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Faltam pouquíssimos dias para o Natal e nada como começar a dar e a receber prendas. No nosso caso, basta o simples prazer de desembrulhá-las para podermos partilhar consigo o que mais nos surpreendeu e o que mais gostámos. Falo do DBX, possivelmente a melhor prenda da Aston Martin nos últimos anos. Isto porque a marca britânica, conhecida pelos seus coupés potentes e luxuosos, fez uma entrada marcante por um território que lhe era desconhecido, o dos SUV. |
Basta olhar para o sucesso do Urus na Lamborghini, do Bentayga na Bentley ou do Cullinan na Rolls-Royce, para perceber que o construtor britânico não poderia ficar arredado desta disputa. Afinal, até a Ferrari se prepara para entrar na contenda… Mas como é que a Aston Martin se consegue destacar no meio desta concorrência de gabarito? |
Foi esse o presente que fomos desembrulhar para lhe oferecer uma análise da experiência que o DBX proporciona ao volante. É bom ter presente que não estamos a falar de um veículo acessível, pelo contrário. Por outro lado, o DBX foi também o eleito pelos leitores do Observador nos Prémios Auto 2021, triunfando na categoria acima de 250.000€. Daí que a curiosidade fosse suplantada pelas expectativas. Será que o DBX esteve à altura? A ponta do laçarote está aqui. |
Outro embrulho muito bem conseguido – e, neste caso, literalmente – tem a vantagem de ser como devem ser todas as prendas: surpreendentes! Assim é o Pininfarina Battista, que alia o facto de ser lindo e ter 1900 cv com “raízes” indianas e tecnologia de vanguarda, como só a Rimac faz, no que toca a superdesportivos eléctricos. Para cúmulo, até consegue ser mais barato. |
O que não tem preço são os gestos. Esses ficam, para o melhor ou para o pior. E o mais recente campeão do mundo de Fórmula 1, depois de ganhar o seu primeiro ceptro na disciplina rainha – com muita picardia e polémicas pelo meio – decidiu ser generoso. Max Verstappen vai leiloar o Type R que a Honda lhe deu, para contribuir para a instituição de solidariedade do patrão. |
A terminar, as peúgas – aquela prenda que a maioria dispensa de bom grado. Por exemplo, Cristiano Ronaldo, com certeza que não gostaria de se ver impedido de conduzir os seus carros de sonho. Contudo, não é evidente que possa continuar a fazê-lo. Já a Porsche viu o seu Taycan Cross Turismo ser batido no teste do alce pelo Kia EV6, enquanto a Renault passou pelo embaraço de o Dacia Spring se ter saído melhor nos crash-tests do EuroNCAP do que o Zoe. E, por fim, Herbert Diess, que depois de ter presenteado o grupo que dirige com críticas que vieram a público, não foi despedido. Mas quase… |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Lancia
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O relançamento da marca italiana aponta ao segmento premium e não acontecerá antes de 2024. Mas o caminho está traçado, com clara orientação: a Mercedes. A Lancia prefere ganhar muito e vender pouco.
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Volkswagen
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Será em 2022 que a Volkswagen vai dar a conhecer a 3.ª geração da sua pick-up, com um forte contributo da Ford Ranger. Para já, mostra o que se pode esperar, prometendo versatilidade e aptidões no TT.
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BMW
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A BMW surpreendeu com a opção de aumentar dramaticamente a grelha de novos modelos, como os M3, M4 e i4. Mas não deve ficar por aqui no arrojo estilístico. A ideia é diferenciar propostas mais caras.
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Mazda
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O primeiro híbrido da Mazda vai ser lançado a partir da Primavera de 2022. É o Mazda2 Hybrid, essencialmente um Toyota Yaris híbrido, com as mesmas vantagens em economia e custos de utilização.
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Em modo eléctrico
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Supercarros
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A Pininfarina é uma empresa especializada em design, que hoje pertence à Mahindra. Concebeu o Baptista com base na mecânica do Rimac Nevera e comercializa um hiperdesportivo belo e impressionante.
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MINI
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A Mini tem desenvolvido em segredo o substituto do actual Cooper S, previsto para 2022 e que possuirá uma versão eléctrica. Esta última foi apanhada na China e rapidamente foi parar às redes sociais.
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Stellantis
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O objectivo é que cada uma das marcas da Stellantis passe a comercializar exclusivamente veículos eléctricos a partir de 2030. Mas só no Velho Continente, onde o controlo de emissões é determinante.
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Muito à frente
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Mobilidade urbana
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A Streetlogic criou um sistema que vê tudo o que se passa e avisa o ciclista, caso estejam iminentes embates, sejam eles frontais, laterais ou traseiros. E já reuniu 2,1 milhões de dólares.
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Segurança
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A Dacia iniciou a comercialização do modelo eléctrico mais barato do mercado, o Spring, no momento em que o Euro NCAP afirmou que este é mais seguro que o Zoe. Mas o pequeno Renault já foi o melhor.
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SEAT
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A Seat está apostada em fazer de Espanha um hub europeu para a mobilidade eléctrica. As baterias fazem parte dessa estratégia, pelo que acaba de ser inaugurado aqui ao lado em centro de I&D.
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Stellantis
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Considerada pela “Time” uma das 100 invenções mais importantes de 2021, a Arena del Futuro pode mudar a forma como encaramos a mobilidade eléctrica. Neste circuito, os BEV recarregam em andamento.
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KIA
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O Kia EV6, o novo crossover eléctrico da marca sul-coreana, superou o teste do alce a 78 km/h. Um bom desempenho que lhe permitiu bater confortavelmente o Porsche Taycan Cross Turismo Turbo S.
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Ponha os olhos nisto
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Curiosidades Auto
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Após conquistar o seu primeiro Campeonato do Mundo de F1 com a equipa Red Bull/Honda, recheado de manobras polémicas, Max Verstappen colocou à venda o seu Type R, para ajudar quem precisa.
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Curiosidades Auto
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É conhecida a paixão do português Cristiano Ronaldo por modelos desportivos. Mas tudo indica que o ás do futebol poderá ser proibido de conduzir os seus Bugatti e Lamborghini pelo novo treinador.
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General Motors
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Sem lítio, não há baterias para carros eléctricos. Mas a escassez deste metal não deverá ser problema para os Estados Unidos, graças a um lago de onde será possível extrair 600.000 toneladas por ano.
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