|
|
|
|
Não é todos os dias que um construtor tem a capacidade de surpreender os especialistas do mercado, mas a realidade é que a Maserati deixou toda a gente de queixo caído. De uma assentada, o construtor italiano – que se assume como o mais desportivo e luxuoso da Stellantis – anunciou em Março um veículo 100% eléctrico, que vai mostrar ainda este ano, para iniciar as entregas no início de 2023. Trata-se do GranTurismo Folgore, a que irá juntar mais cinco modelos eléctricos num curto espaço de tempo. |
Ainda não recuperados da surpresa, chegaram-nos as características do modelo em causa, um coupé com 2+2 lugares, com destaque para a capacidade de atingir 305 km/h e usufruir de mais de 1200 cv. Sucede que este é um valor nunca visto num construtor tradicional, pois mesmo a Porsche, com o Taycan Turbo S, só anuncia 761 cv e apenas durante 2,5 segundos, pois de resto não ultrapassa 625 cv sem a função “overboost”. Com 1200 cv, a Maserati não só bate as míticas Ferrari e Lamborghini, sendo que estas não são suas concorrentes naturais, como ultrapassa confortavelmente os rivais alemães que produzem coupés desportivos e luxuosos deste calibre, para mais numa tecnologia nova, como a eléctrica. Entretanto, o GranTurismo continua em fase de testes e, agora, até foi conduzido pelo CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares – distinguido pelo Observador com o prémio Liderança –, que experimentou este “super” eléctrico. E a satisfação que sentiu até lhe deixou um brilho nos olhos. Encontra tudo sobre esta “reviravolta” aqui. |
Da mesma forma que a Maserati pretende capitanear a plena electrificação, face aos seus concorrentes tradicionais, sem recorrer ao arsenal da Rimac, também o Hyundai Motor Group (Hyundai, Kia e Genesis) vai prescindir da tecnologia dos croatas. A proximidade da Rimac em relação aos alemães do Grupo Volkswagen não agradou aos sul-coreanos que, por isso, decidiram que era altura de pôr fim à parceria tecnológica. |
Na Volkswagen AG, os últimos dias têm sido férteis em opiniões e decisões. Além da troca de “mimos” com Elon Musk, Herbert Diess, CEO do grupo alemão, confirmou a entrada da Audi e da Porsche na Fórmula 1 e anunciou uma parceria com a BP para a criação de 8000 carregadores a 150 kW para veículos eléctricos. E o CEO da Audi, Markus Duesmann, em linha com a aposta do conglomerado germânico nos veículos 100% eléctricos, não se inibiu de defender que as ajudas aos híbridos plug-in (PHEV) deviam acabar. |
Por cá, o mercado automóvel continua longe de se aproximar dos valores pré-pandemia, com a queda a ser amparada sobretudo pelas chamadas “energias alternativas”. Outro tema que causa preocupação, sobretudo aos concessionários, prende-se com a alteração do modelo de negócio, tendo disparado o alerta de que há pressão por parte de alguns construtores automóveis para impor contratos que vão “além do que é legalmente admissível”. |
A terminar, recordo que os Prémios Auto Observador 2022 chegaram ao fim. Se não acompanhou, pode rever a cerimónia de entrega de prémios (que este ano teve uma novidade), ou ficar a conhecer quais são os carros preferidos dos nossos leitores e ouvintes no último podcast da Operação Stop da Rádio Observador. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Abarth
|
|
O 695 tem nova série especial para render homenagem a um ícone do passado, o Abarth 131 Rally. Serão produzidas apenas 695 unidades, para marcar os 40 anos passados após a sua última corrida oficial.
|
|
|
|
Peugeot
|
|
Após a berlina, chega a Portugal a carrinha 308. Mais moderna e equipada, exibe a nova linguagem estilística da Peugeot e disponibiliza pela primeira vez motores híbridos plug-in. Arranca nos 27.000€.
|
|
|
|
|
Opel
|
|
Já está disponível nos concessionários Opel, o renovado Grandland, cuja versão de 300 cv passa a ser Classe 1 nas portagens. Saiba quais as ofertas de lançamento para clientes particulares e empresas.
|
|
|
|
Ineos
|
|
A Ineos está pronta a lançar o Grenadier no mercado europeu. É um jipe pensado para condições extremas, que a marca define como veículo de trabalho e prático, um sucessor do antigo Defender.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Lucid Motors
|
|
Apesar de estar a enfrentar dificuldades para incrementar o ritmo de produção, a Lucid Motors não desistiu de arrancar com as vendas na Europa em 2022. Provavelmente, entre Junho e Julho.
|
|
|
|
Fiat
|
|
O 500e, o citadino eléctrico da Fiat, é o modelo a bateria mais vendido do grupo Stellantis. Agora propõe uma nova versão topo de gama, que resulta da colaboração com o maestro Andrea Bocelli e a JBL.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Apostada em fidelizar os 88% de clientes do Mustang Mach-E que vieram de outras marcas, a Ford anuncia o incremento da capacidade de reboque e várias actualizações, do conforto ao carregamento.
|
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A VW anunciou uma parceria com a BP para a criação de 8000 carregadores a 150 kW para veículos eléctricos. Esta nova rede Flexpole reforçará consideravelmente a oferta em solo europeu.
|
|
|
|
Vendas
|
|
Com cada vez mais construtores dedicados à comercialização de veículos eléctricos e híbridos plug-in, já se sabe quais foram os modelos preferidos dos condutores europeus com baterias recarregáveis.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Ferrari
|
|
O SP48 Única é isso mesmo: único. Esta criação feita à medida pelos Projectos Especiais da Ferrari surpreende pelo facto de dispensar o espelho retrovisor interior, pois não possui vidro traseiro.
|
|
|
|
|
|
Koenigsegg
|
|
O que dizer de um desportivo capaz de atingir 531 km/h e tornar-se no carro mais rápido do mundo? Este é o Jesko Absolut, em que a Koenigsegg vai dar os últimos toques, antes de iniciar as entregas.
|
|
|
|
Tesla
|
|
A Tesla deu mais um salto em frente no número de pontos de carga e de estações de Superchargers. Em apenas três meses, abriu mais postos de carregamento do que a rival Ionity em mais de quatro anos.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Segurança
|
|
Este não foi o primeiro e não vai certamente ser o último incidente envolvendo um autocarro alimentado por gás natural, similar aos que circulam em Lisboa e no Porto. Não houve feridos (só o susto).
|
|
|
|
Lucid Motors
|
|
A Lucid Motors ainda não produz carros em quantidade, mas isso não impede o seu CEO de receber 263 milhões em prémios. Mesmo se tal acontece antes de as acções da empresa caírem 67%.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Um condutor australiano gosta tanto do seu Morgan AeroMax que decidiu não partilhá-lo com mais ninguém. E garantiu que assim seria, após a sua morte, exigindo ser enterrado dentro do coupé inglês.
|
|
|
|
|
Ferrari
|
|
Há cerca de dois anos, o Ferrari 355 F1 Spider adaptado para os 2,16 metros de Shaquille O’Neal foi a leilão. Mas só agora se conheceram os pormenores deste Ferrari digno de Frankenstein.
|
|
|
|
Audi
|
|
Alinhando pelo Governo alemão e espelhando a posição do Grupo VW, o maior na Europa e o 2.º no mundo, a Audi veio a público afirmar que também ela está a favor do fim das ajudas aos híbridos plug-in.
|
|
|
|
alerta sonoro
|
|
|
|
|
|