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O combate às alterações climáticas está na ordem do dia. E se, por um lado, temos presente que a partir de 2035, na Europa, não se irão comercializar veículos novos equipados com motor de combustão, por outro lado, aumentam os investimentos para viabilizar a produção de combustíveis sintéticos. Mas, afinal, em que medida é que esta gasolina que não é obtida a partir do petróleo pode ser realmente uma aposta interessante para todas as partes? Isto é, satisfazendo simultaneamente os limites de emissões estipulados por Bruxelas; os interesses dos construtores, a quem os e-fuels dariam um enorme “jeito”, pois não implicam alterações nos motores já existentes; e, por fim, os próprios automobilistas. Sobretudo aqueles que, não querendo ou não podendo trocar de carro, apreciariam poder continuar a usufruir do seu veículo por terem como alternativa um combustível acessível e neutro em carbono. Será que este quadro idílico terá hipóteses de vir a concretizar-se, “salvando” os motores de combustão? E se sim, a que preço? Quais as vantagens e desvantagens? Encontra aqui a resposta a esta e a outras questões – inclusivamente, à dúvida sobre se os combustíveis sintéticos serão mais vantajosos para o ambiente do que os veículos eléctricos. |
Quem se mostra crente de que a tecnologia eléctrica vai evoluir, sobretudo por via do incremento da eficiência, é a Mercedes. A ponto de a marca da estrela se sentir confiante para prometer um modelo compacto, a bateria, capaz de percorrer mais de 1000 km entre visitas ao posto de carga. E está para breve – pelo menos, o concept que o antecipa já tem estreia mundial agendada para 3 de Janeiro. Já a Tesla, que por várias vezes surpreendeu o mercado com propostas a transbordar de confiança, continua à espera das células que lhe vão permitir colocar na estrada o Semi, a Cybertruck, o Roadster e o Plaid+… Os camiões já carregam, mas as entregas são outra conversa. |
Os chips são outro dos temas inevitáveis. A crise de fornecimento está para durar e já levou Audi, Volkswagen e Cupra a suspenderem a produção de eléctricos. Enquanto isso, a Ford decidiu tomar medidas para garantir que no futuro não terá de lidar com este problema, avançando para o fabrico dos semicondutores que precisa. |
A marca da oval azul foi ainda notícia por ter prescindido do apoio da Rivian para o desenvolvimento conjunto de veículos eléctricos, apesar de ter investido na jovem empresa que, hoje em dia, já vale mais que a própria Ford e até a Volkswagen. A propósito destes dois construtores, se quer ver o que se poderá esperar da próxima Amarok, nada como dar uma espreitadela à nova Ranger. Este modelo da Ford está habilitado para superar pisos inóspitos, como se espera de uma pick-up. Inesperado seria ver um coupé hiperdesportivo de 2,5 milhões a “brincar” na lama… Mas foi o que aconteceu pela mão de Mate Rimac, que não desperdiçou a oportunidade de se divertir antes do “abate” do Nevera. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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KIA
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Foi em Seul que a Kia fez a estreia mundial do seu novo Niro, crossover do segmento C que vai chegar a Portugal no segundo semestre de 2022. Nesta 2.ª geração, muda por completo por dentro e por fora.
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Ford
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A Ford revelou a 5.ª geração do seu modelo mais global, a pick-up Ranger. Tem chassi e suspensão melhorados, novos motores, mais equipamento e uma imagem mais sofisticada. Mas será preciso esperar.
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Mercado
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É um dos gigantes da indústria automóvel e quer surfar a onda da electromobilidade na Europa para conquistar mais clientes. Great Wall escolhe a Alemanha para implantar a sua sede europeia.
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Ferrari
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A marca do Cavallino Rampante lançou mais modelo da série Icona. Denominado Daytona SP3, é provavelmente o mais aerodinâmico Ferrari de sempre e monta o impressionante V12 com 828 cv.
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Curiosidades Auto
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Não é a primeira vez que aqui chamamos a atenção para o contínuo crescimento da dimensão das grelhas, como forma de tentar elevar o estatuto do veículo. E este monovolume desafia a concorrência alemã.
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Em modo eléctrico
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Mercedes-Benz
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O anúncio foi feito nas redes sociais pelo director de Operações da Mercedes. Markus Schäfer aponta mesmo um “alcance real superior a 1000 km” e agenda para 3 de Janeiro a revelação do Vision EQXX.
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DS
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A DS elevou a autonomia do seu pequeno SUV eléctrico, o Crossback E-Tense. Com pequenas modificações, o construtor francês conseguiu que os 46 kWh permitam ao modelo percorrer mais 7%.
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Tesla
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A Tesla continua a desenvolver o Semi, o tractor eléctrico para camiões semi-reboque. As encomendas acumulam-se, mas as entregas não arrancam, aguardando as células 4680. Mas já há Megachargers.
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Muito à frente
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Lamborghini
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A Automobili Lamborghini produz alguns dos melhores superdesportivos do mercado. Mas o seu centro de estilo concebe muitas outras coisas, como vivendas, que também se vendem que nem pãezinhos quentes.
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Supercarros
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A dúvida impõe-se. Quando os superdesportivos estiverem electronicamente obrigados a respeitar os limites de velocidade, não serão os seus clientes tentados a dar o salto para os carros voadores?
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Ford
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A falta de chips tem gerado enormes dores de cabeça à indústria automóvel, reduzindo a produção e, com ela, os lucros. Daí que a Ford tenha decidido avançar para a fabricação dos seus próprios chips.
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Ponha os olhos nisto
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Supercarros
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A Rimac prepara as entregas do Nevera, um monstro proposto por 2,5 milhões de euros, antes de impostos, e com 1914 cv. Porém, decidiu ir “brincar” com ele para a lama, por um bom motivo.
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Rolls-Royce
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Os clientes da Rolls-Royce gostam do bom e do melhor. E também não vão em modas. O fabricante diz-se disposto a propor revestimentos alternativos à pele verdadeira, mas (ainda) ninguém lhe pediu isso.
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Segurança
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Um defeito no sistema de recirculação dos gases de escape, que pode provocar incêndios nas unidades afectadas, vai levar a Mercedes a chamar à oficina cerca de 850 mil veículos.
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Alerta sonoro
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