|
|
|
|
Numa altura em que as vendas de automóveis em dois dos maiores mercados europeus, nomeadamente Alemanha e França, são amparadas na queda pelo aumento da procura de veículos com baterias recarregáveis, com os eléctricos a ganharem terreno aos híbridos plug-in, a Kia e a Hyundai foram até ao outro lado do Atlântico dar a conhecer os concepts que antecipam o futuro SUV a bateria de grande porte de cada uma delas. |
Com medidas mais que generosas e a mesma base, os concepts Kia EV9 e Hyundai Seven revelados em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, distinguem-se pela ousadia estilística e por interiores entre o minimalista e o futurista. Não é evidente que passem à produção tal como agora se apresentam, mas oferecem pistas sobre o que podem esperar os clientes e os fãs destes dois construtores sul-coreanos. Ambos têm pela frente uma forte ofensiva de produto no campo das zero emissões, sendo que, no caso da Kia, o EV6 foi apenas o primeiro de 11 novos eléctricos a bateria que o fabricante de Seul vai revelar até 2026. |
Se a dezena que está por vir alinhar, no respectivo segmento, pelos padrões do EV6, a Kia estará no bom caminho. Pelo menos, é isso que sou levado a crer depois de ensaiar o crossover eléctrico que a Kia introduziu recentemente no mercado português. O EV6 é um carro sério e um caso sério, na medida em que surpreende pelo espaço, construção, eficiência energética e… preço. Encontra aqui as nossas impressões ao volante, bem como o tempo que necessita para recarregar e, claro está, se vale ou não a pena face ao que pede em troca. |
Surpreendente, também, é o facto de a Tesla ter ultrapassado a Mercedes no segmento de luxo do mercado norte-americano e de o recorde conquistado por Jay Leno com o Model S Plaid – que bateu o Bugatti Chiron no ¼ de milha – ter durado apenas uns minutinhos. A propósito de duelos entre eléctricos e modelos a combustão, nada como comparar a eficácia de dois Turbo S. Entre 911 e Taycan, qual destes Porsche levará a melhor? Destaco ainda outra batalha em pista, para apurar a volta mais rápida ao circuito, opondo o Model S Plaid, o BMW M5 CS e o Cadillac CT5-V. |
Enquanto isto, qual movimento de resistência, cinco grandes construtores de veículos japoneses unem-se para salvar os motores de combustão, ao passo que a Volkswagen preferiu gizar um plano para tentar acompanhar o ritmo da Tesla. São opções. A Toyota, outro exemplo, optou por fazer chegar às escolas nipónicas um folheto em que explicava às crianças qual é a sua visão para um futuro sustentável. Mas faltava lá qualquer coisa… |
A terminar, se está curioso em saber qual é a marca que mais factura no mundo e quanto entra nos seus cofres por cada segundo que passa, veja aqui. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Tech Auto
|
|
Toyota, Mazda e Subaru, nas quatro rodas, e Kawasaki e Yamaha, nas duas, traçaram um plano para garantir que, no futuro, ainda haverá motores térmicos. Aposta vai para combustíveis neutros em carbono.
|
|
|
|
DS
|
|
Manda a tradição que a Presidência francesa se faça deslocar no que de melhor tem a indústria automóvel do país para oferecer. Este DS 7 Crossback foi feito à medida das exigências de Macron.
|
|
|
|
Ferrari
|
|
O novo BR20 é “filho único”, uma execução especial realizada a pedido de um cliente, que pagou uma avultada (e não divulgada) quantia pelo prazer de possuir um Ferrari diferente de todos os outros.
|
|
|
|
|
Supercarros
|
|
Depois de enxovalhar o Porsche Taycan em Nürburgring, o seu adversário eléctrico, o Model S Plaid foi desafiado a enfrentar duas das melhores superberlinas a gasolina, o BMW M5 CS e o Cadillac CT5-V.
|
|
|
|
Vendas
|
|
O maior consumidor de desportivos é a Alemanha, mas nem os construtores locais estão a conseguir evitar a progressiva queda nas vendas de modelos com muitos cavalos e margens de lucro a condizer.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
KIA
|
|
A Kia mostrou no Salão de Los Angeles o concept que antecipa o EV9, um SUV eléctrico com quase 5 metros de comprimento, que pode ter 3 filas de bancos e será capaz de percorrer 483 km entre recargas.
|
|
|
|
|
|
Stellantis
|
|
Portugal está no mapa da rede de carga rápida Atlante, que já definiu mais de 700 locais para a instalação de postos com uma potência entre 100 e 175 kW, com benefícios para clientes da Stellantis.
|
|
|
|
Renault
|
|
A Renault prepara-se para comemorar o 60º aniversário do 4L a 26 de Novembro. O ponto alto será a apresentação de um protótipo que antecipa o novo 4L, o eléctrico que será denominado 4ever.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Toyota
|
|
Se demorou 5 segundos a ler, foi o tempo de a Toyota facturar 37.705€. Saiba quanto ganham as outras marcas à hora, minuto e por segundo, com base nas receitas de 2020, ano atípico devido à pandemia.
|
|
|
|
|
Toyota
|
|
A Toyota concebeu e produziu um GR Yaris com 261 cv que bate todos os concorrentes. Mas há quem tenha “puxado” o pequeno desportivo até aos 500 cv, transformando-o num "avião".
|
|
|
|
Ford
|
|
Recarregar um veículo eléctrico é algo que pode demorar desde vários minutos a horas a fio, afastando potenciais compradores. Mas um cabo refrigerado a líquido, patenteado pela Ford, pode mudar isso.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Porsche
|
|
Qual será o mais rápido no ¼ de milha, um Porsche 911 Turbo S com 650 cv e 1650 kg, ou um Taycan Turbo S com 761 cv e 2295 kg? A batalha em asfalto seco sorriu ao 911, mas como será no molhado?
|
|
|
|
Toyota
|
|
Uma coisa é a mensagem passada pela Toyota na Europa, outra bem diferente é a comunicação que a marca dirige aos japoneses, inclusive às crianças na escola, onde chegou um curioso folheto.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Depois das (estranhas) declarações de Herbert Diess, elogiando a produtividade da Tesla e criticando a lentidão das marcas do Grupo VW na produção de eléctricos, percebe-se agora onde queria chegar.
|
|
|
|
|
Audi
|
|
Michèle Mouton foi a única mulher que bateu os melhores homens nos ralis e com armas iguais. Hoje, com 70 anos, vai ter direito a um documentário a realçar a sua carreira no Campeonato do Mundo.
|
|
|
|
Tesla
|
|
O popular apresentador de televisão (e grande apaixonado por automóveis) tornou-se o homem mais rápido do mundo no ¼ de milha, com o Model S Plaid. Bateu o Bugatti Chiron, mas o recorde durou minutos.
|
|
|
|
Alerta sonoro
|
|
|
|
|
|