Mundo

Presidente Trump

EUA. Viúva de militar diz que Trump a fez chorar

Johnson disse que Trump se esqueceu do nome do seu marido e que lhe disse que o sargento "sabia ao que ia". Presidente americano já negou, dizendo que teve uma "conversa respeitosa" com a viúva.
Angola

Embaixador admite "frieza" nas relações

O embaixador de Angola em Portugal disse, em Luanda, que as relações entre os dois países lusófonos "estão neste momento numa frieza", como "de resto publicamente já se fez sentir".
Estados Unidos da América

Revista New York: 50 anos em 50 capas históricas

A New York Magazine celebra esta semana meio século de existência. Escolhemos uma capa por ano para espelhar a história da mítica revista norte-americana.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Turista espanhola morre em favela

Uma turista espanhola morreu esta segunda-feira depois de ter sido baleada pela Polícia Militar na maior favela do estado brasileiro do Rio de Janeiro, a Rocinha, confirmaram as autoridades.
Catalunha

Felipe González: Catalunha atropelou Constituição

Antigo primeiro-ministro espanhol Felipe González diz que foram as autoridades catalãs que "atropelaram a autonomia e a Constituição" e que o artigo 155 não acaba com a autonomia da região.
Ciberespionagem

Kaspersky reage a acusações de espionagem

Kaspersky Lab vai fornecer o código-fonte do seu sistema de segurança a auditores externos depois de ter sido acusada de estar envolvida num ataque informático russo aos Estados Unidos.
Elétricos

Eléctricos. Reino Unido prepara salto de gigante

Com o fim dos motores de combustão marcado para 2040, o Reino Unido quer agora tornar obrigatória a instalação de pontos de recarga para eléctricos em todos os postos de abastecimento de combustível.
Moçambique

Moçambique. Morte de procurador vai a julgamento

O julgamento de um processo autónomo relativo ao homicídio do procurador Marcelino Vilanculo arranca na quarta-feira, no Tribunal Judicial da Província de Maputo.
Guiné-Bissau

Dissidentes proibidos de usar símbolos do PAIGC

Três antigos dirigentes do PAIGC e deputados do parlamento nacional foram expulsos do partido. Agora, o Tribunal Regional de Bissau impede-os de usar o nome e o símbolo do PAIGC.
Cabo Verde

Cabo Verde. Mais de 300 casos de paludismo em 2017

Os casos de paludismo registados em Cabo Verde desde o início do ano ultrapassam já os 300, mas o número de diagnósticos caiu no mês de outubro relativamente a setembro, o pior mês do ano.
Moçambique

Parlamento moçambicano retomou plenárias

A Assembleia da República de Moçambique retomou segunda-feira as sessões plenárias, com as três bancadas parlamentares a vincarem o compromisso com a promoção de uma paz duradoura no país.
Mundo

Coreia do Norte acusa Japão de preparar invasão

A Coreia do Norte acusou o Governo japonês de "impulsionar a militarização do país" e preparar "uma nova invasão da península coreana", na sequência da reeleição do primeiro-ministro do Japão.
Macau

Macau. Ex-diretor da Meteorologia alvo de processo

O secretário para os Transportes e Obras Públicas de Macau ordenou a instauração de um processo disciplinar ao anterior diretor dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos, Fong Soi Kun.
Orçamento do Estado

Orçamento não chega para cumprir regras europeias

Atualizado 102
Medidas no orçamento do próximo ano só valem 0,44% do PIB, metade dos 0,9% exigidos pelas regras europeias, diz a UTAO. Comissão deve dar indicação ao Governo que deve tomar mais medidas.
Brexit

Juncker e May voltam a jantar. E soube-se tudo

O presidente da Comissão Europeia e a primeira-ministra britânica encontraram-se há uma semana e, tal como em abril, o conteúdo do encontro privado chegou aos jornais. May mostrou-se "desanimada".
Catalunha

Ministro. Violência na Catalunha são "fake news"

As imagens de violência no dia do referendo na Catalunha fizeram capas de jornais no mundo inteiro. Mas agora o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros diz que é tudo "fake news".
Angola

Moody's. Angola sofreu recessão de 0,7% em 2016

A agência Moody's antecipou que Angola sofreu uma recessão de 0,7% em 2016 e desceu o rating do país. Na semana passada, o novo Presidente da República disse que o país cresceu 0,1% no ano passado.
Timor-Leste

Maior projeto luso-timorense está a ser avaliado

Três representantes portugueses e outros três timorenses vão avaliar a expansão do projeto Centros de Aprendizagem e Formação Escolar. A ideia é alargar o programa a mais cidades.
China

China justifica comércio com a Coreia do Norte

A China justifica-se com a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que aponta que as sanções impostas a Pyongyang não devem afetar "necessidades humanitárias".
China

Xi Jinping vai ser ensinado nas escolas chinesas

Os estudantes chineses vão passar a estudar a teoria política do Presidente da China, Xi Jinping, após a inclusão desta na constituição do Partido Comunista (PCC), na próxima semana.
Emmanuel Macron

Cão de Macron interrompe reunião para... urinar

453
Não é um cão qualquer nem uma lareira qualquer. O labrador de Emmanuel Macron interrompeu uma reunião com governantes para urinar na lareira do gabinete presidencial. O momento foi captado em vídeo.
Presidente Trump

Ficheiros Kennedy: 5 coisas que pode descobrir

107
Donald Trump aceitou desbloquear o acesso ao arquivo confidencial sobre a morte do presidente John F. Kennedy. As teorias - uma mais loucas do que outras - podem confirmar-se esta semana.
Economia

Eurostat confirma défice de 2% do PIB em 2016

O Eurostat confirmou esta segunda-feira que o défice orçamental de Portugal ficou, em 2016, em 2% do PIB, enquanto a dívida pública (130,1% do PIB) continua a ser a terceira maior da União Europeia.
Angola

Independentistas de Cabinda escrevem a PR angolano

A direção do principal grupo independentista de Cabinda escreveu ao Presidente da República a pedir diálogo e a propor um cessar-fogo.
Angola

Investimento privado prevê 2 mil empregos

Um grupo privado negociou com o Estado angolano um investimento de 50 milhões de dólares que vai criar 2 mil empregos. Em causa estão dois projetos industriais.
Macau

Macau: 23,8 milhões de visitantes até setembro

O total de visitantes chineses subiu, enquanto que os turistas de Hong Kong chegaram em menor número a Macau. Só no mês de setembro visitaram aquela região 2,48 milhões de pessoas.
Catalunha

Artigo 155. Catalunha pede "desobediência civil"

113
A CUP quer reação rápida à bomba atómica de Mariano Rajoy e apelou esta manhã à "desobediência civil massiva" contra o artigo 155. Parlamento pode declarar independência na próxima quinta-feira.
Estados Unidos da América

Cabelo azul e Kurt Cobain. A "fase punk" de Ivanka

A filha de Donald Trump recordou a sua "fase punk", que incluiu uma adoração por Kurt Cobain e pintar o cabelo de azul. Mas há quem ponha em causa a veracidade do episódio capilar.
Meteorologia

Temperaturas vão subir até quarta-feira

O tempo quente deverá manter-se até quarta-feira, com máximas entre 22 e 29 graus, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.
Japão

Japão. Tufão Lan cancela voos e fecha autoestradas

O tufão já fez pelo menos dois mortos e quase 90 feridos. Cerca de 170 voos domésticos e internacionais foram cancelados e o serviço na linha Tokaido do comboio de alta velocidade foi interrompido.
Malásia

Malásia. 11 mortos em deslizamentos de terras

As autoridades da Malásia encontraram os corpos de duas das pessoas que estavam desaparecidas e o número de mortos subiu assim para 11. As vítimas ficaram soterradas pela lama.
Incêndios

Fogos. Parlamento timorense aprova voto de pesar

O parlamento timorense aprovou um voto de pesar e solidariedade pelas vítimas dos incêndios de 15 de outubro. O texto destaca "os homens e mulheres heróicos" que combateram as chamas.
Argentina

Argentina. Coligação de Macri vence legislativas

Atualizado
O movimento Cambiemos, coligação do atual presidente argentino, conseguiu uma vitória que não acontecia desde 1985. A imprensa diz que Kirchner está morta politicamente; a própria diz que é mentira.
Estado Islâmico

EUA exigem saída de "milícias iranianas" do Iraque

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, defendeu que as "milícias iranianas" presentes no Iraque deverão sair, agora que o combate contra o Estado Islâmico "chegou ao fim".
Coreia do Norte

Jimmy Carter disponível para regressar a Pyongyang

O antigo presidente dos Estados Unidos afirmou-se disponível para regressar a Pyongyang como emissário de Donald Trump, apesar da personalidade "imprevisível" do líder norte-coreano, Kim Jong-Un.
Japão

Japão. Shinzo Abe volta a vencer as eleições

Os resultados oficiais só são conhecidos na manhã de segunda-feira, mas as sondagens dão mais de dois terços dos votos ao primeiro-ministro japonês. Vitória abre caminho para revisão constitucional.
Moçambique

Moçambique. Membros de grupo armado detidos

As autoridades moçambicanas detiveram 11 alegados membros do grupo armado que matou dois polícias e terá abatido outros quatro elementos das autoridades, no norte do país.
Espanha

Galiza. Milhares pedem responsabilidades nos fogos

208
Milhares de pessoas marcharam hoje pelas ruas de Santiago de Compostela, em Espanha, protestando contra os incêndios que devastaram a Galiza e exigindo responsabilidades e demissões.
Fotogaleria

Como são as fronteiras pacíficas entre países

181
Trump já tem oito protótipos de como será o muro que vai separar os Estados Unidos e o México. Na Europa, as fronteiras também existem e estão bem marcadas. Só que vivem em paz. Veja como são.
Rússia

"Olá. Estou cá fora". Rival de Putin foi libertado

Alexeï Navalny passou 20 dias na prisão, detido pela polícia por organizar manifestações contra Vladimir Putin. Anunciou a libertação através da rede social Instagram.
Organização Mundial de Saúde

Mugabe não será, afinal, embaixador da boa-vontade

1.193
Líder do Zimbabué já não vai, afinal, ser embaixador da boa-vontade da Organização Mundial de Saúde (uma agência das Nações Unidas). Críticas à nomeação levaram ao recuo pelos responsáveis.
Luanda

"Não há gasolina", lê-se nas bombas de Luanda

104
Bombas sem gasolina e algumas com dezenas de carros em fila a tentar abastecer marcam hoje, pelo terceiro dia consecutivo, o cenário nos postos de combustíveis de Luanda.
Luxemburgo

Luxemburgo. Português já não vai ser burgomestre

Em Bettendorf, a pequena localidade luxemburguesa onde o imigrante português José Vaz do Rio venceu as eleições em 8 de outubro mas recusou o cargo de burgomestre, a alegria deu lugar à desilusão.
Síria

Reino Unido destina pacote de 11,1 milhões a Raqa

O Governo britânico vai disponibilizar uma ajuda de 11,1 milhões de euros para ajudar a reabastecer os hospitais da cidade síria e a eliminar minas antipessoais.
Motociclismo

Miguel Oliveira vence Grande Prémio de Moto2

2.044
Oliveira venceu o Grande Prémio da Austrália de Moto2 e ascendeu ao terceiro lugar no Mundial de motociclismo de velocidade. Esta foi a primeira vitória de um português nesta categoria.
Estados Unidos da América

Ex-presidentes juntam-se para ajudar vítimas

213
Barack Obama, Bill Clinton, Jimmy Carter, George H.W. e George W. Bush reuniram-se em College Station, no Texas, para ajudar a angariar fundos para ajudar as vítimas dos furacões que assolaram os EUA.
Presidente Trump

Trump diz que fim do EI está para breve

Donald Trump garante que o fim do Estado Islâmico e da "sua ideologia perversa" está para breve. As forças lideradas pelos norte-americanos conquistaram Raqqa, capital dos jihadistas, a 17 de outubro.
Catalunha

Puigdemont chama parlamento para decidir resposta

209
Mariano Rajoy anunciou que irá aplicar o artigo 155 na Catalunha, destituindo o governo catalão e convocando eleições. Carles Puigdemont reagiu convocando o parlamento para decidir a resposta.
China

Golfe usado para melhorar comportamento de alunos

198
Há cada vez mais escolas chinesas a incluir o golfe nos currículos escolares. Aulas são obrigatórias e pretendem melhorar o comportamento dos alunos. Diretores acreditam ser uma boa ferramenta social.
Chile

Neruda não morreu de cancro na próstata

A causa de morte do poeta chileno Pablo Neruda, em 1973, não foi um cancro na próstata, garantiu uma equipa de investigadores, em Santiago do Chile.
Presidente Trump

Kennedy. Trump autoriza publicação de documentos

231
Donald Trump anunciou a desclassificação dos documentos relativos ao assassinato do Presidente John F. Kennedy, a 22 de novembro de 1963, guardados nos Arquivos Nacionais, em Washington.
República Checa

Babis à frente nas eleições na República Checa

A populista Aliança dos Cidadãos Descontentes, do milionário Andrej Babis, deverá ganhar as eleições na República Checa com cerca de 32% dos votos.
São Tomé e Príncipe

Oposição acusa Governo de manter tropas ilegais

A segunda força da oposição de São Tomé e Príncipe acusou o Governo do primeiro-ministro de "continuar a manter a presença de tropas ruandesas no país" e de adotar "uma postura de musculação".
Insólito

O português que deixou reis de Espanha em pânico

2.418
Perseguido pela polícia por estar num carro roubado, fugiu em direção à residência oficial da família real espanhola - e entrou. Depois desapareceu. Até um helicóptero foi chamado para o apanhar.
Afeganistão

Cabul. Número de mortos sobe para mais de 200

Um novo ataque suicida em Cabul que matou 15 cadetes do exército afegão hoje elevou para mais de 200 o número de mortes em ataques no Afeganistão desde terça-feira.
Organização Mundial de Saúde

Mugabe embaixador da boa-vontade das Nações Unidas

13.643
Presidente do Zimbabué há 31 anos já foi sancionado inúmeras vezes por violações dos direitos humanos. Acaba de ser nomeado embaixador da boa-vontade pela Organização Mundial de Saúde.
Viral

Humor holandês ataca política de Trump nas armas

145
Os mesmos humoristas holandeses que pediram a Trump, assim que tomou posse, para "não se esquecer da Holanda" (não obstante ser "America First"), voltaram à carga após o tiroteio de Las Vegas.
Angola

Longas filas em Luanda para abastecer nas bombas

Dezenas de automóveis fazem hoje fila, pelo segundo dia consecutivo, nos postos de combustíveis de Luanda, sem gasolina, situação que a petrolífera Sonangol justifica com problemas na distribuição.
Papa Francisco

Papa quer união contra "corrupção escandalosa"

O papa Francisco reclamou este sábado a necessidade de um clero "unido, fraterno e solidário" no Brasil, para enfrentar a "corrupção escandalosa" no país.
Angola

Moody's desce 'rating' da dívida pública de Angola

A agência de notação Moody's desceu o rating, mantendo-a num nível de classificação altamente especulativo, decisão justificada com o fraco crescimento económico do país e a escassez de divisas.
Alemanha

Munique. Ataque não teve motivos terroristas

Várias pessoas foram feridas no centro Munique por um homem armado com uma faca. O suspeito já foi detido depois de uma caça ao homem. Autoridades afastam hipótese de ataque terrorista.
China

China defende unidade multiétnica do país

O Partido Comunista Chinês destacou o seu compromisso com a salvaguarda da unidade, respeitando a diversidade étnica do país, com o objetivo de conquistar o desenvolvimento e prosperidade comuns.
Catalunha

Puigdemont: "Pior ataque à Catalunha desde Franco" - como aconteceu

239
Rajoy anunciou a destituição do governo catalão. À tarde, 450 mil pessoas manifestaram-se em Barcelona. Presidente do parlamento catalão diz que Rajoy "ultrapassou todos os limites". Siga em direto.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site