inédito: "Uma Aventura no Observador"

138

A propósito do lançamento de mais um título da coleção, as autoras de "Uma Aventura" tomaram o Observador como cenário para uma história original, com um rapto em pleno Bairro Alto.

Ao Vivo

Mafalda Veiga. "Praia" é o melhor da vida

"Praia", o nono álbum de estúdio de Mafalda Veiga, é um passo em direção à marca dos 30 anos de carreira. Apresentações ao vivo no Teatro Tivoli BBVA no dia 4 de março e na Casa da Música no dia 8.

Cinema

Humor negro e bons sentimentos na Suécia

160

Esta história de um sueco viúvo e com muito mau feitio foi um sucesso em toda a parte, inclusive nos EUA, e concorreu ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.

Cinema

Dois filmes para ver esta semana

"Alice nas Cidades", o primeiro de uma trilogia de filmes deambulantes de Wim Wenders, e a comédia dramática sueca "Um Homem Chamado Ove", são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.

Música

Chuck: o último álbum chega em junho

É um conjunto de dez canções, gravadas entre 1991 e 2014. Duas versões e oito originais, registadas em sessões de estúdio que contaram com a participação dos filhos do músico, Charles e Ingrid.

Ao Vivo

A doce melancolia de Luísa Sobral

Estivemos em casa de Luísa Sobral para conhecer “Luísa”, o álbum que vai ser apresentado no dia 1 de fevereiro no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa, e dia 8 na Casa da Música no Porto. Tudo é conforto.

Ao Vivo

Rita Redshoes ao vivo no Observador

Depois do making of, apresentamos agora duas das novas canções de "HER", o álbum de Rita Redshoes que é "uma homenagem ao feminino". Veja a entrevista.

Ao Vivo

Noiserv ao vivo no Observador

David Santos tem agenda cheia este mês de novembro para apresentar "00:00:00:00", o novo disco que é a banda sonora de um filme que não existe. No terraço do Observador, Noiserv estreou dois temas.

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Lucy Pepper

"Como Não Morrer de Fome em Portugal" é o título do livro que reúne crónicas de uma inglesa há muito apaixonada pelo nosso país. As perguntas são sobre gostos e hábitos, as respostas também.

Cinema

“A Bela e o Monstro”: vistoso mas pouco mais

577

A brilhante animação da Disney de 1991 é agora um filme em imagem real e muito decorado a efeitos digitais, com Emma Watson na Bela e Dan Stevens no Monstro. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Livros

Ao Vivo

Dino d’Santiago ao vivo no Observador

O cantor e compositor despiu algumas canções do novo álbum "Eva" e fez "Unplugged", um EP que vai apresentar ao vivo no Misty Fest, dia 3 de novembro em Lisboa e dia 6 no Porto.

Cinema

Animação: dez escolhas para a Monstra 2017

A 16ª edição da Monstra-Festival de Cinema de Animação de Lisboa decorre entre dias 16 e 26, e mostra mais de 500 filmes animados de todos os tipos. Eurico de Barros seleccionou 10 títulos e secções.

Música

"Falam num novo Elliott mas continuo à espera"

Larry Crane esteve com Elliott Smith no estúdio quando o músico gravou "Either/Or". 20 anos depois, produziu uma edição especial do álbum e, em entrevista, diz-nos que "nunca mais ouviu nada assim".

Ao Vivo

Nelson Freitas ao vivo no Observador

"Miúda Linda", "Break of Dawn" e "In My Feelings". Três temas tocados e cantados ao vivo no Observador, com entrevista a Nelson Freitas. De que é feito o Mel do artista que canta em três línguas?

Crítica de Livros

Coração e pouco mais que sexo

O primeiro romance de Sérgio Godinho tem alguns truques de contador de histórias. Mas, escreve Carlos Maria Bobone, "canções destas já nós ouvimos – assim, no pretérito perfeito".

Música

Uma volta redonda na dança profunda

139

Algures entre discoteca e festival de cerveja na mão, o Lisboa Dance Festival junta o melhor e o pior dos dois mundos. Do techno ao afro e ao hip hop, tudo se junta numa volta de 360º. Com fake staff.

Ao Vivo

Rodrigo Leão e Scott Matthew ao vivo no Observador

Rodrigo Leão e Scott Matthew vieram apresentar "Life Is Long", um álbum emocional e melancólico, foi feito sem pressas, com o oceano Atlântico pelo meio. Oiça dois dos novos temas e a entrevista.

Música

Slow J: 15 gifs de reacção ao disco do ano

482

Falta uma semana para a edição de "TAOSD - The Art of Slowing Down", primeiro álbum do rapper e produtor português. Vasco Mendonça já o ouviu e explica porque é que nada será como antes.

Livros

Salazar, o prosador desconhecido

132

Carlos Maria Bobone foi à procura do que há de literário nos "Discursos" recentemente reeditados. Encontrou referências que vão do Padre António Vieira a Alexandre Herculano.

Cinema

"São Jorge": Punhos de ferro contra a crise

323

O novo filme de Marco Martins passa-se durante os anos da austeridade e da Troika, e centra-se num pugilista endividado e à beira de perder a família. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Nuno Markl

É um dos nomes em cartaz no Famous Fest, que entre 30 de setembro e 1 de outubro está na LX Factory, em Lisboa. Pelo palco vão passar histórias pessoais e humor. Estas perguntas fazem o mesmo.

Música

Cinema

"São Jorge" nasceu nos ginásios de boxe

233

O realizador de "Alice" conta a Eurico de Barros como concebeu e rodou o seu novo filme, a história de um pugilista (Nuno Lopes) endividado que, empurrado pela crise, vai fazer cobranças difíceis.

Teatro

O teatro que se ouve: um ensaio sobre a cegueira

276

Sessão especial de "Encontrar o Sol" no São Luiz. Na plateia, os espectadores são cegos e contam com uma ajuda preciosa e amplamente desconhecida: a audiodescrição. Fomos ver o que é e como funciona.

Sem Palavras

Uma entrevista desenhada a Herman José

O novo programa de Herman estreia-se na RTP1 dia 21 às 22h45. "Cá por Casa" é um talk-show com cultura, entrevistas e Maria Rueff, tal como as respostas desenhadas que o humorista deu ao Observador.

Joan Miró

Governo fica com as 85 obras de Miró

578

O Governo chegou a um acordo com a leiloeira Christie, Manson & Woods Ltd e ficará com as 85 obras de Miró, sem pagar "quaisquer indemnizações", anunciou o Ministério das Finanças.

Livrarias

Livraria Ferin vendida ao fim de 177 anos

6.548

Sobreviveu ao fim da monarquia, à 1ª República, ao incêndio do Chiado, à concorrência. Só não sobreviveu à falta de leitores. O novo proprietário promete trazer uma revolução à velha Ferin.

Crítica de Livros

Lenine e a “Primavera Russa”

100

Há livros de História que valem não só pelo que tentam esclarecer no passado, mas também, pelos avisos nele contidos quanto ao futuro. Um deles é "Lenine no Comboio", de Catherine Merridale.

Livros

A história de Fátima, o milagre dos crentes

1.017

O Observador publica um excerto do livro que procura contar "Uma história portuguesa de Deus". Neste capítulo, Alexandre Borges escreve sobre "Fátima, que se impôs a Portugal, ao mundo e à Igreja".

Atores

Ruy de Carvalho recebido pelo Presidente

2.353

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe quarta-feira o ator Ruy de Carvalho, no dia em que completa 90 anos e 75 de carreira, e é homenageado no Casino Estoril.

Teatro

Teatro Praga: a primavera da vida é bonita?

133

Não costumam atirar-se a textos como este mas isso das regras não tem grande lugar aqui. O coletivo estreia “Despertar da Primavera, uma Tragédia de Juventude” no CCB, esta sexta-feira.

Cinema

Cinema

Anunciados vencedores da MONSTRA 2017

"A Minha Vida de Courgette", de Claude Barras, foi o vencedor do Grande Prémio. O Prémio de Melhor Filme Português foi para o videoclip da música "É Preciso que Eu Diminua", de Samuel Úria.
Ao Vivo

Marta Pereira da Costa ao vivo no Observador

É jovem, talentosa e rara. Contam-se pelos dedos as mulheres que sabem tocar guitarra portuguesa, mas Marta arrisca dar um salto gigante com o disco de estreia que veio apresentar ao nosso terraço.