|
Voltar de férias é um “pesadelo” para muitos. Eu tenho a sorte de não me incluir nessa lista, por uma simples razão: as novidades em Pebble Beach entram na categoria do “sonho” para qualquer amante de automóveis. Pense em Bugatti, Koenigsegg, Lamborghini, Bentley ou Aston Martin e concordará que ver a elite dos construtores de automóveis concentrada numa “terreola” da Califórnia é motivo mais que suficiente para fazer a temperatura subir em pleno Verão. |
Chega Agosto e, ano após ano, Pebble Beach dá provas de que a magia que a rodeia não se resume ao facto de ter campos de golfe lendários e habitantes com um poder de compra (muito) acima da média. E fá-lo precisamente durante a Monterey Car Week, uma semana dedicada não às quatro rodas, mas às pérolas de quatro rodas. Sejam estreias absolutas, exibições à porta fechada (só para convidados e confidenciais), leilões ou desfiles de clássicos, por aqueles “greens” a passadeira vermelha só se estende para o melhor que a indústria automóvel é capaz de fazer. |
Daí que tenha sido esse o palco escolhido pela Lucid Motors para revelar o Air Sapphire, a primeira versão da luxuosa berlina eléctrica norte-americana a montar três motores, que elevam a potência conjunta para 1217 cv. O objectivo? Fazer marcação cerrada ao Tesla Model S Plaid e, idealmente, batê-lo. Contudo, por mais impressionante que seja a potência deste Air, a realidade é que fica atrás dos 1385 cv (aqui extraídos de um motor a gasolina) do Koenigsegg CC850, o novo hiperdesportivo dos suecos que, de novo, tem essencialmente o facto de voltar a provar que o pequeno fabricante de Ängelholm não pede licença aos “grandes” na hora de surpreender. Quem imaginaria que seria possível fazer a ponte entre o passado e o futuro com uma caixa de velocidades? Só passou pela cabeça do fundador da marca, Christian von Koenigsegg, que conseguiu “meter” uma caixa manual com seis relações numa transmissão automática com nove velocidades… |
Quem deu mostras de ter “perdido a cabeça”, apresentando um roadster também em Pebble Beach, foi a Bugatti. Agora que tem o suporte tecnológico dos croatas da Rimac, a marca francesa prepara-se para dar o salto para os eléctricos e isso implica, necessariamente, pôr de lado o venerável W16 quadriturbo que anima o Chiron e todas as suas declinações. Sucede que, na hora da despedida, nada como trocar o “adeus” por um “olá, Mistral” – na essência, um Chiron Super Sport 300+ para andar de cabelos ao vento, destinado a dar continuidade ao legado do Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse. |
Mas houve mais um descapotável a esbanjar charme do outro lado do Atlântico. Ponha os olhos no novo DBR22 e verá que com este speedster a Aston Martin está, definitivamente, no bom caminho. Já a Lamborghini, antecipando a concorrência que aí vem (quando a Ferrari lançar o Purosangue), aproveitou para vitaminar o Urus. Por seu lado, a Bentley também se deu ao luxo da antevisão, mostrando com o Mulliner Batur o que nos reserva o futuro da marca, em termos de estilo. Ora, no meio de todo o “exibicionismo” que envolve a Monterey Car Week, a Maserati mostrou o que não queria: o GranTurismo Folgore foi “apanhado” sem qualquer disfarce e não era suposto… |
Depois de todas estas “bombas”, impõe-se recordar aquela que foi, possivelmente, a revelação mais surpreendente (no sector automóvel) neste período estival: a Volkswagen está disposta a acabar com o Golf. A informação foi avançada pela imprensa alemã e é, no mínimo, bombástica. Basta lembrar que, durante anos a fio, o compacto alemão foi (e ainda é) o modelo mais vendido da marca. E esta, apesar de estar a apostar tudo nos eléctricos, vai continuar a exportar para muitos mercados onde os automóveis eléctricos a bateria não são dominantes, nem o serão tão depressa. |
Até para a semana. |
|
“Bombas” em Pebble Beach
|
|
Bugatti
|
|
Chama-se Mistral e é o modelo escolhido pela Bugatti para encerrar o ciclo de vida do impressionante motor W16. Com 1600 cv, é o roadster mais veloz do mercado e foi revelado no Monterey Car Week.
|
|
|
|
Lucid Motors
|
|
A Lucid apresentou a versão mais potente do Air. A luxuosa berlina com 5 metros passa a montar três motores e a usufruir de 1217 cv, que podem tornar o Air Sapphire no familiar eléctrico mais rápido.
|
|
|
|
Koenigsegg
|
|
A Koenigsegg celebra, em simultâneo, os 20 anos do seu primeiro modelo e o 50º aniversário do fundador da marca com uma reedição do CC8S. O novo CC850 tem 1385 cv e… caixa manual e automática numa só.
|
|
|
|
|
Maserati
|
|
Nos últimos tempos, têm sido vistos protótipos de desenvolvimento do novo GranTurismo Folgore camuflados. Mas agora o eléctrico da Maserati com 1200 cv foi apanhado completamente despido de disfarces.
|
|
|
|
Bentley
|
|
A Bentley mostrou o novo Mulliner Batur, o coupé desportivo que é simultaneamente o mais potente modelo da marca e que aponta o estilo que podemos esperar das próximas criações, todas elas eléctricas.
|
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
A Lamborghini revelou em Pebble Beach o novo Urus Performante, o mais desportivo da gama. É mais leve, mais potente e ainda oferece o modo de condução Rally, destinado a ser usado em pisos de terra.
|
|
|
|
Aston Martin
|
|
A britânica Aston Martin mostrou o seu novo concept DBR22, um speedster elegante e desportivo, que vai fazer sonhar os amantes da marca. É o herdeiro do DBR1, que venceu as 24h de Le Mans em 1959.
|
|
|
|
Talvez lhe tenha escapado
|
|
Volkswagen
|
|
A imprensa alemã avança que a VW não vai construir uma nova geração do Golf, o seu modelo mais popular. Em linha com o CEO, para quem os veículos eléctricos têm vantagens nos segmentos mais pequenos.
|
|
|
|
Tesla
|
|
A Tesla iniciou a comercialização em Portugal dos Tesla Model S Plaid e Model X Plaid. Com três motores, a nova versão é proposta por 141.990€, atinge 322 km/h e vai de 0-100 km/h em 2,1 segundos.
|
|
|
|
Smart
|
|
A Smart, que melhorou em todos os aspectos desde que passou a ser detida pela Mercedes e pela Geely (joint venture 50-50), vai lançar uma versão Brabus do #1 com mais de 400 cv. Surge a 26 de Agosto.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Tesla
|
|
Anunciado em 2017, o tractor para semi-reboques da Tesla precisava de uma fábrica, de baterias e de postos de carga. As encomendas para o Semi abriram, mas já foram suspensas. Chega ao mercado em 2022
|
|
|
|
|
|
Renault
|
|
A Renault arrancou com as vendas do novo Mégane E-Tech eléctrico em França e os resultados não podiam ser melhores, na opinião do fabricante, que vendeu 25.000 unidades em apenas três meses.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
O ID. Buzz, o Pão de Forma eléctrico, está a permitir à VW recolher um dos maiores volumes de encomendas da sua história. A dois meses de iniciar as entregas, a marca superou 10.000 encomendas.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Ford
|
|
É de noite que ocorrem mais acidentes. E como um carro a circular a 90 km/h percorre 25 m/segundo, é com estes faróis que a Ford vai evitar deixar o condutor às cegas. Veja o que aí vem (literalmente)
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
A Lamborghini quer manter a porta aberta aos motores de combustão a gasolina sintética, mas continua a acreditar que o ideal são os modelos 100% eléctricos. Persegue o melhor dos dois mundos.
|
|
|
|
Toyota
|
|
A Toyota, um dos líderes na produção de células de combustível a hidrogénio, juntou-se à Universidade de Northwestern para desenvolver esta tecnologia e tornar as fuel cells mais eficientes.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Segurança
|
|
Há quem prefira os tradicionais sistemas de regulação das funções do automóvel através de botões, enquanto outros gostam mais de ecrãs tácteis. Estudo aponta qual o sistema mais rápido e seguro.
|
|
|
|
Mercado
|
|
Para um fabricante de automóveis, o ideal é ter clientes fiéis que continuam a desejar adquirir modelos da marca, seja devido à imagem ou à reputação. Mas esta realidade está a mudar, afirma estudo.
|
|
|
|
|
Bugatti
|
|
Dois ladrões tentaram assaltar à martelada o condutor de um Chiron em Londres, com o objectivo de lhe roubar um relógio avaliado em 119.000€. Mas o vidro do Bugatti resistiu melhor do que o esperado.
|
|
|
|
Ferrari
|
|
Em novo, um LaFerrari custava 1,5 milhões de euros, mas hoje pode ascender a 6 milhões. O dono de um destes Ferrari entregou o seu carro de sonhos ao valet para estacionar no Mónaco. E não correu bem…
|
|
|
|
|
|
|
|