|
|
|
Boa noite! |
A secção Auto tinha pouco tempo de vida quando surgiu a ideia de o Observador fazer um concurso nesta área. Mas, fiel à linha que distingue o jornal, teria de ser uma iniciativa diferente, que premiasse novos modelos em diversos segmentos não pelo olhar de quem desenvolve o seu trabalho nesta área, mas sim na perspectiva daqueles que realmente decidem: quem compra um carro novo e tem um orçamento limitado para o fazer. Mesmo quem não tem possibilidades de adquirir um automóvel de um segmento superior tem, na maioria das vezes, uma opinião formada acerca de qual seria a melhor escolha. Afinal, quem nunca ouviu (ou disse) “se eu pudesse, comprava o…”. |
Os Prémios Auto Observador dão voz a essas escolhas, à escolha do público, à sua escolha através de uma votação exclusivamente online. A 6.ª edição deste concurso acabou de arrancar e, como sempre, quem participa pode levar para casa um carro novinho em folha, livre de quaisquer encargos. Votar não custa muito, não custa mesmo nada, sendo que o processo é agora mais fácil e simples, como explicamos aqui. O que não mudou foi a lógica de premiar os nossos leitores. Quem mais acertar, mais hipóteses tem de ganhar – e já demos mais de 100.000€ em prémios… |
As votações vão estender-se por nove semanas e já estão abertas. A primeira categoria integra os novos lançamentos no mercado nacional até 30.000€, estando em contenda sete modelos dos segmentos B e C, nomeadamente o Dacia Jogger, o Mazda2 Hybrid, o Opel Astra, o Peugeot 308 SW, o Skoda Fabia, o Toyota Aygo X e o Volkswagen Taigo. Qual destes vencerá? Decida você. |
Como é habitual no arranque de um novo ano, esta é a altura em que se faz o balanço do ano transacto, pelo que pode saber que construtor mais vendeu globalmente em 2022, onde se comercializaram mais carros novos e quais são os automóveis mais vendidos na Europa e no mundo, além dos motivos pelos quais não se vendem mais eléctricos, de acordo com um estudo. |
Alguns construtores que disputam o Mundial de Fórmula 1 foram muito badalados esta semana. Referimo-nos à Ferrari, que é a referência desde sempre na categoria rainha do desporto automóvel, e à Ford, marca que dominou a disciplina no passado e que agora se prepara para regressar em força. Além de ter batido mais um recorde de vendas, a Ferrari foi notícia porque veio a público uma tecnologia que o fabricante italiano patenteou: nem mais nem menos que um sistema a jacto para os seus superdesportivos. Já a Ford fez correr tinta porque colocou a Porsche como carta fora do baralho, garantindo que com a associação à Red Bull Racing está de volta em 2026. Até lá, anuncia prejuízos e uma “super” pick-up, além de avançar que está a conceber um automóvel a bateria com a ajuda da Red Bull. |
À semelhança do que acontece nas lojas no início de cada ano, atravessamos um período de saldos e tudo indica que os automóveis se juntaram a esta moda. A Tesla começou por reduzir o preço dos seus modelos mais pequenos, com a Ford a acompanhar desde logo a estratégia, mas não na Europa. A VW, contudo, não alinha nesta “dança”. Mais barata ficou a bicicleta eléctrica de um amante da bricolage, que montou um motor de máquina de lavar numa bicicleta com 20 anos e anda por aí, feito maluco, a 110 km/h. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Land Rover
|
|
A Range Rover produz alguns dos melhores SUV do mercado, tanto para dentro como para fora de estrada, mas o SV Landsdowne Edition é de outro campeonato. E tem um preço a condizer.
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
A Lamborghini quer despedir-se do seu Aventador em grande. Para tal produziu o Autentica e o Invencible, dois modelos "one-off" que serão os últimos a utilizar o imponente 6.5 V12 sem electrificação.
|
|
|
|
|
Cupra
|
|
A Cupra quer incrementar o seu volume de vendas, pelo que lançou uma versão mais acessível do Leon com um motor menos potente. Trata-se do mild hybrid 1.5 eTSI, cujos 150 cv asseguram 216 km/h.
|
|
|
|
Maserati
|
|
O nome diz tudo: Maserati GranTurismo Trofeo PrimaSerie 75th Anniversary. Esta é a versão de lançamento do GranTurismo baseada no Trofeo e de que apenas vão ser produzidas 75 unidades.
|
|
|
|
Mercado
|
|
Toyota
|
|
A Toyota foi, pelo 3.º ano consecutivo, o maior construtor de automóveis a nível mundial, mantendo uma “distância de segurança” superior a 2 milhões de veículos em relação ao Grupo Volkswagen.
|
|
|
|
|
|
Dacia
|
|
Líder nas vendas de veículos a clientes particulares e "cash cow" do Grupo Renault, a Dacia está apostada em continuar a crescer. Daí que prepare um conjunto de novidades a apresentar em breve.
|
|
|
|
Ferrari
|
|
A Ferrari teve em 2022 um ano de sonho, apesar de muitos construtores anunciarem lucros magros ou prejuízos. Vendeu 13.221 unidades, estabelecendo um novo recorde para os italianos. E não foi o único.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Elétricos
|
|
Nem todos os veículos eléctricos oferecem o mesmo nível de eficiência, mas a situação torna-se mais complicada quando o frio aperta. Os noruegueses compararam 9 modelos e determinaram qual o melhor.
|
|
|
|
Citroën
|
|
A Citroën iniciou a comercialização em Portugal do ë-C4 X, um veículo eléctrico com 4,6 metros de comprimento, motor de 136 cv e uma autonomia de 360 km. Revelou-se espaçoso e confortável.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
De acordo com a imprensa alemã, a Volkswagen prepara-se para lançar no mercado o renovado ID.3 a 27 de Março. Terá retoques por fora, um habitáculo melhor, mas o software e o volante serão os mesmos.
|
|
|
|
|
Hyundai
|
|
O maior dos eléctricos da Hyundai, o Ioniq 6, é uma berlina com 4,86 m e linhas aerodinâmicas, capaz de oferecer até 614 km de autonomia e uma potência até 325 cv. E já tem preços em alguns mercados.
|
|
|
|
Peugeot
|
|
A Peugeot prepara-se para lançar cinco novos modelos a bateria até 2025, todos eles mais eficientes. Dois vão recorrer à primeira plataforma específica para eléctricos, com autonomias até 700 km.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Ferrari
|
|
A Ferrari, que trabalha afincadamente para tornar os seus modelos mais rápidos, patenteou um sistema de jactos em 2019, que agora veio a público. Tudo indica que solução é similar à do Tesla Roadster.
|
|
|
|
Nissan
|
|
Vice-presidente da Nissan para a Investigação e Desenvolvimento revelou que a marca acredita que, em 2028, terá no mercado baterias sólidas, com o dobro da densidade e a aceitar o triplo da potência.
|
|
|
|
|
Skoda
|
|
Com o recorde do mundo de drift em mente, a Skoda atacou um lago gelado sueco com o SUV Enyaq iV RS. O objectivo não foi um passeio rápido com a família, mas andar de lado durante mais de 6,2 km.
|
|
|
|
Renault
|
|
Agora que está de olhos postos nos automóveis eléctricos, a Renault criou um departamento específico para transformar modelos clássicos, como o R4, o R5 ou o Twingo, em veículos a bateria.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
BMW
|
|
A grelha da BMW tem vindo a aumentar de tamanho, a ponto de alguns já a considerarem excessiva. Mas quando se pensava que seria impossível fazê-la crescer mais, eis que a marca esboça novos planos.
|
|
|
|
Atualidade
|
|
A Lazzarini Design concebeu aquele que, provavelmente, será o iate mais fabuloso do mundo. Não só o design é apaixonante como os 15.000 cv fazem milagres. E, como se não bastasse, “voa” sobre a água.
|
|
|
|
Audi
|
|
Activesphere é o concept que antecipa um dos próximos modelos de luxo da gama Sphere. Mistura o conceito de berlina com ar de coupé e capacidade de SUV, a que alia a versatilidade de uma pick-up.
|
|
|
|
Alerta sonoro
|
|
|
|
|
|