O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Jogos
  • Secções
      • Opinião
      • Política
      • Economia
      • País
      • Mundo
      • Desporto
      • Cultura
      • Lifestyle
      • Auto
      • Ciência
      • Tecnologia
      • Justiça
      • Ouvir rádio
      • Podcasts
      • Programação
      • Sobre
      • Últimas
      • Newsletters
      • Fact Check
      • Explicadores
      • Especiais
      • Vídeos
      • Dor
      • Mental
      • Cimeira da Indústria
      • Rádio ao Vivo
      • Lisbon AI Week
      • Prognósticos
      • Observador Lab
      • Loja
      • Votómetro
      • Publicidade e Branded Content
      • SudoCrime
      • AbraPalavra
      • Sudoku
      • App iOS
      • App Android
    Nas redes sociais

Apoio a Cliente

1228,7kWh poupados 1228,7 kWh poupados com a Logótipo da Xpeng Logótipo da Xpeng
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da XPENG Logótipo da XPENG

Descubra a mobilidade elétrica e inteligente aqui.
Expanda o seu mundo.

  • Newsletters /
  • 360º

O telefonema onde Putin cedeu pouco, os ataques de Leitão e Cafôfo e o fim da CPI das gémeas

19 mar. 2025, 08:18
0:00 -0:00

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

As mais lidas

Observador

360º

quarta, 19 mar. 2025
Fotografia de Cátia Bruno
Cátia Bruno
Editora de Internacional

Enquanto dormia…

… analisávamos o telefonema de hora e meia entre Vladimir Putin e Donald Trump, que decorreu ontem. Nele, fica claro que o Presidente russo vai tentar esquivar-se da pressão do homólogo norte-americano, cedendo a pouco e tentando ganhar tempo. Até a proposta de cessar-fogo de 30 dias foi rejeitada, sendo substituída por um compromisso de não atacar infraestruturas energéticas — um alvo menos apetecível agora que o inverno está a chegar ao fim. O telefonema também foi o tema do último episódio de “A História do Dia”, onde Bruno Cardoso Reis explica como Trump caminha para uma paz à medida de Putin.

Alexandra Leitão deu uma entrevista ao Observador, onde explicou que, embora defenda a reciprocidade na viabilização do Governo, o PS “tem de ponderar bem” caso o líder do PSD seja Luís Montenegro. Sobre o escândalo da Spinumviva, a líder parlamentar socialista diz que “seria ingénuo” não falar dele, até porque considera que o primeiro-ministro “é o responsável pela crise política”.

A quatro dias das eleições para o Governo Regional da Madeira, Paulo Cafôfo está ao ataque a Miguel Albuquerque. Diz que o social-democrata abandonou a população para ir de férias durante os incêndios, usou os madeirenses como “escudo” inventando uma cabala do continente contra a região, paga empregos com o dinheiro da Madeira, envergonha Luís Montenegro e é um líder “fraco”.

Depois do chumbo do relatório do Chega sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito das gémeas, PSD e PS tentaram chegar a acordo. Após a cedência dos sociais-democratas, o texto diz agora que uma “intervenção especial pela Casa Civil da Presidência da República”, embora essa intervenção não tenha sido considerada ilegal. Do outro lado, com o voto contra do PS, o relatório conclui que o ex-secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales deu mesmo uma instrução direta à sua então secretária para esta marcasse uma consulta para as gémeas no Hospital de Santa Maria. O relatório final deverá ser discutido na tarde desta quarta-feira no plenário da Assembleia da República.

Na Faixa de Gaza, houve uma nova vaga de ataques durante a noite, depois de o primeiro-ministro israelita ter garantido que a ofensiva militar é para continuar. A questão que se coloca é: por que decidiu Benjamin Netanyahu quebrar o cessar-fogo?

Nesta newsletter encontra tudo o que precisa para começar o dia bem informado. Ao longo do dia, no nosso site e na nossa rádio, temos toda a informação atualizada. Pode sempre receber as notícias mais importantes diretamente no seu telemóvel, através dos nossos canais no WhatsApp, no Instagram e no Facebook. E se precisar de descontrair, encontra todos os dias desafios novos no Sudoku e no AbraPalavra.

Boa quarta-feira!

Notícias relevantes

Fotografia
Saúde

INEM. Governo contraria relatório da IGAS

Fotografia
Câmara Municipal Lisboa

Guerra pelo poder no PSD/Lisboa continua

Fotografia
Ministério Administração Interna

Queda do Governo adia discussão do RASI

Fotografia
Crise Política

Montenegro. Vistoria com dirigentes "por cortesia"

Fotografia
Câmara Municipal Lisboa

Intervenção de grupo ultranacionalista pára AML

PODCASTS

Fotografia
Podcast Plus

Estreia. "O Misterioso Engenheiro Jardim"

No primeiro episódio de “O Misterioso Engenheiro Jardim”, um poderoso empresário é, na verdade, um agente secreto que viaja pelo mundo em missões perigosas. Nem a família sabe o que anda a fazer.

Fotografia
Humor

Elas exigem saber: quem salvavas de um incêndio?

A partir desta semana, a Maria João Simões pergunta e o Marco Horácio, o Raminhos e o Borges respondem a perguntas feitas por mulheres. Neste episódio, as hipóteses são: a mulher, o Governo ou Jesus.

Fotografia
Crise Política

PR popularucho, moda das CPI e suicídio político

Em semana de queda de Governo, Belém saiu "protegido" porque a crise política "poupa" Marcelo Rebelo de Sousa, teme-se que as CPI virem "moda" e vê-se postura de Montenegro como "suicídio político".

Fotografia
História

A ditadura militar brasileira acabou há 40 anos

Em Março de 1985, com a tomada de posse de José Sarney, o Brasil colocava um ponto final na ditadura militar que dominava o país desde os anos 60. Esta é a história da sua transição para a democracia

Fotografia
Saúde

O que é a intuição e como tomar decisões

O que é a intuição e como é explicada pela ciência? O Filipe Pereira Loureiro é formado em Psicologia Social e das Organizações, professor e um estudioso da intuição e mecanismos de tomada de decisão.

Fotografia
Saúde

Queijos sem lactose: mito ou boa opção?

Quem tem intolerância à lactose tem de dizer adeus ao queijo? Ou há opções? Vamos descobrir quais os melhores queijos sem lactose e as alternativas vegetais!

Fotografia
Justiça

Caso Marquês. “Só falta Sócrates fugir à Justiça”

Luís Rosa e o penalista Miguel Pereira Coutinho analisam as críticas de José Sócrates à Justiça e as consequências penais de uma 'greve' do ex-primeiro-ministro ao seu julgamento.

O QUE SE PASSA LÁ FORA

Fotografia
Conflito Israelo-palestiniano

Presidente turco acusa Israel de terrorismo

Fotografia
Guerra na Ucrânia

Encontro entre EUA e Rússia marcado para dia 23

Fotografia
Moçambique

Morte no "18 de março"; opositores assassinados

Fotografia
Estados Unidos da América

JFK. Documentos inéditos já foram desclassificados

Fotografia
Espanha

Laurence. Três pessoas desaparecidas em Espanha

OS NOSSOS ESPECIAIS

Fotografia
Empresas

Google faz a sua maior aquisição na era Trump 2.0

Fotografia
Eleições na Madeira

“Férias nos incêndios marcaram mais que justiça”

Fotografia
Guerra na Ucrânia

A chamada em que Putin comprou tempo a Trump

Fotografia
PS

Viabilizar Montenegro? "Temos de ponderar bem"

Fotografia
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu quebrou o cessar-fogo em Gaza. Porquê?

DESPORTO

Fotografia
Futebol

"O homem que devia ser o meu protetor violou-me"

Fotografia
Desporto

País Basco a jogar contra Espanha? Pode acontecer

Fotografia
Atletismo

Duplantis: música, golfe e treinos no quintal

Fotografia
Julgamentos

Pretoriano. Aleixo confessa agressão e Saul nega

OPINIÃO

Fotografia do Colunista
Maria João Avillez

E assim estamos...

...e estamos mal: de um lado, uma bolha animada pela suspeição activa onde se misturam verdades com efabulações; do outro, um falso criminoso de delito comum, autor porém de uma trapalhada política.

Fotografia do Colunista
Nuno Ribeiro da Silva

Transição energética ou "apenas" adição energética

Em 1990 as fontes fósseis contribuíam com 85% da energia no Mundo, hoje representam 80% mas a quantidade “queimada” é bem maior. É caso para duvidar sobre estarmos mesmo a mudar o paradigma energético

Fotografia do Colunista
Elisa Manero

Nós, os Gordos!

Nove milhões de Portugueses comem mal e não têm dinheiro para consulta de Nutrição que o SNS apelida de “luxo”!

Fotografia do Colunista
Tiago Rocha e Melo

Declínio e Queda

Aquilo que se pede aos decisores políticos é algo hoje comumente apelidado de "fascista" por uns e de "fraqueza" por outros: bom senso.

MAIS PARA LER

Fotografia
Música

Amadores de Música: Avenida de Berna em negociação

Instituição reuniu-se com Carlos Moedas no âmbito de um protesto na Praça do Município. Em Assembleia Municipal, autarquia propõe antigo centro de recrutamento militar. Renda tem de ser negociada.

Fotografia
Cinema

A super-heroína Anitta e a mulher Larissa

A ex-menina, a estrela com dúvidas, a patroa admirável. As três dimensões fazem parte do documentário da Netflix que conta a história de uma da mais impactantes celebridades da pop contemporânea.

Fotografia
Podcasts

Podcasts estão a ser mais ouvidos em Portugal

O novo ranking de podcasts, auditado pela Marktest, foi apresentado esta segunda-feira. Marcas e publishers falaram sobre as oportunidades deste mercado em crescimento.

Fotografia
Celebridades

Mulher de Hackman não morreu a 11 de fevereiro

Investigação sobre a morte do casal continua com as autoridades a concluir que a mulher de Hackman estava viva a 12 de fevereiro. Naquela manhã, contactou uma clínica para obter aconselhamento médico.

Fotografia
Espaço

“Que viagem”. Astronautas em Terra 9 meses depois

Os astronautas deveriam ter estado no espaço apenas uma semana, mas a cápsula deparou-se com problemas e teve de regressar vazia. Foi o início de uma "aventura" que terminou 9 meses depois apenas.

Recommendation Partner Recommendation Partner

Precisa de ajuda? Contacte-nos

Para deixar de receber esta newsletter clique aqui

ou pode gerir e descobrir as nossas outras Newsletters aqui

Observador - Rua João Saraiva, nº 7, 1700-248 Lisboa

Receba a próxima edição da newsletter 360º diretamente no seu email

Enquanto dormia, preparámos para si um guia resumido do que se passa. Logo de manhã, pelas 9h00, todos os dias úteis.

  • Newsletter
  • Observador
  • Crise Política
  • Política
  • Luís Montenegro
  • PS
  • Partido Chega
  • Guerra na Ucrânia
  • Ucrânia
  • Europa
  • Mundo
  • Cultura
  • Desporto
  • Economia
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

360º

Simulações de IRS e PSD em queda livre

18/9/2026, 8:06
360º

CPI a Neves e o fim das "lojas de fachada" 

17/9/2026, 8:29
360º

O Estado da União e o preço da gasolina em Espanha

16/9/2026, 8:44
360º

Os escândalos da filha do último diretor da PIDE em podcast

15/9/2026, 8:35

Últimas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ver planos

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Registar-me

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Sem interesses.
Muito interessante.


Seguir
Seguir
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Abrapalavra
  • Sudoku
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store
Recommendation Partner