532kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Vaticano

Bullying e incompetência. A polémica na Cáritas

Através de um decreto assinado pelo Papa, a cúpula hierárquica da Cáritas Internacional foi demitida. A polémica envolve mau ambiente no local de trabalho — mas a Cáritas Portuguesa não foi afetada.
Guerra na Ucrânia

MNE bielorrusso morre "repentinamente"

Vladimir Makei morreu um dia depois de se ter encontrado o enviado do Papa, Ante Jozic, com quem teria discutido um caminho para a paz na Ucrânia. MNE bielorrusso ia encontrar-se com Sergei Lavrov.

Guerra na Ucrânia

Em direto/ 32 mortos só em Kherson nos últimos 17 dias

Serviços de Defesa britânicos revelam que as forças russas estão a usar mísseis sem ogivas nucleares o que pode significar que o seu stock de armamento está a esgotar.

Guerra na Ucrânia

Alemanha e França vão ajudar Ucrânia até ao fim

A Alemanha e a França, que prometeram apoiar a Ucrânia até ao fim do conflito, estão a trabalhar para ajudar o país a "reconstruir as suas infraestruturas energéticas", parcialmente destruídas.

Abusos na Igreja

Igreja usa Haiti para proteger padres pedófilos

Jornalista brasileira fez investigação aos abusos por membros da Igreja no Haiti ao longo de 10 anos. Mas também aponta outros países, como Portugal, como destinos para proteção de padres.
Roménia

A Roménia vai passar-nos à frente

Há sete anos tomava posse o governo da geringonça. Sete anos depois o país está estagnado. É este o impacto da verdadeira taxa rosa, aquela que o país paga pela governação do PS.
Orçamento do Estado

Um Estado falhado

Um orçamento que fortalece o Estado e enfraquece o país e os cidadãos. Um Estado que reduz Portugal a um destino de fundos europeus que os governantes distribuem enquanto o país empobrece. 
Mundial 2022

FIFA, corrupção e globalização

A pouco e pouco o futebol foi-se tornando um grande negócio e a movimentar milhões. E com os milhões veio a corrupção de dirigentes desportivos e de “empresários” e o desbaratar de verbas públicas.
Cristianismo

Circunstâncias do Diabo para Deus nos fazer falta

Se Deus se expôs a viver os nossos infernos, por que não haveremos nós de lhe pedir o paraíso? O bom ladrão é o que quer estar onde Jesus vai. 
Mundial 2022

Em direto/
Alemanha decide futuro frente à Espanha

Depois de perder com o Japão, Alemanha não pode perder pontos frente à Espanha, hoje, às 19h00. O dia começa com os nipónicos frente à Costa Rica, seguindo-se um Bélgica-Marrocos e um Croácia-Canadá.

Mundial 2022

Governo

AMT contrata mulher de governante do setor

AMT contratou como consultora da Administração, após concurso com júri presidido por Ana Paula Vitorino, mulher do secretário de Estado que tem a pasta da reguladora no Ministério das Infraestruturas.
PSD

SMS ensombram eleições na distrital de Santarém

Secretário-geral do PSD e candidato de lista que enviou SMS negam que tenham sido utilizados meios do PSD nacional a favor de uma das candidaturas. Lista B admite impugnar resultado.
Presidente da República

Presidente: "Oportunidade única" de atualizar SNS

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que o Serviço Nacional de Saúde "é um bem inestimável", mas que é preciso "ajustá-lo à nova realidade".
Desporto

“Folga” à mesa em restaurante de Ronaldo

Fernando Santos concedeu algumas horas de folga aos jogadores portugueses, concentrados no Qatar desde dia 18. E os atletas foram jantar a um restaurante que tem como sócio Cristiano Ronaldo.
Mundial 2022

Gonçalo Ramos: Portugal "não pensa no empate"

Deixando elogios ao "amigo" uruguaio Darwin, avançado não tem dúvidas que Portugal, com a qualidade que tem, "tem de ser favorito em qualquer jogo". Diogo Costa está a 100%, garante.
Espanha

PP critica Sánchez: ""Criminosos são libertados"

Reforma da lei da violência sexual em Espanha equipara abuso a violação, mas a pena mínima baixou. Líder do PP criticou Governo porque há criminosos a serem libertados mais cedo. Sánchez respondeu.
Indonésia

Sismo. Sobe para 318 número de mortos na Indonésia

As equipas de resgate continuam a procurar nos escombros as 14 pessoas que estão desaparecidas, com cada vez menos esperança de encontrá-las com vida. Uma centena das vítimas mortais são crianças.
Itália

Itália. Fortes chuvas fazem pelo menos 8 mortos

Fortes chuvas na pequena ilha ao largo de Nápoles fizeram ruir pelo menos 10 edifícios e causaram a morte a oito pessoas e vários desaparecidos. Equipas de socorro continuam no local.
Concorrência

Swiftonomics. A digressão que virou caso político

Taylor Swift está no centro da trama Ticketmaster, depois de milhões de pessoas não conseguirem comprar bilhetes. Podia ser uma digressão mas já virou caso político e de justiça.
Música

Morreu Irene Cara, voz de "Fame" e "Flashdance"

A cantora norte-americana Irene Cara morreu aos 63 anos, em casa, na Flórida. A artista deu voz a vários hits clássicos dos anos 80, como "Fame" e "Flashdance... What a Feeling".
Banda Desenhada

Schulz e a alegre melancolia dos "Peanuts"

Com Charlie Brown e amigos, fez desenhos que levavam a sério as crianças, através de sorrisos silenciosos. Tímido e vítima de bullying, criou um império a partir daí. Charles M. Schulz faria 100 anos.
Oficina da Liberdade

Devolvamos ao Ocidente o seu significado original

Um pré-requisito para encontrar o caminho certo para a recuperação do Ocidente é livrar-se dos nossos próprios erros e pressuposições, não culpando o mundo em nosso redor.
Mundial 2022

O Mundial: onde ficam os nossos valores?

Não sei quem consegue estar de consciência tranquila com aquilo que se está a passar e quem consegue abdicar das suas crenças pessoais para valorizar o que menos importa nisto tudo: o futebol!
Twitter

Twitter: o preço da liberdade

Quando a participação numa rede social é grátis, isso significa que o produto comercializado na rede é o próprio utilizador, pelo que a anunciada cobrança de mensalidades no Twitter é o passo certo.
Câmara Municipal Lisboa

Candidata a Lisboa em 2025? Marta Temido só sorri

A ex-ministra da Saúde fugiu à questão sobre candidatura a Lisboa, limitando-se a sorrir. Elogiou o papel dos autarcas, os únicos que diz terem tido um papel mais difícil que o seu durante a pandemia.
Assembleia Da República

"Circunstâncias permitem a Medina mais propaganda"

O deputado que substitui Jerónimo de Sousa no Parlamento já tinha ocupado um lugar no hemiciclo, critica a "propaganda enganosa" do Governo e de Fernando Medina num orçamento "em que pouco mudou".
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa implementa sistema de aviso de tsunami

Autarquia diz que "todo o cuidado é pouco" e que as alterações climáticas impõem "uma urgência acrescida" de preparar Lisboa para catástrofes.
Óbito

Morreu a cançonetista Maria de Lourdes Resende 

A cançonetista Maria de Lourdes Resende, de 95 anos, morreu em casa, em Lisboa,revelou seu antigo-agente artístico à Agência Lusa.
António Costa

Gás. Portugal e Espanha com excepção ibérica

O primeiro-ministro, António Costa, disse que tem de continuar a haver uma "exceção ibérica" porque Portugal e Espanha continuam a ser "uma ilha" energética.
Natal

19 mercados de Natal em todo o país

No Anjos70 há comércio alternativo, o Wonderland Lisboa regressa ao Parque Eduardo VII e Óbidos volta a receber um dos melhores mercados de Natal do mundo. Acompanhe a lista em atualização.
O que é que sucede?

E se não fosse racismo…o que seria?

Portugal estreou-se no Mundial e o hashtag #VAMOSCARA*** bombou, Futre a dar tudo na narração, Kanye na corrida à presidência, Dino D’Santiago acusa um taxista, e o primeiro parastronauta da história
Causa Própria

Portugal tem peças de arte para devolver?

Historiador João Paulo Oliveira e Costa lembra que entretanto “houve peças que perderam valor”. Gonçalo Amaro, arqueólogo e museólogo, explica que Portugal “não tem inventários e tem pouco estudo”.
5 Continentes

Rússia aposta no terror e num inferno gelado

Inverno é teste sobretudo ao bom equipamento. Figura da primeira-dama contrasta com a de Putin: homem solitário e desumano. Venezuela quer melhorar imagem, atenuar sanções e não entrar em negociações.

Guerra na Ucrânia

Guerra na Ucrânia

Merkel diz que perdeu influência sobre Putin

Ex-chanceler afirma que no verão de 2021 já não tinha influência sobre Putin porque para ele "é o poder que conta". Também não convenceu líderes europeus a dialogar com ele: "Colocaram objeções".
Guerra na Ucrânia

Água e luz totalmente restabelecidas em Kharkiv

O presidente da câmara municipal de Kharkiv alertou que, embora o fornecimento tenha sido retomado, o município ainda regista algumas dificuldades no abastecimento.
Guerra na Ucrânia

Rússia rejeita classificação de "estado terrorista

Kremlin alega que doutrina de declarar certos países como terroristas é utilizada por "estados sem escrúpulos" para justificar a sua interferência em assuntos internos de outros Estados.
Guerra na Ucrânia

Grupo Wagner envia marreta "ensanguentada" para PE

No dia em que o Parlamento Europeu iniciou o processo para classificar o grupo de mercenários, com ligações ao Kremlin, terá sido enviado uma marreta para Estrasburgo.
Eleições EUA

Elon Musk diz que apoia Ron DeSantis contra Trump

Atualizado
Novo dono do Twitter disse que apoiaria alguém "sensato e centrista" nas eleições republicanas. Pode essa pessoa ser Ron DeSantis, rival de Trump? "Sim", admitiu Elon Musk na rede social.
São Tomé e Príncipe

Golpe de Estado em São Tomé. O que se sabe?

O primeiro-ministro são-tomense anunciou esta sexta-feira que o país foi alvo de uma "tentativa de golpe" de Estado, orquestrada por "algumas personalidades". Situação foi controlada.
Saúde da Mulher

Aumentam partos de mulheres com mais de 50 anos

Desde 2011, em Portugal, 206 mulheres com mais de 50 anos foram mães. No ano passado foram 46 mulheres a dar à luz, em 2011 tinha sido apenas uma.
Violência Doméstica

Pulseira eletrónica: 50% por violência doméstica

Entre 2.224 solicitações de vigilância através de pulseira eletrónica recebidas pelos Serviços Prisionais de janeiro a outubro deste ano, 1.126 ocorreram no âmbito do crime de violência doméstica.
Pobreza

11% da população empregada é considerada pobre 

Maria José Feixeira faz parte dos 11,2% da população empregada que é pobre, uma vez que tem um rendimento monetário líquido inferior a 554 euros por mês.
PGR

Operação Teia. PGR ordena averiguação especial

Procuradora-geral da República recebeu informações sobre suspeitas de favorecimento que envolvem Luísa Salgueiro mas ordenou à mesma "averiguação especial" que poderá levar a um inquérito disciplinar.
Agricultura

Ministra: Direções regionais não vão ser extintas

Governante quis esclarecer "de uma vez por todas" que "não há extinção das direções regionais: ninguém vai concentrar no Porto ou em Évora ou em Coimbra ou em Lisboa ou em Faro as direções regionais"
Crime

Tráfico de droga. 44 detidos em rede europeia

Pelo menos 44 pessoas foram detidas durante uma operação internacional que mobilizou 11 países contra uma rede criminosa, considerada "uma das mais perigosas" da União Europeia.

MUNDIAL 2022

Mundial 2022

Neymar e Danilo falham o resto da fase de grupos

O departamento médico do Brasil confirmou que os jogadores estão de fora do próximo jogo, Folha de S. Paulo garante que só voltam nos oitavos. Ambos ficaram lesionados na partida contra a Sérvia.
Mundial 2022

Ronaldo manifesta "orgulho" em representar país

"O orgulho que sinto em representar Portugal só é comparável à alegria que sinto em cada golo que marco pelo meu país, traduzido em vitórias dedicadas ao nosso povo. Vamos em frente!", disse Ronaldo.
Mundial 2022

Multimédia. As 7 vidas de Ronaldo (e a que aí vem)

Aos 37 anos e sem clube, o que vai fazer Ronaldo no Mundial? A carreira, os recordes, os números, os segredos e a ciência detrás do sucesso. E ainda o luxo, as polémicas, a família e os negócios.
Família Real Britânica

Castelo de Windsor vive o Natal sem Isabel II

Aproxima-se o primeiro Natal sem a rainha Isabel II e o Castelo de Windsor já está decorado a rigor para a quadra. Contudo a família real passa a temporada bem longe. Quem pode desfrutar? O público.
Séries

“Stutz”: a terapia de Jonah Hill deu um filme

O ator americano quis fazer um documentário para partilhar os métodos inovadores do seu terapeuta. Sem querer, conseguiu muito mais. Já está disponível na Netflix.
Museus

As coleções da Ellipse Foundation e do BPP

A forma de colecionar evoluiu, deixando o ecletismo para ser mais especializada, eventualmente perdendo um pouco a paixão pura e sendo mais mercantilizada, sem que daí tenha de vir qualquer demérito.
Democracia

Tiranias da maioria

O furor legal do direito político é funesto para a democracia. Uma democracia exasperada e fora de si retira iniciativa, cultiva consensos infrutíferos e desagua num individualismo conformista.
Eleições Presidenciais

Portugueses “de Origem”

Ser português de “origem” não significa conhecer a língua e história portuguesas, ter nascido, ou ter estado sequer, em Portugal e não devia ser condição para ser candidato a Presidente da República.
Experimentador Implacável

Raminhos Desserts. Ideia audaz, restaurante capaz

Um restaurante de sobremesas. A ideia de Ana Raminhos até pode soar esdrúxula, mas está tão bem concretizada que nem é preciso ser particularmente guloso para sair de lá satisfeito.
Lojas

ModaLisboa. Pop-up store de Natal está de volta

De 25 de novembro a 17 de dezembro, a loja temporária junta uma seleção de designers portugueses. Há promoções e algumas novidades: Luís Buchinho apresenta por lá a sua primeira banda desenhada.
Design

Torre Steinway. O arranha-céus mais fino do mundo

"O arranha-céus mais esbelto". É assim descrita a nova construção moderna do Studio Sofield, que apresenta o arranha-céus mais fino do mundo, com vista para o Central Park.
Animais

Mongólia. Ovelhas andam em círculo há duas semanas

Centenas de ovelhas caminham em círculo sem interrupção há duas semanas, na Mongólia. Vídeo do comportamento dos animais já circula pelas redes sociais.
Nunca mais é sábado

12 coisas para fazer no fim de semana

Se é pela bebida, há festa do espumante e uma fan zona na Nortada, pensada para o mundial. Se é pela comida, há três novos menus degustação no Suba. Prefere cultura? Há exposições e teatro.
Parlamento Europeu

EU apela à proteção de lobos, ursos e linces

Os eurodeputados argumentam que o número de várias espécies estritamente protegidas de grandes carnívoros tem vindo a aumentar, defendendo que os agricultores e rebanhos precisam de ser protegidos.
Contra-Corrente

Há que recuperar o 25 de Novembro para a História

Já é tempo de se olhar para o que se passou há 47 anos com rigor histórico para acabar de vez com a ideia de que o 25 de Abril é de esquerda e o 25 de Novembro é de direita. Não: ambos são democracia.
Ideias Feitas

É racismo chamar pateta a Dino Santiago?

Alberto Gonçalves comenta o episódio em que o cantor Dino Santiago acusa um taxista de racismo.
Conversas à Quinta

Há 90 anos, quando António Ferro revelou Salazar

Dificilmente se podiam imaginar duas personalidades mais diferentes, Salazar, primeiro-ministro há poucos meses, e António Ferro, vibrante jornalista. Do seu encontro resultou uma entrevista histórica
Fora do Baralho

A "treta" de Marcelo e o "medo" do Qatar

As declarações do Presidente com o homólogo do Gana e a indiferença das autoridades qatari. Há naipes para a Iniciativa Liberal, a revisão constitucional, a emigração e, ainda e sempre, o Irão.
Macroscópio

Onde é que estavas no 25 de Novembro?

Porque é que ainda se continua a discutir o 25 de Novembro? Porque ainda há quem não aceite o que triunfou naquele dia: o modelo ocidental de democracia pluralista. A semana de José Manuel Fernandes.
Coisas de Família

Quando um filho não descobriu (ainda) a vocação

Uns amam Ciência desde sempre e sabem que querem ser médicos ou biólogos. Outros odeiam Matemática e fogem dela. Sónia Morais Santos escreve sobre os que não gostam de nada. O que lhes fazer?

ABRAPALAVRA, o Wordle português

Uma palavra, cinco letras, seis tentativas. Inspirado no Wordle, o primeiro jogo do Observador traz uma palavra nova todos os dias. Jogue e partilhe os seus resultados.

Mundial 2022

Mundial 2022

Saiba onde ver todos os jogos do Mundial

A Sport TV transmite todos os jogos, mas vendeu 36 jogos em sinal aberto aos três canais em sinal aberto, RTP, SIC e TV. Cada um vai passar um dos jogos de Portugal na fase de grupos.
Mundial 2022

Faça a sua equipa para o Mundial 2022

Vista o fato de selecionador e seja treinador de bancada: escolha o 11 com que jogaria se estivesse no banco.
Qatar 2022
Jogos

os nossos especiais

Guerra na Ucrânia

Com que dinheiro se reconstrói um país?

Nove meses depois do início da guerra, ainda não há um "Plano Marshall" para a Ucrânia. Especialistas dizem que, a cada dia que passa, "a conta sobe". E decretam que UE tem de se envolver mais.
Banco de Portugal

"Demitir-me? Era dar eficácia a quem me telefonou"

Carlos Costa diz que telefonema de António Costa "morreu ali". Recusa ter aceitado "acordo" na banca de que falou Marcelo. E diz que, se não fosse "hábil", o País podia ter falhado pagamentos em 2011.
Justiça

Teia. Luísa Salgueiro arguida por troca de favores

Uma influência de Joaquim Couto junto da autarca de Matosinhos terá levado à nomeação de Marta Pontes. Como compensação, ex-líder do IPO do Porto, pai de Marta, contratou empresa de mulher de Couto.
Saúde

A tripla ameaça: Covid-19, gripe e vírus sincicial

SARS-CoV-2, Influenza e Vírus Sincicial Respiratório: os três agentes infecciosos estão a atacar em força e espera-se uma maior pressão sobre o SNS. Todas as respostas sobre o que se passa.
Urgências

"Bastava ter uma ou duas urgências em Lisboa"

Varandas Fernandes sugere fecho de urgências para resolver crise. Pulseiras azuis e verdes esperam em casa — medidas que exigem "coragem", diz. E critica primeiro-ministro por dar Norte como exemplo.
Guerra na Ucrânia

Os generais ucranianos que se tornaram heróis

Valeri Zaluzhni e Oleksandr Syrsky são dois nomes sonantes entre os ucranianos de hoje: cresceram na União Soviética, mas voltaram-se para Ocidente e hoje são generais heróicos na Ucrânia.
BMW

BMW celebra 50 anos dos M com regresso do 3.0 CSL

A BMW M, a divisão de modelos desportivos da marca, festeja o 50.º aniversário com um presente especial: um BMW 3.0 CSL de que apenas vão ser fabricadas 50 unidades, em homenagem ao 3.0 CSL de 1972.
Fact Check

Havia fora de jogo no golo anulado ao Equador?

O Mundial do Qatar teve um golo anulado logo aos cinco minutos da partida inaugural e a posição irregular de Michael Estrada foi muito comentada. Mas tudo é explicado pela lei do fora de jogo.
Fact Check

Austrália proíbe 4ª dose da vacina para jovens?

Uma publicação sugere que a Austrália proibiu os jovens com menos de 30 anos de tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 por existir um risco de morte "altíssimo". Nem tudo isto é verdade.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.