|
|
|
|
A Audi foi das primeiras marcas do Grupo Volkswagen a arrancar para a aventura eléctrica com o e-tron. Mas este Q4 e-tron não tem rigorosamente nada a ver com essa estreia (e ainda bem). |
Se a Volkswagen ambiciona vender 500 mil unidades por ano do ID.4, o mano Q4 e-tron reúne os principais ingredientes para, também ele, se converter rapidamente num dos modelos mais vendidos com o emblema dos quatro anéis, embora haja ainda aspectos em que se esperava que a Audi fizesse melhor. O novo SUV surge em duas versões, contando no imediato com a alternativa Sportback, sinónimo de um estilo mais coupé, para alargar desde logo a base de potenciais clientes. Da plataforma ao equipamento, das baterias aos motores, contamos-lhe aqui quais são os principais argumentos do novo eléctrico da Audi, que vai chegar ao mercado já em Junho, com preços abaixo de 45.000€. |
O Enyaq iV, a interpretação checa também do Volkswagen ID.4, surge um pouco antes e, como é habitual na Skoda, com um outro posicionamento. Neste caso, os condutores portugueses podem contar com valores de 35.000€ para cima. |
Mas as novidades da semana não se esgotam aqui. A Citroën surpreendeu com um novo porta-estandarte, o C5 X, um curioso cruzamento entre berlina, carrinha e crossover, ao passo que a Jeep aproveitou para retocar o Compass, oferecendo-lhe condução semiautónoma. Já a Hyundai lança um Kauai N com mais raça e 280 cv e, ainda em termos de desportivos, o reputado Golf R de nova geração já está entre nós, inclusivamente com a divulgação de preços. |
A Volkswagen foi das marcas mais faladas ao longo da semana e por diferentes razões. Primeiro, ficou-se a saber que perdeu novo processo ainda relativo ao Dieselgate. Depois, veio a público que o actual “patrão” do conglomerado germânico, Herbert Diess, esteve quase a ser CEO da Tesla e nada impede que isso venha (mesmo) a acontecer. Seria uma questão de fazer umas actualizações ao contrato que já foi redigido… |
Entretanto, Elon Musk vai fazendo evoluir o sistema de condução 100% autónoma, pois não quer perder a vantagem tecnológica que detém sobre a concorrência. E quando todos os outros atiram lá mais para a frente a possibilidade de confiar por completo num sistema criado para substituir o condutor, o CEO da Tesla revela que o Full-Self Driving Beta está quase aí. Se for só para entregar umas pizzas em casa do cliente, a Domino’s também trata do assunto com um veículo sem condutor, pelo que se acabaram as gorjetas. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Citroën
|
|
A Citroën revelou o seu novo topo de gama. O C5 X assume-se como um crossover com a versatilidade de uma carrinha e a piscar o olho aos que desejam uma berlina de luxo. Chega em 2022 com versão PHEV.
|
|
|
|
Hyundai
|
|
A ideia de que um SUV não pode ser, simultaneamente, desportivo tem cada vez mais opositores. Há vários exemplos no mercado e agora a Hyundai junta-lhes o Kauai N, com um motor com 280 cv.
|
|
|
|
Alfa Romeo
|
|
O Tonale, o SUV mais pequeno e acessível da Alfa Romeo, logo a seguir ao Stelvio, sofreu um revés. A apresentação prevista para Outubro deve derrapar para 2022, para melhorar a versão híbrida plug-in.
|
|
|
|
|
Jeep
|
|
A Jeep refrescou o Compass, o seu SUV compacto. Com mais novidades por dentro do que por fora, o modelo conta com uma mão cheia de novos argumentos, com destaque para a condução semi-autónoma.
|
|
|
|
Lançamentos
|
|
A versão mais potente e desportiva do Golf já está disponível em Portugal. Trata-se do Golf R, equipado com um motor sobrealimentado com 320 cv e um sistema 4x4 para máxima eficiência.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Motos
|
|
Bhavish Aggarwal - o nome pode pouco ou nada dizer-lhe, mas é o homem por detrás da maior fábrica do mundo de scooters eléctricas: vai fazer 10 milhões de unidades/ano. Sai uma a cada dois segundos...
|
|
|
|
Vendas
|
|
O mercado nacional viu as vendas de veículos 100% eléctricos cair 30,3% no mês de Março, arrastando consigo os dados do 1º trimestre. Isto num mês em que o mercado total subiu 19,8%.
|
|
|
|
Cupra
|
|
A Cupra ultima os preparativos para a apresentação da sua interpretação mais prestacional do Volkswagen ID.3. O Cupra Born chegará o mercado ainda este ano e perde a camuflagem já no início de Maio.
|
|
|
|
|
Skoda
|
|
O “mano” checo do Volkswagen ID.4 chega ao mercado português no próximo mês, para já só com tracção traseira, três baterias, potências de 148 cv, 180 cv e 204 cv, e autonomias entre 355 e 537 km.
|
|
|
|
Ford
|
|
No mês em que está previsto o Mustang Mach-E chegar ao mercado português, o modelo da Ford é notícia e não pelos melhores motivos. Segundo a marca, a bateria de 12V pode morrer durante o carregamento.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Parece muito trabalho para uma corrida que se esgota num instante, mas isto é a realidade de Pikes Peak, a rampa com 20 km que se disputa uma vez por ano. A Bentley quer obter o recorde que lhe falta.
|
|
|
|
Condução Autónoma
|
|
Pandemia fez disparar o recurso a empresas de entrega de comida, mas esta actividade pode ter os dias contados. Pelo menos para a Domino’s, cujas pizzas vão passar a ir sozinhas para casa do cliente.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
A Tesla está a trabalhar há anos numa versão 100% autónoma do Autopilot e, segundo Elon Musk, a tecnologia está quase pronta a ser disponibilizada aos clientes. Sem LiDAR, sem radar e só com câmaras.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Segurança
|
|
Ler ou enviar mensagens enquanto se conduz equivale a percorrer um campo de futebol americano de uma ponta à outra, ao volante, mas sempre de olhos fechados. A Lexus abre-nos os olhos para os riscos.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Business Insider revela que o actual CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, esteve quase a assinar contrato com a Tesla para assumir os comandos da empresa liderada por Elon Musk. Em 2023, quem sabe?
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
O novo Dacia Sandero, um dos modelos mais apetecíveis do fabricante romeno do Grupo Renault, é proposto por valores a partir de 9000€, mas isso não implica abrir mão de sistemas multimédia modernos.
|
|
|
|
|
Supercarros
|
|
O Artura é um superdesportivo impressionante. Não só os 680 cv e a tracção traseira são sinónimo de puro prazer, como a mecânica híbrida plug-in poupa a carteira e o ambiente. E faz sorrir Ricciardo.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
O construtor alemão continua a braços com os problemas causados pelo Dieselgate, que teve de admitir em 2015. O tribunal não aceitou o apelo da Volkswagen e obrigou-a a pagar 80 milhões de euros.
|
|
|
|
|
|
|
|