802kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Matar o Papa

Episódio 2: “Três facas”

Quem é Juan Fernández Krohn, e por que motivo quer matar João Paulo II? No segundo episódio de “Matar o Papa” explicamos as origens do padre espanhol, a forma como se radicalizou e planeou o atentado.
Sporting campeão

Um amor verde e branco de geração em geração

Em dia de semana poucos foram aqueles que quiseram faltar a outra festa do Sporting. Dos mais velhos aos mais novos, passando por quem fica encantado pela música, a "onda verde" chegou à Câmara.

Sporting campeão

As histórias que marcaram os 20 Campeonatos

Sporting encerrou festividades pela conquista do 20.º Campeonato com receção na Câmara. Para muitos que ali estavam, foi só o segundo título. Talvez o quarto ou quinto. Mas todos têm a sua história.

Livros

Tess Gunty fez da "América esquecida" um conto

História de um regresso a uma terra americana abandonada, "O Contrário de Nada" surge depois de muitos livros rejeitados e valeu um dos mais prestigiados prémios literários. Falámos com a autora.

Ministério das Finanças

O regresso do Banco de Portugal

As relações entre o Ministério das Finanças e Banco de Portugal deixaram de ser simpáticas e voltam a ser animadas pela troca de argumentos. O que só nos enriquece.
Parlamento

Os alentejanos não gostam de trabalhar

O advogado Aguiar-Branco, insuflado de razão jurídica, atrapalhou o presidente da AR, que descurou a sensibilidade política. Perdeu o que o distinguia dos antecessores: a rejeição do protagonismo.
Liberdades

Três notas de liberdade

A capacidade de ouvir, a liberdade de ser, e o sonho de novos patamares de liberdade.
Parlamento

O Palermento

Quando foi construído no séc. XVI o Palácio de São Bento era um convento beneditino. Quase 500 anos depois, continua a ser uma casa frequentada por gente que gosta de mandar calar.
Sintra

Belas: um morto e 4 feridos num incêndio em prédio

Em atualização
Além da vítima mortal, "três agentes da PSP" foram transportados ao hospital por inalação de fumos e uma outra pessoa foi assistida no local pela mesma razão.
Eleições Europeias

Vídeo mostra agressão em ação do Ergue-te

Os vários agressores estavam identificados com símbolos do partido nacionalista de extrema-direita e do grupo Habeas Corpus, fundado e liderado pelo antigo magistrado negacionista Fonseca e Castro.
Parlamento

Aguiar-Branco quis ouvir ex-presidentes do TC

Após polémica com declarações de Ventura, Aguiar-Branco quis ouvir magistrados sobre liberdades de expressão e "linhas vermelhas". Posições da esquerda parlamentar impediram consenso.
Conflito Israelo-palestiniano

Faculdade de Ciências do Porto cancela aulas

Devido à "ocupação de parte das instalações" do departamento de Ciência de Computadores (DCC) na segunda-feira, essa parte do edifício "estará encerrada de manhã" nesta terça-feira.
Eleições Europeias

Paupério: "UE pode receber muito mais imigrantes"

O cabeça de lista do Livre desvaloriza a falta de entusiasmo de Rui Tavares relativamente à sua candidatura. Defende ainda que Portugal se sente com ex-colónias a definir termos da reparação.
Santa Casa de Lisboa

"Novo ciclo" com provedor "ciente dos desafios" 

Paulo Sousa tomou posse como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Um novo ciclo de gestão transparente e criteriosa, garantiu a ministra que exonerou a anterior provedora.
Crianças

Caso Jéssica. Governo chama grupo de trabalho

Grupo de trabalho entregou relatório sobre modelo de avaliação de jovens em risco há um ano, mas documento ficou pendurado no anterior Governo. Ministério da Segurança Social quer ouvir conclusões.
Sporting campeão

O Sporting do "Manel" voltou a sair à rua

Imagem de Varandas e Gyökeres a levarem a taça de campeão a Manuel Fernandes no hospital deu o mote para uma festa na Câmara sem condicionantes duas décadas depois que se tornou em si uma homenagem.
Sporting campeão

Dos 8 aos 80: a receção ao Sporting na Câmara

Os leões foram recebidos na Câmara Municipal de Lisboa e todos os adeptos pediram que regressem já na próxima semana, com a Taça. Veja as melhores imagens do novo capítulo da festa do Sporting.
Futebol

St. Pauli, o clube de causas e anti-preconceitos

Está de regresso à Bundesliga mas a história do clube de um bairro de Hamburgo é maior do que o que se passa no relvado. Afirmou-se contra os nazis, opôs-se ao capitalismo e representa as origens.
Irão

Quem é Mohammad Mokhber?

Figura próxima do líder supremo do Irão, o atual vice-presidente iraniano já foi diretor de uma poderosa fundação sancionada pela UE e por Washington. Tem 50 dias para realizar novas eleições.
Eslováquia

Robert Fico está "estável" e "comunicativo"

O estado de saúde do primeiro-ministro eslovaco tem registado melhorias. Está a comunicar e os seus "marcadores inflamatórios estão a diminuir", de acordo com o hospital onde está internado.
Seleção Nacional

Escolha os 26 convocados para o Euro

Roberto Martínez acompanha o percurso de 82 jogadores, utilizou 31 na qualificação, mas só poderá levar 26 à final na Alemanha. Seja o selecionador e tente fazer uma lista de eleitos.
Crítica de Livros

Ativa, atenta, ruidosa: Maria Teresa Horta

Depois de décadas de silêncio institucional, Maria Teresa Horta, tem recebido reconhecimentos importantes. A biografia, habilmente escrita por Patrícia Reis, também jornalista e escritora, é mais um.
Chefs

“Só tinha homens no júri e disse 'não pode ser'"

No ano em que o concurso Chefe do Ano faz 35 anos, Paulo Amado fala de mudança, da influencia da sociedade na gastronomia e do impacto positivo que quer ter na mesma, com os eventos que lidera.
ERC

ERC dá luz verde à venda do JN e TSF

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social deu luz verde à compra do JN e TSF pela Notícias Ilimitadas, no âmbito do parecer vinculativo para a Autoridade da Concorrência.
BCE

BdP terminou ano de 2023 com menos dívida pública

No cumprimento das compras de dívida ordenadas pelo BCE, o Banco de Portugal comprou 3,6 mil milhões de euros em dívida pública, mas quase o dobro desse valor em títulos atingiu a maturidade.
Caso BPP

Tribunal à espera do aval dos credores do BPP

O processo de liquidação do BPP só tem a situação financeira do banco até junho de 2023. E mesmo essa foi entregue pela comissão liquidatária e ainda sem o aval dos credores.
Irão

Mohammad Mokhber nomeado Presidente interino 

Ali Khamenei, nomeou Mokhber como Presidente interino poucas horas depois de as equipas de socorro terem encontrado os restos mortais de Ebrahim Raisi e dos outros oito passageiros.
Irão

Morte de Presidente não vai causar "perturbação"

Reunião do governo iraniano esta segunda-feira já foi presidida pelo substituto de Raisi, o atual primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber.
Assembleia Da República

Da liberdade de expressão e da democracia

A esquerda, a continuar assim, torna-se num perigo para a democracia. Não quer decidir apenas das suas opiniões, mas impor opiniões aos outros. Afirma e expande uma cultura de censura.
Oficina da Liberdade

Destruir capital como desporto nacional

Porque é que o novo aeroporto precisa da destruição do velho? Seria sinal de que o novo aeroporto é um desperdício porque obriga à destruição desse capital para justificar o investimento.
Dívida Pública

Dívida pública: discutir o que realmente interessa

Mais do que discutir como distribuir o excedente temos de nos concentrar em perceber como conseguimos promover o crescimento das pessoas e empresas, a eficiência, a inovação e o empreendorismo.
Urgências

Urgências pediátricas de Viseu encerradas à noite

As urgências pediátricas da Unidade Local de Saúde de Viseu vão estar fechadas durante a noite, a partir de 1 de junho, para permitir as férias dos profissionais de saúde que asseguram os turnos.
Sindicatos

CGTP anuncia semana de luta de 20 a 27 de junho

Os sindicatos adiantam semana de ação, luta e esclarecimentos entre os dias 20 a 27 de junho. Entre as reivindicações, aumento de salários, diminuição de horários e combate às desigualdades.

Conflito entre Israel e Hamas

Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu critica TPI por comparar Hamas a Israel

"Com que autoridade ousa comparar os monstros do Hamas com os soldados do IDF, o Exército mais moral do mundo?". Foi assim que Netanyahu reagiu à emissão de mandados de captura pelo TPI.
Conflito Israelo-palestiniano

ONG pede proteção à independência do TPI

A ONG acredita que o pedido de mandados de prisão foi feito com pressão "dos Estados Unidos e outros", mas reafirma "o papel crucial do tribunal" em condenar graves abusos em Israel e na Palestina.
Conflito Israelo-palestiniano

Rushdie: estado palestiniano seria "tipo-talibã"

O escritor diz que, se houvesse um estado palestiniano neste momento, seria liderado pelo Hamas — ou seja, um estado "tipo-talibã". Rushdie critica também que estudantes defendam "grupo terrorista".
Porque Sim Não é Resposta

E quando os filhos fazem perguntas sobre sexo?

Eduardo Sá defende que não se devem antecipar respostas a perguntas que os filhos não fizeram. O psicólogo diz que os pais devem esperar que sejam as crianças a tomar a iniciativa de abordar o tema.
Frente-a-Frente

Os frente-a-frente das europeias 2024

A Rádio Observador promove sete debates entre os principais cabeças de lista às eleições europeias de 2024. O PS recusou participar alegando motivos de agenda.
Sob Escuta

Reparação: "Temos de saber o que países querem"

Em entrevista ao Observador, Francisco Paupério, defendeu que as reparações coloniais devem ser decididas em conversa com as ex-colónias. Diz que a UE pode receber "muito mais" imigrantes.
Convidado Extra

“Enlouquecia se não estivesse sempre a reinventar”

Maria Clementina e Vitor Costa criaram “Não Disfarces”, um podcast que gerou um espetáculo baseado nos 9 tipos de personalidade do Eneagrama, uma ferramenta milenar de auto-conhecimento

Guerra na Ucrânia

Guerra na Ucrânia

Ucrânia. PM da Estónia afasta intervenção da NATO

Kaja Kallas disse que a propaganda russa tinha como objetivo uma guerra com a NATO e que "não precisam de uma desculpa". "Não interessa o que fazemos do nosso lado. Se quiserem atacar, atacarão."
A Guerra Traduzida

Ucrânia não consegue retirar acamados de Kharkiv

Cidade continua sob fortes ataques. Autoridades já retiraram mais de 10 mil pessoas mas operação abranda por falta de condições. Nas últimas horas já morreram seis pessoas e quase 30 ficaram feridas.
A Guerra Traduzida

Zelensky termina mandato. Há "usurpação de poder"

Putin diz que o presidente ucraniano já não tem legitimidade para continuar à frente do país. No terreno, Rússia ocupa mais uma localidade na região de Lughansk.
Espaço

O satélite 100% português que vai detetar aviões

Pequeno, barato e o primeiro "totalmente" projetado, construído e testado em Portugal. O satélite do Técnico é o terceiro com mão portuguesa a ir para o espaço e tem viagem marcada para o verão.
Passadeira Vermelha

A "Megalopolis" de Coppola assentou em Cannes

Na corrida à Palma d'Ouro, o elenco da aguardada estreia de Francis Ford Coppola encheu a red carpet na riviera e prestigiou o veterano Francis Ford Coppola.
História

Missão, prisão e amor. A vida de Constança da Gama

Depois da biografia de Vera Lagoa, a historiadora Maria João da Câmara mergulhou num arquivo com centenas de cartas de amor e recupera uma protagonista inesperada da turbulenta I República.
Comida

O "taco Michelin" da Cidade do México

O guia aponta o "Gaonera taco" como razão para atribuição da estrela, descrevendo a receita como "elementar e pura". No El Califa de Leon, há tacos a menos de 5€, com cerveja ou cola a acompanha.
Apps

Ten Ten, o walkie talkie dos tempos modernos

A francesa Ten Ten apresenta-se como uma aplicação que transforma os telemóveis em walkie talkies. Os utilizadores têm reclamado de "instabilidade" nas ligações para conversarem com "melhores amigos".
Rádio Observador

Rádio Observador cresce 54% em Lisboa e Porto

A Rádio Observador atingiu a sua maior audiência de sempre, segundo o Bareme da Marktest. No Grande Porto triplicou. Na Grande Lisboa subiu 22%. E é a rádio com mais ouvintes no trabalho: 18%.

Episódios antecipados só para assinantes

Matar o Papa

Estreia. “Matar o Papa”: “O Anticristo em Fátima”

No primeiro episódio de “Matar o Papa”, um padre espanhol chega de comboio a Portugal. Não traz bagagem mas tem um plano: matar o Papa, prestes a aterrar em Lisboa, para uma primeira visita ao país.
Matar o Papa

Episódio 3: “Um segredo escrito à mão”

No terceiro episódio de “Matar o Papa”, João Paulo II descobre que está no centro de um segredo guardado há décadas no Vaticano. Krohn traça o plano, mas não conta com um último obstáculo.
Matar o Papa

Episódio 4: “Beijar o Papa”

No quarto episódio de “Matar o Papa”, Krohn e João Paulo II estão finalmente frente a frente, em Fátima. A multidão não se apercebe, mas o padre espanhol atira-se contra o Papa com um sabre.
Alzheimer

Como identificar origem em 15% a 20% das pessoas

A maior parte dos casos de Alzheimer não tem uma causa identificada, mas equipa de cientistas diz que 15 a 20% terá origem no gene APOE4. Pode trazer ensaios clínicos e tratamentos mais direcionados.
Ciência

O que era e o que aconteceu afinal à bola de fogo?

De norte a sul, uma bola de luz atravessou Portugal a alta velocidade. Que fenómeno é este? É raro? Caiu ou não? Nove perguntas e respostas.
Tecnologia

Especialistas em IA alertam para falta de controlo

25 especialistas em Inteligência Artificial publicaram um documento em que pedem aos governos internacionais que deem mais atenção à regulação da IA, que, argumentam, ser um perigo para a humanidade.
Teatro

Rita Rocha Silva quer mostrar que é capaz

O reconhecimento de um grande prémio trouxe-lhe as expectativas que não queria. Agora, a atriz Rita Rocha Silva sabe que a pressão está sempre lá.
Podcasts

"Matar o Papa". O plano contra João Paulo II

Um ano depois de quase ter morrido em Roma, João Paulo II sofreu outro atentado — em Portugal. O padre Juan Krohn acreditava que o Papa era o Anticristo. Quis matá-lo "em legítima defesa da Igreja".
Podcasts

"Matar o Papa". Marcelo "estava lá"

Um dos milhares de católicos presentes na noite em que o padre Krohn tentou matar o Papa João Paulo II em Fátima, Marcelo Rebelo de Sousa também não se apercebeu do que aconteceu: “Escapou-me”.
Podcasts

"Matar o Papa". O plano contra João Paulo II

Em 1982 o Papa sofreu um atentado em Portugal. "Matar o Papa" revela a história de João Paulo II e do padre que o quis assassinar. E do misterioso segredo trancado no Vaticano que unia os dois homens.
Adolescentes

"Namorar é muito mais importante do que estudar"

“Adolescentes — Manual de Instruções” é o mais recente livro de Eduardo Sá, lançado esta semana. O psicólogo regressa aos temas da parentalidade para demonstrar que a adolescência não é um monstro.
Estados Unidos da América

Agressão em vídeo: Puff Daddy pede desculpa

O músico e empresário publicou um vídeo no qual afirma ter "batido no fundo", assumindo "completa responsabilidade" pelo comportamento "repugnante" contra Cassandra Ventura.
dias atlânticos

Quem escondeu o lanchinho do Sebastião?

Como nos descobrimentos ou na neurociência, também aqui seremos pioneiros: os primeiros a eleger para a Europa um eurodeputado que não pode brincar com tesouras.
Clube dos 52

Os desafios da próxima década

Bons serviços públicos, direitos humanos, aposta reforçada no turismo, da energia, nas novas tecnologias, na mobilidade e na exploração dos oceanos. E uma reorganização do sector da arquitectura.
Filosofia

Por que não chove na minha cozinha?

Este é um texto sobre o conhecimento humano, sobre o sentido das coisas e a constante inquietação de quem procura respostas sem compreender as perguntas que coloca.

Jogos Observador

Sudoku

Um novo Sudoku todos os dias. Complete todos os quadrados utilizando números de 1 a 9, não se esqueça: as repetições não são permitidas.

AbraPalavra

Uma palavra, cinco letras, seis tentativas. Inspirado no Wordle, descubra uma palavra nova todos os dias. Jogue e partilhe os seus resultados.
Fact Check

Bebida com mel e cachaça cura cancro metastizado?

Poderá uma bebida caseira com aloe vera e cachaça ajudar na luta contra o cancro, numa fase em que a doença se dissemina pelo corpo?
Fact Check

Gates coloca alimentos contaminados no mercado?

Nas redes sociais circulam imagens de produtos assinalados com o símbolo de uma rã. É um certificado de produto sustentável e não um sinal de que pertence a uma indústria de Bill Gates.
Observador 10 anos

Os portugueses mais influentes dos últimos 50 anos

Da política à literatura, do desporto à economia, da música ao mundo empresarial, estes são os 10 portugueses mais marcantes desde o 25 de Abril, de acordo com os leitores do Observador.

os nossos especiais

Luís Montenegro

Choque entre Montenegro e Ventura é “irreversível”

Governo acredita que, depois de ter recuperado iniciativa, oposição está a ficar sem munições. Pela primeira vez, Montenegro atacou diretamente Ventura. No Chega, garante-se: "Vão bater contra muro".
PS

PS desvaloriza risco de apostar tudo nas europeias

Pedro Nuno fez all-in e diz que vai vencer europeias para "logo a seguir" ganhar legislativas. PS desvaloriza estratégia de risco e conta com matemática eleitoral favorável e "fragilidades" do Governo
Ministério da Saúde

Governo deve voltar a nomear gestores hospitalares

Fonte próxima do processo aponta como certo o regresso do poder de nomeação ao governo, uma mudança que os gestores veem como provável. Direção Executiva pós-Araújo deve perder outras competências.

Os nossos Podcasts Plus

Podcasts

Ouça aqui. Operação Papagaio

Quinze anos antes do 25 de Abril, artistas surrealistas e revolucionários profissionais juntaram-se para derrubar Salazar. Esta é a história inédita dessa louca operação. Ouça aqui os 6 episódios.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 99€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa