Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Futebol

Como provar quem insultou Marega? Pode ser difícil

Para conseguir provar em tribunal o crime de discriminação racial, punível até cinco anos, é preciso perceber quem disse o quê ao jogador do Porto. E essa será uma prova difícil.
Eutanásia

Eutanásia, eficiência, equidade e liberdade /premium

A despenalização da eutanásia viola o contrato social entre o Estado e os cidadãos. Estamos a privilegiar a eficiência, como as tribos que consideramos primitivas.
Parentalidade

Os filhos e a divisão das tarefas domésticas /premium

Os pais são “tributados” três vezes: 1) como todos os cidadãos; 2) as deduções do IRS talvez suponham que educamos os nossos filhos nas “lojas dos 300"; 3) são penalizados na carreira por serem pais.
Coronavírus

Em direto/ Coronavírus. Mais um caso suspeito em Portugal 

Há um novo caso suspeito em Portugal. Até agora houve 10, sendo que oito tiveram testes negativos. Número de mortos sobe para 1.775. China isola mais uma cidade. Japão cancela cerimónia de Naruhito.
Isabel dos Santos

Em Portugal, Isabel dos Santos ganhou 494 milhões

As contas são do Público e do Jornal de Negócios: os negócios com a Galp Energia, Zon/Nos e BPI renderam 494 milhões a Isabel dos Santos. Em Portugal, participações em empresas não foram arrestadas.
Presidente da República

Marcelo despede-se da Índia (e da prima de Costa)

308
Acabou a visita de três dias à Índia, em Goa, com o Presidente a vestir de novo o fato dos afetos (que nos últimos dias ficou na gaveta) num encontro com a comunidade portuguesa
Racismo

Joacine: mais de 50 queixas contra André Ventura

231
A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial recebeu cerca de 58 queixas de uma publicação no Facebook na qual André Ventura sugeria devolver Joacine ao seu país de origem.
Mercado Imobiliário

Portugal é o país com menos casas novas na Europa

Estudo do instituto alemão Ifo, citado pelo Jornal de Notícias, revela que Portugal é o país europeu com a média mais baixa de novas construções habitacionais por cada 1.000 habitantes.
Hackers

Hackers acedem a contas e furtam 1 milhão de euros

O esquema começou em 2013 e prolongou-se até 2018. Os piratas furtavam quantias entre os mil e os 10 mil euros das contas bancárias dos clientes, lesando um total de 47 pessoas e entidades.

Rádio Observador

Noticiário 11h: Marega: "Solidariedade e repúdio" diz Costa

    Últimas da Rádio

  • Noticiário

    11h: Marega: "Solidariedade e repúdio" diz Costa

  • Explicador

    Eutanásia. "Não resolve o sofrimento do doente"

  • Outras Histórias do Desporto

    Os outros Maregas e o caso que passou ao lado

  • Código Postal

    Esta é a terra mais venezuelana de Portugal

  • Ao Vivo

    Seis comediantes e um palco. Fica quem tem piada

  • Termómetro

    Meghan Markle faz história na Vogue

Mais Rádio
Morte

"Ele marcou uma era". Morreu o ator Tozé Martinho

Atualizado 28096
Ator e argumentista Tozé Marinho morre aos 72 anos no Hospital de Cascais. José Eduardo Moniz recorda um "exemplo de tenacidade" que "marcou uma era da televisão em Portugal".

eutanásia

Comentário Político

Marques Mendes defende referendo à eutanásia

205
O comentador lembra que sempre defendeu o referendo, mesmo antes de haver projetos de lei sobre o tema. Fala também do coronavírus e da necessidade de mudar a Constituição para obrigar a quarentena.
Eutanásia

Eutanásia. Parlamento sem nenhum parecer positivo

114
Entre "chumbos" e o silêncio, as 5 propostas para despenalizar a morte assistida ainda não receberam pareceres positivos. Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros chumbaram todos os projetos.
Eutanásia

Graça Freitas. "Não me oponho à eutanásia"

815
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirma, à TSF e ao DN, que é preciso garantir cuidados paliativos de qualidade e evitar o encarniçamento terapêutico, mas não se opõe à prática da eutanásia.
Cinema

Agora toda a gente gosta de Adam Sandler, não é?

"Diamante Bruto", dos irmãos Safdie, é um admirável filme sobre os homens que não sabem lidar com o aborrecimento de uma vida convencional e comportam em si a semente da sua própria desgraça.
Serralves

Serralves: Yoko Ono convida mulheres e artistas

A artista japonesa Yoko Ono pede a colaboração de mulheres e criadores portugueses a fazerem parte de duas obras participativas que irão integrar a sua exposição em Serralves, no Porto, em abril.
Futebol

Um já está: Jesus vence Supertaça pelo Flamengo

365
"Hoje teve gol de Gabigol" e Fla começa 2020 a ganhar: avançado marcou e assistiu no triunfo frente ao Athl. Paranaense na Supertaça (3-0). Seguem-se Taça Guanabara e Recopa Sul-Americana em dez dias.
Premier League

Jude, o miúdo que sabia que Mourinho é especial

No dia em que Mourinho reviu Terry, Tottenham começou a perder, fez a reviravolta com o Aston Villa e ganhou nos descontos com bis de Son (3-2) num jogo especial para uma criança, cinco anos depois.
Futebol

Nem foi preciso Ronaldo no regresso de Chiellini

Maurizio Sarri descansou Ronaldo antes de um ciclo complicado com oito jogos em 28 dias mas Juventus regressou às vitórias frente ao Brescia no dia do regresso à competição do capitão Chiellini.

opinião

Eutanásia

Eutanásia: a dupla escolha do Parlamento e do PR /premium

A eventual aprovação da eutanásia no Parlamento, sem ter havido um debate prévio com os eleitores, constituiria uma irresponsável aventura política.
Floresta

A conta do fogo: e você, como a quer pagar?

Não estamos a pagar a pronto um padrão aceitável de fogo – pagamos a prazo e com juros, uma elevada fatura que não apaga a dimensão trágica deste fenómeno recorrente... É assim que queremos fazer?
Cidades

Irracionalidade lisboeta

Transformar Lisboa numa espécie de parque temático só é chocante se não pensarmos bem. Na verdade, o que estamos a fazer é algo que tem mesmo de ser feito. As empresas têm de sair do centro da cidade.
Ténis

Foi histórico mas sem título: Ruud vence Sousa

Pedro Sousa tornou-se o terceiro português a chegar à final de um torneio ATP em Buenos Aires após a desistência de Schwartzman mas também ele esteve condicionado na derrota com Casper Ruud.
Futebol de Praia

Sp. Braga reconquista Mundialito de Clubes

321
Sp. Braga revalidou vitória no Mundialito de Clubes em Moscovo, goleando na final o Spartak (8-3) e igualando o Lokomotiv como equipa com mais títulos na mais importante competição de clubes.
Ambiente

Papa. Crise climática resulta de "olhar doente" /premium

164
O Observador faz a pré-publicação de um texto inédito do Papa Francisco sobre questões ambientais, integrado no livro "A Nossa Mãe Terra", que sai para as livrarias nesta sexta-feira.
Nações Unidas

Guterres. Crise climática é o obstáculo para a paz

883
O secretário-geral das Nações Unidas disse que a crise climática é o maior obstáculo à paz mundial, durante a visita ao Paquistão, um país em conflito com a Índia por causa do uso da água.
Livros

"Rockonomics": vigarices e o negócio da música /premium

O Observador publica um excerto de "Rockonomics", o livro de Alan B. Krueger que procura explicar os princípios da economia através da indústria da música, os artistas, os agentes e os executivos.
História

Os mistérios de D. Teresa, mãe de Afonso Henriques /premium

510
Foi filha de um rei, mãe de outro e governou com "mão forte" uma região estratégica, o Condado Portucalense. Apesar disso, pouco se sabe sobre ela e até existem dúvidas quanto ao seu lugar de enterro.
Livros

Como evoluiu o Homo sapiens: na pele, pêlo e sexo /premium

Da monogamia, à cor da pele e ao corpo sem pêlos: "Encontros imediatos com a humanidade" examina alguns dos processos evolutivos que conduziram às bizarras criaturas que nós somos.
Arquitetura

EUA. Arquiteto português premiado por hotel canino

2672
Veja as fotografias do hotel para cães em Vila do Conde, desenhado pelo arquiteto Raulino Silva, que recebeu em Los Angeles o prémio Silver na categoria Hotels and Resorts.
Moda

Sapatos, coronavírus e uma injeção de otimismo

Portugal faz-se representar na MICAM com mais de 70 empresas de calçado. Um grito de otimismo numa indústria ameaçada pelas alterações no retalho, pelo comércio injusto e até pelo coronavírus.
Benfica

O pior momento de Lage na Luz, em números 

267
Benfica soma terceiro encontro consecutivo sem ganhar e prolonga série a sofrer golos para cinco jogos. Bruno Lage conhece pior período na Luz, perdendo mais pontos em dois jogos do que nos outros 38.
Primeira Liga NOS

Os "demónios" de Weigl e um anjo chamado Gabriel

121
Amorim não fugiu ao seu ADN e teve aí o mérito da vitória do Sp. Braga na Luz (1-0). Já o Benfica perdeu pela segunda vez sem Gabriel e com Weigl, que ainda não se adaptou ao ADN do futebol da equipa.

debate eutanásia

Eutanásia

Da dignidade

Por que devo morrer em nome de uma abstracção e não expressão do amor concreto de quem, ainda que não concorde comigo, me dá a possibilidade de acabar dignamente com o meu sofrimento?
Eutanásia

O ímpeto ideológico e totalitarista da esquerda

Vivemos tempos de resistência. E se há bem maior pelo qual a resistência vale a pena, é a Vida. Saibamos estar à altura destes tempos e assumir o nosso papel na construção de uma sociedade humanista.
Eutanásia

Entre a vida e a morte

Deveria, para bem da sociedade, existir um referendo. Mas também devemos ser livres de dar o rumo que queremos à (não) vida; e devemos promover a vida, mas não prolongá-la a quem não a quer.
Eutanásia

A eutanásia e os pequenos Luís XIV

A única coisa que mudou desde o chumbo da morte a pedido foi que agora têm os votos. Claramente, já ficou provado que não têm a força da razão, apenas têm a razão da força.
CGTP

Discursos na CGTP. Descubra as diferenças /premium

Estrutura, temas, frases feitas, ideias repetidas. O último discurso de Arménio Carlos e o primeiro de Isabel Camarinha são um jogo das 7 diferenças. E desfazem dúvidas: há mesmo continuidade na CGTP.
Minas

Lítio. Montalegre e Boticas fora do novo concurso

1161
Das nove áreas previstas para o concurso de pesquisa de lítio, duas vão ser excluídas. Governo quer ver se projetos para explorar em Montalegre, Boticas e Argemela obtêm a luz verde ambiental.
Ambiente

Aterro em Valongo vai ser alvo de inspeção

O ministro do Ambiente revelou que em 28 de fevereiro será feita uma inspeção "decisiva" ao aterro de Valongo, que tem gerado contestação popular.
Justiça

Investigação a Costa deverá ser arquivada

6480
Juiz Carlos Alexandre extraiu certidão para o primeiro-ministro ser investigado no MP no Supremo Tribunal de Justiça. Estão em causa crimes de violação de segredo e desobediência.
Urgências

S. João informa via SMS sobre doentes na urgência

16507
O Hospital de São João começou a informar os acompanhantes da evolução dos doentes na urgência. A medida “em prol da humanização” é inovadora no setor público de saúde.
Futebol

AT fiscalizou contrato de Fernando Santos com FPF

O contrato da equipa técnica de Fernando Santos foi alvo de uma fiscalização da Autoridade Tributária. FPF tem um contrato de prestação de serviços com o selecionador através de uma empresa nacional.

O jornalismo que vale uma assinatura.

Sem restrições. Sem obrigações.

Futsal

Dinis, o benjamim que deu o exemplo no dérbi

37888
Dérbi de benjamins de futsal entre Sporting e Benfica decorria no Pavilhão João Rocha quando Dinis, jogador dos leões, admitiu ao árbitro que tinha marcado mal um penálti e recebeu o cartão branco.
Sporting

"Juve Leo não manda nem é nada sem o Sporting"

585
Juventude Leonina promoveu conferência para começar a enterrar machado de guerra mas fazendo defesa de algumas acusações, da tolerância zero pós-Alcochete ao não envolvimento no incidente de domingo.
100% português

Casa Brava. Sol, sabonetes e um bed & breakfast 

Trocaram Paris pelo Algarve para voltar às raízes e lançar uma marca de cosmética natural e vegan. Para além da loja onde os sabonetes artesanais são vedetas, a Casa Brava é ainda um bed & breakfast.
Vhils

"Pintei golfinhos em bares para pagar as contas" /premium

474
Vhils vai ter a primeira exposição nos EUA. Em entrevista, conta que fazer uma peça lado a lado com Banksy que foi capa da Time o lançou e comenta a polémica com a escultura de Pedro Cabrita Reis.
Família

"Temos muito medo dos sentimentos das crianças" /premium

435
A infância que tivemos pode influenciar a infância que vamos dar aos nossos filhos. Não faz mal os pais errarem e os filhos não precisam de ser sempre felizes. Entrevista à autora Philippa Perry.
TAP

Aviões novos, dívida a ser paga, prémios continuam /premium

330
Quatro anos depois a TAP de David Neeleman tem pouco a ver com a TAP de 2015. Nesta entrevista falou-nos de como mudaram os aviões, as rotas e a gestão. E como os prémios vão continuar a ser pagos.
Arquitetura

"A transformação em Lisboa não é dramática" /premium

129
O acervo de Carrilho da Graça passa a fazer parte da Casa da Arquitetura. Em entrevista, fala das mudanças na capital, da necessidade de transformações na Ordem e dos problemas dos concursos públicos.
Rádio Observador

Rádio Observador: 1,1 milhões de downloads num mês

389
Em Janeiro, a procura pelos podcasts da Rádio Observador mais do que duplicou face a Dezembro. Recorde aqui alguns episódios de entre os mais populares de cada programa.
Observador

Observador inova e introduz Subscreva com o Google

Trata-se de uma aplicação de vanguarda, com o Observador a ser o primeiro em Portugal, juntando-se a títulos prestigiosos como The Washington Post, The New York Times, Financial Times e The Telegraph.
A página está a demorar muito tempo.