803kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Moda

34 coisas que não podem faltar na Eras Tour

Vestidos, batons, brilhos, acessórios e missangas para as pulseiras da amizade. Os swifties estão na reta final para o concerto e para ajudar nas últimas decisões reunimos sugestões. Espreite a lista.

Seleção Nacional

Francisco, do Erasmus em Amesterdão ao Europeu

No espaço de um ano, Francisco Conceição foi de exilado no Ajax a uma das figuras da época do FC Porto e convocado para o Euro 2024. Com o pai, avançado repete feito de António e Miguel Veloso.

Rádio Observador

Portugal pode ser campeão europeu outra vez?

Quão diferente é a seleção de Roberto Martinez da de Fernando Santos? O que nos diz o registo de vitórias? É possível repetir o 10 de julho de 2016? Uma conversa com Bruno Roseiro, editor de Desporto.

Sondagens

Sondagem. PS e AD descem e IL triplica votação

Sondagem da Intercampus, com vista às eleições europeias, aponta para quebra nas intenções de voto dos dois maiores partidos, com PS à frente. Iniciativa Liberal dá "salto" para 12%, à frente do BE.
Eleições Europeias

Os cabeças-de-lista importam?

O melhor indicador da relevância (ou falta dela) dos cabeças-de-lista nestas eleições europeias virá provavelmente dos resultados de Chega e Iniciativa Liberal.
Liberdade de Expressão

Pode? Uma discussão complexa

A pergunta sobre se o Chega, ou qualquer outro grupo parlamentar, pode dizer o que lhe apetecer no plenário é complexa e não tem resposta fácil.
Tráfico Humano

Repitam comigo: o tráfico foi uma parceria

É moral e intelectualmente escabroso querer atirar a responsabilidade do horrível tráfico transatlântico de escravos apenas para as costas dos portugueses e de outros europeus ou americanos.
Parlamento

Para a esquerda, Parlamento ideal era sem “Parla”

Sempre que é obrigada a ouvir opiniões que não lhe agradam, a esquerda entra em erupção, quais Mentos em Coca-Cola. Daí haver quem lhes chame Carniceiros, não de Teerão, mas da liberdade de expressão.
Saúde

SNS. Médicos temem "tempestade perfeita" no verão

Carência crónica e crescente de médicos no verão, somada à entrega de escusas a mais trabalho extra, vai criar muitas dificuldades neste verão, dizem os médicos, que criticam falta de planeamento.
Professores

Professores recuperam 50% do tempo num ano

Atualizado
Entre setembro de 2024 e julho de 2025 será reposto 50% do tempo de serviço. A primeira tranche, de 25%, terá um custo de 40 milhões de euros. Sindicatos pediram reuniões suplementares.
Economia

Marcelo: "crise orçamental" não será "boa notícia"

Presidente da República destaca necessidade de "acelerar a execução" dos fundos europeus e deixa recado: "É bom que seja votado o Orçamento de 2025".
Seleção Nacional

O Mister sou eu. Escolha o seu 11 para o Europeu

Roberto Martínez anunciou os 26 convocados para o Euro-2024, com 20 "repetentes" do último Mundial, seis caras novas e quatro campeões de 2016. Escolha o melhor 11 para repetir o sucesso de França.
Austrália

Caledónia: australianos e neo-zelandeses retirados

Ministro do Pacífico garantiu estar a trabalhar com governo francês para retirar mais cidadãos australianos. Nova Zelândia tem um segundo voo planeado através de Brisbane com mais de 100 cidadãos.
Praia

Cascais. Praia da Parede interdita a banhos

Os valores das análises à água revelaram resultados que levaram a Autoridade Regional de Saúde a dar instruções para que fosse hasteada a bandeira vermelha na praia.
Violência

BE faz queixa após agressões em ação do Ergue-te

Partido fez ação à porta da sede do Bloco de Esquerda. Pessoa que o partido "desconhece" foi agredida. Bloco "comunicou factos" à PSP.
Espanha

"Disparate de arrogante": Milei responde a Sánchez

Espanha oficializa retirada da embaixadora na Argentina, por Milei não se desculpar após chamar corrupta à mulher de Sánchez. Presidente da Argentina recomenda um "psicólogo" a Sánchez.
Parlamento Europeu

Partido de Le Pen rompe com aliados alemães

É uma colisão na família europeia do Chega, a ID. Partido de Le Pen rompe com a AfD e diz que não se "sentará" ao lado da força alemã no Parlamento Europeu devido a declarações sobre nazis.
Eleições EUA

Vídeo. Trump partilha expressão "reich unificado"

A expressão associada à Alemanha nazi surge numa página de jornal fictícia, que mostra o futuro dos EUA assim que Trump suba ao poder. Gabinete de Biden avisa que candidato "não está a brincar".
Seleção Nacional

Eles jogam, nós ganhamos: Portugal bate Espanha

Depois de uma entrada irregular, sem bola e a perder, Portugal deu a volta ainda na primeira parte com golos de Duarte Cardoso e Rodrigo Mora e venceu a Espanha no arranque do Europeu Sub-17 (1-2).
Futebol

Kroos termina a carreira depois do Euro 2024

Cinco Champions à procura da sexta, um Mundial à procura de um Europeu, uma carreira cheia de classe que se confunde com o Real: Toni Kroos anunciou que vai deixar os relvados depois do Euro 2024.
O Bom, o Mau e o Vilão

Presidente da TAP acha que manda mais do que manda

Miguel Pinto Luz (que pôs o presidente da TAP no lugar), a ministra do Trabalho (que foi equívoca) e os okupas das faculdades (que são 10) são o Bom, o Mau e o Vilão.
E o vencedor é...

Debates a quatro são uma barafunda

Fernando Alexandre conseguiu selar o acordo, mas Mário Nogueira, profissional do protesto, não se deixou convencer. Debates a quatro não são produtivos? Venham os frente a frente da Rádio Observador.
Contra-Corrente

Será que o nosso planeta suporta tantos turistas?

Somos já oito mil milhões de seres humanos, mas será que um dia poderemos ser também oito mil milhões de turistas? Num tempo em que se multiplicam as revoltas contra o turismo, onde ficam os limites?
Cinema

"Furiosa": falta combustível ao pós-apocalipse

Quinto filme da série iniciada em 1979 por George Miller com "Mad Max: As Motos da Morte", "Furiosa: Uma Saga Mad Max" tem Anya Taylor-Joy no papel principal. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Coroa Espanhola

O casamento de Felipe e Letizia 20 anos depois

Teve direito a chuva, um pesado vestido, e até a bofetadas entre primos. Três pessoas que marcaram presença ajudam a contar a história de um dia histórico com imprevistos.
Família Real Britânica

Kate "entusiasmada" mas sem data de regresso

A divulgação de um relatório sobre um dos temas mais queridos de Kate, levou o Palácio de Kensington a dizer que a princesa de Gales está a par do assunto, mas regresso só com "luz verde" dos médicos.
União Europeia

Mais Portugal, menos União Europeia

Passados quase 40 anos da entrada de Portugal na União Europeia, o país estagnou, a visão de política externa própria desvaneceu e a identidade nacional é uma miragem daquilo que foi.
Transporte Ferroviário

Ferrovia: A informação estratégica que falta

O governo não disse e estranhamente ninguém lhe perguntou qual será a bitola usada nas duas ligações ferroviárias de alta velocidade de Lisboa ao Porto e de Lisboa a Madrid, o que deve ser esclarecido
Politicamente Correto

As microagressões e o novo puritanismo

Uma sociedade que absolutiza as microagressões é uma sociedade de pensamento único, sem liberdade e intolerante. Estamos a resvalar para um ambiente social psicótico dominado pelo delírio persecutório
Neurologia

Nova molécula pode ajudar nas doenças neurológicas

Investigadores da Universidade do Porto analisaram amostras de pessoas com demência e descobriram um agente que bloqueia os efeitos nefastos de uma proteína nas células nervosas.
Polícia

PSP: 43 processos devido a protesto no Capitólio

PSP instaurou 43 processos disciplinares e comunicou ao Ministério Público o desfile e concentração não autorizados junto ao cineteatro Capitólio, obrigando ao corte de várias ruas.
Design

10 destaques da Lisboa Design Week

A partir de quarta-feira e ao longo de cinco dias, a segunda edição da Lisboa Design Week convida a conhecer obras, mostras e espaços nos quatro cantos da cidade.
Lisboa

Swift: saiba como concertos alteram trânsito

Como forma a "garantir a segurança da realização" dos dois concertos, a PSP explica que os constrangimentos serão aplicados "apenas na medida do estritamente necessário".
Reino Unido

Escândalo do sangue infetado: Sunak pede desculpa

Primeiro-ministro do Reino Unido lamentou "profundamente" os danos causados às vítimas pelo escândalo que remonta à década de 1970. Valor das indemnizações será conhecido esta terça-feira.
Reino Unido

Acusado de espiar para China encontrado morto

Uma morte "Inexplicável" para a polícia. Antigo fuzileiro naval britânico foi encontrado morto no domingo. Estava acusado de vigiar para a China ativistas pró-democracia de Hong Kong.
Sporting campeão

O Sporting do "Manel" voltou a sair à rua

Imagem de Varandas e Gyökeres a levarem a taça de campeão a Manuel Fernandes no hospital deu o mote para uma festa na Câmara sem condicionantes duas décadas depois que se tornou em si uma homenagem.
Sporting campeão

As histórias que marcaram os 20 Campeonatos

Sporting encerrou festividades pela conquista do 20.º Campeonato com receção na Câmara. Para muitos que ali estavam, foi só o segundo título. Talvez o quarto ou quinto. Mas todos têm a sua história.
Sporting campeão

Dos 8 aos 80: a receção ao Sporting na Câmara

Os leões foram recebidos na Câmara Municipal de Lisboa e todos os adeptos pediram que regressem já na próxima semana, com a Taça. Veja as melhores imagens do novo capítulo da festa do Sporting.
MotoGP

Miguel Oliveira esperançado num bom resultado 

Miguel Oliveira, atualmente 14.º, considera que o circuito catalão que conhece desde início de carreira é "bastante técnico", mas garante estar confiante para a prova de Barcelona.
Conflito Israelo-palestiniano

Médicos relatam más condições de detidos de Gaza

Sem analgésicos, sujeitos a amputações, algemados de forma "desumana" e obrigados a usar fraldas. Médicos relatam más condições que detidos palestinianos sofrem em hospitais israelitas.
Conflito Israelo-palestiniano

Decisão do TPI contra Israel e Hamas foi unânime

Amal Clooney, contactada pelo tribunal para avaliar as provas de alegados crimes de guerra, revela que um grupo imparcial de peritos em direito internacional tomou a decisão por unanimidade.
Israel

Israel reclama morte de comandante do Hezbollah

Hezbollah confirmou a morte de Qasam Saqlawi, comandante do complexo de mísseis e rockets de artilharia no setor costeiro, mas não divulgou pormenores sobre circunstâncias de morte.
Conflito Israelo-palestiniano

China quer objetividade em processos do TPI

A China, que apoia a solução de dois Estados para o conflito Israelo-palestiniano, apela a uma posição "objetiva e imparcial" do TPI, a propósito dos mandados de detenção contra Israel e Hamas.
Guerra na Ucrânia

Rússia começa exercício com armas nucleares

Em resposta a "provocações e ameaças de alguns dirigentes do Ocidente contra” Moscovo, a Rússia inicia exercícios nucleares no sul do país, incluindo em territórios ocupados na Ucrânia.
Rússia

Moscovo acusa Washington de querer armas no espaço

Porta-voz russa acusou Washington de querer transformar o espaço "numa arena de confrontos militares", depois de os Estados Unidos terem denunciado o lançamento de um satélite bélico russo.
Três Toques

Os 26 estão escolhidos, mas onde está o Éder?

Os craques que ficaram de fora da convocatória para o Euro 2024. Será que o Éder não pode voltar? Na despedida de Toni Kroos, qual o melhor onze com o qual já jogou? Como é óbvio, Ronaldo está lá.
Boa moeda, má moeda

Qual foi a poupança mais rentável dos últimos 25?

A CMVM fez as contas ao rendimento de vários tipos de poupança e descontou inflação e custos como comissões e impostos. A melhor poupança em 25 anos seria uma carteira que replicasse o PSI Geral.
Explicador

O comportamento do Chega na AR é impróprio?

Inês Sousa Real acusa o Chega de vitimização e garante que os deputados ofendem mulheres na AR. Rita Matias atira culpas à esquerda por trazer o tema do assédio e racismo para condicionar o Chega.
O que é que sucede?

O que é que sucede? Sucede que acabou :(

Aguiar Branco metido em chatices à conta de Ventura, um novo detetor de sarcasmo e a inteligência artificial a tentar manter a memória dos mortos. Tudo isto no último “O que é que sucede?”
Concertos

Roberto Carlos com três datas em Portugal este ano

O cantor, de 83 anos, atua no dia 19 de setembro, no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, e, em outubro, no dia 4 atua em Lisboa e, no dia 6, em Braga. Bilhetes à venda às 13h00 desta quinta.
Chefs

“Só tinha homens no júri e disse 'não pode ser'"

No ano em que o concurso Chefe do Ano faz 35 anos, Paulo Amado fala de mudança, da influencia da sociedade na gastronomia e do impacto positivo que quer ter na mesma, com os eventos que lidera.
Nova Zelândia

Pena de pássaro Huia vale mais do que ouro

Extinto pássaro Huia tem uma pena rara e muito valorizada: foi agora leiloada por 26.097,4 euros a um comprador anónimo, É a mais cara do mundo vendida em leilão, vale mais do que ouro.
Espaço

Apófis, o temido asteroide que vai passar em 2029

Encontro marcado para daqui a cinco anos não será catastrófico. O Apófis vai só fazer uma tangente à Terra e ser objeto de estudo. Há vários projetos para aproveitar a proximidade do "Senhor do Caos".
História

Missão, prisão e amor. A vida de Constança da Gama

Depois da biografia de Vera Lagoa, a historiadora Maria João da Câmara mergulhou num arquivo com centenas de cartas de amor e recupera uma protagonista inesperada da turbulenta I República.
Crítica de Livros

Lisboa entre quatro apartamentos

Entre notas e comentários sobre a cidade contemporânea, o leitor vai sendo apanhado desprevenido pela cirúrgica capacidade de observação de Susana Moreira Marques em "Terceiro Andar sem Elevador".
Crítica de Livros

Paisagem: arquitetura do território

O livro de João Gomes da Silva é prova irrefutável que é esta qualificação — em muitos casos urgente — da nossa paisagem, da nossa arquitetura e do nosso território que merece ser prioridade.
Comida

O "taco Michelin" da Cidade do México

O guia aponta o "Gaonera taco" como razão para atribuição da estrela, descrevendo a receita como "elementar e pura". No El Califa de Leon, há tacos a menos de 5€, com cerveja ou cola a acompanha.
Santa Casa de Lisboa

"Novo ciclo" com provedor "ciente dos desafios" 

Paulo Sousa tomou posse como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Um novo ciclo de gestão transparente e criteriosa, garantiu a ministra que exonerou a anterior provedora.
Saúde

IPO de Coimbra impedido de comprar medicamentos

Tribunal de Contas recusou conceder vistos prévios a dois contratos por falta de verbas. Em fevereiro, o IPO de Coimbra já tinha previstas despesas dois milhões de euros superiores ao orçamentado.
Serviço Nacional de Saúde

Lisboa. DE-SNS deixa hospitais sem diretor clínico

A ULS São José está sem diretor clínico há 11 meses, uma situação sem paralelo. Direção Executiva não nomeia ninguém porque terá ficado desagradada com saída do ex-responsável, acusam fontes internas.
Taylor Swift

Como Swift se prepara para três horas de concerto

Taylor Swift começou o seu treino de preparação para a Eras Tour seis meses antes de arrancar. Apesar de intenso, os fãs sentiram-se motivados a experimentar.
Inteligência Artificial

Scarlett Johansson acusa OpenAI de usar a sua voz

Scarlett Johansson diz que recusou uma proposta para dar voz ao ChatGPT e acusa a OpenAI de ter utilizado uma voz "assustadoramente semelhante" à sua. Empresa nega, mas suspende o uso da voz "Sky".

Episódios antecipados só para assinantes

Matar o Papa

Estreia. “Matar o Papa”: “O Anticristo em Fátima”

No primeiro episódio de “Matar o Papa”, um padre espanhol chega de comboio a Portugal. Não traz bagagem mas tem um plano: matar o Papa, prestes a aterrar em Lisboa, para uma primeira visita ao país.
Matar o Papa

Episódio 3: “Um segredo escrito à mão”

No terceiro episódio de “Matar o Papa”, João Paulo II descobre que está no centro de um segredo guardado há décadas no Vaticano. Krohn traça o plano, mas não conta com um último obstáculo.
Matar o Papa

Episódio 4: “Beijar o Papa”

No quarto episódio de “Matar o Papa”, Krohn e João Paulo II estão finalmente frente a frente, em Fátima. A multidão não se apercebe, mas o padre espanhol atira-se contra o Papa com um sabre.
Ciência

O que era e o que aconteceu afinal à bola de fogo?

De norte a sul, uma bola de luz atravessou Portugal a alta velocidade. Que fenómeno é este? É raro? Caiu ou não? Nove perguntas e respostas.
Alzheimer

Como identificar origem em 15% a 20% das pessoas

A maior parte dos casos de Alzheimer não tem uma causa identificada, mas equipa de cientistas diz que 15 a 20% terá origem no gene APOE4. Pode trazer ensaios clínicos e tratamentos mais direcionados.
Aeroporto de Lisboa

NAL Temporada 2 Episódio 1

Com o devido  respeito pelos especialistas que perderam noites a fazer relatórios e projeções de aumento de passageiros,  parece que por enquanto o povo português só tem perdido dinheiro.
António Costa

Toni quando vamos para Bruxelas ?

Toni teve um riso curto e recostou-se no sofá . Olhava em redor as fotos emolduradas com os grandes chefes políticos de toda a Europa e sentia que queria algo mais da vida política .
Enfermeiros

Afinal não é o cidadão que está no centro, é a can

O poder da caneta ainda manda, com prejuízo de uma racional e habilitada atuação dos enfermeiros, assim como da eficiência de um sistema moderno.

os nossos especiais

Irão

Raisi e as dúvidas sobre o futuro do Irão

O Presidente e o chefe da diplomacia iranianos morreram a bordo do helicóptero que caiu em Varzaghan. Acidente pode moldar a sucessão de aiatolá e o futuro do Irão, que atravessa uma crise económica.
Futebol

St. Pauli, o clube de causas e anti-preconceitos

Está de regresso à Bundesliga mas a história do clube de um bairro de Hamburgo é maior do que o que se passa no relvado. Afirmou-se contra os nazis, opôs-se ao capitalismo e representa as origens.
Observador 10 anos

Os portugueses mais influentes dos últimos 50 anos

Da política à literatura, do desporto à economia, da música ao mundo empresarial, estes são os 10 portugueses mais marcantes desde o 25 de Abril, de acordo com os leitores do Observador.

Jogos Observador

Sudoku

Um novo Sudoku todos os dias. Complete todos os quadrados utilizando números de 1 a 9, não se esqueça: as repetições não são permitidas.

AbraPalavra

Uma palavra, cinco letras, seis tentativas. Inspirado no Wordle, descubra uma palavra nova todos os dias. Jogue e partilhe os seus resultados.

Os nossos Podcasts Plus

Podcasts

Ouça aqui. Operação Papagaio

Quinze anos antes do 25 de Abril, artistas surrealistas e revolucionários profissionais juntaram-se para derrubar Salazar. Esta é a história inédita dessa louca operação. Ouça aqui os 6 episódios.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 99€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa