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Os construtores têm vindo a encarar os veículos eléctricos das mais variadas formas, o que os obriga a diversos níveis de investimentos. Enquanto uns apostam nesta nova tecnologia com um pé atrás – às vezes até parece que com os dois… –, outros há que “colocam toda a carne no assador”, concebendo novas plataformas específicas, fábricas para as produzir e até infra-estruturas para gerar as células de que necessitam para as baterias. Entre estes últimos figuram os sul-coreanos da Hyundai e o novo Ioniq 5 é o seu primeiro exemplo. |
Usufruindo da parceria com os croatas da Rimac, este SUV eléctrico foi concebido sem limitações, à semelhança do seu “irmão” Kia EV6, de que já aqui falámos. E daí que figure entre os mais entusiasmantes do mercado. Tivemos oportunidade de o conduzir e dizemos-lhe o que gostámos mais e menos, bem como o que gasta, como recarrega e o tipo de comportamento e de conforto que evidencia. |
Com a Dacia a subir e a Alpine a colher também os frutos da nova estratégia de crescimento traçada por Luca de Meo, o Grupo Renault continua atento a novas oportunidades e desafios. Um deles tem a ver com o mercado sul-coreano, dominado naturalmente pelas marcas locais (Hyundai e Kia). A surpresa chegou-nos com a abordagem para tentar conquistar uma fatia desse mercado, com os franceses a unirem forças com os chineses da Geely, donos da Volvo e os maiores accionistas da Mercedes. |
Outro grande grupo, a Volkswagen AG, lidou em 2021 com uma queda de 4,5% nas vendas. Não foi o único a debater-se com esta realidade, devido sobretudo à falta de chips, mas a aposta na transição para mobilidade eléctrica suavizou a queda, na medida em que os veículos a bateria conseguiram praticamente duplicar o número de clientes conquistados face ao ano anterior. Mas o “fantasma” do Dieselgate continua a pairar sobre o conglomerado germânico e a pesar nas contas do grupo que, mais uma vez nos EUA, se viu na necessidade de pagar mais uns milhões para chegar a acordo com o estado do Ohio. O problema é que há 52 estados norte-americanos, pelo que os processos “individuais” não vão ficar por aqui… E, enquanto isso, a estratégia de electrificação do grupo para as marcas ditas de luxo também não aparenta estar a ser pacífica. Reflexo disso é a Porsche, que preferiu pagar 100 milhões para não ter de partilhar a plataforma do Grupo VW. |
Todo este rebuliço em torno de qual será o motor ideal para instalar no seu próximo veículo não é necessariamente apaziguado quando se metem ao barulho ministros e CEO. O recém-empossado ministro alemão dos Transportes resolveu lançar mais umas achas para a fogueira, afirmando que não aconselhava a escolha de veículos com motores de combustão. Por outro lado, o CEO da Honda, uma das marcas que de início mais investiu no hidrogénio, veio dizer que não acredita que sejam viáveis os motores que queimam este gás. Esta pequena afirmação coloca-o em rota de colisão com o seu homólogo da Toyota e alguns fabricantes germânicos, que defendem exactamente o contrário. |
Até para a semana. |
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Em marcha-atrás
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Lamborghini
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A partir do próximo ano, todos os Lamborghini lançados no mercado deixarão de funcionar só a gasolina. Todos os novos modelos montarão pelo menos um motor eléctrico e serão 100% eléctricos até 2030.
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Alfa Romeo
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O há muito esperado SUV da Alfa Romeo do segmento C, o Tonale, que foi originalmente apresentado como protótipo em 2019, vai finalmente ser revelado na sua versão definitiva a 8 de Fevereiro.
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Honda
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A nova geração do Honda HR-V já pode ser pré-reservada online. O preço anunciado pela marca nipónica é “chave na mão”, estando as primeiras entregas previstas para Março. Exclusivamente híbrido.
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Aston Martin
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O DBX é um SUV desportivo cujo motor 4.0 V8 biturbo fornece 550 cv, capazes de empurrar o modelo até aos 291 km/h, depois de passar pelos 100 km/h em 4,5 segundos. Agora prepara uma versão com 650 cv.
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Citroën
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O C5 Aircross, o SUV da gama média da Citroën, ganha novos argumentos de venda. A estética está mais refinada, sobretudo ao nível da frente, aliada aos interiores renovados. Chega a Portugal em Maio.
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Em modo eléctrico
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Renault
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A Renault vai reforçar a gama eléctrica com o lançamento do Mégane, do R5 e do R4, nos próximos quatro anos. Mas CEO foi mais longe e anunciou que, na Europa, a marca será 100% eléctrica já em 2030.
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Ferrari
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A Ferrari é uma máquina de gerar lucros chorudos com a venda de veículos, mas também do merchandising e a facturação nos parques de diversão. Para acolher os eléctricos que vêm aí, trocou de gestores.
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Elétricos
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A British Petroleum chegou à conclusão que os seus postos de carga rápidos em DC para veículos eléctricos asseguram tanto lucro como as tradicionais bombas de combustível. O que pode ser bom e… mau.
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Muito à frente
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Ford
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Há muito que as pick-ups deixaram de ser meros parceiros de trabalho para se converterem, também, em grandes aliadas nas actividades de lazer. Veja como a Ford Ranger se adapta às novas necessidades.
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Volkswagen
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Destinados ao conjunto dos modelos da marca, do Volkswagen Polo até ao Lamborghini, estes sistemas também vão ficar disponíveis a outros construtores, clientes da Bosch.
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Dacia
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A marca romena é considerada “um verdadeiro motor de crescimento para o Grupo Renault”. Em 2021, ultrapassou meio milhão de vendas globais e atingiu resultados recorde em Portugal. Sandero é o “rei”.
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MINI
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A Mini desafiou quatro artistas nacionais a exprimirem-se criativamente no tejadilho do Cooper SE, o eléctrico da marca. Há 100 unidades disponíveis que vão dar nas vistas (e a opção até nem é cara).
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Mazda
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A celebrar a 100ª edição, Pikes Peak vai ter à partida um modelo curioso. Primeiro, porque é um Mazda 3 com tracção traseira. Depois, porque monta um motor Wankel e, por fim, porque anuncia 1217 cv.
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Ponha os olhos nisto
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Vendas
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Em 2021, a venda de veículos ligeiros de passageiros sofreu uma queda de 35% comparativamente a 2019, antes da pandemia. Face a 2020, a subida nem chegou a 1%. Estes foram os modelos mais procurados.
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Toyota
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A Toyota está apostada em mudar a sua imagem, tornando-a mais jovem e dinâmica. Aos GR Yaris, GR 86 e GR Supra, juntar-se-á em breve este superdesportivo que surgirá primeiro em competição.
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Peugeot
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A marca francesa vai regressar às corridas de resistência com o Hypercar 9X8, que apresentou em Junho. Agora mostrou-o a rodar nos testes em pista, e logo em Le Mans, onde deverá correr ainda em 2022.
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Alerta Sonoro
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